Inicio


Rodolfo Silva

Recommended Posts

Boas

 

Bom pessoal parece que consegui dar a volta a maria para gastar mais uns € :multi:

 

A minha duvida é a seguinte devo montar num cubo ou num aquario normal (tipo 80cm) ?

 

E a questão da kall tou farto de ler os topicos dos nanosreef mas quanto mais leio mais confusão me faz ?

 

Se me poderem dar umas luzes agradecia desde já

 

1 Abraço

 

Rodolfo Silva

Editado por Tristan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rodolfo, antes de mais nada, parabéns por teres conseguido dar a volta à tua mais que tudo!

 

É sempre útil deixares um tutorial para todos aqueles que ainda precisam de passar essa fase... eh eh eh

 

Quanto ao tipo de aquário, convém deixares +- as medidas que estás a pensar para o pessoal te poder aconselhar melhor... só para teres uma ideia, o meu tem 90x40x40... 2 mesinhos de vida... e acredita que n me importava que fosse maiorzinho... :multi:

 

A kalk (não é kall) é o "diminutivo" de kalkweiser (acho que está bem escrito), é hidróxido de cálcio, que serve para manter o pH à noite, além de fornecer o cálcio ao sistema... no meu caso, faço reposição com água de Osmose e kalk a conta-gotas.

 

Espero não ter dado nenhuma informação errada... se assim foi, espero que o pessoal mais experiente me corrija.

 

 

Abraço,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O kalk não é propriamente para manter o pH à noite, mas sim para o que o zaad disse! Adiciona-se normalmente à noite, porque é uma altura em que o pH está mais baixo, pois o kalk aumenta o pH e se adicionarmos numa altura que ele está mais alto, vai fazer com que fique mais alto ainda! No meu caso, a melhor altura para adicionar é mesmo agora, no inicio da manhã, que tenho o pH mais baixo!

Rodolfo, qual as medidas que estás a pensar fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal

 

Antes demais obrigado pelas respostas e esclarecimentos

 

Quanto as medidas que estava a pensar no de 80 são salvo o erro 80x40x40 e o cubo se correr tudo bem que ainda esta em acabamentos deve ficar com uma area livre de 60x60x60 sei bem que são um bocado pequenos bem me lembro quando tive o da nossa costa que era só de 60x50x40 o que me custava não poder por mais nada e de x em x de tempo ir soltar peixes no mar outra vez :D

mas por agora era só mesmo para aprender sem por em risco muitos seres vivos e a carteira tambem rs

 

Rodolfo, antes de mais nada, parabéns por teres conseguido dar a volta à tua mais que tudo!

 

É sempre útil deixares um tutorial para todos aqueles que ainda precisam de passar essa fase... eh eh eh

 

Quanto ao tipo de aquário, convém deixares +- as medidas que estás a pensar para o pessoal te poder aconselhar melhor... só para teres uma ideia, o meu tem 90x40x40... 2 mesinhos de vida... e acredita que n me importava que fosse maiorzinho... :x

 

A kalk (não é kall) é o "diminutivo" de kalkweiser (acho que está bem escrito), é hidróxido de cálcio, que serve para manter o pH à noite, além de fornecer o cálcio ao sistema... no meu caso, faço reposição com água de Osmose e kalk a conta-gotas.

 

Espero não ter dado nenhuma informação errada... se assim foi, espero que o pessoal mais experiente me corrija.

Abraço,

Ricardo

 

Bom Ricardo quanto ao tutorial isso dava pano para mangas rs mas acho que pode mesmo ser uma das partes mais dificeis

e quanto ao kaal=kalkweiser pois eu tambem me tinha enganado como nunca tinha usado até o nome me faz confusão

 

 

Boas!

 

O kalk não é propriamente para manter o pH à noite, mas sim para o que o zaad disse! Adiciona-se normalmente à noite, porque é uma altura em que o pH está mais baixo, pois o kalk aumenta o pH e se adicionarmos numa altura que ele está mais alto, vai fazer com que fique mais alto ainda! No meu caso, a melhor altura para adicionar é mesmo agora, no inicio da manhã, que tenho o pH mais baixo!

Rodolfo, qual as medidas que estás a pensar fazer?

 

Boas as medidas são as que mencionei lá em cima se bem que ao escrever estas repostas até possa ir a um aqua de 100x40x40 visto estar a desactivar o de reprodução dos trimacs mas ainda era um caso a pensar de qualquer maneira não me queria esticar muito pois como disse não quero fazer muitos estragos logo a principio e era mesmo só mais para um peixe palhaço mais uns quantos camarões e respectivas equipas de limpeza... um dia mais tarde depois de os devidos conhecimentos então penso num peixe dragão... mas isso ainda são sonhos :D

 

ja agora, mais um esclarecimento

 

ao adicionar kalk a um PH mais alto existe uma maior precipitação de carbonato de calcio, tirando tambem eficacia ao mesmo

 

abraço

 

Ou seja o kalk serve para injectar calcio na agua para repor eventuais perdas durante a evaporação alimentando os seres calcarios do aqua tipo rocha viva corais etc certo do genero de Co2 nos doces para as plantas...acho que desta percebi ou então estou me a espalhar ao comprido rs

 

De qualquer maneira tambem vou ponderar bem o de metro sempre já esta na sala tambem sempre era menos uma guerra

 

1 abraço

 

Rodolfo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Das opções que deste de aquas, eu escolheria o de 60x60x60, pois tem uma litragem maior que os restantes e maior profundidade!

 

Boas

 

Pois eles estão a ser feitos mesmo para esse destino visto ser o dono de uma loja aqui nas caldas que os montou assim para expor peixes e como lhe sobrou um vende-mo

 

o que me leva a outra questão Sump ou Filtro?

 

o sistema que esta montado na loja e me despertou o interesse é aqua + espumador + filtro eheim 2211

 

pelo que tenho lido aqui não aconselham este tipo de filtros exteriores certo?

 

1 abraço

 

Rodolfo silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois eles estão a ser feitos mesmo para esse destino visto ser o dono de uma loja aqui nas caldas que os montou assim para expor peixes e como lhe sobrou um vende-mo

 

o que me leva a outra questão Sump ou Filtro?

 

o sistema que esta montado na loja e me despertou o interesse é aqua + espumador + filtro eheim 2211

 

pelo que tenho lido aqui não aconselham este tipo de filtros exteriores certo?

 

1 abraço

 

Rodolfo silva

 

Tristan, eu partilho da opinião do Pedro... sem dúvida o cubo de 60x60x60. Dá para fazeres um layout bastante engraçado, além de teres maior litragem.

 

Em relação à tua questão, sump sem dúvida, se tiveres hipótese de colocar uma no teu sistema, mas não é imperativo... embora te vá libertar o espaço do equipamento que irias colocar no aquário. Os filtros externos, normalmente só se utilizam em 2 situações: se tiveres um aquário só de peixes, do género do FOWLR do Diogo Lopes, que vai ajudar a rocha viva na filtragem, ou se tiveres que, por algum motivo, fazer filtragem com carvão activado.

 

Nos aquários de recife, a filtragem biológica é feita pela própria rocha viva, portanto é um ponto onde se deve de investir. ::D:

 

Assim por alto, aquilo que necessitas é:

 

- Aquário

- Sump (opcional)

- Termostáto

- Iluminação (PC's, T5's e/ou HQI's)

- Bombas de circulação (salvo erro terão que fazer, no total, 20 a 40 vezes o volume do aquário por hora)

- Escumador (no caso do Cubo de 60x60x60, visto que tem 216lts brutos, tenta arranjar um para aquários superiores a 300 lts ou mais, pois assim vai-te permitir "abusar" , sem exageros, na carga orgânica)

- Areão de Coral (não muito fino, para não andar a pairar pelo aquário)

- Rocha viva (teoricamente, cerca de 15% do volume do aquário, em kg, claro)

 

Talvez os membros mais experientes poderão rectificar ou adicionar alguma coisa a mais... é esperar que se pronunciem 8)

 

Abraço,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, tou com o que o zaad disse, mas para mim se tivermos oportunidade de ter uma sump, então devemos ter! O dinheiro que se gasta a mais é pouco e os beneficios são muitos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos aquários de recife, a filtragem biológica é feita pela própria rocha viva, portanto é um ponto onde se deve de investir. :|

 

concordo com tudo, so acrescento que a filtragem é feita não so nas rochas, como tambem no substrato.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois em questão ao cubo afinal já não vai ser porque era de 40x40x40 e achei o vidro muito fragil quanto a sump esta decidido é mesmo uma

 

agora é só ir começando a comprar as coisas e combinar com o meu sogro para começar-mos a fazer a base em ferro para assentar o aqua e sump desde já agradeço as ajudas tou a ver que nos salgados é tudo pessoal porreiro (não é que na agua doce não sejam tambem bang )

 

Quando começar com desenvolvimentos volto a carga com mais perguntas e pedidos de opnião ;)

 

1 abraço

 

Rodolfo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois em questão ao cubo afinal já não vai ser porque era de 40x40x40 e achei o vidro muito fragil quanto a sump esta decidido é mesmo uma

 

agora é só ir começando a comprar as coisas e combinar com o meu sogro para começar-mos a fazer a base em ferro para assentar o aqua e sump desde já agradeço as ajudas tou a ver que nos salgados é tudo pessoal porreiro (não é que na agua doce não sejam tambem :D )

 

Quando começar com desenvolvimentos volto a carga com mais perguntas e pedidos de opnião :D

 

1 abraço

 

Rodolfo Silva

 

Esse cubo é igual ao do meu irmão... que daqui a algumas semanas será "mudado" para o Algarve, onde ele vai colocar basicamente 2 palhacitos e uma anémona, nada mais.

 

Sendo assim, o aquário vai ter que dimensões?

 

E quando ao bombardeamento de perguntas, podes e deves fazê-lo desde o planeamento, e não só no desenvolvimento. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas Pessoal

 

Desculpem lá por não ter respondido nem ter actualizado mais nada mas tenho tido problemas no portatil

 

Bom então é assim os outros aquas é para esquecer vou avançar para agora com um space como aqua principal de 60x40x40 e 1 a fazer de sump de 60x40x30

 

material comprado

 

1 Escumador Rio Nano Skimmer (quem conhecer agradecia opniões) pareceu me melhor que os interiores de pedra difusora se bem que me parece quase um filtro exterior rs

 

1 Densimetro c/termometro da livingsea dos mais baratuxos que os € andam escassos rs

 

1 caixa de sal da Tropic Marin 4kg aqui da para ver o porque de dizerem que o sal faz mal a saude rs e a carteira

 

5 kg de aragonite fina mas tou a pensar em juntar mais uns quantos da grossa

 

1 Bomba de circulação e aqui tambem tenho uma duvida ou 1 Eheim Compact 1002 de 150-1000 l/h ou 1 Jad SP-601 de 150 l/h

 

A RV deve começar a entrar no aqua para o principio do mês

 

1 abraço

 

Rodolfo Silva

 

Assim que tiver mais tempo tento meter umas fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

1 Bomba de circulação e aqui tambem tenho uma duvida ou 1 Eheim Compact 1002 de 150-1000 l/h ou 1 Jad SP-601 de 150 l/h

Uma bomba de circulação deve ter no mínimo 40 vezes o volume da litragem do aqua, ou seja, um aqua de 96 litros deve ter uma bomba igual ou superior a 3840 l/h.

 

Eu se fosse a ti colocava duas (para essa litragem) para não haver locais parados e para que as correntes estejam bem distribuídas.

 

Abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Uma bomba de circulação deve ter no mínimo 40 vezes o volume da litragem do aqua, ou seja, um aqua de 96 litros deve ter uma bomba igual ou superior a 3840 l/h.

 

Eu se fosse a ti colocava duas (para essa litragem) para não haver locais parados e para que as correntes estejam bem distribuídas.

 

Abraço.

 

Boas Nuno

 

Pois dessa situação de correntes não percebo muito meti a duvida por achar a Eheim muito forte e afinal ainda dizes que preciso de mais é sempre a aprender mas não esquecer que isto é um nano só para meter 1 ou 2 peixes palhaços 1 camarão e secalhar uma anemona com o x de RV necessaria a filtração e prontos não vou fazer aqui um recife :D

 

de qualquer maneira obrigado assim sempre penso numas bombas que vi tipo ventuinhas sempre eram mais fortes que este tipo de bomba

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas Pessoal

 

Desde já agradeço a todos os que me ajudaram e esclareceram e espero que me continuem a ajudar :)

 

Mas o cubo , o aqua de 80 e o de 60 passaram a historia depois de ponderar bem nas asneiras que ia fazer e do pessoal me dizer que eram poucos litros e ficava limitado etc e tal arranjei um negocio geitoso e lá fui gastar mais uma pipa de massa e dei um salto para um de metro

 

Setup

 

aqua 100x60x50 (cump,alt,larg)

sump 70x37x36 (cump,alt,larg)

 

Bombas de circulação

 

Seio M620-2400 Lph

M250-1000 Lph

 

overflow (não me lembro da marca)

 

Bomba de retorno Eheim 1250A

 

Escumador Turboflotor 750 da aquamedic com uma bomba da aquabee de 1000 Lph

 

Uns 15 kg de Rv com uns quantos bonus banana rock fora a restante que ainda não esta cá por ainda não ter as coisas montadas e querer fazer bem

 

O Bicho

 

obicho.jpg

 

IMG_0514.jpg

 

Os bonus

 

IMG_0517.jpg

 

IMG_0520.jpg

 

IMG_0522.jpg

 

IMG_0524.jpg

 

coisa.jpg

 

Nota só esta assim para a Rv e os corais que vieram de bonus não morrerem que ainda estou a acabar uma nova estrutura em ferro

 

1 Grande abraço ao Ingo e Boa Sorte com o novo projecto

 

vou continuar a mostrar as evoluções

 

1 Abraço

 

Rodolfo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais