Plantas Que Não Crescem Na Vertical! Com Foto


aquapego

Recommended Posts

Boas!

 

Agradecia as vossas opiniões sobre o facto das espécies que mencionei não crescerem na vertical. Explicando melhor e como se pode ver na foto como ex., a planta cresceu cerca de 10 cm na vertical e depois começou a crescer na horizontal e já está a começar novamente a crescer na vertical.

 

DSC02902.jpg

 

 

Será devido ao espectro luminoso que possuo no aquário?

 

Passo a descrever o Setup:

 

120 X 50 X 60 cm = cerca de 300 litros NET

 

Temperatura: 26/27ºC

 

Luz: 160 W : 1 X 18.000ºK + 1 x 6.400ºK + 1 X 8.500ºK + 1 X 18.000ºK, respectivamente uma Power-Glo + Life-Glo2 + Fluora + Aqua-Glo.

(Isto são valores que vinham inscritos nas embalagens. Corrijam se isto fôr "treta".)

 

Substrato Fértil: Mistura de JBL + Trópica. Areão de cobertura da Aqualit.

 

Fertilização diária com os produtos da H.A. (Macros e Micros).

 

pH: 6,8

 

KH: 3º

 

GH: 7º

 

Nitratos: 5/10 ppm

 

PO4: 1

 

Fe: 0,2 ppm e ao fim de 24 horas está a 0 ppm.

 

Nota: Façam as questões que acharem necessárias para que me possam ajudar.

 

Obrigado desde já a todos os membros que queiram ajudar.

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Definitivamente parece-me um problema derivado dos graus kelvin das lâmpadas (temperatura de cor)...

 

 

Fazendo as contas tens aí uma média de 12700ºK, o que incentiva o crescimento horizontal das plantas...

 

Tenta mudar as lâmpadas e mantém-te num intervalo de 6500ºk a 8000ºk e vais ver que isso muda...

 

 

 

Cump

 

 

jnarciso

 

 

 

Boas!

 

Agradecia as vossas opiniões sobre o facto das espécies que mencionei não crescerem na vertical. Explicando melhor e como se pode ver na foto como ex., a planta cresceu cerca de 10 cm na vertical e depois começou a crescer na horizontal e já está a começar novamente a crescer na vertical.

 

DSC02902.jpg

Será devido ao espectro luminoso que possuo no aquário?

 

Passo a descrever o Setup:

 

120 X 50 X 60 cm = cerca de 300 litros NET

 

Temperatura: 26/27ºC

 

Luz: 160 W : 1 X 18.000ºK + 1 x 6.400ºK + 1 X 8.500ºK + 1 X 18.000ºK, respectivamente uma Power-Glo + Life-Glo2 + Fluora + Aqua-Glo.

(Isto são valores que vinham inscritos nas embalagens. Corrijam se isto fôr "treta".)

 

Substrato Fértil: Mistura de JBL + Trópica. Areão de cobertura da Aqualit.

 

Fertilização diária com os produtos da H.A. (Macros e Micros).

 

pH: 6,8

 

KH: 3º

 

GH: 7º

 

Nitratos: 5/10 ppm

 

PO2: 1

 

Fe: 0,2 ppm e ao fim de 24 horas está a 0 ppm.

 

Nota: Façam as questões que acharem necessárias para que me possam ajudar.

 

Obrigado desde já a todos os membros que queiram ajudar.

 

Um abraço

 

Carlos Salgueiro.

Cumprimentos,

 

Fiquem bem...

 

 

Jose Narciso

 

 

 

__________________

´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kelvins são muitos, na minha opinião deviam ser, de trás para a frente:

 

10000, 6400, 6400, 4200.

 

E a corrente? É muita? As minhas depois de uma certa altura inclinam com a corrente.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto já me aconteceu.

Corrige-se facilmente com lampadas de 4.000 k para as puxar para cima.

Se elas já não endireitarem tens que podar, mas defenitivamente é da temperatura de luz.

Temperaturas a mais faz isso, e também faz crescer raizes por todo o lado ao longo dos caules, até á parte de cima das plantas.

O Ricardo Diogo tem razão, mas como já deves ter a coisa mais avançada eu no teu lugar punha:6400, 6400, 4200, 4200. E descartava-me por enquanto da lampada de 10000k. Fica mais amarelado, mas era temporario...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kelvins são muitos, na minha opinião deviam ser, de trás para a frente:

 

10000, 6400, 6400, 4200.

 

E a corrente? É muita? As minhas depois de uma certa altura inclinam com a corrente.

 

 

Olá Ricardo!

 

A água não forma qualquer corrente, porque resolvi esse problema, se é que é problema! Mas anulei a corrente por causa do desperdício de CO2 e por causa das plantas.

Tenho 10000 à frente devido a ter um tapete de Riccia..., mas possivelmente é mesmo devido ao espectro!

 

Obrigado pela resposta

 

Um Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kelvins são muitos, na minha opinião deviam ser, de trás para a frente:

 

10000, 6400, 6400, 4200.

Eu acho que é ao contrário,a de 10000K deve estar é à frente.Se por acaso pusermos plantas de tapete,as lâmpadas com mais Kelvins devem estar na parte da frente do aqua,pois penetram com mais facilidade na coluna de água,chegando mais facilmente a plantas rasteiras.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto já me aconteceu.

Corrige-se facilmente com lampadas de 4.000 k para as puxar para cima.

Se elas já não endireitarem tens que podar, mas defenitivamente é da temperatura de luz.

Temperaturas a mais faz isso, e também faz crescer raizes por todo o lado ao longo dos caules, até á parte de cima das plantas.

O Ricardo Diogo tem razão, mas como já deves ter a coisa mais avançada eu no teu lugar punha:6400, 6400, 4200, 4200. E descartava-me por enquanto da lampada de 10000k. Fica mais amarelado, mas era temporario...

 

Boas Luís!

 

É isso mesmo! Elas ganham raízes que se fartam, mesmo em todo o caule. Completamente esclarecido.

 

Obrigado

 

Um Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que é ao contrário,a de 10000K deve estar é à frente.Se por acaso pusermos plantas de tapete,as lâmpadas com mais Kelvins devem estar na parte da frente do aqua,pois penetram com mais facilidade na coluna de água,chegando mais facilmente a plantas rasteiras.

 

 

Boas!

 

Eu também sou da tua opinião, devido às plantas de tapete.

 

Um Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Zogli tem razão, e o "normal" e aconselhável é colocar-se as lampadas com mais kelvins á frente , e as com menos kelvins atrás.

Agora é jogares com estes dados e com as lampadas existentes no mercado para contrariares a tendencia das tuas plantas para se curvarem. Quanto ás inestéticas raizes, só mesmo com podas.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que é ao contrário,a de 10000K deve estar é à frente.Se por acaso pusermos plantas de tapete,as lâmpadas com mais Kelvins devem estar na parte da frente do aqua,pois penetram com mais facilidade na coluna de água,chegando mais facilmente a plantas rasteiras.

 

 

O zogli tem razão. eu é que já estava a dormir.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

a mim ainda me esta acontecer pior elas estao a crescer para baixo!!!

depois de ler este topico fui verificar qual era a temperatura de cor... ate me assustei.... são 4 x 14000k

vou já buscar outras lampedas... depois as plantas endireitao-se??

Editado por ptorres98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a mim ainda me esta acontecer pior elas estao a crescer para baixo!!!

depois de ler este topico fui verificar qual era a temperatura de cor... ate me assustei.... são 4 x 14000k

vou já buscar outras lampedas... depois as plantas endireitao-se??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a mim ainda me esta acontecer pior elas estao a crescer para baixo!!!

depois de ler este topico fui verificar qual era a temperatura de cor... ate me assustei.... são 4 x 14000k

vou já buscar outras lampedas... depois as plantas endireitao-se??

 

fazes uma poda que elas voltam a crescer normalmente

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais