Problemas Nos Neons - Nadar Esquisito!


niceboy

Recommended Posts

Introduzi Neons no meu aquario, e notei que dois deles ficaram muito esquesitos.

Nadam completamente malucos de barriga par ao ar e ás piruetas... Um deles já morreu depois desse sintoma... e já tenho outro que começou com esses sintomas... daki a umas horas tambem vai morrer de certeza!!!!

Alguem conhece este tipo de sintomas?? Porque é que eles ficam assim?? Ou foi problema que já vem de trás quando os comprei á dois dias atrás?!!!!

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

fizeste o acondicionamento dos peixes antes de os colocar dentro do aqua?

tens medido os parametros?

 

cump.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz.

Como costumo sempre fazer... quando chego a casa, pego num copo retiro um pouco de água do aqua, coloco no saco onde vem os peixes deixo ficar cerca de 5 minutos assim, depois costumo deixar o saco dentro do aquario mais 5 minutos e só depois é que coloco os peixes no aquario.

 

Os parametros estão todos OK!

Faço TPAs (10%) de 5 em 5 dias. O PH está sempre na volta dos 7.0 e a temperatura costuma rondar os 27 / 28º.

 

Não percebo! Será algum problema dos peixes Neon?!! Alguém já viu alguns Neon a ficarem assim "doidos" e depois morrerem??

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem.. isso podem ser varios factores, mas se calhar tives-te azar com os neons (strees, má qualidade dos peixes na loja..)

como pode ser outros parametros como amonia, nitratos etc.

não vejo o que podera ser mais, apesar do ph para neons ser mais baixo.

espero que algem te possa dar outra opinião.

 

boa sorte com isso.

cump.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me morreu pelo menos um neon com esse sintoma. Na altura julguei que tivesse sido alimentação em excesso porque aquele bicho comia muito mais e muito mais rapido que os companheiros da especie....

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

algum deles parece ter o corpo deformado visto de cima, ou alguma descoloração do azul ou do vermelho? Se sim, é a doença dos néons, que nos últimos estádios destrói os músculos e faz com que nadem como descreves. Não tem cura e é altamente contagiosa, inclusive para algumas outras espécies. Solução: eutanásia de todos os néons, inclusive os que parecem ainda estar bem, e de qualquer outro peixe que apresente sintomas; muitas TPAs para tentar retirar o máximo de esporos da água; e UV para matar o resto.

 

Se não, é outra coisa qualquer e não comeces já a matar os animais, espera para ver!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poder ser contagioso para outras espécies?? Os Tetras Negros, Serpas e Corys estão incluídos??

 

Então posso ir á loja perguntar se tiveram os mesmo problemas com os Neons?? Por acaso o sr. da loja tinha-me referido que os Neons eram novos e tinham acabado de chegar... :D

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poder ser contagioso para outras espécies?? Os Tetras Negros, Serpas e Corys estão incluídos??

 

Então posso ir á loja perguntar se tiveram os mesmo problemas com os Neons?? Por acaso o sr. da loja tinha-me referido que os Neons eram novos e tinham acabado de chegar... :?

 

Cumprimentos!

 

tetras: sim corys: não sei

 

mas antes de entrar em pânico, verifica os sintomas! Procura algures neste fórum ou na net por "neon disease". Mas basicamente: há descoloração? Se sim, é quase de certeza; se não, provavelmente é outra coisa! Há deformação do corpo acompanhando o "nadar esquisito"? Isso só acontece nos estádios finais da doença, quando os esporos já substituiram os músculos, aí o peixe está prestes a morrer e a libertar milhões de esporos para a água. Se não, é provavelmente outra coisa.

 

na loja provavelmente não sabem porque aquilo vende-se depressa e o tempo de incubação provavelmente é mais longo... não custa perguntar, mas o mais importante é confirmar os sintomas, porque pode ser outra coisa qualquer!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

independentemente dessas perdas poderem ter a ver com algum problema 'de origem', acho que para os neons, 5 minutos de adaptação é manifestamente pouco tempo... devias tê-los deixado pelo menos 1 hora dentro do saco, adicionando pequenas quantidades de água de cada vez, ate os parametros estarem iguais aos do aquário.

 

boa sorte! :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso os que morreram não aparentavam qualquer tipo de descoloração!! Só me sobrou 1 (o mais resistente) até agora. E parece em perfeitas condições, a não ser claro, que se refugia muito em sitios mais calmos porque agora ficou sozinho. Preciso de ir buscar mais...

 

Quanto á habituação, sinceramente não sabia que os Neons precisavam de mais tempo de habituação!!!

O homem da loja tambem podia ter dado essa dica ;) se for esse o caso!!!

 

PS: Mesmo assim, ainda ninguem disse se já tiveram a mesma situação!!!! :P

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ph da água que vem nos sacos com os peixes, em princípio, está sempre muito baixo, motivado pelo Co2 que os peixes libertam durante a viagem, tanto mais que, stressados respiram mais ofegantemente; se lhes das so 5 minutos de adaptaçao, o choque pode ser brutal... eu digo isto porque numa das lojas onde compro peixes, a água dos sacos ja me chegou a casa com phs inferiores a 6... como os meus aquarios oscilam entre 7.2 e 7.6, faço sempre uma adaptaçao muio lenta, sendo neons ou nao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso os que morreram não aparentavam qualquer tipo de descoloração!! Só me sobrou 1 (o mais resistente) até agora. E parece em perfeitas condições, a não ser claro, que se refugia muito em sitios mais calmos porque agora ficou sozinho. Preciso de ir buscar mais...

 

Quanto á habituação, sinceramente não sabia que os Neons precisavam de mais tempo de habituação!!!

O homem da loja tambem podia ter dado essa dica :D se for esse o caso!!!

 

PS: Mesmo assim, ainda ninguem disse se já tiveram a mesma situação!!!! :(

 

Cumprimentos.

 

o que eu disse da descoloração/mortes/etc não foi por ler nos livros, aconteceu-me e foram os neons todos uns atrás dos outros (e uns corys, mas não sei se estava relacionado ou não...).

 

se não tens: ÓPTIMO!!! isso são notícias muito boas.

 

EM geral, a habituação lenta deve-se fazer com todos os peixes, aumenta-lhes muito a probabilidade de resistência. Quando te chegam a case, nas semans anteriores andaram em bolandas de loja para loja grossista ou transporte nacional e internacional, em muitas lojas há luminusidade ambiente 24h/dia, já vêm stressados e fracos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso aconteceu-me com 3 neons que comprei a semana passada. Adquiri 10 neons para acompanhar 4 que tinha no aquário.

 

Como se sabe os neons são peixes muito sensiveis e que requerem alguma habituação à água dos aquário. O periodo de habituação destes à àgua do meu aquário foi de cerca de 1 hora, em que misturava a água do aquário de 10 em 10 minutos até perfazer uma hora e depois introduzi os peixes no aquário e deitei a água do saco fora.

 

Agora o que de facto interessa, já me morreram 3 neons desde que os introduzi no aquário. Não noto qualquer um dos sintomas (descoloração) nos neons que morreram. Todos os outros se encontram em bom estado de saúde, mas estes 3 tiveram excatamente os sintomas referidos, nadam na vertical muito junto à superficie e ficam "deitados" de costas sendo arrastados pela corrente do aquário.

 

Não sou entendido em doenças de peixes nem nada disso, mas tendo em conta que alguns podem vir mais debilitados que outros, estas mortes acabam por ocorrer naturalmente. Apesar de serem muitos peixes e iguais, eles são como nós, cada caso é um caso.

Editado por psaudade
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

reconfirmei a situação que ja tinha descrito e aqui fica o alerta:

 

desde que voltei ao hobby, há cerca de 1 ano atrás, tenho estado 'virado' para peixes do sudeste asiático, mas talvez motivado por este tópico (ou não bang ), hoje não resisti à compra de um belo cardume de cardinais!!! chegado a casa, medi o ph da água que vinha no saco ... na tabela de valores da Nutrafin, a medida mais baixa é de 6 e a cor é amarela; pois bem a cor resultante era de um amarelo encarniçado, saía completamente da dita escala, o que me leva a concluir que o ph deveria rondar os 5, ou até menos!!!

levei 2 horas a aclimatá-los, até os phs coincidirem (7.2)!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

reconfirmei a situação que ja tinha descrito e aqui fica o alerta:

 

desde que voltei ao hobby, há cerca de 1 ano atrás, tenho estado 'virado' para peixes do sudeste asiático, mas talvez motivado por este tópico (ou não :( ), hoje não resisti à compra de um belo cardume de cardinais!!! chegado a casa, medi o ph da água que vinha no saco ... na tabela de valores da Nutrafin, a medida mais baixa é de 6 e a cor é amarela; pois bem a cor resultante era de um amarelo encarniçado, saía completamente da dita escala, o que me leva a concluir que o ph deveria rondar os 5, ou até menos!!!

levei 2 horas a aclimatá-los, até os phs coincidirem (7.2)!

 

Ei pá! Ainda bem que este tópico despertou a compra de um cardumeZinho! omg

Se calhar então confirma-se que foi derivado á ambientação que os Neons "bateram mal" e começaram a nadar esquesitamente como o PSAUDADE mencionou!! :)

 

Já estava a começar a ficar um pouco assustado com a cena da "praga" dos Neons!!

 

Cumprimentos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais