Ampularia Devoradora


Nuno M. Lopes

Recommended Posts

Boas

como o topico diz eu tenho uma ampularia devoradora, que me anda a comer as folhas novas das plantas.

o que é que faço?

 

cump.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

como o topico diz eu tenho uma ampularia devoradora, que me anda a comer as folhas novas das plantas.

o que é que faço?

 

cump.

 

 

Olá.

 

Sem foto é complicado identificar a ampulária que tens, mas possivelmente será uma Pomacea Caniculata.

A soluçao é retirá-la para outro aquário onde existam apenas plantas de folha rija ( embora não tenha experiencia para garantir que não lhe tocam), ou para um aquário sem plantas.

Editado por Paulo Castanheira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A primeira coisa que podes fazer é verificar ou confirmar onde a compraste se é mesmo uma pomacea brigedsi (tinha aqui um link, a ver se logo o coloco). Se for, podes colocar por exemplo 1 ou 2 rodelas de batata, ou alface meio escaldada,... e deixas lá estar 2 dias. Tem atenção depois sobretudo aos nitratos.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

a que tenho é uma Pomacea bridgesi ao prencipio ela não atacava as plantas mas agora a Limnophila sessiliflora e a Hygrophila polysperma nas folhas novas é que sofrem.

tenho um nano com alevins de guppy não ha problema de coloca-la la?

 

cump.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A primeira coisa que podes fazer é verificar ou confirmar onde a compraste se é mesmo uma pomacea brigedsi (tinha aqui um link, a ver se logo o coloco). Se for, podes colocar por exemplo 1 ou 2 rodelas de batata, ou alface meio escaldada,... e deixas lá estar 2 dias. Tem atenção depois sobretudo aos nitratos.

elas comem a alface escaldada (em agua quente)??

cumps luis

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já tive o mesmo problema e tive que a dar, a minha Hygrophila Polysperma e a Bacopa Australis ficaram dizimadas... Arranja antes neritinas natalensis :D

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Já tive o mesmo problema e tive que a dar, a minha Hygrophila Polysperma e a Bacopa Australis ficaram dizimadas... Arranja antes neritinas natalensis

não se alimentam de plantas tambem?

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não se alimentam de plantas tambem?

Nem as Neritinas nem as Pomacea Bridgesi comem folhas novas.Só se tiverem muita fome. Dás regularmente legumas meio cozidos,tipo nabo,batata,cenoura,espinafre,etc? As Caniculata sim,devoram tudo o que é planta.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não se alimentam de plantas tambem?

 

Acabei mesmo agora de dar as minhas pomaceas exactamente por causa disso.

E dava-lhes alface.

 

Por isso dei-as, com grande pena, pois enquanto tinha algas e folhas mortas, elas nao tocavam nas plantas, fizeram alta limpeza às green spot.

As anubias ficaram limpas.

 

Ultimamente, só comiam folhas novas. ;)

 

Vou tentar as neritinas...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem as Neritinas nem as Pomacea Bridgesi comem folhas novas.Só se tiverem muita fome. Dás regularmente legumas meio cozidos,tipo nabo,batata,cenoura,espinafre,etc? As Caniculata sim,devoram tudo o que é planta.

 

 

Então as minhas passavam fome......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

enquanto tinha algas e folhas mortas, elas nao tocavam nas plantas, fizeram alta limpeza às green spot.

As anubias ficaram limpas.

pois o meu problema é o mesmo, assim que acabou pumba!!!! folhas novas para a barriga!!

a loja de onde ela veio no aqua que estava, não tinha nada para comer e estavam lá pelo menos 20 ampularias.

Editado por NMCL

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois o meu problema é o mesmo, assim que acabou pumba!!!! folhas novas para a barriga!!

a loja de onde ela veio no aqua que estava, não tinha nada para comer e estavam lá pelo menos 20 ampularias.

Pois...infelizmente é o prato do dia.Como são caracois e devem comprar ao preço da chuva,muitas lojas simplesmente metem os caracois e não lhes dão de comer. Comem o que sobra dos peixes e pronto.Mas é insuficiente para uma ampularia se manter com saude.O mais normal é vermos as cascas vazias no fundo dos aqua das lojas. Tenho 4 ampularias grandes e não sei quantas bebes,ponho uma cenoura meio cozida e devoram-na.2 x por semana legumes têm de estar incluidos na dieta.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...infelizmente é o prato do dia.Como são caracois e devem comprar ao preço da chuva,muitas lojas simplesmente metem os caracois e não lhes dão de comer. Comem o que sobra dos peixes e pronto.Mas é insuficiente para uma ampularia se manter com saude.O mais normal é vermos as cascas vazias no fundo dos aqua das lojas. Tenho 4 ampularias grandes e não sei quantas bebes,ponho uma cenoura meio cozida e devoram-na.2 x por semana legumes têm de estar incluidos na dieta.

 

obrigado pela ajuda zogli e resto do pessoal.

 

cump.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...infelizmente é o prato do dia.Como são caracois e devem comprar ao preço da chuva,muitas lojas simplesmente metem os caracois e não lhes dão de comer. Comem o que sobra dos peixes e pronto.Mas é insuficiente para uma ampularia se manter com saude.O mais normal é vermos as cascas vazias no fundo dos aqua das lojas. Tenho 4 ampularias grandes e não sei quantas bebes,ponho uma cenoura meio cozida e devoram-na.2 x por semana legumes têm de estar incluidos na dieta.

 

Podias dar-me a receita dessa cenoura? É com casca ou sem casca?

assinatura5je0.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias dar-me a receita dessa cenoura? É com casca ou sem casca?

Sim,eu também raspo ligeiramente a casca da cenoura,embora possas dar também com a casca,que é onde está muita vitamina. Cuidado não dês muito cozida senão desfaz-se na água e suja muito. Quando conseguires espetar um garfo na cenoura está boa. O nabo também dou só um entalão,e também dou espinafre,batata,etc.

 

Os legumes devem estar no max. 2 dias na água,senão começam a apodrecer.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,eu também raspo ligeiramente a casca da cenoura,embora possas dar também com a casca,que é onde está muita vitamina. Cuidado não dês muito cozida senão desfaz-se na água e suja muito. Quando conseguires espetar um garfo na cenoura está boa. O nabo também dou só um entalão,e também dou espinafre,batata,etc.

 

Os legumes devem estar no max. 2 dias na água,senão começam a apodrecer.

 

Muito obrigado. :)

assinatura5je0.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais