Fosfatos e Silicatos


Visitante

Recommended Posts

Boas Fórum...

 

Tenho uma dúvida em relação ao uso do produto PhosGuard, este produto controla os fosfatos e os silicatos (o que provoca as algas castanhas)nos aqua. Um dos contras da osmose inversa é não controlar os silicatos. Nas indicações do produto este deve ser usado no filtro. A pergunta que queria colocar é:

 

- Visto que acrescento perto de 5 Lt. de osmose de 2 em 2 dias e por isso mesmo não consigo controlar os silicatos, tendo de manter as resinas no filtro do meu aqua, e tendo de substituir essas resinas de 4 em 4 dias, puderei colocar as resinas directamente na osmose?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Phosban deve ser colocado em filtros dentro do aquário ou por onde passe a água do aquário a "grande" velocidade. Numa Osmose o caudal é muito baixo e por isso a eficácia do produto seria seriamente reduzida. Além disso como é que punhas o phosban dentro da osmose?

Se tens problemas com excesso de silicatos à saída da Osmose, o que tens a fazer é adicionar à Osmose uma resina (própria para osmoses) que "elimine" os silicatos.

No nosso mercado tens a silicamax (acho que é este o nome) da kent que é vendida num cartucho próprio para ser usado nos normais vasos de filtro das osmoses.

 

Já agora porque é que tens que mudar as resinas de 4 em 4 dias?

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Mudo de resinas de 4 em 4 dias porque ficam esgotadas.

O vendendor da loja disse:

 

- Muda as resinas quando estas apresentarem uma cor amarelada.

 

Isso acontece +- de 4 em 4 dias. E a verdade é que passados 4 dias se eu não mudar, as algas castanhas voltam a aparecer no aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse caso é provável que tenhas fosfatos a mais pois quando usei esse tipo de resinas duravam-me muito mais tempo.

Se fizeres uma manutenção correcta e fores cuidadoso com o tipo e quantidade de alimento que dás, não precisas dessas resinas para nada.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alô R,

 

Bom... eu partilho de uma opinião diferente do Alexandre, ou seja, quanto mais lentamente passar a água pelas resinas, mais absorção estas poderão fazer. Tanto do silicatos como Fosfatos.

 

Agora quanto a mudares de 4 em 4 dias esse produto... isso deve ficar um tanto dispendioso.

Sou suspeito a aconselhar, mas já experimentaste um produto da Rowa chamado Rowaphos? Este absorve também tanto fosfatos como silicatos com uma série de outras vantagens, sendo uma delas, seguramente a não necessidade de substituires de 4 em 4 dias.

 

abraço

Luís Simões

Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais ums vez aproveito para perguntar se no meu caso não será melhor colocar as resinas na OI? Por exemplo, tenho um jarricam de 30 Lt., neste mesmo depósito coloco a OI antes de adicionar no aqua. O que acham se eu meter as resinas numa bolsa e deixar dentro do jarricam?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alô R,

 

Em relação à tua questão, eu diria que resolves parte do problema.

Se o teu problema são os silicatos e fosfatos que a osmose não foi capaz de remover, então essa solução irá ajudar, contudo ao usares apenas no jarican não conseguirás remover o que se encontra no aquário. Não esqueças que grande parte dos fosfatos entram directamente para o aquário, por exemplo, através da comida congelada.

Assim, e se procuras a melhor solução, eu diria que o ideal seria usar dois tipos de resinas.

1 – À saída da osmose ( para remover silicatos, e não só... )

atenção que estas resinas descalcificam a água

2 – Dentro da sump ( para remover fosfatos e silicatos )

Confuso ?

 

Abraço

Luís

Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não estou confuso... era essa a minha ideia.

Já agora define sump.

É que eu sou iniciado nesta matéria, e há termos tecnicos que desconheço.

Obg.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alô R,

 

Talvez o sistema de filtragem mais usado recentemente em aquariofilia seja o uso da sump.

Sump é um filtro colocado abaixo do nível de água do aquário, usado tanto em água doce como salgada e por onde passa a água para ser filtrada, é um dos sistemas mais cómodos para o aquariofilista.

 

Abraço

Luís Simões

Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Na minha modesta opinião dizer que Sump é:'

 

Talvez o sistema de filtragem mais usado recentemente em aquariofilia seja o uso da sump.

Sump é um filtro colocado abaixo do nível de água do aquário'

 

é demasiado tendencioso para falsas interpretações. Uma SUMP é uma caixa de circulação. Ou seja um qualquer tanque, aquario, ou tuperware que se coloca debaixo do aquario para a agua cair por gravidade e que volte ao aquario principal por meio de uma bomba de retorno.

Agora esta sump pelo facto de estar escondido traz-nos algumas vantagens:

1º Aumentar o volume da agua do nosso sistema.

2º Permitir que nessa caixa de circulação se coloquem aparelhos para a filtração, nomeadamente escumadores ou outras coisas.

3º Colocação por ex: de mais RV

4º Criação por ex: de um refugio

e por aí fora.

 

Estou longe de definir que Sump seja um sistema de filtragem.

 

O que achas Luis?

 

PS: Isto é só para que daqui a um tempo o R não diga a alguem que usa sump como sistema de filtragem, OK?

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alô SD,

 

Estou quase 100% de acordo contigo. Mas... Só é útil o conhecimento que nos torna melhores.

O quase é porque na maioria dos casos em que se usa uma sump, esta serve como um filtro, ou seja, não deixa de ser o que tu muito bem referes, mas será errado dizermos que é um filtro?

 

Não sei se esta comparação será muito feliz, contudo, por exemplo num filtro exterior o copo não deixa de ser um recipiente por onde a água passa, onde está acoplado um motor, certo? A isto não deixamos de chamar um filtro exterior.

A tua definição de sump é excelente mas no fundo não deixa de ser um filtro (onde a água é tratada )

 

Quanto às vantagens além de repetir as que mencionaste, permite-me que acrescente mais algumas:

·-Simplifica a manutenção e mudas de água

·-Esconde muito equipamento, melhorando a estética do aquário

·-Aumenta o volume de água total

·-Não há variações do nível de água no aquário

·-A superfície da água no aquário fica livre de matéria orgânica em suspensão

·-Aumenta a oxigenação da água

.-Fácil para fazermos melhoramentos ao sistema

 

Para terminar,

SD, quando iniciaste na aquariofilia marinha davas o mesmo uso que dás hoje à sump?

 

Aquele abraço

Luís Simões

 

P.S. - Na hipótese de o R usar uma sump, o que achas que ele deva responder se lhe perguntarem o que usa como sistema de filtragem?

Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Luis,

 

a minha ideia é passar a mensagem que a sump, o tanque em si, não é o sistema de filtragem, o que é o sistema de filtragem é o que se pode colocar lá dentro. E isto é só porque já vimos no passado este tipo de confusões acontecerem aqui no forum. Quando damos uma resposta, e muitas vezes erradamente partimos dum principio que quem está a ler sabe o que estamos a escrever, sabe alguns principios, conhece as nomenclaturas, etc acontece que umas semanas mais tarde quando um outro qualquer iniciado pergunta que tipo de filtragem é usado num reef, este vai responder: usa uma sump e tens os problemas resolvidos! Ora quanto a mim esta resposta está errada. É só para tentar evitar este tipo de confusões nos mais iniciados.

Eu percebo o teu exemplo e está correcto desse ponto de vista e concordo plenamente com ele, mas mais uma vez a minha observação é tentar evitar confusões, até porque sabemos perfeitamente que não é o facto de termos uma sump (e aqui ressalvo a minha metodologia de como montar um reef que poderá ser diferente de outros) que teremos ou não um bom sistema.

Para terminar e respondendo à tua pergunta, infelizmente quando comecei a montar aquas marinhos não usava sump, não usava areias na DSB, não usava Rocha Viva, não tinha circulação sufeciente, não tinha iluminação sufeciente, eu sei lá... não tinha nada! Não havia livros em Portugal, os lojistas na altura (eram muito poucos) também só diziam disparates, Ainda não existia a Internet só MS-DOS.... enfim eram tempos dificieis, mas quando montei a minha 1ª sump sim era igualzinha ao que é hoje! Tem lá dentro um escumador e uma bomba de retorno.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais