Aos Entendidos Em Plantas


ecavaco

Recommended Posts

Gostava de ter plantas que fizessem tapete. Quais as mais faceis e onde posso arranjar e ja agora quanto custam mais ou menos. só tenho areão e ponho umas barritas fertistick que dizem

Aguardo respostas por favor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está um tópico que vou seguir atentamente...

 

Tenho andado a ver o site da Tropica mas ainda não cheguei a grandes conclusões!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como os presentes um tapete verde é algo que gostava de colocar no aqua.

 

Aquele que me tem chamado mais a atenção é o tapete de Riccia que alguns membros do fórum fizeram com uma malha metálica para manter a riccia no fundo.

Depois da riccia crecer e tapar o metal fica com muito bom aspecto.

 

Agora se é complicado ... Pois ... Não sei dizer.

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como os presentes um tapete verde é algo que gostava de colocar no aqua.

 

Aquele que me tem chamado mais a atenção é o tapete de Riccia que alguns membros do fórum fizeram com uma malha metálica para manter a riccia no fundo.

Depois da riccia crecer e tapar o metal fica com muito bom aspecto.

 

Agora se é complicado ... Pois ... Não sei dizer.

Atenção que a Riccia pra crescer bem no fundo do aqua precisa de muita luz e se tiverem peixes de fundo muito activos como Corydoras vai ser complicado mantê-la no sitio.

Eu actualmente optava por um tapete de cuba,tem raiz pelo que dispensa redes e afins e não é tão exigente em luz como a Glossostigma por exemplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente ja tinha olhado para a Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' e parece-me ser uma boa opção.

 

Alguém sabe onde posso encontrar na zona de Lisboa/Almada esta planta?

 

Thanks,

É mais simples comprares a alguém aqui no forúm. Foi assim que arranjei.

A Cuba dá um tapete fantastico e cresce mais depressa que a Eleocharis que demora uma eternidade. A glossostigma precisa de muita luz senão começa a crescer para cima. Também há a Liliopsis Brasiliensis,a carnivora Urticularia Graminifolia e os musgos,que agarrados a pedras dão um belo tapete.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também ando a pensar fazer um tapete de riccia, e devo usar a malha metalica que foi descrita aqui num topico mais antigo.

Parece-me ser a mehor opcção a seguir.

 

Pelo menos as minhas coridoras não vão andar a "fuçar" na tentativa de conseguir agarrar a riccia ao areão.

 

Agora a indecisão vai ser ou a cuba ou a riccia...

 

Que dizem ?

Editado por bean_around15
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro que tudo será necessário ponderar se tens as condiçõe s necessárias para ter essas plantas. A grande maioria têm alguma dificuldade para serem mantidas. Será necessária sempre alguma potencia luminosa, suplemento de Co2 e um bom substrato. Muitas delas sem um bom regime de fertilização não vingarão.

 

Na sua grande maioria por terem raízes muito pequenas também o substrato tem de ser de qualidade, bastante poroso, para facilitar a sua fixação.

 

As mais fáceis que poderão dar-se bem mesmo sem luz intensa e injecção de Co2 serão (entre outras):

    Marsilea Hirsuta
    Eleocharis Acicularis
    Echinodorus Tenellus
    Sagittaria Subullata

Outras mais dificeis:

    Glossostigma Elantinoides: Requerer luz abundante, Co2 e fertilização cuidada
    Hemianthus Callitrichoides: Iluminação média, Co2 e bom substrato
    Lilaleopsis brasiliensis: luz intensa, Co2
    Utricularia graminifolia: manutenção dificil, luz intensa, co2, bom substrato.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que a Riccia pra crescer bem no fundo do aqua precisa de muita luz e se tiverem peixes de fundo muito activos como Corydoras vai ser complicado mantê-la no sitio.

Eu actualmente optava por um tapete de cuba,tem raiz pelo que dispensa redes e afins e não é tão exigente em luz como a Glossostigma por exemplo.

 

Hum ... Percebi.

Vou esquecer a Riccia.

 

Toca a virar agulhas para a cuba.

 

;o)

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O José Cruz Silva já disse quase tudo o que havia por dizer, irei só completar com uma planta

 

Mais fácil de manter que a eleocharis acicularis, será a eleocharis parvula :)

 

Precisa um pouco menos de luz! será a opção mais "fácil" de conseguir resultados.

 

Vi escrito pelo membro zogli por causa da velocidade de crescimento da eleocharis, e acho que está errado. O tapete de eleocharis é dos mais fáceis de fazer!

 

Cumprimentos

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho no mesmo aqua de um lado 'Cuba' do outro Eleocharis Acicularis.Já tirei 'Cuba' para outro aqua e a Eleocharis teima em crescer. Crescer cresce, demora é mais tempo que a 'Cuba' por ex. A glosso (com as condições certas) é das mais rápidas a crescer quanto a mim. Mas cada aqua é um aqua...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um tapete de riccia com malha de metal e H.Cuba que podes ver no meu aquário (está na assinatura).

No meu caso a riccia dá-se muito melhor que a Cuba (que está a crescer para cima e a soltar-se ;)).

 

Mas a riccia tem uma manutenção lixada, tens que andar a fazer podas de 15 em 15 dias se não fica muito grande. E quando isso acontece começa a apodrecer por baixo e a soltar-se, depois tens que tirar tudo para fora e voltar a encher a rede. (mas compensa :P)

 

Mas como outros membros aqui disseram, eu tenho CO2 presurizado, fertilizo todas as semanas com Micros e Macros e tenho iluminação média.

 

Abraços,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu encontrei esta no site da Tropica que não sei se é facil encontrar:

 

Monosolenium tenerum

 

Height:2-5+ cm

 

Width:3-10+ cm

 

Light requirements:very low-very high

 

Temperature:5-28 °C

 

Hardness tolerance:very soft-very hard

 

pH tolerance:5-8

 

Growth: medium

 

Demands:easy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, essa é a pergunta que eu também gostava de ver esclarecida.

 

De qualquer das formas vi no site da Tropica que um dos dealers deles fica à beira de minha casa. No fim de semana vou lá dar um salto e se houver por lá ou se der para encomendar aviso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais