Ameijoa De Agua Doce


corsamegane

Recommended Posts

Segundo sei, tem capacidade "filtrantes", isto é ...filtram a agua.

 

Mas pelo que sei, a sua venda está proibida...

 

Mas como digo, não tenho a certeza

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ALGUEM CONHECE AMEIJOS DE AGUA DOCE? GOSTARIA DE RECOLHER ALGUMAS INFORMAÇOES POIS CONHEÇO UM SITIO CHEIO DE AMEIJOS DE AGUA DOCE

 

http://w3.ualg.pt/~jteodosio/bivalves.htm

Editado por Eric Cardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Tenho 4 ameijoas e um mexilhão no meu aqua! Até agora, da-se muito bem!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 4 ameijoas e um mexilhão no meu aqua! Até agora, da-se muito bem!

E tens junto a que peixes?apanhaste as ameijoas no rio ou compraste?

Artur Cordeiro @ Tukamen

A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até agora, apenas 3 ancistros, 2 SAE!

Apanhei no rio mondego!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Na zona da Zambujeira do Mar junto aos canais de irrigação costuma haver muitas enterradas na terra\areia, já experimentei algumas no aquario, mas são um pouco sensiveis à qualidade da água, mesmo assim tive 4 durante 1 ano num aquario de 40 litros com varios peixes....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Na zona da Zambujeira do Mar junto aos canais de irrigação costuma haver muitas enterradas na terra\areia, já experimentei algumas no aquario, mas são um pouco sensiveis à qualidade da água, mesmo assim tive 4 durante 1 ano num aquario de 40 litros com varios peixes....

 

 

 

NA minha opiniao deviam deixar os animais do rio e do mar em paz. Pois estao habituados a nadar em muita quantidade de agua, é triste fecha-las num aqua.

Agora as que já foram capturadas para alimentação, as que até são cozinhadas vivas , essas sim merecem ir para um aqua em vez de morrerem numa panela.

Salvem as do supermercado!!

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NA minha opiniao deviam deixar os animais do rio e do mar em paz. Pois estao habituados a nadar em muita quantidade de agua, é triste fecha-las num aqua.

Agora as que já foram capturadas para alimentação, as que até são cozinhadas vivas , essas sim merecem ir para um aqua em vez de morrerem numa panela.

Salvem as do supermercado!!

 

 

na minha opinião, a tua observação não faz sentido absolutamente nenhum!!a maior parte dos animais exóticos(peixes, répteis, etc..) que se vendem nas lojas foram apanhados no seu habita natural!!

 

por exemplo, os peixes de agua salgada, como é super difícil, para não dizer impossível, de fazer criação deles em cativeiro, vêm todos das profundezas do oceano!!

 

por isso repensa lá essa tua maneira tão filosófica de exprimires o que te vai na alma antes de dizeres barbaridades..

 

cumps,

 

Filipe

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NA minha opiniao deviam deixar os animais do rio e do mar em paz. Pois estao habituados a nadar em muita quantidade de agua, é triste fecha-las num aqua.

Agora as que já foram capturadas para alimentação, as que até são cozinhadas vivas , essas sim merecem ir para um aqua em vez de morrerem numa panela.

Salvem as do supermercado!!

olha a ameijoa de agua doce em portugal é considerada uma praga invasiva...

 

as que sao cozinhadas, são marinhas, sao deliciosas, fazem bem, dao vitalidade e temos que comer... por acaso quando era puto, era perito a apanhar ameijoas (marinhas), há umas tecnicas simples. As ameijas não nadam, ficam enterradas na areia, filtrando particulas, e enterram-se mais fundo na areia quando a maré baixa e por um canal na areia lançam os excrementos, e é por esta caracteristica do canal de areia que consegues detecta-las e apanhar uma boa quantidade de ameijoas facilmente à mão, sem causar danos ao ecossistema. Na TV vi apanharem ameijoas de agua doce, com recurso a um arrastao, destruindo tudo... mas na Republica das Bananas (Portugal), esse tipo de pratica passa nos telejornais, como se nada fosse.

 

pelo menos aqui nesta zona as pessoas têm nojo de comer o que quer que seja dos rios, logo também nunca provei estas. Estou interessado nelas, para por num aqua. Daí nem sequer as pessoas se interessarem, já os invertebrados da costa, as pessoas conseguem dar cabo de tudo! em espanha há controlo, aqui também deveria haver. Em pequeno via de tudo na costa, agora...

 

já agora ameijoas num aqua de 40L... deve ter pouco que filtrar, a nao ser que se de waffers para peixes de fundo e elas consumam, nao sei.

 

por acaso tenho visto topicos de pessoal que mantem invertebrados da nossa costa, também queria... mas o que queria era anenomas, caramujos, lapas, ouriços, caranguejos...

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
ALGUEM CONHECE AMEIJOS DE AGUA DOCE? GOSTARIA DE RECOLHER ALGUMAS INFORMAÇOES POIS CONHEÇO UM SITIO CHEIO DE AMEIJOS DE AGUA DOCE

Alguem sabe se ter ameijoas pode dar algum beneficio aos peixes do aquario ou se, pelocontrario, os prejudica?

Como elas filtram a agua possivelmente vem carregadas de virus e bacterias - o que se calhar não é bom de se introduzir num aquario.

Editado por Fabio_Fatal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem sabe se ter ameijoas pode dar algum beneficio aos peixes do aquario ou se, pelocontrario, os prejudica?

Como elas filtram a agua possivelmente vem carregadas de virus e bacterias - o que se calhar não é bom de se introduzir num aquario.

 

boas,

já estive para meter amêijoas no meu aquário de discus, pois elas sao mt nice a filtrar agua, o problema esta na altura em que resolvem soltar suas larvas... as larvas ( filhotes de amêijoa) podem entrar para a guelras dos peixes e matar os mesmos, isso acontece porque elas sao "cuspidas"... dai n as meter no meu aquário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que as ameijoas não se adaptam a aquários de água quente. Tenho várias num aquário de água fria e estão sempre a filtrar.

Posso estar enganado mas parece-me que não seja proibido apanha-las uma vez que o nome delas é ameijoa asiática, corrijam-me se estiver enganado.

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que as ameijoas não se adaptam a aquários de água quente. Tenho várias num aquário de água fria e estão sempre a filtrar.

Posso estar enganado mas parece-me que não seja proibido apanha-las uma vez que o nome delas é ameijoa asiática, corrijam-me se estiver enganado.

 

 

Boas Alcaide e onde arranjaste disso?

Sabes se as podemos meter em nanos sem filtragem?

 

Relativamente ao que foi dito de não se apanhar espécies selvagens, por um lado entendo a ideia, mas temos que ver que embora em água doce apenas (talvez) 20 % das especies ainda tenham que ser capturadas em habitat selvagem, já em água salgada 90% continua a ser capturado.

Por essa ordem de ideias nunca poderíamos ter iniciado a aquariofilia porque no inicio tudo veio do seu habitat natural não concordam?

na minha opinião eu acho que se houver bom senso e controlo com respeito, podemos fazer uma selecção e capturar alguns animais, muito mais quando são espécies que são consideradas (invasoras) ou autenticas pragas.

Não façam é como um membro que vi aqui que apanhou para cima de 200 camarões para meter no aquário, sem saber o que eles comiam ou que cuidados de água necessitavam...BOM SENSO e RESPEITO acima de tudo pela natureza.

Eu ainda a uns meses capturei umas 50 (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], libertei 44 e fiquei com 6 para mim para trazer para casa.

Sendo que elas existem ao milhares e que são uma boa praga não me parece que tenha causado algum desiqulibrio, mas lá esta, tudo depende da nossa responsabilidade.

 

Se alguem me souber dizer lojas ou locais na zona do MINHO e PORTO onde possa arranjar ameijoas deste tipo por favor avisem.

Grande abraço a todos.

  • Votar - 1

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alcaide e onde arranjaste disso?

Apanhei-as aqui nuns riachos perto de casa

 

 

Sabes se as podemos meter em nanos sem filtragem?

 

Tenho-as a fazer filtragem em bem mais que um nano ;)

 

(...)

Por essa ordem de ideias nunca poderíamos ter iniciado a aquariofilia porque no inicio tudo veio do seu habitat natural não concordam?

 

Não concordo, porque quando se começou a ter peixes em tanques em casa ainda não havia espécies em risco...

 

na minha opinião eu acho que se houver bom senso e controlo com respeito, podemos fazer uma selecção e capturar alguns animais

 

Se forem autóctones não se podem apanhar....

 

espécies que são consideradas (invasoras) ou autenticas pragas.

 

Quando são invasores além de poderes apanhar, deves destruir.

 

Não façam é como um membro que vi aqui que apanhou para cima de 200 camarões para meter no aquário...(...)

Além de estupidez é crime!

 

Eu ainda a uns meses capturei umas 50 (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], libertei 44 e fiquei com 6 para mim para trazer para casa.

Sendo que elas existem ao milhares e que são uma boa praga não me parece que tenha causado algum desiqulibrio, mas lá esta, tudo depende da nossa responsabilidade.

 

Podias ter enviado para mim que a minha tartaruga gosta muito delas.

Quanto a lojas procura na net que deves arranjar.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fores ao parque da cidade do porto são aos milhares, mas é que não estou a exagerar é mesmo tipo tainha de rio lol.

E peixes gatos enormes então é de ficar parvo.

Atiras pão para a agua e parecem ratazanas negras a vir a tona comer.

 

Se quiseres que te arranje algumas da próxima vez que for lá posso te trazer e enviar por CTT lol mas para esse fim acho cruel:)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Incorrecto, Alcaide, ;)

Já mantive Corbicula fluminea a cerca de 28º. ;)

Não há problema em mantê-las em água quente, só se houver uma brusca mudança de temperatura, e uma má ambientação, aí sim elas podem ressentir-se, o que é perfeitamente normal, pois as temperaturas no seu habitat natural podem ser muito baixas, e uma mudança para um aquário tropical, como uma má ambientação, pode significar um choque de temperatura de mais de 10 ou 15ºC.

Abraço,

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não estou em erro, se...será isto ou algo parecido...

 

http://www.aquahobby.com/gallery/b_Cascudo..._Liposarcus.php

 

Pretos a rondar os 20 cm com bigodes, algo desse género.

Quando lá fui apanhar gambuzias vi pessoas a atirar pão para um dos lagos e quando me aproximei nem queria acreditar, são as centenas.

Já me tinham falado que os peixes gato no parque da cidade estavam com a população descontrolada mas nunca pensei ver o que vi.

Atenção que não quero estar a induzir a malta em erro e a dizer que é essa espécie do link.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena! E ninguém os vende??

 

 

 

LOL? Então? Aquilo é o parque da cidade, não podes andar lá de rede a apanhar animais ehehehe.

Eu para capturar gambuzias, levei uma rede de maternidade enchi com flocos e mergulhei, quando a levantava era so meter num baldezinho;)

Mas peixes gatos estão em lagos maiores e com águas profundas...

Por sinal as gambuzias são se encontram em águas lamacentas e sujas com pouca água, lá esta, procuram sítios em que existam bastantes mosquitos.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ser interessante saber que tipo de peixe-gato lá está e a que temperatura se aguentam, será que já existe diferenciação em relação ao habitat natural?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais