Novo Aquario De 400l.....


Recommended Posts

Boas...

 

Antes demais, quero aqui dizer que este forum tem me ajudado bastante no que diz respeito a aquariofilia, pois contem informaçao muito boa a qual me tem ajudado a evoluir em alguns aspectos, passo aqui 4h,....5h...por dia...que vicio!!!! heheh

 

Tenho um aquario ja algum tempo, tem capacidade para 400l, tive ciclideos africanos cerca de 2 anos e agr decidi remodelar para colocar outras especies de peixes (talvez escalares), porque queria ter umas plantas uma "coisa" mais verde, algo que me desse mais trabalho a cuidar.

Pos maos á obra e comecei por construir uma calha em aluminio para as lampadas (2x 36 lampadas fluorescentes, uma propria para plantas) e pelo que tenho consultado aqui no forum , nao sei se é o suficiente, mas tb nao tenho dinheiro para mais. O filtro que tenho é um filtro exterior da EHEIM -profissional, penso que seja o adequado para este aquario e a resistencia de 300w.

 

Desloquei me a uma ribeira onde vou normalamente apanhar areao e troncos, montei tudo isto no aqua e arranjaram me umas plantas as quais ja estao tb plantadas, ja tenho tb Co2 a bombar.

 

Nao sei se estou a fazer tudo certo, gostaria que me dessem algumas sugestoes em relaçao a montagem para saber se estou a fazer bem ou nao, tenho tambem algumas duvidas em relaçao aos peixes que vo colocar assim como as plantas para fazer uma "coisa" bonita e adequada para os peixes.....vo por tb camaroes...

 

Em relaçao á luz, gostaria de saber se as que tenho tambem dao para ter um bom plantio??

 

Vo colocar algumas fotos para o pessoal criticar, dar sugestoes, etc.....

 

Cmpts,

 

Bruno Caçador

 

 

 

HjL1Dr672712-02.jpg

 

 

 

QmBwBj458308-02.jpg

 

 

 

 

NKx39Y874073-02.jpg

Editado por bruno.agc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

 

Isso têm potencial ,está engraçado,agora as duvidas

 

As lâmpadas se colocasses outra ficava cinco estrelas

 

A fauna coloca ai um cardume de Escalares para primeiro têm atenção aos parâmetros da agua

 

As plantas tens que ter cuidado para não colocares plantas que tenha necessidades muito exigentes.

 

E já agora bem vindo ao fórum e mais sendo da região melhor ainda :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lampadas que tens 2x36w não chegam. Para um plantado deves estar perto de 1w por cada litro de água. Eu diria que presicas de muito mais.

 

Com 6 destas lampadas ficas com 216W, isto dá 0,5W por litro (é pouco).

Com 8 ficas 288W, isto dá 0,7W por litro, já começa a ser aceitável....

 

 

 

Mas isto depende das plantas que pretendes manter...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lampadas que tens 2x36w não chegam. Para um plantado deves estar perto de 1w por cada litro de água. Eu diria que presicas de muito mais.

 

Com 6 destas lampadas ficas com 216W, isto dá 0,5W por litro (é pouco).

Com 8 ficas 288W, isto dá 0,7W por litro, já começa a ser aceitável....

Mas isto depende das plantas que pretendes manter...

 

 

Essa regra de 1w/l não é linear. Para aquários desta litragem não necessitas de tanto. Andam por aí uns tópicos onde se fala da potência utilizada pelo Amano e ele não respeita a regra de 1w/l para aquas maiores. Lembro-me que no meu caso (180l), ele utilizava 120w. Para 400l acredito que 200/250w sejam suficientes.

 

De qq maneira, 2x36 é mesmo muito pouco para esse aqua!!! Ainda por cima é alto.

Necessitas das plantas menos exigentes que consigas encontrar. Pesquisa na tropica por dificuldade "very easy".

 

Gostei do aqua, o tronco é porreiro e esse areão natural dá-lhe um ar muito agradável.

Qto à disposição do tronco penso que devia ficar mais à esquerda, com a base aí a 1/3 do aqua, e como está agora, virado para a direita.

 

cumps,

Carlos

Editado por cfatelo

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

 

Isso têm potencial ,está engraçado,agora as duvidas

 

As lâmpadas se colocasses outra ficava cinco estrelas

 

A fauna coloca ai um cardume de Escalares para primeiro têm atenção aos parâmetros da agua

 

As plantas tens que ter cuidado para não colocares plantas que tenha necessidades muito exigentes.

 

E já agora bem vindo ao fórum e mais sendo da região melhor ainda :(

 

 

 

outra lampada de 36w era?? epa porque o meu orçamento é muito reduzido, por agr nao posso gastar muito dinheiro....

 

Em relaçao á agua, o ph é de 7.5..... tenho k avaliar tb os nitartos, ne?? (No3)???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra lampada de 36w era?? epa porque o meu orçamento é muito reduzido, por agr nao posso gastar muito dinheiro....

 

Em relaçao á agua, o ph é de 7.5..... tenho k avaliar tb os nitartos, ne?? (No3)???

 

Para escalares é um bocado alto 7.0 é o ideal ,quanto ao resto é necessário os nitritos e os nitratos ,mas é necessário o GH e o KH para saber se tens agua para Escalares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa regra de 1w/l não é linear. Para aquários desta litragem não necessitas de tanto. Andam por aí uns tópicos onde se fala da potência utilizada pelo Amano e ele não respeita a regra de 1w/l para aquas maiores. Lembro-me que no meu caso (180l), ele utilizava 120w. Para 400l acredito que 200/250w sejam suficientes.

 

De qq maneira, 2x36 é mesmo muito pouco para esse aqua!!! Ainda por cima é alto.

Necessitas das plantas menos exigentes que consigas encontrar. Pesquisa na tropica por dificuldade "very easy".

 

Gostei do aqua, o tronco é porreiro e esse areão natural dá-lhe um ar muito agradável.

Qto à disposição do tronco penso que devia ficar mais à esquerda, com a base aí a 1/3 do aqua, e como está agora, virado para a direita.

 

cumps,

Carlos

 

 

Pois...bem me parecia...epá mas assim tenho k por uma quantidade de lampadas, nao tenho espaço na calha que fiz.

Secalhar tinha que optar por outras lampadas...nao???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...bem me parecia...epá mas assim tenho k por uma quantidade de lampadas, nao tenho espaço na calha que fiz.

Secalhar tinha que optar por outras lampadas...nao???

 

 

Boas.

Realmente a opção por T8 não foi feliz. Devias ter optado por T5 ou compactas 2G11. Já que fizeste a calha, uma opção mais barata tinha sido tb utilizar as vulgares lâmpadas integradas economizadoras, nem precisavas de balastros.

 

Mas já está, já está! Agora não há muita coisa a fazer, a não ser desmanchar essa calha e fazer outra...

Vê no patrocinador Aquaeden para teres uma idéia do que há a nível de T5 e 2G11.

 

cumps,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nesse aqua e se queres fazer um bom plantado tens que optar por 2 calhas de 3x55W 2G11 cada... e depois escolhe lampadas de 4500K,6400K e 10000K

pode ser 2 de cada por exemplo para teres um bom espectro de luz. e para essa altura de aquario é bom q uses reflectores de qualidade para conseguires o maximo de penetração da luz. mas realmente o Ramirezi/Aquaeden é a nossa biblia de serviço no que toca a luz em aquas, fala com ele.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Realmente a opção por T8 não foi feliz. Devias ter optado por T5 ou compactas 2G11. Já que fizeste a calha, uma opção mais barata tinha sido tb utilizar as vulgares lâmpadas integradas economizadoras, nem precisavas de balastros.

 

Mas já está, já está! Agora não há muita coisa a fazer, a não ser desmanchar essa calha e fazer outra...

Vê no patrocinador Aquaeden para teres uma idéia do que há a nível de T5 e 2G11.

 

cumps,

Carlos

 

 

Boas...

 

Epa eu penso que a calha que fiz da para fazer algumas alteraçoes em termos de montagem de lampadas, visto que é basicamente uma caixa em aluminio....mas ja agr agradecia que me desse algumas sugestoes, estva disposto a alterar..

 

Cmpts

 

 

 

 

Ficam aqui fotos da calha

 

Jj7ZWx143777-02.jpg

 

 

ghdeyU566698-02.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem-vindo ao vício, para começar, tens um projecto com potêncial.

Relativamente à iluminação, realmente é pouca, tens o mesmo que eu, e o meu aqua tem metade da litragem, vou aumentar a minha iluminação para o dobro.

Pelo que aparenta, a calha que construiste tem capacidade, pelo menos, para mais 2 t8, mas nisso o ideal será contactares o ramirezi.

Aconselhava-te a introduzires plantas da espécie echinodorus, mas sou suspeito para tal conselho, é que são das minhas preferidas, mas para escalares acho que são as melhores.

 

Boa sorte para o teu projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes alterar essa calha para levar pelo menos 4x55W 2G11, mas como te disse no minimo deveriam ser 6x55W 2G11 por isso se couberem aí tenta assim. 330W não sendo o ideal já te permite um plantado razoavel.só tens q depois comprar lampadas de espectro variado.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Epa eu penso que a calha que fiz da para fazer algumas alteraçoes em termos de montagem de lampadas, visto que é basicamente uma caixa em aluminio....mas ja agr agradecia que me desse algumas sugestoes, estva disposto a alterar..

 

Cmpts

Ficam aqui fotos da calha

 

Tens aí montes de espaço ::D:

Podes optar por qq das opções que já te foram aqui expostas. Podes tb contactar a Aquaeden, patrocinadora do fórum, mesmo para encomendar material (T5, T8, 2G11, etc) e pedir orçamentos.

Tens tb a opção das compactas de casquilho E27, e não precisas de balastros. Há algumas opções nesta gama, de diferentes potências e cor (2700K, 4000K, 6500K). Vê neste site : http://www.ilumina.pt. Se queres uma opção económica penso que é a melhor opção, e com um bocado de sirte consegues encaixá-las nessa calha sem tirar as T8 que já lá tens.

 

cumps,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Em relaçao a matérias filtrantes, quais as melhores?? Ou mais adequadas??

 

Cmpts

 

Tens um eheim professional, mas qual é o modelo?

Se tiver 2 cestos: mete cerâmicas no do fundo, com a esponja grossa em cima para a filtração mecânica. No cesto superior metes o efhisubstract ou substract pro (ou equivalente) para a biológica. No topo de tudo mete lã fina.

Tb se pode meter uma espécie de esponja que mais parece com um puff de banho no fundo de tudo, para fazer uma pré-filtração mecânica.

 

cumps.

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez mais, para aquas tão grandes não é precisa tanta luz.

 

http://www.fitchfamily.com/lighting.html

 

Para 400 litros: 193 Watts. Mesmo que ponhas 4x55, ficas mais que bem servido.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.