Escalar


Kosuta

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Recentemente adquiri um dos peixes que mais gosto, um escalar.

Na euforia de escolher o mais bonito, esqueci-me de perguntar ao pessoal da loja se ele é um ele ou uma ela omg

 

DSCN1953.jpg

 

Penso que é um Pterophyllum Scalare Eimekei agora o género é que não consigo identificar. Segundo o artigo da revista "Bioaquaria" penso que é uma fêmea, mas gostaria de ter a certeza.

 

Abraços,

Sérgio Costa

 

PS: esqueçam as algas dos vidros, está tudo no vosso monitor omg

Editado por Kosuta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o artigo da revista parece-me uma fêmea também, devido ao angulo da barbatana... (mas como é o meu primeiro escalar)

 

Já agora, mesmo sem um companheiro as fêmeas costumam fazer posturas?

 

Abraço,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

esqueçam, só na altura da posturas é que se distingue o sexo nos escalares, podem palpitar mas é só um palpite nada mais..

 

as fêmeas fazem posturas mesmo que não tenham formado casal.

 

Cumps

o meu passatempo preferido é a pesca...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

esqueçam, só na altura da posturas é que se distingue o sexo nos escalares, podem palpitar mas é só um palpite nada mais..

 

as fêmeas fazem posturas mesmo que não tenham formado casal.

 

Cumps

 

Pois eu sempre li e ouvi que só se sabe que é macho ao femea na altura da postura e que a femea é a que poe os ovos :( o resto são palpites

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, como eu sou um chato , o zé Garcia tem razão . E todos o que disseram isso que ele referiu no fim também têm razão. Mas para os entendidos e se for um animal adulto , tem outros métodos , que eu não aconselho a quem não tenha consciência de que pegar no peixe é complicado e só para ver o sexo , não o façam.Fica o link de alguém com a credibilidade internacional e com fotos para verem , apesar de não estar lá o Escalar ou o Discu , o porte de adulto permite essa observação , as fotos lá postadas explicam como é dificil até para cientistas a diferenciação. Um abraço a todos.

 

 

p.s. peço desculpas por ser em inglÊs mas para breve estará as traduções disto e muito mais.Boa sorte e não arrisquem em magoar o animal.

 

 

 

Este link é apenas uma breve introdução

link: http://www.aquarticles.com/articles/breedi...man_Sexing.html

 

Este link é para ver como e com fotos, apesar de estar referido no artigo decidi separá-lo porque é de outro autor que o do artigo inicial refere e recomenda

 

link: http://www.fishhead.com/articles/ventsex.htm

 

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos esclarecimentos malta.

 

Realmente não vou agarrar no peixe, isso deve stressar o peixe à brava.

 

Não sei se todos leram a revista bioaquaria, mas existe uma sessão no artigo sobre Escalares que é a "Diferenciação Sexual" em que o autor diz logo à partida que é bastante difícil observa-las. Mas ele dá-nos 4 características, a única que eu consigo analisar é a terceira que resumido é o seguinte:

 

Ângulo entre o ventre e o primeiro raio da barbatana anal.

100º-110º Fêmea

120º-150º Macho

 

Quem tem escalares (principalmente casais) consegue verificar esta diferença?

 

Abraços,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos esclarecimentos malta.

 

Realmente não vou agarrar no peixe, isso deve stressar o peixe à brava.

 

Não sei se todos leram a revista bioaquaria, mas existe uma sessão no artigo sobre Escalares que é a "Diferenciação Sexual" em que o autor diz logo à partida que é bastante difícil observa-las. Mas ele dá-nos 4 características, a única que eu consigo analisar é a terceira que resumido é o seguinte:

 

Ângulo entre o ventre e o primeiro raio da barbatana anal.

100º-110º Fêmea

120º-150º Macho

 

Quem tem escalares (principalmente casais) consegue verificar esta diferença?

 

Abraços,

Sérgio Costa

 

Olá , não querendo soar repetitivo , o zé garcia , tem razão, eu tenho algumas centenas de escalares.Se der para vender revistas eu também escrevo um artigo se me pagarem bem nyah , mas claro que a expriência de cada um é válida , mas todas as teorias, métodos e afins até hoje na prática foram grandes fiascos. Sem medos de que o autor do artigo da bioaquaria que refere essas 4 caracteristicas ,não querendo com isto dizer que lhe pagaram para escrever o que escreveu que eu aqui no forum escrevo por prazer e por que adoro este hobby.Só confio em uma técnica , que não sei se o referido artigo referencia ,

é quando o inicio do ritual de posturas se inicia , tanto o macho como a fêmea mostram o ovopositor (fêmea) e quando o macho mostra o apendice de fertilização. Um abraço.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão vou ter que esperar que o meu escalar faça alguma postura (apesar de estar sosinho) para conseguir saber o sexo dele.

 

E com que idade é que eles começam a fazer posturas? O meu tem sensivelmente 5cm de comprimento e 7cm de altura (o raio do bicho tem medo na régua não para quieto nyah)

 

 

Abraço,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão vou ter que esperar que o meu escalar faça alguma postura (apesar de estar sosinho) para conseguir saber o sexo dele.

 

E com que idade é que eles começam a fazer posturas? O meu tem sensivelmente 5cm de comprimento e 7cm de altura (o raio do bicho tem medo na régua não para quieto :()

Abraço,

Sérgio Costa

 

Olá arranja um grupinho de 3 minimo e terás macho se achas que tens fêmea.Toma atenção porque por incrivel que pareça elas não são as mais bonitas e Grandes eles também nem sempre se pode ver pelo porte e tamanho , escolhe com bonitas caracteristicas.Barbatanas bem defenidas , e sem defeitos nas guelras e ou barbatanas.

 

O tamanho num cardume não diz que é macho ou fêmea , mas a maturidade da fêmea revela-se mais tarde daí cresce mais devagar até porque não serão competitivas como os machos , daí compra num cardume numa loja, ou a quem aches melhor. Que sejam idênticos a esse (tamanho) e aguarda , 8 mêses de vida ( já acasalam) até antes , mas o tamanho não diz nada , depende das condições que o animal foi criado.um abraço. Boa sorte.

 

 

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho os meus 11 a cerca de 3/4 meses e ainda nada ,também os comprei pequenos mesmo muito pequenos com 3 cm para ai por isso ainda tenho que esperar um bocado .

Um dos meus objectivos é retirar pelo menos dois casais ,mas logo se vê.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um há mais de ano e meio e ainda nada de ovos! Só uma trepa em dois que lá pus novos! Nunca pôs ovos nem teve nenhum comportamento de limpezas, pelo menos que tenha visto,... e tb nunca o vi pela cozinha :P hehehehehe, deve ser mesmo macho!

 

ps: a minha mãe já disse que tinha tamanho para ficar bem no prato! ups! lá vai o bacalhau... :P

Angel's Jungle - meu aquario 80cms escalares

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=439851

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;)

 

Pois o meu objectivo não é criação para venda, era só para ter mais alguma coisa a acontecer no aquário para além dos espadas e dos camarões a nascer que nem cogumelos.

Comprar mais 3 escalares e depois tirar de lá um casal, para mim custa-me, afeiçoo-me muito aos peixes e depois não consigo desfazer-me deles (entenda-se vender ou dar).

 

Obrigado pela ajuda,

Sérgio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:(

 

Pois o meu objectivo não é criação para venda, era só para ter mais alguma coisa a acontecer no aquário para além dos espadas e dos camarões a nascer que nem cogumelos.

Comprar mais 3 escalares e depois tirar de lá um casal, para mim custa-me, afeiçoo-me muito aos peixes e depois não consigo desfazer-me deles (entenda-se vender ou dar).

 

Obrigado pela ajuda,

Sérgio Costa

 

Então o melhor é comprares um casal já confirmado , assim ficas com a certeza de que tens um casal e podes fazer criação dos mesmos.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:unsure:

 

Pois o meu objectivo não é criação para venda, era só para ter mais alguma coisa a acontecer no aquário para além dos espadas e dos camarões a nascer que nem cogumelos.

Comprar mais 3 escalares e depois tirar de lá um casal, para mim custa-me, afeiçoo-me muito aos peixes e depois não consigo desfazer-me deles (entenda-se vender ou dar).

 

Obrigado pela ajuda,

Sérgio Costa

 

Olá de novo, olha se queres ver mais "acção" como disse o zé garcia , compras de alguém um casal comprovado, significa novinhos baratinhos e sem saberem ainda que fazer com os ovos , isto para teres um desafio. O espada leva na torre , os camarões ficam petisco , e as crias dos espadas servem de pasto de alimento vivo .

 

Quanto ao PH podes andar pelos 7.0 /7,2 (7,2 na tabela de conversão do amonio já pode dar amonia tóxica) e se manténs a água alcalina por causa dos viviparos (espadas) não vais ter criaçãod de escalares que nem se "despertam" bem estão fora dos parametros normais deles , por isso aconselho a que leias muito sobre quem é quem no mundo dos peixes e suas necessidades para não teres dissabores e um espada , "sem espada" ou algo pior , um dia de petisco de camarões etc, até mesmo só com esse exemplar que adquiriste, espera que ele cresça e terás "acção" que chegue :) um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olhar para discus e escalares e dizer que são macho ou femea, são quanto a mim , teorias, ou MUITA experiencia.

 

E gostava de referir uma situação.

Não é só dizer que são casal por porem ovos.

 

Há situações em que a femea poe ovos ( essa é femea decerteza) e o outro escalar ( tambem femea) acompanha o processo , mas claro não há fecundação.

 

Mas claro em 95% dos casos, quando há ovos há casal.

 

Le este documento, sempre pode ser uma ajuda.

 

http://clientes.netvisao.pt/nassis/escalar.doc foi feito por mim.

 

Se queres uma biblia perfeita de escalares, procura o texto do Valter.

 

Aqui mesmo no forum

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho escalares e já fiz vários casáis também... certezas... só quando eles se juntam e arrumam a restante população para um canto do aquário... lol...

 

um promenor q me guia é a diferença da "bossa" na cabeça do macho para a da fêmea, sendo a desta mais rectilinea... uma maneira q também uso para defenir o sexo dos escalares é juntar um cardume com um macho dominante, durante algum tempo, vê-se maior agressividade para com os machos juvenis do q para as fêmeas, e os machos juvenis desse cardume acabam por desenvolver mais depressa a bossa de q falei...

 

é a minha experiência, ñ é nenhuma regra...

 

cumps

 

p.s. já agora, o meu palpite vai para fêmea... apenas um palpite...

Editado por BrunoFerreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais