Apl. lineatus


zefish

Recommended Posts

Ola!

tenho um casal de Apl. lineatus a desovar como loucos e gostaria de saber se os ovos se podem conservar de alguma maneira pois em 3 semanas ja tenho qq coisa como 60 ou 70 ovos e alevins...

Nao sao peixes muito sociaveis pois nao?

Quantos adultos posso ter juntos?

Nao posso juntar tamanhos diferentes pois nao? comem-se?

eles sao uns comiloes devoram tudo o q la ponho.

Agradecia q me dessem uma maozinha pois sao os meus primeiros killis e acho q nao me tou a sair nada mal.

Um abraco

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!

tenho um casal de Apl. lineatus a desovar como loucos e gostaria de saber se os ovos se podem conservar de alguma maneira pois em 3 semanas ja tenho qq coisa como 60 ou 70 ovos e alevins...

Nao sao peixes muito sociaveis pois nao?

Quantos adultos posso ter juntos?

 

Com espaço podes manter perfeitamente vários adultos. Que aquário tens?

 

Tamanhos diferentes só se os mais pequenos não couberem na boca dos maiores e atenção que os lineatus têm uma ENORME boca...

 

Sobre os ovos: Podes conservá-los 15 duas dentro de um recipiente com turfa, humida mas não encharcada.

 

Acho que existe um site fixe sobre lineatus na net, de um aquariofilio mexicano. Procura por "lineatus" no killifinder:

 

http://www.sfish.com/kf

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Miguel

O aquario onde tenho o casal é pequeno... 30 cm tem para ai 15L

Para as crias tenho um um pouco maior com 40 cm e leva 30L

como vao ser muitas e de diferentes tamanhos.... penso que menor seria insensato por enquanto estao num de 5L mas isso é só enquanto sao muito pequenas...

Sim ja vi um site mexicano so sobre aplocheilus lineatus mas fiquei com muitas duvidas...

por ex: se eu quiser enviar ovos a alguem.. como faco? com turfa humida? dento de uma caixinha? sera assim?

Mas vou procurar mais... outra duvida q eu tenho é q só a femea é q tem riscas... o macho tem muitos reflexos dourados, verdes e as barbatanas teem vermelho alaranjado... serao da mesma subespecie? qual? nao deve de ser Gold pois pelas imagens que vi o macho pareceu-me ser mesmo amarelo... tenho q procurar mais...

obrigado pelas dicas

Um abraco

Ze Pereira

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Miguel

por ex: se eu quiser enviar ovos a alguem.. como faco? com turfa humida? dento de uma caixinha? sera assim?

 

Podes mandar dentro de água. O pior que pode acontecer é os peixinhos chegarem nascidos ao destino. Normlamente quem recebe adora que isso aconteça :wink:

 

Também podes ir colocando os ovos em turfa humida e enviar assim. Os ovos mais antigos devem ter menos de 15 dias.

 

outra duvida q eu tenho é q só a femea é q tem riscas... o macho tem muitos reflexos dourados, verdes e as barbatanas teem vermelho alaranjado... serao da mesma subespecie? qual?  

 

Devem ser a mesma população sim. Provavelmente "gold" ou "red".

 

Existem muitas variações nestas populações ambas "aquarium strain" (não existem na natureza).

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Miguel!

Obrigado pelas dicas.

ainda tenho umas duvidazitas....

a turfa q eu tenho e daquela q vendem em blocos, "turfa para aquario" sera necessario trata-la de alguma maneira? ferver por ex.?

envolvo os ovos em turfa e depois meto num saco? numa caixinha plastica?

depois nos correios ponho tudo numa das embalagens postal q eles la vendem nao e?

 

num dos sites encontrei uma foto de um macho igual e nao falava de variacao nenhuma estava so como Apl. lineatus, os Gold sao mmo amarelos.

 

Um abraco

Ze

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a turfa q eu tenho e daquela q vendem em blocos, "turfa para aquario" sera necessario trata-la de alguma maneira? ferver por ex.?

envolvo os ovos em turfa e depois meto num saco? numa caixinha plastica?

 

Bom, existem diversos tipos de turfa para aquário. Penso que para este efeito qualquer um servirá. A finalidade da turfa é conservar a huimidade e manter o meio ácido, o que evita alguns tipos de fungos.

 

Convém ferver a turfa durante pelo menos 10 minutos.

 

Uma caixinha plástica com tampa. Vais colocando os ovos na turfa em sitios distintos (podes enterrar ou não) de modo a que os ovos não se toquem entre si.

 

A embalagem para enviar por correio pode ser qualquer uma... Por exemplo uma pequena caixa de cartão. Se mandares para paises nórdicos, nesta altura, ainda convém isolar a caixa dos ovos, envolvendo-a em jornais ou usando esferovite.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais