Recommended Posts

Boas!

A minha dúvida em relação aos filtros UV prende-se com o seguinte:

 

Será que estes equipamentos não esterilizam a água de tal forma que os peixes (no meu caso particular os Discus) ficam mais expostos a ataques externos, que possam por exemplo entrar numa TPA?

Não provocarão estes equipamentos uma baixa no sistema imunitário dos bichos?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

"O UV pode fazer com que os peixes percam resistência a doenças e parasitas por eles viverem em um ambiente estéril?

Como a água esterilizada pelo UV retorna ao tanque se misturando a água não esterilizada, não existe como remover todas as bactérias e parasitas da água, Sem entrar em uma discussão de coeficiente de pureza, podemos dizer que o UV bem dimensionado e com a vazão correta, irá matar 99.99% das bactérias patogênicas e parasitas que estão na água do aquário ou lago. Adicionalmente, peixes produzem dejetos e, com eles, existem bactérias. O UV está simplesmente removendo o fator de doença na água. O peixe não perde sua imunidade e o sistema imunológico não fica dormente. A energia utilizada para combater doenças é apenas direcionada para o crescimento e coloração do peixe."

 

Fonte: http://cubos.com.br/Web/uv-kinguios.html

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que a pergunta inicial tem razao de ser feita. Sabe-se que em humanos a não exposição precoce a certas bactérias e o excesso de limpeza estão relacionadas com uma maior predisposição para asma, doenças auto-imunes e alergias. Por outro lado o principal factor de protecção das mucosas contra organismos patogénicos invasores é a flora comensal que consiste em bactérias habitualmente não nocivas que competem directamente com as invasoras pelo alimento. Essas bactérias são também muito importantes na sintese de vitaminas como a B6 e a K. O UV ao estar a criar um ambiente semi-estéril pode estar a impedir o normal desenvolvimento dos animais e a favorecer o aparecimento de agentes multiressistentes. Obviamente que é dificil encontrar estudos sobre o impacto a medio prazo da utilização do UV e talvez nunca ninguém se tenha debruçado sobre isso. Talvez não seja mais do que especulação mas seria interessante se alguém que verificasse perturbações de crescimento dos animais após a introdução do UV pudesse partilhar a sua experiencia connosco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Interessante, nunca tinha visto o assunto dessa forma, mas são capazes de ter razão. Ao estarmos a esterilizar a água dos bichos, estamos a fazer deles uns meninos da mamã que quando sairem de casa ficam logo doentes, neste caso ao primeiro bicharoco que entre no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse tema ja foi bastante discutido , eu devido a essa questao de diminuir a imunidade dos peises so ligo o meu uv um ou dois dias por semana e ha quase 2 anos que n tenho qq tipo de doença nos meus discus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

donde se conclui que o pessoal que fabrica agua com osmose inversa teria que introduzir bacterias patogenicas, virus, protozoarios e vermes internos nos seus sistemas para ter peixes saudáveis e com boas defesas. pessoal, a era de "o que não mata, engorda" já foi.... alem de que se eu gastar 200 euros num casal de discus palavra de Peninha que os quero o mais longe dessa gangada toda possivel. mas cada um faz como gosta.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e pensando mais um pouco...então deixamos de fazer quarentenas aos peixes novos? ou seja um dos principios basicos da segurança na aquariofilia caiu por terra. se criarmos a peixarada em contacto com doenças os que se safarem no fim serão os resistentes e os mais fortes...isso é verdade..... só não quero testar isso com discus a 200 euritos o par.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As coisas não são assim tão lineares... A quarentena tem uma finalidade completamente diferente daquela que se pretende com a manutenção de um ambiente biológico normal. Além disso a época do "o que não mata engorda" não está assim tão afastada. Cada vez mais se conclui que a melhor defesa do organismo contra agentes invasores biológicos é a flora comensal e os antibioticos e outros métodos que a destroem contribuem para a proliferação de agentes multiressistentes e altamente agressivos. Se com o UV destruires a flora pouco nociva que habita a coluna de água estás a deixar um espaço para que qualquer bactéria mais patogénica que de qualquer forma consiga entrar no aqua se consiga desenvolver muito mais rapidamente pois não tem de competir pelo espaço/alimento. Por outro lado o sistema imunitário dos peixes jovens que se desenvolvem no aqua ao não contactar com um número razoável de antigeneos poderá não se desenvolver completamente e o animal em questão poderá ficar mais predisposto a doenças além de que os peixes como todos os animais quando nascem não têm as mucosas, em especial do tubo digestivo, colonizadas por bactérias que para além da defesa sintetizam substancias vitais como a vitamina K.

 

Na prática, que na realidade é o mais importante, poderá nunca ocorrer qualquer infecção nem perturbação do crescimento dos animais dado que o UV não consegue criar um ambiente 100% estéril mas seria interessante se alguém conhecesse algum estudo sobre utilização de UV colocasse aqui o link...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encontrei isto: http://www.nrp50.ch/fileadmin/user_upload/...ery_Fent_01.pdf

 

Não tem a haver com a pergunta inicial, mas segundo percebo este estudo revela que os peixes são de alguma forma afetados pela radiação ultravioleta.

Editado por jonasguindaste
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno.

Há já um bom par de anos que mantenho discus com a uv ligado 24/H. Sinceramente não noto que os peixes fiquem com menos defesas, e digo isto com base em dois factores: concordo com a teoria do penina, quando diz que é impossivel esterelizar um aquario a 100% (penso que, no maximo, haveria um grau de esterilização muito proximo dos 100% se usassemos um sistema com capacidades sobredimensionadas, tipo uma lapada de 80 watt's para 200 litros de agua...), pois entre as tpa's e as bacterias/fungos/outra bicheza, que estão continuamente a formar-se fora da coluna de agua, há sempre lugar a um factor de agressão ao peixe, por minimizado que seja.

Outro factor é que, embora não seja comum, por vezes vendo alguns dos meus peixes que estão no aquario 'decorativo', onde referi ter a UV, e nunca tive noticia, por parte dos compradores, de doenças anormais, que se pudessem atribuir a uma exposição repentina a um sistema/aquario sem UV. Esta é a minha experiencia e por ela falo.

Posso referir que o João Machado tambem tem UV ligada 24/H, e é comumente reconhecida a qualidade dos animais dele.

 

Abraço

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta, já agora, para um aqua de 250 litros úteis um UV com 9W com uma bomba de circulãção de 200l/hora será suficiente?

 

Está óptimo, entre 48 a 72 horas nonstop isso deixa a água limpinha ;)

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Existem várias opiniões e duvidas acerca dos uv, como o enfraquecer do sistema imunitário dos peixes.

Bem eu pessoalmente acho que para ter um aqua bem cuidado este nao e um equipamento de primeira necessidade pois consegue-se uma agua cristalina e saudavel sem ele, mas acho que sem dúvida é uma mais valia para quem tem um no seu aqua.

Por exemplo, um carro mais antigo nao tem travoes abs, certo é que podes andar com ele com relativa segurança, mas numa travagem brusca podes nao conseguir segurar o carro e la vão uns €, pois com o uv devera ser mais ou menos a mesma coisa.

 

Inté!!!

Editado por Joao Ferreira

A Vida é Bela....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK! :D

Eu próprio tenho a UV. Neste momento desligada, mas apenas por razões técnicas.

Agora na altura de a ligar novamente ocorreu-me este pensamento e não havia melhor lugar para proceder ao esclarecimento.

Tendo em conta a maioria das opiniões concluo que a posso ligar à vontade, sem problemas.

 

Agradeço as respostas a todos. Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando dizes interno, refereste a quê? Dentro de um filtro? Se sim, não há problema nenhum, eu proprio uso um desses...

 

NÃO!!! Refiro-me mesmo a que o UV fica dentro do próprio aquário. Tem uma pequena bonba anexada e prende-se com ventosas no interior do áqua. A entrada da bomba leva uma pequena esponja para não sujar o interior da UV. Preço 65 euros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.