Algas Pretas


Gago

Recommended Posts

Tenho as minhas plantas neste rico estado, já fiz varios tratamentos para algas, comprei sae´s, ampularias reduzi o tempo de exposição á luz e até agora não tenho tido bons resultados.

alguem tem alguem alguma ideia??

Set up

filtro externo tetra tec 700

iluminação 4 X 55 PC 7400 kelvins (8horas)

aquecimento 2 X 150 w

areão inerte com bolas de fertelizante JBL junto das plantas

Fertelizante liquido ferropol 5ml por semana

 

p1010010zg6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Durante 2 anos tive um problema igual. Há mês e meio decidi estudar melhor a fisiologia das plantas e perceber quais os nutrientes que estas precisam e as suas proporções. Comecei a adicionar 10 ppm K diariamente e consegui baixar os níveis elevadíssimos de NO3 (mais de 50 ppm) para uns 10 ppm. Simultaneamente comecei a fazer TPA's de 70 l (o aqua tem 240 brutos) semanalmente. Após este tempo verifico que as algas deixaram de aparecer embora aquelas que já estavam instaladas não desapareçam a menos que se retire manualmente.

 

 

Para o teu caso eu recomendava que medisses regularmente os níveis de NO3 e PO4 e começasses a fertilizar com K até atingires um equilibrio entre estes 3 nutrientes que, consoante as plantas que tenhas e a aparencia desejada pode variar consideravelmente. De início pode parecer muito complicado mas rapidamente acabas por compreender a dinâmica das plantas e das algas.

 

Aconselho também a leitura do topico sobre os nutrientes.

 

cumpts...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na foto não dá para ver muito bem, mas essas algas são tipo tufos? Quais os valores dos fosfatos, nitratos e a litragem do aqua?

 

Peço desculpa pelo lapso.

 

o aqua tem cerca de 210l uteis e é fertelizado com Co2 de fermentação (caseiro) num Kit nutrifin.

os teste realizados semanalmente tem:

Amonia=0

Nitritos = 0

nitratos = 10

ph 6.8

 

adicionalmente informo que estas algas parecem (fuligem) e estam a afectar sobretudo as anubias e as Alternanthera reineckii 'Purple' (lilacina).

 

Fauna

6 escalares

7 tetras olho de fogo

3 SAE´s

1 bicolor

1 botia sriatta

2 kribs

2 caradinas tigre

1 gorami perola (de saida)

1 tricogaster (de saida)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não ligues é 7200

 

Pois se queres um conselho, usa 4200k coolsun; 6500k daysun ou 8500k gro-lux

 

São os espectros mais utilizados a nivel de plantados e não só.

 

Tinha 3x54 T5 HO 10.000 e as plantas, além de me crescerem na vertical...também me cresciam algas....mais tarde descobri que injectava pouco co2, que também é uma das causas...embora use co2 pressurizado, o pessoal dos caseiros, quando a solução está a acabar, liberta menos co2, que por sua vez, origina, OU NÃO, o aparecimento de algas.

 

Digam de vossa justiça.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,tem um pouco a ver,noto que no intervalo entre uma garrafa de CO2 e a mudança para outra as algas aparecem ligeiramente.O CO2 é sem duvida um bom aliado.

 

Quanto à iluminação, o ideal é colocar várias temp. de cor na mesma calha. Eu utilizo por ex.numa calha de 6 lâmpadas 3 de 6400k 2 de 8000k e 1 de 10000k na parte da frente.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A foto não é muito boa, mas essa "alga" retira-se com o dedo e fica tipo película? Cheira mal?

Poderá não ser uma alga mas sim uma ciano.

Além de hábitos saudáveis de fertilização e manutenção a solução passará por aumentares a circulação da agua :) .

Editado por Paulo Castanheira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A foto não é muito boa, mas essa "alga" retira-se com o dedo e fica tipo película? Cheira mal?

Poderá não ser uma alga mas sim uma ciano.

Além de hábitos saudáveis de fertilização e manutenção a solução passará por aumentares a circulação da agua :) .

 

pois a mim tb mais me parece ciano que as malditas algras pretas. essas são como uma capa contrariamente as outras que parece autenticos cabelos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois se queres um conselho, usa 4200k coolsun; 6500k daysun ou 8500k gro-lux

 

São os espectros mais utilizados a nivel de plantados e não só.

 

Tinha 3x54 T5 HO 10.000 e as plantas, além de me crescerem na vertical...também me cresciam algas....mais tarde descobri que injectava pouco co2, que também é uma das causas...embora use co2 pressurizado, o pessoal dos caseiros, quando a solução está a acabar, liberta menos co2, que por sua vez, origina, OU NÃO, o aparecimento de algas.

 

Digam de vossa justiça.

 

Cumprimentos

 

Efectivamente este problema surgiu-me quando começei a usar esta calha e esta nosmeu planos trocar as lampadas.Contudo devido ao preço desta lampadas só o farei quando esta fizerem um ano que será em fevereiro uma troca de lampadas são perto de 100€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A foto não é muito boa, mas essa "alga" retira-se com o dedo e fica tipo película? Cheira mal?

Poderá não ser uma alga mas sim uma ciano.

Além de hábitos saudáveis de fertilização e manutenção a solução passará por aumentares a circulação da agua :dry: .

 

No caso de ser ciano o que me dizem de usar Protalon-707? (é da ESHA)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso de ser ciano o que me dizem de usar Protalon-707? (é da ESHA)

 

 

Olá, a melhor forma de eliminar a ciano é retirá-las e aumentar a circulação da água.

( Não sou apologista de aplicação de químicos para remoção de ciano ou algas)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, a melhor forma de eliminar a ciano é retirá-las e aumentar a circulação da água.

( Não sou apologista de aplicação de químicos para remoção de ciano ou algas)

 

não se consegue retirar das plantas (é uma capa compacta) e como a coisa já esta num estado avançado se eu podar as folhas afectadas fico com o aquario depenado.

A circulação esta no maximo que o filtro dá 700 l/h a fim de minimizar perdas de carga o filtro é limpo frequentemente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais