Reestruturação De Aquario


Recommended Posts

Boas

 

Aqui venho eu com mais umas perguntas de novato, mas estou num dilema grande e preciso de conselhos.

 

 

Ora então é o seguinte:

 

Montei no mês passado um aquário e como era o meu primeiro ficou tremendamente mal montado (mea culpa mea maxima culpa).

 

Os maiores problemas são:

 

1 Demasiada areia - Em vez de 4cm de altura tenho cerca de 8cm

2 Filtro interno mal preparado - Apenas tenho a esponja mas hoje vou arranjar as peças de ceramica e a lã de vidro

3 Mau esquema de plantas -Plantas exigentes de mais para os meus conhecimentos e a morrer.

4 Ainda não tinha acertado com a quantidade de comida por isso penso haver muita carga organica na água e o filtro ficou sujo ao fim de duas semanas.

 

Ora assim sendo tenho consciencia que não estou a cuidar dos meus peixes e reds da melhor forma e pretendo solucionar esta situação o mais tardar amanhã ou no Sábado. Para isso preciso da ajuda de quem sabe mais.

 

A minha duvida é, devo ciclar novamente o aquário? Posso temporariamente reactivar um aqua de 30 litros com a água do aqua actual para alojar os peixes enquanto refaço o meu aqua de 80 litros.

 

Se não o fizer, posso apenas retirar os peixes e remover a areia a mais até os sedimentos assentarem novamente? É que experimentei remover um pouco de areia e levantaram-se alguns(bastantes) sedimentos e não sei se será prejudicial.

 

Penso comprar hoje ainda ou no Sábado um aspirador de fundo para limpar a areia.

 

Adicionalmente não sei se ao retirar o musgo de um aquário para o outro os reds que andam lá escondidos possam sobreviver ou não.

 

Peço desculpa se fui errático ao escrever mas estou mesmo num dilema.

 

Ajudem-me por favor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aqui venho eu com mais umas perguntas de novato, mas estou num dilema grande e preciso de conselhos. estamos cá para ajudar :shock: de alguma forma, também já fomos ajudados.

Ora então é o seguinte:

 

Montei no mês passado um aquário e como era o meu primeiro ficou tremendamente mal montado (mea culpa mea maxima culpa).

 

Os maiores problemas são:

 

1 Demasiada areia - Em vez de 4cm de altura tenho cerca de 8cm aqui, dependendo do tamanho do aquário não vejo grande problema. é bom pois permite uma boa fixação das plantas... podes é perder capacidade no caso de ser um aqua pequeno... mas não é problemático.

2 Filtro interno mal preparado - Apenas tenho a esponja mas hoje vou arranjar as peças de ceramica e a lã de vidro

3 Mau esquema de plantas -Plantas exigentes de mais para os meus conhecimentos e a morrer.

4 Ainda não tinha acertado com a quantidade de comida por isso penso haver muita carga organica na água e o filtro ficou sujo ao fim de duas semanas.

 

Ora assim sendo tenho consciencia que não estou a cuidar dos meus peixes e reds da melhor forma e pretendo solucionar esta situação o mais tardar amanhã ou no Sábado. Para isso preciso da ajuda de quem sabe mais.

 

A minha duvida é, devo ciclar novamente o aquário? Posso temporariamente reactivar um aqua de 30 litros com a água do aqua actual para alojar os peixes enquanto refaço o meu aqua de 80 litros. podes... colocas àgua do aquário e o filtro interno no aqua de 30 Lts. passas para lá os peixes e fazes o que tens a fazer no aqua principal.

 

Se não o fizer, posso apenas retirar os peixes e remover a areia a mais até os sedimentos assentarem novamente? É que experimentei remover um pouco de areia e levantaram-se alguns(bastantes) sedimentos e não sei se será prejudicial. que tipo de areia é? lavaste-a bem antes de colocar no aquário?

 

Penso comprar hoje ainda ou no Sábado um aspirador de fundo para limpar a areia.

 

Adicionalmente não sei se ao retirar o musgo de um aquário para o outro os reds que andam lá escondidos possam sobreviver ou não. em principio, à medida que elevas o musgo em direcção à superficie, os reds vão saindo do musgo. pareçe-me que tem a ver com a pressão da àgua... quando é pouca, eles saltam para outro sítio... esta operação deve ser feita muito lentamente e com atenção, não vá algum ficar preso.

 

Peço desculpa se fui errático ao escrever mas estou mesmo num dilema.

 

Ajudem-me por favor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, muito obrigado desde já.

 

O aquário é originalmente de 84 litros, mas apenas consegui ter 70 litros de água, penso que a diferença de areia dá para cerca de mais 7 a 10 litros.

 

Eu tenho areão de silica na base e areia mais fina (mas mesmo assim granulada) também de silica por cimae sim, lavei-a antes de a colocar no aquário, mas penso que por nas primeiras semanas ter dado comida a mais, ficaram muitos flocos e afins no fundo. Tenho duas corydoras e um ancistrus mas não devem estar a dar conta do recado.

 

Aconselhas-me mais a reciclar o aquário todo ou só a transportar os peixes, remover a areia, deixar assentar o que tiver e depois reintroduzir os peixes? É que assim, a água do aquário já estará ciclada penso eu, mas como não tenho a certeza e não quero matar peixes....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha duvida é, devo ciclar novamente o aquário? Posso temporariamente reactivar um aqua de 30 litros com a água do aqua actual para alojar os peixes enquanto refaço o meu aqua de 80 litros.

 

Talvez não seja necessário... se tiveres cuidado com as tais esponjas que tens no filtro... não as laves muito bem, passa-as muito ligeiramente pela água do próprio aquário. (é nessas esponjas que está a maior parte das bactérias do filtro). Planeia as coisas de modo a que o filtro esteja desligado o mínimo tempo possível.

 

Não sei o que entendes poe temporariamente. Umas horas? sim (se forem muitas, talves seja melhor arejar). Uns dias? Isso exigiria outras medidas. (não dogo que não seja possível, com TPA´s diárias, mas...)

 

Se não o fizer, posso apenas retirar os peixes e remover a areia a mais até os sedimentos assentarem novamente? É que experimentei remover um pouco de areia e levantaram-se alguns(bastantes) sedimentos e não sei se será prejudicial.

 

Penso comprar hoje ainda ou no Sábado um aspirador de fundo para limpar a areia.

 

Um aspirador pode aspirar água+areia... ou seja retiras a areia aspirando - ligas uma mangueira ao aspirador e o fluxo de água+areia pode ir directamente para um balde. Assim quase não vais ter sedimentos pelo aquário.

 

Esta operação pode não ser feita toda no mesmo dia (se calhar nem deve)... sempre que fizeres uma TPA, retiras a água aspirando (isto até dá para fazer só com uma mangueira), mas deixas que venha alguma areia... ao fim de algumas TPA´s tens a areia que queres...

 

Adicionalmente não sei se ao retirar o musgo de um aquário para o outro os reds que andam lá escondidos possam sobreviver ou não.

 

Não percebo bem o que queres dizer. De qualquer forma, os reds sobrevivem mesmo sem musgo.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez não seja necessário... se tiveres cuidado com as tais esponjas que tens no filtro... não as laves muito bem, passa-as muito ligeiramente pela água do próprio aquário. (é nessas esponjas que está a maior parte das bactérias do filtro). Planeia as coisas de modo a que o filtro esteja desligado o mínimo tempo possível.

 

Não sei o que entendes poe temporariamente. Umas horas? sim (se forem muitas, talves seja melhor arejar). Uns dias? Isso exigiria outras medidas. (não dogo que não seja possível, com TPA´s diárias, mas...)

Um aspirador pode aspirar água+areia... ou seja retiras a areia aspirando - ligas uma mangueira ao aspirador e o fluxo de água+areia pode ir directamente para um balde. Assim quase não vais ter sedimentos pelo aquário.

 

Esta operação pode não ser feita toda no mesmo dia (se calhar nem deve)... sempre que fizeres uma TPA, retiras a água aspirando (isto até dá para fazer só com uma mangueira), mas deixas que venha alguma areia... ao fim de algumas TPA´s tens a areia que queres...

Não percebo bem o que queres dizer. De qualquer forma, os reds sobrevivem mesmo sem musgo.

 

Cumps

 

 

Sim, temporariamente seria no sentido de apenas uma ou duas horas para os sedimentos assentarem.

Sobreviverem no sentido de passar o musgo para o aquário de 30 litros... tipo sobreviverem aos segundos do transporte

 

OK, então pelo que li, o meu plano passará por ser (se não acharem demasiado arriscado:

 

1 - Tirar as plantas a mais

2 - Passar os peixes para o outro aquário (apenas durante uma ou duas horas)

3 - Aspirar a água a mais e areia

4 - Lavar o filtro (o minimo possível) e incluir a lã de vidro e as peças de ceramica

5 - Adicionar liquido de cultura de bactérias para tentar repor as que se perderam

6 - Fazer as alterações de layout necessárias*

7 - Acabar de encher o aquário (Isto funcionará como uma TPA grande)

8 - Reintroduzir os peixes

 

Que tal soa este meu plano? Demasiado ingénuo? Possível?

 

Desculpem a neurose mas estou mesmo a atrofiar com isto!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fixe! Acho que é mesmo isto que vou fazer... embora ainda esteja na duvida sobre retirar ou não os red ou se os deixe ficar sossegados com o musgo.

 

De resto estou a pensar em formar uma meia piramide de xistos contra o canto traseiro esquerdo do aquário e fazer um declive de musgo com uma pedra difusora no interior da piramide para evitar água consgestionada lá no meio.

 

Assim acabo por criar também uma zona escura caso algum peixe queira ir visitar.

 

Muito obrigado por me terem ajudado e aturado!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.