O Meu Primeiro Aqua ...


sbilly

Recommended Posts

Depois de já ter mostrado alguma vontade em montar um aqua, e de andar a ser "massacrado" por um elemento do fórum para o fazer, decidi avançar ...

 

Apareceu uma oportunidade e comprei o equipamento ...

 

Aquário : 120x40x50

Iluminação : 2 x 40W

Filtro : Eheim 2217

Aquecimento : 300w

 

Akadama : 10lt

Areia : 4kg

Areão negro : 8Kg

Tronco : Tronco de uma bonsai (serissa)

Rocha : Basalto (acho que é)

 

Actualização 2007-10-07

 

Fauna:

5 guppies - 3 machos e 2 fêmeas (a proporção não é a correcta mas na altura ainda não era possível identificar)

3 Otocinclus

2 Corydoras aeneus

2 Corydoras paleatus

 

Flora:

...

...

 

Fim actualização

 

Inicio da montagem : 14-08-2007

 

Depois foi tentar decidir o que lá meter para dentro, e para isso decidi fazer um boneco ...

 

Aqua_001.JPG

 

Ficou simplesmente ... HORRIVEL !!!!! ASSUSTADOR !!!!

Se o boneco tivesse que servir de motivação para continuar, tinha logo arrumado tudo.

 

 

Mas achei que não devia desistir.

Ainda mais porque o meu puto olhava para um móvel com um aquario em cima no meio da sala e estranhava a falta de movimentação no interior.

 

 

Então foi altura de avançar.

Lavar o equipamento todo e colocar no sítio.

 

Aqua_002.JPG

 

 

E toca a fazer uns testes para decidir como iria ficar o interior ...

 

As rochas ...

 

Aqua_003.JPG

 

 

Uma espécie de "rio" ...

 

Aqua_004.JPG

 

 

E a minha "menina" ...

Gardei este tronco depois da bonsai morrer durante uns 5 anos ... Eu sabia que ele ia ter utilidade.

 

Aqua_005.JPG

 

 

Colocação do areão ...

 

Aqua_007.JPG

 

 

E o tronco no seu local ...

 

Aqua_008.JPG

 

 

 

Já com a akadama no lado oposto ...

 

Aqua_009.JPG

 

 

Areia no sítio e rochas ...

 

Aqua_011.JPG

 

Aqua_012.JPG

 

 

E toca a encher ...

Um saco por cima das rochas e a mangueira "quase" a conta gotas. Não queria estragar a montagem.

 

Aqua_014.JPG

 

 

Já ia a água a chegar ao tronco quando me lembrei ... O MUSGO !!!!!

 

Aqua_015.JPG

 

 

Foi a operação mais complicada. Colocar o musgo nos trocos, já dentro do aquário.

Mas não ficou muito mau ... Ou se calhar ficou. (he, he, he)

 

Aqua_016.JPG

 

 

O enchimento continuou e para grande espanto meu a água parecia limpa.

 

Aqua_017.JPG

 

 

Aqui já o tronco estava completamente tapado ...

Alguma sujidade a boiar mas é compreensível

 

Aqua_018.JPG

 

 

Pormenor da zona das rochas.

 

Aqua_019.JPG

 

 

Visão geral ...

 

Aqua_020.JPG

 

 

Já com o filtro montado e a bombar.

 

Aqua_021.JPG

 

 

Aqua_022.JPG

 

 

 

Tudo montado, filtro a funcionar ... chegou a melhor parte.

 

FUI DE FÉRIAS !!!!!

 

 

3 semanas depois voltei a casa e encontrei ...

 

- alguns pequenos caracóis a passear no aquário

- alguns troncos da bonsai com uns "tufos" brancos que é um mistos de bolor e algodão.

 

- E um raio de um remoinho e me está a mandar alguma areia para cima do areão.

 

(depois meto estas fotos).

 

 

 

»»» Próximos passos ...

 

- alguns guppies

- umas plantas para respeitar o famoso "boneco inicial".

 

 

 

Aguardo comentários ...

Editado por sbilly
Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 69
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Não gosto do lado direito, mas esse tronco está a raiar a perfeitção. Dificil vai ser manteres a "árvore" porque não tem ramos para a frente, logo não terá sustantibilidade.

 

 

E tens isto nas fotos e videos dos salgados.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

Eu já vi o aqua ao vivo, e se reparares bem nas fotos, tem realmente ramos para a frente, aliás aquilo era um bonsai e está muito bem equilibrado (até eu cobiçei a arvore antes dele se meter nos aquas :D mas não tive sorte - nota de autor: eu sou o membro a quem ele se refere na 1ª afirmação).

 

Em relação ao lado direito eu acho que tem muito potencial (as fotos não ajudam muito pela pouca luz), não vou dar palpites pq não quero influenciar, mas umas valisnerias por trás e 2 ou 3 echinodorus amazonicus ou bleheri à frente ficavam bem. :-D

 

Em todo o caso e para 1º aquario a lição foi bem estudada e foram feitos os TPA's (leia-se TPC's) e há que ver que ainda faltam as plantas que terao o seu papel na montagem final.

 

Esperemos mais evoluções para ver.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

Eu já vi o aqua ao vivo, e se reparares bem nas fotos, tem realmente ramos para a frente, aliás aquilo era um bonsai e está muito bem equilibrado (até eu cobiçei a arvore antes dele se meter nos aquas ;) mas não tive sorte - nota de autor: eu sou o membro a quem ele se refere na 1ª afirmação).

 

Em relação ao lado direito eu acho que tem muito potencial (as fotos não ajudam muito pela pouca luz), não vou dar palpites pq não quero influenciar, mas umas valisnerias por trás e 2 ou 3 echinodorus amazonicus ou bleheri à frente ficavam bem. bigsmile

 

Em todo o caso e para 1º aquario a lição foi bem estudada e foram feitos os TPA's (leia-se TPC's) e há que ver que ainda faltam as plantas que terao o seu papel na montagem final.

 

Esperemos mais evoluções para ver.

 

 

eu estava a pensar a cada nivel. Se repararmos bem, o troco vai ter 3 niveis. Se tivesse trocos "à volta" nos 3 niveis, arrisco-me a dizer que seria dos troncos mais perfeitos que já tinha visto.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu estava a pensar a cada nivel. Se repararmos bem, o troco vai ter 3 niveis. Se tivesse trocos "à volta" nos 3 niveis, arrisco-me a dizer que seria dos troncos mais perfeitos que já tinha visto.

 

 

Jé percebi o que queres dizer, mas a falta de ramos a que te referes é conpensada pelo tronco principal que é tipo espiral, mas digo-te ... é mesmo a roçar a perfeição .... (claro que não sou nenhum mestre em bonsais nem coisa parecidas, mas visualmente é espectacular)

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que aquário tão grande para começar, quase 250 Litros.

Gostei muito do pormenor do Bonsai, relativamente à parte direita acho que está muito nua. ;)

Parabéns está muito porreiro, bem melhor do que o meu que ainda tá todo naked. ::D:

assinatura5je0.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal ...

Só hoje tive um tempinho para ler com atenção alguns dos comentários ...

 

Não gosto do lado direito, mas esse tronco está a raiar a perfeitção. Dificil vai ser manteres a "árvore" porque não tem ramos para a frente, logo não terá sustantibilidade.

E tens isto nas fotos e videos dos salgados.

 

Em relação à localização foi logo corrigida ...

O lado direito ainda está em "bruto" ... Falta a vegetação para tapar os tubos do filtro e dar mais alguma cor.

O tronco tem realmente alguns troncos para a frente mas é muito dificil ver nestas imagens. Vou tentar tirar uma foto lateral para se perceber melhor.

 

 

eu estava a pensar a cada nivel. Se repararmos bem, o troco vai ter 3 niveis. Se tivesse trocos "à volta" nos 3 niveis, arrisco-me a dizer que seria dos troncos mais perfeitos que já tinha visto.

 

Jé percebi o que queres dizer, mas a falta de ramos a que te referes é conpensada pelo tronco principal que é tipo espiral, mas digo-te ... é mesmo a roçar a perfeição .... (claro que não sou nenhum mestre em bonsais nem coisa parecidas, mas visualmente é espectacular)

 

 

Uma coisa que não pretendo é fazer uma copa muito grande. Não quero arriscar a que o "desenho" do tronco fique tapado.

Daí ter deixado o lado com menos troncos para a frente propositadamente para me deixar ver aquela curva de que tanto gosto.

 

:D

 

 

Boas, e esse aqua era de kem????

inda bem que estas satisfeito com o material...Alguma coisa que precises sabes onde me encontrar.

 

Boas Ruben ...

É verdade ... Este aqua já esteve por tua casa.

 

Aproveito para aqui publicamente apresentar mais uma venda bem sucedida feita através do fórum.

 

bigsmile

 

 

Que aquário tão grande para começar, quase 250 Litros.

Gostei muito do pormenor do Bonsai, relativamente à parte direita acho que está muito nua. :D

Parabéns está muito porreiro, bem melhor do que o meu que ainda tá todo naked. :oops:

 

 

Em relação ao tamanho, e após andar aqui algum tempo pelo fórum, percebi que o pessoal que começa com aquas pequenos rapidamente sente a necessidade/tentação de passar para algo com mais potencial.

Andei algum tempo a estudar o caso e como surgiu a oportunidade de comprar este conjunto ... fui em frente.

 

O lado direito realmente está muito despido mas tal como disse antes ainda falta a "vegetação".

 

E está em constante evolução.

 

 

Agradeço os comentários e aguardo mais comentários / sugestões para melhorar.

 

bigsmile

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei o tronco !! Brutal.

 

Esse areão preto do lado esquerdo onde comprastes ?

 

Quanto a plantas tens de ecolher plantas pouco exigentes pois tens pouca luz.

 

 

Aquário a seguir com muita atenção :-D

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adorei o tronco !! Brutal.

 

Esse areão preto do lado esquerdo onde comprastes ?

 

Quanto a plantas tens de ecolher plantas pouco exigentes pois tens pouca luz.

Aquário a seguir com muita atenção :)

 

Boas ...

 

O areão foi comprado no Seixal. AZOO (Sr. Oliveira).

Pelo menos é assim que me aparece no GPS ... (he, he, he)

 

Em relação a plantas para já vou meter umas valisnérias e um pouco de blyxa.

 

Depois logo se vai evoluindo.

 

Hasta.

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse tronco é algo de espectacular. Mas acho o resto do layout desproporsional.

Não sei que plantas vais colocar, mas acho que vais ficar com o aquário "dividido". Um aquário do lado esquerdo com o tronco e o rio e depois "outro" do lado direito.

Cá fico á espera disso plantado para me tirares a razão :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá muito porreiro, grande potencial.

 

Alguns comentários :

Talvez as pedras do lado direito pudessem ser melhoradas... estão fixes, mas creio que falta ali qq coisa, talvez uma maior.

Dá-me impressão que o tronco podia ficar ligeramente mais alto e uns centímetros para a direita...

Optaria apenas pela akadama e colocaria um fundo preto.

 

Isto são idéias minhas, digo-te que para primeiro aqua está muito bom! Quero ver isso com plantas!

 

cumps,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse tronco é algo de espectacular. Mas acho o resto do layout desproporsional.

Não sei que plantas vais colocar, mas acho que vais ficar com o aquário "dividido". Um aquário do lado esquerdo com o tronco e o rio e depois "outro" do lado direito.

Cá fico á espera disso plantado para me tirares a razão ;)

 

Boas ...

 

Ficar com o aquario dividido foi um risco mais ou menos pensado.

Queria com esta montagem fazer uma "paisagem" com um grande contraste. E nesse aspecto foi conseguido. Espero é que não seja demasiado.

Tentei só manter a uniformidade em termos de rocha e depois de plantas.

 

Vamos ver o resultado ...

 

 

Tá muito porreiro, grande potencial.

 

Alguns comentários :

Talvez as pedras do lado direito pudessem ser melhoradas... estão fixes, mas creio que falta ali qq coisa, talvez uma maior.

Dá-me impressão que o tronco podia ficar ligeramente mais alto e uns centímetros para a direita...

Optaria apenas pela akadama e colocaria um fundo preto.

 

Isto são idéias minhas, digo-te que para primeiro aqua está muito bom! Quero ver isso com plantas!

 

cumps,

Carlos

 

Boas ... Após ter feito esta primeira fase da montagem também pensei em colocar uma pedra maior no lado direito, mas optei por experimentar enriquecer o aqua primeiro com umas plantas e só depois ver se justifica ou não essa alteração.

 

Em relação à altura do tronco tem a ver com as raizes. De forma a estabilizar o "gajo", as raizes ficaram assentes no fundo do aqua, e como ainda têm uma altura "aceitável", achei que ficava fixe.

 

O fundo preto está decidido desde início ... Só ainda não encontrei um com aquela altura. (confesso que também não procurei desesperadamente)

Só mesmo um fundo preto para realçar algumas plantas ... Acho que faz um contraste espectacular.

 

 

Vamos vendo a continuação ...

 

Muchas gracias pelos comentários ...

 

:(

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Ficar com o aquario dividido foi um risco mais ou menos pensado.

Queria com esta montagem fazer uma "paisagem" com um grande contraste. E nesse aspecto foi conseguido. Espero é que não seja demasiado.

Tentei só manter a uniformidade em termos de rocha e depois de plantas.

 

Vamos ver o resultado ...

Boas ... Após ter feito esta primeira fase da montagem também pensei em colocar uma pedra maior no lado direito, mas optei por experimentar enriquecer o aqua primeiro com umas plantas e só depois ver se justifica ou não essa alteração.

 

Em relação à altura do tronco tem a ver com as raizes. De forma a estabilizar o "gajo", as raizes ficaram assentes no fundo do aqua, e como ainda têm uma altura "aceitável", achei que ficava fixe.

 

O fundo preto está decidido desde início ... Só ainda não encontrei um com aquela altura. (confesso que também não procurei desesperadamente)

Só mesmo um fundo preto para realçar algumas plantas ... Acho que faz um contraste espectacular.

Vamos vendo a continuação ...

 

Muchas gracias pelos comentários ...

 

:(

 

 

Dica : 2 folhas de cartolina preta :D

Vê o meu aqua na assinatura, são 2 folhas de cartolina ;)

 

cumps,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para mim parece-me que o aqua tem muito potencial, muito embora "plantados", não sejam a minha guerra.

 

Penso que necessitas de investir numa boa iluminação, pois 80 W para mais de 200 Lts, é muito pouco.

 

Abraço e força com isso

 

PS- Não conheço muitos aquariofilistas no Pinhal Novo, temos que combinar alguma coisa.

Mário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dica : 2 folhas de cartolina preta :)

Vê o meu aqua na assinatura, são 2 folhas de cartolina :(

 

cumps,

Carlos

 

 

A cartolina é uma solução, mas por experiencia própria não julgo ser a melhor, estraga-se com a agua e neste hobby "acidentes" acontecem.

 

Sou mais apoiante do vinil preto, ou até mesmo daqueles fundos com fotografia, uns tem as costas azuis outros tem as costas pretas. usando um desses não terá problemas com estraga-se com a agua.

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive ontem a ver se a cartolina seria ou não uma solução viável, mas com a tampa a encaixar nos vidros, e a condensação, há sempre alguns pingos que escorrem pelo vidro.

 

Isso deve dar cabo da cartolina em 3 tempos.

 

Estava, tal como o Marco sugeriu, a pensar no vinil preto.

 

Assim o encontre. :(

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Este áqua bem trabalhado e com essa bonsai seca pode dar um excelente layout.

Apenas não percebi o motivo que te levou a usar 3 tipos de substrato diferente! Queres explicar?

 

Como ainda está no início talvez possas rectificar algumas coisas que podem fazer a diferença, tais como:

 

- Disfarçar mais o rio, não o deixes tão a direito

- Usar as pedras do lado direito para compor o leito do rio

- Elevar um pouco mais o lado esquerdo semelhante ao meu avatar

- Amarrar bem esse musgo, caso contrário vais ter problemas no futuro

 

Agora é aguardar e ver o que vais plantar! Não te esqueças de escolher as plantas adequadas para que o layout não fique desproporcional.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Este áqua bem trabalhado e com essa bonsai seca pode dar um excelente layout.

Apenas não percebi o motivo que te levou a usar 3 tipos de substrato diferente! Queres explicar?

 

Como ainda está no início talvez possas rectificar algumas coisas que podem fazer a diferença, tais como:

 

- Disfarçar mais o rio, não o deixes tão a direito

- Usar as pedras do lado direito para compor o leito do rio

- Elevar um pouco mais o lado esquerdo semelhante ao meu avatar

- Amarrar bem esse musgo, caso contrário vais ter problemas no futuro

 

Agora é aguardar e ver o que vais plantar! Não te esqueças de escolher as plantas adequadas para que o layout não fique desproporcional.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

 

Boas Filipe.

 

Vou tentar "justificar" algumas das decisões tomadas ... (he, he, he)

 

Em relação aos 3 tipos de substrato ...

Sabes que há gajos com pancadas difíceis de tirar da cabeça. A minha foi o areão negro. Decidi que tinha que meter este areão.

E a idéia de "rio" também estava há muito presente.

Não queria fazer uma montagem "tradicional" com uma base uniforme e depois alguma decoração.

 

Mas nas muitas leituras que fiz em alguns sítios vi que não se deve ter um fundo muito escuro nem muito claro.

 

Então decidi experimentar algo que calculei que iria ser "chocante" (negro vs akadama) mas que no futuro poderia resultar com uma flora adequada. 1/3 de negro, o rio, e o resto mais "soft".

 

O rio ... Estava realmente direito quando foi feita a montagem. Neste momento está tudo menos direito porque como tinha a flauta do filtro numa posição inadequada provocou alguns remoinhos internos que mexeu a areia.

Posição da flauta corrigida mas o rio já tem "ondulação". (depois meto fotos actualizadas)

 

As pedras do lado direito ... Vamos ver o que se consegue fazer para melhorar.

 

O lado esquerdo era para ser mais alto, mas tive algum receio que o "monte" tivesse tendência para endireitar e que o areão viesse todo para cima do rio.

Estou a avaliar a situação para meter os outros 4 kg de areão que lá está em stand-by.

 

O musgo está bem agarrado mas com algumas pontas soltas. Vamos ver como se comporta.

É que só me lembrei de o meter no tronco já durante o enchimento ... Principiantes ... Depois não dava jeito.

 

 

Em relação a plantas ...

Tinha pensado algumas valisnérias para o fundo (atrás das pedras) ... Uns pés de blyxa à frente e na margem direita do rio.

Na rocha da direita pensei numas valisnérias mais pequenas em espiral. Acho que as "mini-twister".

Gostava de colocar um tapete mas ainda está em avaliação.

 

Tenho consciência que ainda estou muito "verde" neste hobby e não me quero já meter em grandes cavalarias.

 

Mas esquecendo o que tinha pensado para as plantas ... Qual a tua sugestão ?

É sempre bom ouvir as sugestões/conselhos de quem sabe. :(

 

Hasta.

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

B R U T A L

ta muito bonito esse promenor do bonsai é a melhor parte de todo o aquario...

espera-se actulizaçoes para ver como ficou esse rio e com as plantas no sitio...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.