Glowlight Roads


Fábio Gomes

Recommended Posts

É com enorme pena minha que vos digo que perdi toda a minha fauna.

 

Tive um grande acidente na regulação do CO2 pressurizado e a minha mãe é que deu conta. Eu como estava a trabalhar não pude intervir. É triste. Não afeiçoa-mo-nos aos bixos e depois acontece isto.

É difícil explicar por palavras o que estou a sentir.

 

Viva Fábio, estou a postar aqui só para que os outros membros se apercebam dos erros de iniciantes no CO2 pressurizado. O que aqui vou escrever já to disse pelas MPs.

 

É assim: eu tb já passei quase pelo mesmo, felizmente não tive baixas quase por milagre.

Quando metemos um sistema de CO2 pressurizado há sempre a sensação que se pode meter mais um bocadinho, não temos a noção dos limites que podemos ou não ultrapassar. É importante ao início não abusar da dose e ir controlando o pH e kH para ter uma noção da concentração de CO2 na água. E a aumentar a dose, fazê-lo aos poucos, p.ex. mais 1/2 (meia) bolha por segundo e ir verificar o estado das coisas após algum tempo (1 dia p.ex.).

Como o teu aqua tem pouca litragem a margem de erro é menor ainda e infelizmente hoje aumentaste a dose e ultrapassaste o limite, com as nefastas consequências que ocorreram...

Para teres uma idéia, mesmo agora faço testes de pH e kH diáriamente, isto como medida de controle. Apanhei um susto tal da outra vez que me ficou de emenda. E é mesmo assim, por mais que nos avisem por vezes só aprendemos com os erros. E sabes bem que eu avisei-te para não abusares!

Agora a única coisa que te posso desejar é coragem, e que não desanimes por causa disto. Eu arranjo-te alguma fauna como já te disse, não é muito mas já é uma pequena ajuda, e aos poucos vais ver que recompões isso.

Não és o primeiro nem hás-de ser o último a quem isto acontece. Às vezes até a pessoal mais experiente...

 

abx

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 92
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Actualizações fresquinhas (ou será quentinhas!?):

 

:-D Myriophilum Tuberculatum var. "Red" a fazer pearling:

DSCN2292.jpg

 

;)A Rotala sp. "Nanjenshan" ganha-lhe, com umas duas voltas de avanço!:

DSCN2290.jpg

 

;)Aqui uma espécie de panorâmica a mostrar o extintor de 2Kg:

DSCN2286.jpg

 

:D Já mais de perto:

DSCN2287.jpg

 

:arrow:E aqui, finalmente a panorâmica:

DSCN2288.jpg

 

Amanhã conto tudo mais ao pormenor. Até lá comentem à vontade!

 

Um abraço! :)

Editado por Fábio Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, passemos lá às novidades... umas boas outras más.

 

Como sabem, há bem pouco tempo comprei uma botija de CO2. A botija comprada não tinha válvula de agulha (eu tinha conhecimento) e eu fiei-me durante uma semana no redutor, por si só. (NÃO FAÇAM ISTO!). A pressão varia muito só com o redutor. E o que me aconteceu foi chegar a casa e ter a fauna toda morta por a pressão não estar igual á que eu deixei de manhã. Resultado: Perdi toda a fauna. Já comprei a valvula de agulha e até comprei uma selenóide mas... está avariado e ainda está para trocar. Como vêem tenho tido uma semana cheia de sorte (ou não!).

 

Mas nem tudo são tempestades...

Consegui, finalmente, arranjar as plantinhas vermelhas que tanto gosto: Rotala wallichii e Myriophilum Tuberculatum var. "Red". Tenciono talvez trocar uma com a outra, acho que realçava mais o ponto focal.

 

Em relação a podas:

Fiz duas poda das chamadas "oh Deus, és maluco!". As vítimas foram a Rotala rotundifolia e o Micranthemum umbrosum. Já estavam a ficar carequinhas no "fundo" da caule". É certo que custam a arrancar (duas semanas, mais ou menos), mas depois compensa. Um fenómeno que desconhecia e que tenho imenso gosto em constatar é a quadrifurcação do caule da Rotala rotundifolia, pós-poda. Quando crescer vai ficar densa quanto baste. :lol:

 

Saídas:

Retirei parte do tapete da Hemianthus callitrichoides "cuba" e replantei a Eleocharis parvula. Acho que daqui a um tempo o mais provável é eu ficar com apenas um tapete... e... aí é que vão ser elas. Escolha muito difícil, são duas plantas magníficas

 

Futuras alterações:

Hoje chegará o difusor de CO2 em vidro. Assim consigo aproveitar melhor o gás.

Hoje também será o dia da chegada de uma das minhas plantas preferidas: Lysimachia nummularia 'Aurea'.

 

A moita de Hemianthus Micrantemoides do lado esquerdo do aquário vai sair, dando lugar ao Micrantemum Umbrosum. E onde estava o Micranthemum umbrosum vai para lá a Lysimachia nummularia 'Aurea'! :laugh:

 

Novidades na fertilização:

Quando tudo estiver no lugar tencionao aumentar a fertilização de K e P. Estou a dar 5ppm's e 0,5ppm's respectivamente e vou aumentar para 7ppm's e 0,7ppm's respectivamente. Puxar pelos vermelhos é a missão.

A fertilização de ferro e micros manter-se-á.

Comecei a adicionar Cálcio.

 

Desde há quinze dias para cá que deixei de fazer TPA's. Apenas reponho a água evaporada. Até agora tenho os parâmtetros como sempre quis. (A água da torneira sai carregada de Nitrato (40mg/l). Com as R.A.E. (Reposição da água evaporada), consigo manter valores contantes de 20mg/l nyah)

Atenção: não deixem de fazer TPA's à toa. Eu dou-me a esse "luxo" por culmatar as deficiências de Cálcio e não ter deficiências de Magnésio. Para além disso não tenho picos de Nitrato.

Estudem bem o vosso aquário antes de abandonarem as TPA's.

 

Tenho aprendido muito com este aquário.

 

Qualquer dúvida, sugestão, correcção é bem-vinda. ;)

 

Cumprimentos!

Editado por Fábio Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Isso é que é pearling por todo o lado!

Com as condições que tens agora, a nível de iluminação, CO2 e nutrição, isso vai bombar na força toda!

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Fábio,como sabes também me aconteceu um acidente à pouco tempo e também perdi quase todos os meus Crystal Red...agora é seguires em frente,com os erros é que aprendemos.

Estou a gostar imenso da progressão do teu aqua, está a ficar sensacional,esse toque dos vermelhos deu o que estava a faltar.Continua com o bom trabalho!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo Zogli,

 

Sim, realmente acho que as plantas de tons vermelhos introduzidas deram uma da coisa que estava a faltar a este aquário. Ainda estou a pensar fazer umas alterações. A Tuberculatum red passa para o lado da walichii e a walichii sai do aquario. Finalmente julgo estar a encontrar um equilibrio. cabecadura

 

Dia 25 actualizo, mas até lá comentem com fartura porque só com comentários e conselhos é que pudemos aprender o que não sabemos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Ainda estou a pensar fazer umas alterações. A Tuberculatum red passa para o lado da walichii e a walichii sai do aquario

 

Pois é Fábio, acho que não poderia estar mais de acordo, pois à primeira vista a rotala walichii fica ali um pouco estranha, e penso que onde está talvez dê para plantar uns pézinhos de tuberculatum red.

 

Outra coisa: aquela pedra do lado direito entre as blixas está coberta de musgo ou são algas?!

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Pois é Fábio, acho que não poderia estar mais de acordo, pois à primeira vista a rotala walichii fica ali um pouco estranha, e penso que onde está talvez dê para plantar uns pézinhos de tuberculatum red.

 

Outra coisa: aquela pedra do lado direito entre as blixas está coberta de musgo ou são algas?!

 

 

Olá, Se7en! :arrow:

 

A pedra estava coberta com musgo, mas devido ao ataque de BBA's no mês passado o musgo ficou muito debilitadom chegando ao ponto de não o conseguir recuperar. Vi-me forçado a tira-lo, há dois dias. Pode ser que mais tarde coloque Riccia no lugar do musgo. (O problema vai ser levantar a pedra, que vai levantar imensa poeira...) :arrow:

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio...

 

Pode ser que mais tarde coloque Riccia no lugar do musgo. (O problema vai ser levantar a pedra, que vai levantar imensa poeira...)

 

Na minha opinião, prefiro ver musgo nas pedras do que riccia. Talvez se experimentasses alguma espécie diferente do tão comum Vesicularia Dubyana, podia ser que gostasses do resultado :wink: Eu apostava nisso pois tenho visto aqui em Inglaterra coisas muito engraçadas com outras espécies de musgo e por vezes também se vê aqui no forum...

 

Quanto à poeira que a tal pedra poderá levantar, aproveitas e com uma mangueirinha aspiras a poeira e fazes nem que seja uma mini tpa banana rock

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Fabio undertaker, :wink:

Tenho andado um pouco afastado devido a alguns projectos pessoais banana rock ,mas já vi que passaste por alguns problemas,o que te aconteceu com o CO2 é muito chato,mas acredita que já aconteceu a muito boa gente,por isso é que eu acho que ter um medidor controlador a controlar a injecção é uma mais valia,de qq modo tanbem já vi que deste "a volta por cima" e que continuas a ter um dos mais agradaveis pequenos aquas aqui do forum. ;)

Um forte abraço e sempre que precisares de alguma coisa,apita aqui ao "Rodriguez". :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio...

Na minha opinião, prefiro ver musgo nas pedras do que riccia. Talvez se experimentasses alguma espécie diferente do tão comum Vesicularia Dubyana, podia ser que gostasses do resultado ;) Eu apostava nisso pois tenho visto aqui em Inglaterra coisas muito engraçadas com outras espécies de musgo e por vezes também se vê aqui no forum...

 

Quanto à poeira que a tal pedra poderá levantar, aproveitas e com uma mangueirinha aspiras a poeira e fazes nem que seja uma mini tpa ;)

 

Pois, eu em relação a musgo também o prefiro ver nas pedras em comparação com a riccia. o problema é que o musgo quando se poda não boia e tenho que andar lá á caça... é uma tarefa maçadoura. Daí a minha preferência pela riccia é super fácil de podar e limpar os restos! :P

 

Grande Fabio undertaker, :wink:

Tenho andado um pouco afastado devido a alguns projectos pessoais banana rock ,mas já vi que passaste por alguns problemas,o que te aconteceu com o CO2 é muito chato,mas acredita que já aconteceu a muito boa gente,por isso é que eu acho que ter um medidor controlador a controlar a injecção é uma mais valia,de qq modo tanbem já vi que deste "a volta por cima" e que continuas a ter um dos mais agradaveis pequenos aquas aqui do forum. ;)

Um forte abraço e sempre que precisares de alguma coisa,apita aqui ao "Rodriguez". :D

 

Meu Amigo, Luís! Tu estás feito um desaparecido! Essa é que é essa! Espero que esteja tudo bem contigo. :)

Em relação ao Co2 já tenho tudo controlado, finalmente. foi preciso errar para aprender, infelizmente mas não foi por falta de aviso. Mas não tive culpa.

Muito obrigado pelo elogio mas sinto que o aqua ainda tem alguma estrada a percorer algum estrada até estar onde o idealizei. só falta arranjar mais uns pézitos de Pogostemon helferi et voilá!!! :)

 

Forte abraço e faço das tuas as minhas palavras. Qualquer coisa que precises não hesites.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas...

 

Então Fábio temos por ai novidades??? biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Boas se7en!!! Haver até há algumas mas estou sem máquina fotográfica e além disso o aquário está em remodelações. Glowlight Roads v2, vem aí. Menos diversidade de flora e algumas mudanças no hardscape. biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Boas se7en!!! Haver até há algumas mas estou sem máquina fotográfica e além disso o aquário está em remodelações. Glowlight Roads v2, vem aí. Menos diversidade de flora e algumas mudanças no hardscape. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

 

Glowlight Roads v2 que dele?!?! Venha ele, mostra ai fotos.. Estou curioso, será um verdum como este?!

Quando puderes actualiza!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Andava por aqui a procura de dicas para reformar o malogrado "campo de concentração" do meu pai quando encontro neste tópico algo de estranhamente familiar :puppydogeyes:

 

Tens aí um belo aqua, e suspeito que acho que em vez de ir ter contigo à "loja" vou a tua casa!

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

realmente estes foi dos aquas mais bonitos que vi aqui pelo forum, tá simplesmente bestial.... :D

Agora é esperar pela V2...se continuar o caminho deste...em vez do pessoal utilizar paisagens para construir aquas, ainda vemos as maquinas a alterar paisagens com as fotos dos aquas.... :D

 

Parabéns

Abraço

[color="#000000"][b][font="Verdana"][size=2][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=96521&st=0#entry585608"] [/url][/size][/font][/b][/color][size=3][color="#8b0000"][font="Comic Sans MS"][color="#000000"][font="Verdana"][size=2][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=96521&st=0"][img]http://i285.photobucket.com/albums/ll65/pmfigueira/Tanganiyka/OceanLogo.png[/img][/url]
[/size][/font][/color][/font][/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

PESSOAL! EU AINDA SOU VIVO!!!

 

Tenho andado sem muito tempo para estas andanças, mas vou tentar iniciar algo com pés e cabeça. Falta-me harscape!!! Um tronco bonito, ramificado made in Naturline!!! Quem se oferece para lhe dar boleia até à margem sul? lololol

 

Um abraço a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.