Comprar Selvagens Em Lisboa (discus)


Cristóvão Casimiro

Recommended Posts

Após algum tempo a manter Discus criados em cativeiro, gostaria de dar o salto para os complicados Selvagens.

 

Alguém me pode ajudar sobre onde os encontrar na zona de Lisboa?

 

Cumpts.

Editado por Cristóvão Casimiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 55
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Qual é a complicação dos selvagens que os torna tão especiais? Virem com parasitas que os criados em cativeiro não têm? Ou é a de os peixes estarem habituados a nadar em uma qualidade de água impecavél de milhões de litros e terem de se habituar a nadar em umas centenas de litros e parametros relativamente instaveis?

 

Continuo sem perceber a "panca" dos peixes selvagens...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é a complicação dos selvagens que os torna tão especiais? Virem com parasitas que os criados em cativeiro não têm? Ou é a de os peixes estarem habituados a nadar em uma qualidade de água impecavél de milhões de litros e terem de se habituar a nadar em umas centenas de litros e parametros relativamente instaveis?

 

Continuo sem perceber a "panca" dos peixes selvagens...

 

 

Olá , eu não tenho a "panca" , dos selvagens porque os euritos (esses tenho a "panca" ) mas não aparecem, mas garantido que dos selvagens se fizeram as variantes que conhecemos , que tal o desafio de uma nova variante , mas só isso, acho que sem ter objectivamente isso , eles só fazem vista . LOL .um abraço.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , eu não tenho a "panca" , dos selvagens porque os euritos (esses tenho a "panca" ) mas não aparecem, mas garantido que dos selvagens se fizeram as variantes que conhecemos , que tal o desafio de uma nova variante , mas só isso, acho que sem ter objectivamente isso , eles só fazem vista . LOL .um abraço.

Jose Palma

 

 

As variantes que conhecemos na sua maioria senão todos, são geneticamente manipulados, para terem esta ou aquela cor mais acentuada. Por isso esqueçam em agarrar em selvagens e criar novas estirpes.

 

Por outro lado e pelo que sei discus selvagens, e quando falo em discus selvagens, são os apanhados nos rio da América do sul, nomeadamente no amazonas e seus afluentes, não aqueles heckel que põem aí à venda que de selvagens têm pouco, pois são criados em cativeiro...mas dizia, pelo que sei os discus selvagens não criam em cativeiro, só se forem descentes de selvagens selvagens.

 

Mais ainda estou para ver uma loja com discus selvagens para venda, a única coisa que vi foi de cativeiro das variantes selvagens. O único sitio onde vi e não estão para venda, foi na Ruimar que o Sr. Rui tem lá dois casais, da estirpe heckel e que comparado com os que vi aí em alguns aquários de membros aqui do forum, não tem nada a ver.

 

Aliás a importação desses bichos está proibida, só com grandes negócios e alguém que tenha licença para o fazer, o que não é fácil.

 

Abraço a todos

 

RMM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é a complicação dos selvagens que os torna tão especiais? Virem com parasitas que os criados em cativeiro não têm? Ou é a de os peixes estarem habituados a nadar em uma qualidade de água impecavél de milhões de litros e terem de se habituar a nadar em umas centenas de litros e parametros relativamente instaveis?

 

Continuo sem perceber a "panca" dos peixes selvagens...

 

 

Boas, muita agua é igual a agua de qualidade , ja para n falar nos niveis de ph ,abaixo dos 5 , e gh e kh a 0 , manter estes parametros na maioria dos nossos aquarios n será la mt facil....

 

abraço

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tinha alertado que de selvagens têm eles pouco :D :P

 

Selvagens só vão para os grandes criadores os outros levam com aviários claro que a estirpe é mantida ;)

 

 

Nem mais...desconheço selvagens à venda e já agora quando os virem peçam o comprovativo de importação com o rio de origem.

 

Duvido que tal vos seja facultado e porquê? porque mesmo os que vêm do Brasil já são de aviário.

 

Se querem ter um disco de estirpe selvagem, muito bem, porque temos um disco derivado daquelas estirpes originais, mas que não deixa de ser de cativeiro, o que nesse caso, penso que já não serão tão exigentes quanto aos ph e outro valores, pela razão de terem nascido em cativeiro e nunca terem conhecido as condições originais em que os seus antepassados viveram.

 

Abraço

 

RMM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após algum tempo a manter Discus criados em cativeiro, gostaria de dar o salto para os complicados Selvagens.

 

Alguém me pode ajudar sobre onde os encontrar na zona de Lisboa?

 

Cumpts.

 

Boas,

 

Eu tenho alguns "selvagens" de cativeiro. Cheguei ontem do Brasil, onde estive por motivos de trabalho, e durante uma semana contactei com vários vendedores e criadores de discus que me disseram que não conseguem ter selvagens pois os que são apanhados são para exportação e é muito dificil consegui-los mesmo no Brasil. Por outro lado, a exportação é cada vez mais controlada e só os alguns exportadores o conseguem fazer. É necessário ter bons contactos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As variantes que conhecemos na sua maioria senão todos, são geneticamente manipulados, para terem esta ou aquela cor mais acentuada. Por isso esqueçam em agarrar em selvagens e criar novas estirpes.

 

Nem mais, as cores que existem hoje em dia, foram conseguidas atráves de cruzamentos controlados de centenas de gerações. Nunca de um casal de selvagens irá sair um blue diamant... Se tiveres uma sorte descomunal, sai um com o gene do azul mais forte. Mas é daquelas hipoteses em 1 milhão :twisted:

 

Por outro lado e pelo que sei discus selvagens, e quando falo em discus selvagens, são os apanhados nos rio da América do sul, nomeadamente no amazonas e seus afluentes, não aqueles heckel que põem aí à venda que de selvagens têm pouco, pois são criados em cativeiro...mas dizia, pelo que sei os discus selvagens não criam em cativeiro, só se forem descentes de selvagens selvagens.

 

Mais ainda estou para ver uma loja com discus selvagens para venda, a única coisa que vi foi de cativeiro das variantes selvagens. O único sitio onde vi e não estão para venda, foi na Ruimar que o Sr. Rui tem lá dois casais, da estirpe heckel e que comparado com os que vi aí em alguns aquários de membros aqui do forum, não tem nada a ver.

 

Aliás a importação desses bichos está proibida, só com grandes negócios e alguém que tenha licença para o fazer, o que não é fácil.

 

A minha reprovação é mesmo essa, se há a mesma estirpe criada em cativeiro para quê ir retirar especimes á Natureza?

 

 

Boas, muita agua é igual a agua de qualidade , ja para n falar nos niveis de ph ,abaixo dos 5 , e gh e kh a 0 , manter estes parametros na maioria dos nossos aquarios n será la mt facil....

 

abraço

 

E os peixes criados em cativeiro não suportam esses valores?

Que eu saiba todos os peixes criados em cativeiro sobrevivem a uma qualidade de água excelente para a sua espécie.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A razão de que as pessoas querem animais selvagens é para se gabarem e exibirem.É preciso é que quando essas pessoas se exibem,as outras em vez de gabar têm é de reprovar e dizer que é errado. Há peixes suficientes em cativeiro.Um peixe que vem habituado desde há muitas gerações atrás a estar no ambiente natural,de repente ficar confinado a 200 ou 300L, às vezes menos, é cruel.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E os peixes criados em cativeiro não suportam esses valores?

Que eu saiba todos os peixes criados em cativeiro sobrevivem a uma qualidade de água excelente para a sua espécie.

 

 

o que eu quis dizer foi precisamente o contrario,s selvagens é que dificilmente aguentam os nossos parametros, esses sao os valores para os selvagens , o dificil é manteres esses valores nos teus aquas para os selvagens, n me estava a referir aos de cativeiro que sao criados em valores muito mais proximos da nossa realidade.

Isto sem falar da alimentação a que estao habituados no meio ambiente natural....

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há peixes suficientes em cativeiro.Um peixe que vem habituado desde há muitas gerações atrás a estar no ambiente natural,de repente ficar confinado a 200 ou 300L, às vezes menos, é cruel.

 

 

tb penso assim

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que eu quis dizer foi precisamente o contrario,s selvagens é que dificilmente aguentam os nossos parametros, esses sao os valores para os selvagens , o dificil é manteres esses valores nos teus aquas para os selvagens, n me estava a referir aos de cativeiro que sao criados em valores muito mais proximos da nossa realidade.

Isto sem falar da alimentação a que estao habituados no meio ambiente natural....

 

Eu estava a perguntar sobre qual é o fascinio/desafio de um peixe selvagem em relação a um criado em cativeiro sendo exactamente iguais? E entendi a tua resposta como se o manter a qualidade da água fosse o desafio. Daí ter respondido que os peixes de cativeiro também apreciam essa qualidade de água, apesar de suportarem valores um pouco diferentes.

Nada impede de se manter os parametros perfeitos para manter peixes selvagens e teres no aquário peixes de cativeiro. O mesmo se aplica á alimentação.

Até consigo perceber que é um desafio mais complicado, mas a questão que temos de colocar é: Valerá a pena fazer os animais sofrer, para mostrar que somos "muita bons" a cuidar de peixes?

Para mim isso equivale a apanhar um lobo selvagem e coloca-lo com uma coleira atado a uma corrente e depois ir mostrar aos amigos que consegue manter um lobo selvagem só porque ele não morre...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim isso equivale a apanhar um lobo selvagem e coloca-lo com uma coleira atado a uma corrente e depois ir mostrar aos amigos que consegue manter um lobo selvagem só porque ele não morre...

Aqui está uma frase que exprime exactamente esta questão dos F0...Lindo!! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Antes mais, agradeço ao netmaniac, nassis e ao jafs pelas respostas que deram no que diz respeito ao assunto do tópico em si.

 

PS.: Jafs, se puderes manda-me por MP uma foto dos discus. Depois falamos!

 

 

Só agora liguei a net e para ser sincero fiquei espantado com o rumo pelo qual este tópico enveredou.

 

Realmente, expliquei-me mal! Discus SELVAGENS proveniente das suas bacias de origem, para além de cruel incentiva à prática de actividades ilegais ou então leva a todo um processo burocrático e consequentemente €€€

O que procuro sim são discus de cativeiro obtidos de variante selvagem.

 

 

 

Eu já tinha alertado que de selvagens têm eles pouco biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin

 

... os outros levam com aviários claro que a estirpe é mantida :D

 

É memo esses que pretendo :D

 

 

 

A minha reprovação é mesmo essa, se há a mesma estirpe criada em cativeiro para quê ir retirar especimes á Natureza?

 

Completamente de acordo!

 

 

 

A razão de que as pessoas querem animais selvagens é para se gabarem e exibirem. É preciso é que quando essas pessoas se exibem,as outras em vez de gabar têm é de reprovar e dizer que é errado. Há peixes suficientes em cativeiro. Um peixe que vem habituado desde há muitas gerações atrás a estar no ambiente natural,de repente ficar confinado a 200 ou 300L, às vezes menos, é cruel.

 

Gabarem-se, exibirem-se, penso que todos mantemos os nossos aquários um pouco com esse intuito. Por vezes podemos não nos apercebermos disso mas estou certo de que todos nós gostamos de ter e apresentar os nossos aquários em excelente estado, limpo e com peixes saúdaveis.

Quem não sente uma enorme satisfação pessoal em verificar que os habitantes mantidos estão em excelentes condições sendo estes motivo de fascínio por amigos ou familiares (que até então pouco "ligavam" aos peixes)?

 

Como foi já foi dito e repito-o, também condeno veemente que isto seja feito à custa de animais retirados do seu "ambiente natural" e nisso não participarei. Agora também é verdade, que gostaria muito de manter (nas melhores condições) 4 desses exemplares "únicos" de provenientes da reprodução em CATIVEIRO num Biótopo de 600L.

 

Abraços

 

Cristóvão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gabarem-se, exibirem-se, penso que todos mantemos os nossos aquários um pouco com esse intuito. Por vezes podemos não nos apercebermos disso mas estou certo de que todos nós gostamos de ter e apresentar os nossos aquários em excelente estado, limpo e com peixes saúdaveis.

Quem não sente uma enorme satisfação pessoal em verificar que os habitantes mantidos estão em excelentes condições sendo estes motivo de fascínio por amigos ou familiares (que até então pouco "ligavam" aos peixes)?

Eu disse gabar e exibir no mau sentido,no sentido da ostentação de um animal que por ser selvagem,faz de nós grandes aquariofilistas.Claro que todos gostamos quando alguém aprecia os nosso aquas...

Fico contente por te teres exprimido mal e que queiras antes F1. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem mais...desconheço selvagens à venda e já agora quando os virem peçam o comprovativo de importação com o rio de origem.

 

Duvido que tal vos seja facultado e porquê? porque mesmo os que vêm do Brasil já são de aviário.

 

Se querem ter um disco de estirpe selvagem, muito bem, porque temos um disco derivado daquelas estirpes originais, mas que não deixa de ser de cativeiro, o que nesse caso, penso que já não serão tão exigentes quanto aos ph e outro valores, pela razão de terem nascido em cativeiro e nunca terem conhecido as condições originais em que os seus antepassados viveram.

 

Abraço

 

RMM

 

 

 

O que mais há à venda são discus de captura selvagem; e até é bem fácil de comprovar, quanto mais não seja pelo preço. Os selvagens são mais baratos que os de cativeiro para o mesmo tamanho. A razão para isto é simples, é mais barato obter um peixe já adulto capturando-o (mesmo ete tendo de passar por uma quarentena,etc) que criá-lo durante um ano ou mais para depois o vender. Desse modo um Discu selvagem de 12cm será sempre mais barato que um vindo dum criador. Normalmente encontram-se adultos (ou pre-adultos) selvagens por preços de 35 a 80€ nas lojas. E nota-se bem a diferença entre peixes capturados (especialmente quando ainda têm pouco tempo na loja) em relação aos nascidos em cativeiro.

 

 

 

"Duvido que tal vos seja facultado e porquê? porque mesmo os que vêm do Brasil já são de aviário."

 

Tal como já referí antes para quê cria-los quando é muitissimo mais barato apanha-los às centenas nos rios e lagos?

Os Piabeiros (pescadores antivos no Brasil) capturam os discus, neons etc e vendem-nos por uma bagatela a empresas que os exportam para todo o mundo. Para terem uma ideia os Neons chegam a ser vendidos por menos e um dollar a centena.

 

Isto não acontece só com os discus, mesmo espécies de água salgada costumam ser mais baratos os de captura selvagem que os nascidos ou criados (capturados pequenos e criados até tamanho de venda em tanques).

Os únicos casos em que os capturados são mais caros que os de cativeiro costuma ser em certas espécies dos grandes lagos africanos por terem de ser capturados a alguma profundidade e em alguns casos (como os Frontosas) terem de passar por varios patamares de espera de descompressão até serem trazidos à superficie o que encarece bastante a exploração.

 

 

 

citando o menbro Cristóvão Casimiro:

 

"Realmente, expliquei-me mal! Discus SELVAGENS proveniente das suas bacias de origem, para além de cruel incentiva à prática de actividades ilegais ou então leva a todo um processo burocrático e consequentemente €€€

O que procuro sim são discus de cativeiro obtidos de variante selvagem"

 

No caso do Brasil a exploração da pesca de peixes "ornamentais" é controlada por um Orgão Governamental chamado IBAMA, e até se pode dizer que controlado bastante bem. são estabelecidas quotas de captura e épocas etc. Como exemplo pode-se ter o caso do tão famoso "pleco" L-046 que na Europa e emsmo em Portugal chegou a custar varias centenas de Euros (no Picanço custavam mais de 500€) em que obviamente a capura deste seria bastante proveitosa e esta foi interrompida como proteção da população da espécie.

Aliás, no caso dos Discus já se fazem capturas para a aquariofilia desde os anos 30 e até hoje ainda nenhuma população apareceu em qualquer "red list", e a exploração dos recursos sempre proporciona algum rendimento ás populações nativas.

 

 

QUOTE(João Abóbora @ Sep 16 2007, 06:28 PM)

A minha reprovação é mesmo essa, se há a mesma estirpe criada em cativeiro para quê ir retirar especimes á Natureza?

 

 

Há varias razões para isso. Uma delas é a diversidade genetica. Quando se compra meia dúzia de disquinhos de 5cm dum aquario numa loja estes são normalmente todos irmãos. Obtendo animais selvagens muito dificilmente tal acontecerá.

É claro que aquí depois entram outros factores como o de se ter um animal que realmente veio dum meio natural com outro tipo de exigencias e mais importante com um comportamento completamente diferente dos de cativeiro.

Quém tiver experiência a manter dos dois tipos (selvagens e de cativeiro) conhece bem as diferenças comportamentais, desde coisas tão simples como o comportamento a quando da hora da alimentação até à forma diferente como interagem entre sí etc. São de facto animais muito diferentes, com exigências diferentes e caracteristicas bem distintas.

 

 

 

 

QUOTE(João Abóbora @ Sep 17 2007, 02:57 AM)

Para mim isso equivale a apanhar um lobo selvagem e coloca-lo com uma coleira atado a uma corrente e depois ir mostrar aos amigos que consegue manter um lobo selvagem só porque ele não morre...

 

 

Um ser Humano, um Lobo, um Discu são coisas muito diferentes. Com condições adequadas Discus selvagens vivem perfeitamente saudaveis e felizes em aquario, aliás a grande prova de tal é mesmo a longevidade de alguns especimes que como todos sabemos no caso destes animais está dependente de uma vivência sem stress no dia-a-dia. Discus stressados invariavelmente acomulam a médio prazo graves problemas de saúde, deixam de comer e finalmente morrem. Estar a comparar a possibilidade de se ter um peixe selvagem feliz e contente num espaço como um aquario com o ter um lobo selvagem é um pouco despropositado; será como comparar o território de uma matilha de lobos a manter um ser humano enclausurado num espaço identico (de alguns ectares) toda a vida. Lobos são lobos e peixes são peixes...

Editado por andrejnr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para quem diz que n ha importação de verdadeiros discus selvagens para portugal aqui ficam alguns videos de um importador nacional bem conhecido.....

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

e ha muitos mais basta procurarem....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, willian e sem querer duvidar de ti, acho que era melhor dizer quem era a pessoa que importa e vende, mas que o gajos são bonitos lá isso são.

 

Contudo e podes-me chamar teimoso, quem me garante que esses discos são selvagens e não de cativeiro, descendentes de selvagens?

 

Quanto ao comentário dos lobos, humanos e peixes, proferido por outro distinto membro, acho que não merece sequer atenção, porque independente daquilo que se diga, um animal que viveu sempre no seu habitat natural, não fica por certo feliz num ambiente restrito...essa é a verdade nua e crua, qualquer outra opinião, por muito válida, não é mais do que querer justificar e disfarçar uma realidade cruel para qualquer animal selvagem.

 

Abraço a todos

 

RMM

Editado por rodrigogpmm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um animal que viveu sempre no seu habitat natural, não fica por certo feliz num ambiente restrito...essa é a verdade nua e crua, qualquer outra opinião, por muito válida, não é mais do que querer justificar e disfarçar uma realidade cruel para qualquer animal selvagem.

 

 

tenho exactamente a mesma opinao que tu , os selvagens devem ficar nos rios em liberdade, o que apenas quis mostrar foi que quem quiser comprar n tem que procurar mt

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais