Elos Project 112l - Novo Layout


André Silvestre

Recommended Posts

Olá.

 

Depois de alguma ausência na participação do fórum, apresento-vos a minha última montagem. É uma montagem mais virada para plantas de crescimento lento a moderado e, como tal, de manutenção mais relaxada.

 

Deixo um agradecimento especial à Naturline, pela disponibilização do material Elos, plantas e bom atendimento, bem como ao amigo Marco Fernandes e Luis Rodrigues.

 

Setup:

 

Data de montagem: 18-07-2007

Aquário: 70*40*40 ; 112L

Iluminação: Calha 4 X 18W T8: 2 X 6500K Philips TLD 965; 2 X 8000K Osram Skywhite 880

Filtragem: Eheim 2213

CO2: Sistema pressurizado com difusor Elos ATO-10

Substracto: Turfa granulada, Elos TerraZero, Elos Bottom Mineral, Elos Terra

Decoração: Areia de rio, raízes, basaltos

 

Flora: Proserpinaca palustris " Cuba"; Micranthemum umbrosum; Rotala sp. " green"; Bolbitis heudeloti; Anubia nana " petite"; Hydrocotyle verticillata; Cryptocoryne wendtii " brown";Cryptocoryne parva; Fissidens fontanus; Fissidens sp. ; Riccardia chamaedryfolia; Utricularia graminifolia

 

Fauna: Boraras maculatus; Otocinclus sp. ; LDA-25 Parotocinclus jumbo; Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. blue; Caridina cf. cantonensis 'Tiger'

 

Depois de algum tempo a encaixar as raízes, heis o resultado:

 

PICT0004.jpg

 

Material a usar como substracto:

 

PICT0012.jpg

 

Colocação do Substracto, com divisória de cartão para separar o substracto da areia:

 

1º Turfa granulada

2º TerraZero

3º Bottom Mineral

4º Elos Terra e areia

 

PICT0016.jpg

 

PICT0017.jpg

 

PICT0020.jpg

 

PICT0034.jpg

 

Fase do hardscape:

 

colocação das pedras base que, mais tarde, foram complementadas com pedras mais pequenas de modo a dar um efeito mais natural. Algumas pedras pequenas foram cobertas com musgo e liverworts. As raízes foram cobertas com Fissidens sp.

 

PICT0045.jpg

 

PICT0052.jpg

 

PICT0054.jpg

 

PICT0059.jpg

 

Fase de plantação:

 

PICT0083.jpg

 

Aquário já cheio:

 

PICT0013ee.jpg

 

PICT0016ee.jpg

 

PICT0018e.jpg

 

PICT0019.jpg

 

PICT0031e.jpg

 

PICT0008.jpg

 

Entretanto, fui para fora 1 mês, deixando o aquário em auto-manutenção. Quando regressei, observei que:

 

- estava com muitas algas filamentosas verdes, que formavam cabeleiras com cerca de 10cm de comprimento, algas essas que estavam apenas agarradas ao musgo.

 

- no geral, as plantas estavam a crescer bem, mas, a L. " Cuba", que já tinha chegado à superfície e se curvava, tinha entrado em necrose na zona inferior dos caules, causada pela sombra nas folhas dessa mesma zona. Optei por retirá-la pois, sendo uma planta que compacta bastante e não tendo luz para a manter nessas condições, achei que seria a melhor opção para manter o aquário a longo prazo.

 

- houve um " meltdown" das Blyxas, coisa que não aconteceu nas Cryptos ( que são mais propensas a isso).

 

- os testes acusavam: NO3 = 50 mg/L, PO4 = máximo da escala, que é 2 mg/L

 

Nas duas semanas seguintes, iniciei a fertilização líquida com K40 ( fertilizante líquido de potássio) e Fase 1 ( fertilizante líquido de micronutrientes). TPas semanais de 50% retiraram o excesso de nutrientes e estabilizei os valores de No3 entre 5mg/L e 10 mg/L e PO4 entre 0.5mg/L 1mg/L.

 

Neste momento, as plantas apresentam um crescimento saudável, embora com um crescimento limitado à iluminação e plantas usadas. O aquário encontra-se equilibrado no que toca a algas. Para completar a flora, falta adicionar Rotala sp. " green" em substituição da L. " Cuba".

 

PICT0001e.jpg

 

PICT0035.jpg

 

PICT0096e.jpg

 

PICT0006.jpg

 

 

Por agora é tudo. Comentários/críticas são bem-vindos.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 84
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá

 

 

Espectáculo.... muito bom mesmo.....

 

 

Gostava que pusesses umas fotos da calha.... pela pntinha que se vê fiquei com vontade de vê-la toda, eheheh

 

 

 

Mais um sucesso...

 

 

Cump

 

 

jnarciso

Cumprimentos,

 

Fiquem bem...

 

 

Jose Narciso

 

 

 

__________________

´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez estou maravilhado, nao so pelo topico, nao só pela qualidade das fotografias, mas principlamente pela simples razao que as tuas montagens sao as que mais gosto me dão a seguir neste forum!

 

Reparei que tencionas colocar Rotala 'Green' ao que eu coloco a questao ou melhor, a sugestao de colocares tambem com esta (leia-se fazer um simples e pequeno arbusto) a Rotala Rotundifolia, não só tem uma folha bastante semelhante á "green" como ao mesmo tempo consegue uma cor bastante agradavel mas tambem nao muito intensa, logo, nao destoaria muito, da rotala green. de resto espero continuar a seguir as actualizaçoes dum aquario que me parece sair quase de certeza outra maravilha.

Gostei bastante da raiz e na fotografia em que "voltas de ferias" aparenta ser um polvo com tentaculos!

 

Boa sorte,

Abraço

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Muitos parabéns pela montagem. Tal como o andrecardoso estou fascinado pela qualidade das fotografias e da montagem também.

 

A raiz fica mesmo bem na montagem e acho que as juntamente com as pedras faz um conjunto harmonioso.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola, gosto muito do aquario e de algumas plantas que escolheste o musgo do tronco como se chama? Podes me dizer por mp onde comprar 1 tronco do genero do teu? Gostei muito do aquario.

Cumprimentos Tiago Oliveira
toliveira7ww.gif
883092un0hg9.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

PICT0001e.jpg

 

Tal como está, já está magnifico... tenta não ocupar as laterais com plantas de caule e usa umas Cryptocoryne parva ou mesmo a Utricularia graminifolia para dar o efeito de preenchido. De resto é deixar crescer, mais uma excelente montagem que terei o prazer de acompanhar!

 

Força e abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André, só me ocorrem estas palavras: Genialmente simples, e Aberto.

Lembra-te de mim quando tiveres desse musgo para vender.

Quem tira as fotos? É que estão aqui dois assuntos de parabéns: O aquario e o fotógrafo.

Fazes-me lembrar que não percebo nada disto com estas montagens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um belo projecto teu, parabéns. :onfire:

 

- no geral, as plantas estavam a crescer bem, mas, a L. " Cuba", que já tinha chegado à superfície e se curvava, tinha entrado em necrose na zona inferior dos caules, causada pela sombra nas folhas dessa mesma zona. Optei por retirá-la pois, sendo uma planta que compacta bastante e não tendo luz para a manter nessas condições, achei que seria a melhor opção para manter o aquário a longo prazo.

 

Quererias dizer antes P. "cuba"? que pena, gostava bastante de ver essa planta com um bom crescimento, mas parece-me pelas fotos que ela ainda não se tinha adaptado à forma imersa. Também ando à uma eternidade a tentar manter essa planta, quando a adquiri fez logo um melt de seguida, ainda conseguí salvar um pé que aqui anda, mas também tem os mesmos problemas que relatas apesar de ter boa luz. Só a consegui por bonita com niveis mais elevados de Fosfatos em relação aos nitratos. Era uma boa planta de crescimento lento como pretendias.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André!

 

Muitos parabéns, cada vez melhor :onfire:

O Fissidens é BRUTAL! :(

 

 

Tenho só umas questões a colocar, e se puderes esclarece-me pf.

 

Tencionas carregar aí no meio com mais bolbittis e hydrocotyle?

 

Achas que ficaria melhor plantando utricularia dos lados (crescer até tapar tudo)? Dava ainda mais foco á zona central?

 

Mais uma vez, parabéns!

 

Cumps. Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma montagem excelente, como não seria de esperar outra coisa vindo de ti :onfire:

Também sou da opinião em que devias deixar os lados mais abertos...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Obrigado a todos pelos comentários.

 

Respondendo a algumas questões:

 

Gostava que pusesses umas fotos da calha.... pela pntinha que se vê fiquei com vontade de vê-la toda, eheheh

 

Jnarciso, aqui está a foto da calha; é DIY, toda em alumínio, com 2 balastros electrónicos e reflectores individuais. Podia ter feito com T5 mas achei que 72W chegavam e sobravam para futuras montagens em que " baixa manutenção" é o objectivo. :(

 

PICT0027.jpg

 

PICT0031.jpg

 

Reparei que tencionas colocar Rotala 'Green' ao que eu coloco a questao ou melhor, a sugestao de colocares tambem com esta (leia-se fazer um simples e pequeno arbusto) a Rotala Rotundifolia, não só tem uma folha bastante semelhante á "green" como ao mesmo tempo consegue uma cor bastante agradavel mas tambem nao muito intensa, logo, nao destoaria muito, da rotala green.

 

Sim André, a ideia é dar algum volume com a R. "green", por trás da M. umbrosum e ao lado da Proserpinaca palustris " Cuba", que já está avermelhada, acentuando um contraste entre verde/vermelho. A R. rotundifolia também não seria mal escolhida senão tivesse já uma planta vermelha. Como a R. rotundifolia, com a luz e a fertilização certa, fica avermelhada, confundir-se-ia com os vermelhos da Proserpinaca " Cuba", não criando o contraste pretendido. Além disso, a R. "green" tem a particularidade de criar aquele efeito selvagem através do " creeping", se fizermos podas esporádicas e incertas. É esse o objectivo. A raíz não é uma mas sim três que conjuguei para obter o máximo de ramificações possíveis, quer superiores, quer inferiores, saíndo de uma base mais volumosa. Fartei-me de dar voltas com elas mas finalmente lá consegui encontrar uma forma e posição que me agradasse. :)

 

genial como sempre :)

 

nem que seja pela paciencia de pegar o fissiden. :)

pinça e lupa. :)

 

O Fissidens sp. que se encontra nas raízes foi dos pormenores que mais trabalho deu. Acabou por compensar. :)

 

ola, gosto muito do aquario e de algumas plantas que escolheste o musgo do tronco como se chama? Podes me dizer por mp onde comprar 1 tronco do genero do teu? Gostei muito do aquario.

 

O musgo chama-se Fissidens sp. Ainda não há uma classificação certa para este musgo. Sabe-se apenas que pertence ao Género Fissidens e que é nativo de Singapora. As raízes podes comprar na Aquaristic.net ou então tentar a Naturline que é a loja que conheço com decoração o mais parecida com esta.

 

Tal como está, já está magnifico... tenta não ocupar as laterais com plantas de caule e usa umas Cryptocoryne parva ou mesmo a Utricularia graminifolia para dar o efeito de preenchido.

 

Filipe, as zonas de substracto que estão descobertas serão apenas preenchidas por Utricularia, nada mais. É esperar que ela se desenvolva até lá acima, pois apenas plantei um pouco junto aos troncos/areia. Sem pressa, vai ser engraçado vê-la a desenvolver-se até ao vidro posterior. Quando essa altura chegar, tirarei uma foto de lado. A Utricularia com a Crypto " Brown" e as raízes atrás vão dar um efeito como se da frente do aquário se tratasse. ;)

 

Lembra-te de mim quando tiveres desse musgo para vender.

Quem tira as fotos? É que estão aqui dois assuntos de parabéns: O aquario e o fotógrafo.

Fazes-me lembrar que não percebo nada disto com estas montagens.

 

Luis, tentarei, mas não prometo. Há muita gente que me pede musgos e, quando na altura não tenho, acabo por me esquecer. Têm que me ir lembrando, senão... :( Em relação às fotos, tiro-as eu com a minha velhinha Dimage Z1. É preciso uma máquina minimamente decente, boa iluminação, tripé, uma boa dose de paciência e o manual de instruções da máquina à frente, caso ainda não se domine bem a mesma. :P

 

Quererias dizer antes P. "cuba"? que pena, gostava bastante de ver essa planta com um bom crescimento, mas parece-me pelas fotos que ela ainda não se tinha adaptado à forma imersa. Também ando à uma eternidade a tentar manter essa planta, quando a adquiri fez logo um melt de seguida, ainda conseguí salvar um pé que aqui anda, mas também tem os mesmos problemas que relatas apesar de ter boa luz. Só a consegui por bonita com niveis mais elevados de Fosfatos em relação aos nitratos. Era uma boa planta de crescimento lento como pretendias.

 

Zé, queria mesmo dizer P. " Cuba". :) O que acabei por retirar por não ter luz suficiente para ela quando compactasse com as podas foi a Ludwigia " Cuba". Nas primeiras fotos, é a L. " Cuba" que aparece lá atrás. Nas duas últimas fotos panorâmicas, já só lá está a Proserpinaca palustris " Cuba". É uma planta lindíssima e, tal como disseste e bem, de crescimento lento, ideal para este layout! Quando voltar a fotografar o aquário, tiro umas pics à dita para veres como ela está. Está-se a dar lindamente, já com os vermelhos bem expressos.

 

Tencionas carregar aí no meio com mais bolbittis e hydrocotyle?

 

Achas que ficaria melhor plantando utricularia dos lados (crescer até tapar tudo)? Dava ainda mais foco á zona central?

 

Fernando, na zona central vou deixar a Bolbitis ocupar a base superior das raízes, sim, mas não em demasia, de modo a ver-se, através daquela abertura central, os vermelhos da Proserpinaca palustris " Cuba". Tem que se ir podando as folhas maiores. Em relação à Hydrocotile, espero igualmente que esta compacte mais o seu crescimento anteriormente à base das raízes. O que tenho feito é cortar as folhas mais altas, dando uma altura mais ou menos uniforme ao grupo. Quanto aos espaços laterais, é como já disse em cima: a Utricularia será a única planta a preencher aquela zona descoberta do substracto. Os espaços abertos acentuam a profundidade do aquário e irão, como disseste, concentrar o olhar na zona central. :onfire:

 

Mais uma vez obrigado pelo vosso feedback. Voltarei a actualizar com fotos assim que tiver a Rotala sp. " green", que chega, em princípio, para a semana.

 

Abraços,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André

 

Simplesmente fantastico, adorei o tronco e especialmente a disposição dele no aquario parece que foi "feito" a medida para esse projecto.

 

Gosto especialmente de como decoraste o tronco...

 

Que fauna vais por?vais continuar com os ramirezis?

 

Estás só a utilizar o substracto fertil ou tambem adicionas fertilizante liquido?

 

abraços e continuação deste fantastico projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse fissidens que tens, sendo igual ao meu.. acho que é o fontanus..certo.?

o meu anda ali a boiar num recipiente... ainda nao consgui que se pegasse a uma pedra. talvez o melhor seja mesmo tronco para o agarrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Frederico, obrigado. A fauna está no Setup, no início do tópico. É a fauna permanente.

Desisti dos Ramirezis porque estou mais virado para os invertebrados e como são ambos incompatíveis, optei pelos segundos. ;)

 

Sim, estou a adicionar fertilizantes líquidos, nomeadamente k40 ( fertilizante de potássio), Fase 1 ( fertilizante de micronutrientes) e Ferro da Seachem, para puxar pelos vermelhos.

 

kromo, sim, é o Fissidens fontanus.

 

PICT0096e.jpg

 

Nesta foto, ele está agarrado a uma pedra. Tanto se agarra bem a pedras como a troncos, é preciso é que tenha um crescimento saudável. Como os outros musgos, cresce mais bonito quando atado a material inerte, comparado com o que se deixa " à deriva". Experimenta! :wink:

 

Abraços,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fernando, na zona central vou deixar a Bolbitis ocupar a base superior das raízes, sim, mas não em demasia, de modo a ver-se, através daquela abertura central, os vermelhos da Proserpinaca palustris " Cuba". Tem que se ir podando as folhas maiores. Em relação à Hydrocotile, espero igualmente que esta compacte mais o seu crescimento anteriormente à base das raízes. O que tenho feito é cortar as folhas mais altas, dando uma altura mais ou menos uniforme ao grupo. Quanto aos espaços laterais, é como já disse em cima: a Utricularia será a única planta a preencher aquela zona descoberta do substracto. Os espaços abertos acentuam a profundidade do aquário e irão, como disseste, concentrar o olhar na zona central. :wink:

 

Abraços,

André

 

Olá de novo André, sabes bem que tenho uma "adoração" pela Nymphea Lotus, achas que não ficava espectacular aí uma no meio em vez da Proserpinaca palustris "cuba"? Digo isto por uma simples razão, ias criar volume, ganhar nos vermelhos, e é diferente das "habituais" plantas de fundo.

 

Um abraço!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

André, eu como muitos utilizadores deste fórum ficamos parvos a ver os teus aquários, que lindo!!

Eu, pessoalmente não gosto do layout a meio em aquário pequenos, mas este gosto bastante, está muito limpo. Parece que o aquário é bem maior.

 

Tu tens um das minhas plantas favoritas: Proserpinaca Palustris "Cuba". Tira lá uma foto!! SFF :wink:

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

onde a comprou, ele diz-te..

agora o nome dela está na legenda da foto :D canto inferior direito!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Olá de novo André, sabes bem que tenho uma "adoração" pela Nymphea Lotus, achas que não ficava espectacular aí uma no meio em vez da Proserpinaca palustris "cuba"? Digo isto por uma simples razão, ias criar volume, ganhar nos vermelhos, e é diferente das "habituais" plantas de fundo.

 

Um abraço!

 

Fernando, era capaz de ficar bem se o aquário fosse maior. A Nymphea tem a folha muito grande, comparativamente com o aquário, fazendo-o mais pequeno. Além disso, a Proserpinaca não é uma planta de fundo habitual e por isso mesmo, muitas pessoas não conhecem a sua verdadeira beleza. Daqui por uns tempos, quando estiver mais compacta, vais perceber o que digo. :)

 

Boas.

 

André, eu como muitos utilizadores deste fórum ficamos parvos a ver os teus aquários, que lindo!!

Eu, pessoalmente não gosto do layout a meio em aquário pequenos, mas este gosto bastante, está muito limpo. Parece que o aquário é bem maior.

 

Tu tens um das minhas plantas favoritas: Proserpinaca Palustris "Cuba". Tira lá uma foto!! SFF :twisted:

 

um abraço

 

ghostzinho, obrigado! Vou tirar sim, fica prometido.

 

Tiago, os nomes das plantas às quais tiro fotos encontram-se sempre na própria foto.

Podes adquiri-la através do Ebay e vem da Ásia ( normalmente).

 

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

realmente andre o teu aqua ta mt porreiro mesmo...

 

e gstei imenso do tronco também, e as plantas também estão com muito bom aspecto mesmo... :laugh:

 

vai postando fotos da evolução do aqua..

 

fika bem, abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Essas pedras com pontinhas de liquens horrivel ñ gosto

 

Ups esqueci-me da pontuação.

 

Quando tiver podas de liquens, arranjo-te um bocado. :D

 

 

diasbrun, obrigado.

 

A actualização que tenho é da adição da Rotala sp. " green", atrás do tronco. Era a planta que faltava. Como vinha ainda emersa, ainda vai demorar pelo menos uma semana a rebentar e dar para notar diferença. Até lá, é encostar e apreciar.

 

E, como uma actualização sem fotos é uma grande seca e uma perda de tempo para quem aqui vem, aqui vai mais uma batelada delas.

 

PICT0001e-1.jpg

 

Ghostzinho, aqui está a foto que pediste.

 

PICT0003e.jpg

 

PICT0018e-1.jpg

 

PICT0031e-1.jpg

 

PICT0050e.jpg

 

PICT0051e.jpg

 

PICT0099e.jpg

 

PICT0116e.jpg

 

Abraços,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.