Primeiro Aquário De água Quente. (actualizado 30-09-2007)


ruipower

Recommended Posts

Pois é sempre me decidi a encher um aquário, ligar um filtro, colocar uma resistência e meter lá para dentro uns Guppies. :wink:

Mais tarde colocarei os Red Cherrys, já os tenho mas ainda são pequeninos.

 

Setup:

 

Montagem: 13/09/2007

Dimensões: 30 litros

Filtragem: Filtro externo de 390 litros por hora

Termoestato: 50W

Iluminação: 1x18W - 6500 Kelvins

Temperatura: 26ºC

Fauna: 17 Guppies e mais tarde Red Cherrys

Flora: Vallisnérias

 

Aqui estão a fotos:

 

01gt0.jpg

 

02hb2.jpg

 

03dv9.jpg

 

04nm2.jpg

 

05na8.jpg

 

A água ainda está um pouco turva pois enchi o aqua hoje. :P

Aquele frasquinho ao lado é onde estão os Red's. :wink:

Deram me 17 Guppies :D 9 machos e 8 fêmeas até fiquei maluco :shock: estava a contar com 1 macho e 3 fêmeas, mas em fim.

O aqua está ainda no começo por isso é que está tão feio e vazio. :oops:

 

Mas com o tempo vou colocar-lhe mais umas coisitas.

 

Agradeço que comentem e façam muitas criticas. :wink:

Editado por ruipower
assinatura5je0.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não devias ter colocado já tantos peixes...

 

Dá uma olhada neste Tópico para aprenderes um pouco sobre o ciclo do azoto e a sua importancia no inicio de um aquário. :D

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é sempre me decidi a encher um aquário, ligar um filtro, colocar uma resistência e meter lá para dentro uns Guppies. :wink:

Mais tarde colocarei os Red Cherrys, já os tenho mas ainda são pequeninos.

 

Setup:

 

Montagem: 13/09/2007

Dimensões: 30 litros

Filtragem: Filtro externo para 100 L

Termoestato: 50W

Iluminação: 1x90W (Temporário, pois é um candeeiro)

Fauna: 17 Guppies e mais tarde Red Cherrys

 

Aqui estão a fotos:

 

01gt0.jpg

 

02hb2.jpg

 

03dv9.jpg

 

04nm2.jpg

 

05na8.jpg

 

A água ainda está um pouco turva pois enchi o aqua hoje. :P

Aquele frasquinho ao lado é onde estão os Red's. :wink:

Deram me 17 Guppies :D 9 machos e 8 fêmeas até fiquei maluco :shock: estava a contar com 1 macho e 3 fêmeas, mas em fim.

O aqua está ainda no começo por isso é que está tão feio e vazio. :wink:

 

Mas com o tempo vou colocar-lhe mais umas coisitas.

 

Agradeço que comentem e façam muitas criticas. :P

 

 

Boas ruipower,

 

Concordo com o João... Devias ter lido mais qualquer coisa antes de colocares tantos peixes dentro do aqua.

De qualquer maneira boa sorte.

Se precisares de alguma coisa avisa, uma vez que somos da mesma terriola... :oops:

 

Cumps.

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que foste muito depressa...Não deixaste o aqua ciclar,quando puseres os Red Cherry,é mais ou menos quando a amonia vai começar a atacar,e os Red's são muito sensiveis a amonia. Primeiro de tudo devias ter colocado plantas e passado 2 semana UM peixe.O ciclo de azoto é essencial,não se pode dispensar...

O que tens a fazer é arranjar testes de amonia e nitritos e nos picos fazer tpa's.Um conselho: pesquisa muito aqui no fórum,a aquariofilia é um hobby,os hobbys são para ser levados na boa,mas este acarreta responsabilidades pois são vidas de seres que estão nas nossas mãos.

Boa sorte...vais precisar.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois não pensei que fosse assim tão importante ::D: já me tinham falado das bactérias mas não pensei que demora-se tanto, tb estava a fazer conta de ma darem 3 ou 4 Guppies e assim não sabia o que fazer a tantos peixes. :(

Sendo assim estou a pensar fazer TPA's de 3 em 3 dias de cerca de 20% da água, acham que é suficiente?

 

Muito obrigado a todos se não fossem vocês, eu com a minha ignorância tinha morto todos o peixes e consequentemente os Red's. :oops:

 

Edit: Já agora a minha bomba tem 7W de potência e tira 390 litro por hora, sendo assim tou com medo que os red's e os guppies mais pequenos sejam sugados pela bomba, o que acham? Devo baixar o caudal?

Editado por ruipower
assinatura5je0.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, 17 Guppies em 30 litros não são guppies a mais? Quer-me parecer que vão andar assim um bocado para o entalados.

 

Quanto às TPAs eu diria (e é só uma opinião de rookie) que talvez fosse melhor fazer isso de dois em dois dias porque com tantos guppies no aquário e sendo este pequeno se calhar a amónia dispara facilmente.

 

Mas espera por opiniões mais experientes que a minha!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à potência do filtro,quanto mais potente melhor.Para os peixes e Red's não serem sugados põe o filtro dentro de uma meia de vidro que as senhoras usam.Tem de ser uma meia nova, nunca antes lavada.

Não tens hipotese de devolver alguns peixes? Convinha teres testes de amonia,nitritos e nitratos,para saberes quando começar e quando acabar com as tpa's 'intensivas'. Caso não tenhas,daqui a 3 ou 4 dias começa a fazer tpa's de 20% 2 em 2 dias,durante o tempo necessário,uma semana ou duas.Depois vai diminuindo a frequência até chegares à imprescindivel tpa semanal.

Se fosse ati começava a colocar muitas plantas e musgo de java.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, 17 Guppies em 30 litros não são guppies a mais? Quer-me parecer que vão andar assim um bocado para o entalados.

 

Quanto às TPAs eu diria (e é só uma opinião de rookie) que talvez fosse melhor fazer isso de dois em dois dias porque com tantos guppies no aquário e sendo este pequeno se calhar a amónia dispara facilmente.

 

Mas espera por opiniões mais experientes que a minha!

Obrigado, estou a fazer as TPA's de 2 em 2 dias e felizmente eles estão-se a aguentar.

Cumps. :wink:

 

 

 

 

Quanto à potência do filtro,quanto mais potente melhor.Para os peixes e Red's não serem sugados põe o filtro dentro de uma meia de vidro que as senhoras usam.Tem de ser uma meia nova, nunca antes lavada.

Não tens hipotese de devolver alguns peixes? Convinha teres testes de amonia,nitritos e nitratos,para saberes quando começar e quando acabar com as tpa's 'intensivas'. Caso não tenhas,daqui a 3 ou 4 dias começa a fazer tpa's de 20% 2 em 2 dias,durante o tempo necessário,uma semana ou duas.Depois vai diminuindo a frequência até chegares à imprescindivel tpa semanal.

Se fosse ati começava a colocar muitas plantas e musgo de java.

 

Muito obrigado.

Com a ideia da meia fico mais descansado, falta é comprar as plantas e o musgo de java.

Cumps. ;)

 

 

 

 

 

sim agora nao podes falhar uma tpa e esperar que nao haja baixas, nao ponhas já os camaroes espera duas a tres semanas

 

Obrigado pelos conselhos.

Agora não tem havido baixa tenho feito as TPA's e tá a correr tudo bem.

Cumps... yikes

assinatura5je0.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá por as minhas perguntas serem tão estúpidas mas é que ainda percebo pouco disto. :D

 

Aquelas pedrinhas no fundo tipo areão pode chamar-se de substrato? Quantos centímetros de altura deve ter para as plantas se fixarem correctamente?

 

Já agora o que acham destas pedras? Ficam bem com alguma vegetação?

 

Fiquem bem. :wink:

assinatura5je0.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há 2 tipos de substrato: substrato inerte e substrato fértil.O areão de rio é inerte, que quer dizer que não tem nutrientes para as plantas.O substrato fértil como diz o nome é rico em compostos que são absorvidos pelas plantas.

Para plantas de facil manutenção podes usar o areão de rio,mas tens de pôr mais,pelo que vi na imagem não chega. 4cm chega. Como o areão é inerte terás de pôr fertilizantes na água semanalmente.Compra para começar um que tenha já tudo o que as plantas precisam.

As plantas também precisam de luz,tens uma calha? Na foto não vi,pelo que terás de arranjar uma.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vou colocar mais areão, e depois compro um fertilizante.

Relativamente à iluminação estou a pensar comprar uma calha mas por enquanto estou a utilizar um candeeiro.

Quantas horas diárias de luz é necessária para as plantas? E para os Guppies?

Muito obrigado por tudo, fica bem. :D

assinatura5je0.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vou colocar mais areão, e depois compro um fertilizante.

Relativamente à iluminação estou a pensar comprar uma calha mas por enquanto estou a utilizar um candeeiro.

Quantas horas diárias de luz é necessária para as plantas? E para os Guppies?

Muito obrigado por tudo, fica bem. :twisted:

Podes utilizar esse candeeiro mas tens de comprar uma lâmpada própria para as plantas.Precisas de uma lâmpada fluorescente de casquilho com 6400K ou mais, de 25w ou 30w.Deixa a luz ligada entre 10 a 12h.

 

Já agora para te iniciares na aquariofilia com o pé direito,deves ler este site de uma ponta à outra.

http://faq.thekrib.com/pt/

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei que a lâmpada em calha também desse para as planta :twisted:

Já agora a lâmpada pode estar sujeita a um vidro antes de atingir a água? Isso não afecta em nada?

 

Já li esse link quase todo. :)

 

Mais uma vez obrigado. :)

assinatura5je0.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei que a lâmpada em calha também desse para as planta :twisted:

Já agora a lâmpada pode estar sujeita a um vidro antes de atingir a água? Isso não afecta em nada?

 

Já li esse link quase todo. :)

 

Mais uma vez obrigado. :)

Mas tens uma daquelas calhas pretas ou um candeeiro? Se for dessas calhas pretas da Aquapor ou parecido,então são proprias para plantas,eu pensava que estavas a dizer um candeeiro normal de casquilho grosso.E pensei que tivesses daquelas lampadas normais, amarelas e essas não dão.

Pode ter um vidro,mas absorve parte da luz.É melhor não ter vidro.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tens uma daquelas calhas pretas ou um candeeiro? Se for dessas calhas pretas da Aquapor ou parecido,então são próprias para plantas,eu pensava que estavas a dizer um candeeiro normal de casquilho grosso.E pensei que tivesses daquelas lampadas normais, amarelas e essas não dão.

Pode ter um vidro,mas absorve parte da luz.É melhor não ter vidro.

 

É assim, eu estou a utilizar temporariamente um candeeiro normal de casquilho grosso com uma lâmpada florescente de 90W de potência (daquelas económicas consome só 18W) mas estou a pensar compra uma calha de cerca de 30W (como me aconselhaste) que desse também para as plantas. :puppydogeyes:

 

Podes sugerir-me algum site onde possa ver/comprar a calha?

Obrigado (again and again and again.....) :o.gif' class='bbc_emoticon' alt=':neutral:' />

assinatura5je0.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim, eu estou a utilizar temporariamente um candeeiro normal de casquilho grosso com uma lâmpada florescente de 90W de potência (daquelas económicas consome só 18W) mas estou a pensar compra uma calha de cerca de 30W (como me aconselhaste) que desse também para as plantas. :D

 

Podes sugerir-me algum site onde possa ver/comprar a calha?

Obrigado (again and again and again.....) biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

Tu ainda não me percebeste...tu podes deixar o candeeiro,tens é de comprar uma lâmpada de 30w com 6400K de casquilho grosso.A lâmpada que tens agora quantos K (kelvins,temperatura de cor) tem? É daquelas amarelas? então não dá...E 90w para 30L é muito.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu ainda não me percebeste...tu podes deixar o candeeiro,tens é de comprar uma lâmpada de 30w com 6400K de casquilho grosso.A lâmpada que tens agora quantos K (kelvins,temperatura de cor) tem? É daquelas amarelas? então não dá...E 90w para 30L é muito.

 

 

desculpa zogli, tu é que nao o tas a entender.... ele tem uma lampada de casquilho grosso das fluorescentes de 18w(debita 18W) que é equivalente a 90W das lampadas de incandescencia, logo ainda nao é suficiente e é luz branca e nao amarela, logo da para desenrascar... o mais provavel é ter apenas 4500k

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa zogli, tu é que nao o tas a entender.... ele tem uma lampada de casquilho grosso das fluorescentes de 18w(debita 18W) que é equivalente a 90W das lampadas de incandescencia, logo ainda nao é suficiente e é luz branca e nao amarela, logo da para desenrascar... o mais provavel é ter apenas 4500k

Sim tens razão,desculpa,não reparei que a lâmpada era fluorescente e economica 18w-90w... Mas se for de 4500k é um branco amarelado...

 

Resta saber os Kelvins da lâmpada que tens no candeeiro,o ideal era 6400k para cima.Quanto a mim acho que devias comprar outra mais potente, economica de 30w(reais)com 6400k. E assim não precisavas de comprar a calha.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tens razão,desculpa,não reparei que a lâmpada era fluorescente e economica 18w-90w... Mas se for de 4500k é um branco amarelado...

 

Resta saber os Kelvins da lâmpada que tens no candeeiro,o ideal era 6400k para cima.Quanto a mim acho que devias comprar outra mais potente, economica de 30w(reais)com 6400k. E assim não precisavas de comprar a calha.

 

sim concoro, apesar que uma calha com uma lampada tubular espalha sempre a luz mais uniformemente

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa zogli, tu é que nao o tas a entender.... ele tem uma lampada de casquilho grosso das fluorescentes de 18w(debita 18W) que é equivalente a 90W das lampadas de incandescencia, logo ainda nao é suficiente e é luz branca e nao amarela, logo da para desenrascar... o mais provavel é ter apenas 4500k

 

Boas pessoal

Eu tb sou um novato nestas andanças, por isso se disser alguma coisa que não é a correcta, peço que me desculpem e me corrijam. Montei o aqua á 10 dias e, na loja aconselaram-me a comprar para o aqua duas lâmpadas (Aqua-Glo e Power-Glo) de 15W cada. Para um aqua de + ou - 70 Litros efectivos, não é potência a menos?? As plantas aguentam-se bem com esta intensidade?

Obrigado.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

Eu tb sou um novato nestas andanças, por isso se disser alguma coisa que não é a correcta, peço que me desculpem e me corrijam. Montei o aqua á 10 dias e, na loja aconselaram-me a comprar para o aqua duas lâmpadas (Aqua-Glo e Power-Glo) de 15W cada. Para um aqua de + ou - 70 Litros efectivos, não é potência a menos?? As plantas aguentam-se bem com esta intensidade?

Obrigado.

 

 

tudo depende das plantas que utilizares, se forem fetos de java, anubias, musgo de java, valisnerias...... essa luz chega, se quiseres outro tipo de plantas mais exigentes, ja teras de ter um ratio W/L a rondar os 1W/L

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou tb a pensar comprar um filtro externo (tenho um interno que pertence á caixa que está inserida no aqua). Estou a pensar removê-lo e comprar um externo, o que é que me aconselham?

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tudo depende das plantas que utilizares, se forem fetos de java, anubias, musgo de java, valisnerias...... essa luz chega, se quiseres outro tipo de plantas mais exigentes, ja teras de ter um ratio W/L a rondar os 1W/L

 

Ok, obrigado. :laugh: Estou a tentar levar isto a bom porto...Vamos a ver...

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou tb a pensar comprar um filtro externo (tenho um interno que pertence á caixa que está inserida no aqua). Estou a pensar removê-lo e comprar um externo, o que é que me aconselham?

 

um filtro que te faça entre os 600 e os 750l/h e ficas com uma filtragem excelente

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.