o meu casal de Discus , alteração ao rumo da novela


netmaniac

Recommended Posts

Olá , para dar seguimento a esta desova resolvi, acrescentar um pouco o que tenho observado , desta vez usei metileno , e

até agora , passadas 18 horas da desova , estão 2 ovos brancos , que aliás já estavam quando ontem coloquei a rede a proteger e o metileno ,quando chegar a casa , pela experiência anterior de como tenho as coisas espero que se houver mais brancos a coisa está mais dificil , mas se continuarem como está , é desta.Só espero que não tenham medo dos filhotes ,ou eles achem que aquelas coisinhas a abanar o rabo são petisco tb , enfim.... a ver vamos.um abraço.

 

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 58
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá , para dar seguimento a esta desova resolvi, acrescentar um pouco o que tenho observado , desta vez usei metileno , e

até agora , passadas 18 horas da desova , estão 2 ovos brancos , que aliás já estavam quando ontem coloquei a rede a proteger e o metileno ,quando chegar a casa , pela experiência anterior de como tenho as coisas espero que se houver mais brancos a coisa está mais dificil , mas se continuarem como está , é desta.Só espero que não tenham medo dos filhotes ,ou eles achem que aquelas coisinhas a abanar o rabo são petisco tb , enfim.... a ver vamos.um abraço.

Jose Palma

 

tive o prazer de ver o casal dos discus ao vivo e logo em um dia de postura, espero que corra bem porque depois outra oportunidade de ir ai aparecerá.

 

Boa sorte e vai metendo fotos

tiagodovale2-dbd.jpg

:aprendi a meter na assinatura algo a vermelho, VIVA O SLB: é a piscar também dá???!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , estou para já bastante ansioso pelas próximas 24 horas , os 2 brancos lá estão , a fungar estão uns 10 no máximo , aguardo ansioso pelos nascimentos quando chegar amanã do trabalho , entretanto a fêmea acho que foi corrida de perto dos ovos , está no meio do aqua sozinha e o macho , e só ele perto da rede a ventilar. fica a foto e espero excelentes resultados desta . De resto não sou de desistir , por isso viva a casmurrice alentejana (sou apenas descendente , ui) ,lol.um abraço a todos os que comentam e acompanham este post , ai este fim de semana se for é bubadeira na certa ... mamamia.

 

 

 

foto do papá cuidadoso em frente dos ovos a ventilar por fora da rede :

 

papaeovos.jpg

 

 

jose palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A espera e o nascimento é sempre uma alegria, quer seja só num casal ou numas dezenas.

 

Um conselho:

 

- Esquece o prato, se nascerem só vai atrapalhar :mrgreen:

 

 

p.s. essa do tubo têm direitos de autor :D , por isso se nascerem depois eu explico-te um truque para próxima, pois vais encontrar algumas dificuldades com o tubo biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

Editado por duarte36
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , desculpem o mistério , mas não há nenhum , os ovos são fracos e não vingam ao chegar as 48 horas ficaram todos branqueados, mas agora vou interromper estas desovas e vou fazer um tratamento aos Discos , e vou avançar com o outro casal .Não tenho é tido muito tempo , este fim de semana há muitas alterações aqui em aquas , já estou a acabar um com mais 200L e a ver vamos que o espaço aumentou e agora é ter paciência .um abraço a todos.

 

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A espera e o nascimento é sempre uma alegria, quer seja só num casal ou numas dezenas.

 

Um conselho:

 

- Esquece o prato, se nascerem só vai atrapalhar :D

p.s. essa do tubo têm direitos de autor :lol: , por isso se nascerem depois eu explico-te um truque para próxima, pois vais encontrar algumas dificuldades com o tubo :D.gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' />

 

 

Qual o truque?

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

A dificuldade encontrada é que os alevins depois de começarem a nadar (muitos) fogem para dentro do tubo e lá ficam.

 

Como podemos tapar as entradas do mesmo?

 

... ;)

 

Quem arrisca? :)

 

Há tantas formas de os tapar! um circulo de pvc, tampa, rede fininha, etc..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , amigo Duarte love you , apesar de tudo , se é como dizes os Discos são mesmo parvos , meterem-se no tubo , os escalares nisso não são parvos ,lol. Agora para tapar o tubo , está tudo á espera do teu "recomenda-se" , mas talvez duas tampinhas de pvc e cola de aqua dê para o efeito , fica é flutuante , não sei se é bom , um furinho milimetrico ou 2 , talvez resolva essa flutuabilidade , mas diz lá de tua justiça.

 

Os tubos é de tua autoria , no meu caso é , ainda bem que postaste umas fotos :D , postem meus amigos , postem com fotos e tal que é o que eu faço , afinal não tenho nada na "manga" :P .

 

Chegaram as folhas de amendoeira da india , estou fornecido por 1 mês +/- , e se tudo correr bem quem quiser das ditas folhas pode falar comigo dentro de 3 semanas , que confirmando a qualidade , poderei dispensar algumas , um abraço a todos e a aventura continua.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Olha eles vão para o tubo por ser escuro, estão programados para isso.

 

O que eu faço (para não gastar dinheiro em cones - 10€ cada ::D: ) depois da desova baixo o tubo até o mesmo ficar encostado ao chão do tanque (assim eles já não entram por baixo) e depois podes baixar o nível da água para eles não entrarem por cima.

 

Fácil :)

 

Esqueçam os furos e tampas e redes acumula lixo dentro e ao tirar faz uma corrente que pareçe um rio espalhando tudo à sua volta ;)

Editado por duarte36
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto e se o tubo for de 20cm , não dá, mas tb não vai para o lixo :) ... eu tb sou de poupar é que está o ganho , por isso já sei... tal qual o frasco de shampo da garnier dos escalares , areia , umas tampas PVC e cola quanto baste e tem peso e não entra "chiqueiro lá dentro... que dizes amigo duarte , porque só tenho um tubo qause da altura do aqua mesmo , lol , e tava quase a fazer 2, desse ;).um abraço.

 

 

p.s. E continuo a dizer , são muita parvos os Discos , os escalares não são assim , enfiar dentro do tubo , onde já se viu ... lol

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo , e desta vez os 2 casais desovaram.Logo posto fotos , porque para já o segundo casal não tem rede a ver se não comem os ovos. o mais antigo sim meti rede , e num vaso , porque tb tenho.o casal mais recente desovou num vaso de plástico que comprei no carrefour por 1€ cada , usa-se para espetar no chão junto ás campas e meter as flores lá. O que conta aqui acho eu é que funcione e seja barato .Um abraço.

 

 

p.s. mais tarde posto as fotos

 

 

 

jose palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo , bem vamos aos factos, o casal antigo ficaram logo brancos em 24 horas, o macho foi calão desta vez , ou não gostou do local , a fêmea meteu do lado virado para o vidro da frente acho que ele não quis fertilizar ali , muito exposto talvez.O casal novo , deixei sem nada a proteger os ovos e ao fim de 24 horas (de manhã antes de ir trabalhar ainda lá estavam) comeram-nos , mas tb não posso exigir muito de um casal que tenho há 15 dias se tanto, de resto já começaram as desovas já é muito bom . Desta vez nem tirei fotos para não incomodar mas nada de novo eram apenas ovos :D.um abraço a todos os que acompanham este tópico e até breve.

 

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

antão e as folhas de amendoeira?

 

 

As folhas fazem maravilhas , :P , esta desova por exemplo foi 2 dias depoisd e mudar as antigas por novas , de resto vou ter muitas, muitas se correr bem :lol:.um abraço.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , não sendo o tema estas folhas de amendoeira da india , fica então a referência que eu vou dispensar a alguns emmbros do forum interessados em breve , espero só a encomenda , e saber qual a qualidade das ditas folhas , ficam as medidas de como usar e durabilidade. 1 folha de 10" = 25 cm dura 3 semanas a 1 mÊs p/ 100L de água , depois depende muito da manutenção do mesmo , e colocam-se na água , ou nos copos do filtro externo depende da versão de aquas , ou etc,etc nos sistemas de filtragem , etc,etc. Para nús de criação fica preso no filtro de esponja uma folha e dura 1 mÊs nesta quantidade / tamanho/ Litros de água . O que vai custar logo verão no tópico oferta , mas são livres de procurar e fazer as vossas próprias aquisições , e sim são importadas "" , não importo nada , apenas comprei um artigo para meu uso que não necessita licença de importação ou taxas adicionais e afins .um abraço.

 

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , mais uma desova do casal nº1 , a ver vamos , o casal 2 deve ser hoje ... um abraço.

 

 

p.s. Folhas de amendoeira da india disponiveis no tópico oferta :D

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá a todos , fiz uam pausa nos casais para tratamento a parasitas e hexamita , enfim já passou . Logo no 1º dia após tratamento desova do casal mais velho aqui em casa , o macho desta vez não largou os ovos , deixei a luz ligada e a fêmea nem tinha permissão para se aproximar , confiei e não meti rede, 24 horas passadas tudo ok, ás 36 horas pouco mais , foram comidos , mais uma desova que não ia vingar penso eu , ou a afêmea apanhou o amcho distraido.lol.um abraço. Não meto fotos porque ovos e ovos já vimos todos :?.

 

 

 

p.s. a aventura continua :crazyeyes:

 

jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

olá bem ,d epois de estarem muito mal , voltaram ás desovas , já vão na 15ª , desta vez já vão cuidando deles só comendo os brancos , ams acho que o macho não tem munições :)

 

 

 

foto :1 desova num vaso

 

 

desova15.jpg

 

 

 

um abraço,

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais