Cerâmica Vs Biobolas


Recommended Posts

Independentemente da minha opinião, lanço o repto acerca da vossa opinião quanto à utilização de cerâmica, biobolas, ambas ou nenhuma, em sistemas de filtragem para água doce?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora, independentemente da tua opinião? então nao faz sentido estar aqui a serrar presunto, normalmente damos a nossa opinião primeiro e deixamos à apreciação dos outros para correcção e aprofundamento da materia. assim é só mesmo para lançar a discussão? ehehehe.

de qualquer maneira penso que não vai haver muitas divergencias, ceramicas porosas para filtros sempre e biobolas para sumps...nem sequer há como enganar.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por isso mesmo é que não emiti opinião, já que a cada pessoa que pergunto, a resposta costuma ser diferente.

 

No meu caso, sempre usei ambas em filtros externos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo o que tenho conhecimento, as biobolas foram o passo seguinte dos anéis de cerâmica. A área de superficie total de uma biobola é largamente superior à área de superfície total de um anel de cerâmica. Tendo também a ver com a porosidade do material, diâmetro do poro etc. Todas estas características, permitem uma maior colonização por parte das bactérias nitrificantes e melhoram a capacidade de purificação da água. Isto é tudo em termos teóricos.

Em termos práticos, tenho dois aquários a funcionar com materias de diferentes, um tem anéis de cerâmica e o outro tem as ditas biobolas. Nunca tive qualquer tipo de problema com os dois materiais, tanto que já cheguei mesmo a misturá-los para facilitar o arranque do filtro do meu aqua mais recente (a colónia dos anéis serviu para colonizar as biobolas). Acho que acaba tudo por ser uma questão, de quanto tempo se quer manter um filtro a funcionar sem ser preciso limpar, qual o volume do aqua, que tipo de biótopo se quer e que tipo e quantidade de peixes. Tudo isto influencia a carga biológica no geral, que as ditas colónias terão que saber lidar. Consoante isso, opta-se pelo mais equilibrado, não só em termos funcionais, como em termos económicos (as biobolas são bem mais caritas!)

 

Esta é a minha opinião, mas também tinha interesse em saber as experiências e opiniões de outros aquariofilistas. bigsmile

 

Cumpts!!

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora se sairmos um pouco dessas 2 opções, começam a surgir outras bem mais interessantes..por exemplo materiais como o Efhisubstrat Pro da Eheim que tem uma area colonizavel que deixa todas as outras materias para tras... e o Siporax da Sera que embora tenha o feitio das ceramicas é constituido por um material muito parecido ao Efhisubstrat.... eu considero que biobolas em filtros externos é um desperdicio de espaço porque no circuito fechado do filtro se perde parte da vantagem de as usar, que é a presença de ar e consequente aumento da oxigenação e portanto o efeito seco/humido que acontece numa sump..e aí sim as biobolas ganham terreno.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.