Kit De Testes - Ajudem-me


mexas

Recommended Posts

Boas,

 

Desde 6ª feira que já morreram 3 Guppy´s e 2 Neons Tetra e 2 Molly balão (Ficam a boiar com a corrente, como se perdessem as forças. Fiquei assustado e fui comprar um Kit de testes. (Nutra Fin). Agora estou com outro problema mais básico, não sei avaliar os resultados dos testes que fiz. Será que me podem dar uma ajudita a tentar perceber que parâmetro é que não está certo, de modo a que consiga parar estas mortes todas.

 

 

Setup do Aqua:

Tamanho de aquário : 240 L

Iluminação : Arcadia 2 x 38W

Filtragem :

  • Rena Xp2 (1050 L/h externo)
  • Fluval 104 (380 L/h externo)

Rochas e Areão

 

Fauna:

Comedor de Algas Chinês - 1

Corydora Albino - 1

Guppy - 3 machos e 4 fêmeas

Molly Balão - 1

Neons Negros - 6

Neons Tetra - 6

Zebra - 1

Nariz de bêbado - 2

 

 

Flora:

Anubia nana - 2

Lágrimas de bebé - 1

 

 

Resultado dos testes efectuados:

pH - 7,6

Nitritos (NO2) - 0,5

Amoníaco (NH3) - 0,6

Dureza Geral (GH) - 120mg/L

Dureza Carbonatada (KH) - 50mg/L

 

 

Para além da análise se poderem sugerir possíveis causas para o sucedido agradeço imenso.

 

Cumps.

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

posivelmente os nitritos e a amonia estão altos os nitritos devem estar no maximo a 0,3.

a amonia penso que devia estar mais baixa, faz umas TPAs dia sim dia não e vai fazendo os testes.

 

cump.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sou novato nisto...aviso já

mas há uma questão importante, não disseste qual a temperatura da água

os peixes também podem morrer de frio ou calor ....

e o valor aceitável de amónia também varia com a temperatura. (mas de preferência devia ser 0)

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

posivelmente os nitritos e a amonia estão altos os nitritos devem estar no maximo a 0,3.

a amonia penso que devia estar mais baixa, faz umas TPAs dia sim dia não e vai fazendo os testes.

 

cump.

 

 

Entretanto já foi mais uma neon negro. ;) Achas que resolvo isto apenas com TPAs de 25% dia sim dia não ?

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que resolves. Atenção que tens o PH muito alto para neons e tetras negors ele deve rondar os 7 maximo ate 7.2 mais que isso é muito para eles.

 

cump.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mexas!

 

Tens valores muito elevados para os produtos de decomposição biológica mais perigosos (amónia/amoníaco e nitritos). Ambos os valores deveriam ser 0, numa situação ideal. Também como já foi dito, o ph está muito alto para os tetras, neons e corydoras. Esses peixes preferem águas ligeiramente acídicas (ph entre os 6,8-6,5) e águas ditas moles (com baixo grau de dureza). Deves fazer uma muda de 30-35% da água do aqua para ver se esses valores descem. Quanto ao pH não tens nenhum produto para o fazer descer (tornar a água mais ácida)?

 

Os tetras nariz de bêbedo são peixes muito sensíveis por isso vê se tratas disso o mais rapidamente possível.

 

Se precisares de mais alguma coisa, posta!

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quanto tempo tens o aquário? Já ciclou?

 

 

Tenho o aqua à 1 mês. Mas fiz um upgrade de aqua ( passei de um de 90L para este) e passei o filtro com bactérias de um para o outro, sem lavar e +/- 80L de àgua do antigo para o novo. A esta altura já deve ter ciclado... acho eu.

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mexas!

 

Tens valores muito elevados para os produtos de decomposição biológica mais perigosos (amónia/amoníaco e nitritos). Ambos os valores deveriam ser 0, numa situação ideal. Também como já foi dito, o ph está muito alto para os tetras, neons e corydoras. Esses peixes preferem águas ligeiramente acídicas (ph entre os 6,8-6,5) e águas ditas moles (com baixo grau de dureza). Deves fazer uma muda de 30-35% da água do aqua para ver se esses valores descem. Quanto ao pH não tens nenhum produto para o fazer descer (tornar a água mais ácida)?

 

Os tetras nariz de bêbedo são peixes muito sensíveis por isso vê se tratas disso o mais rapidamente possível.

 

Se precisares de mais alguma coisa, posta!

 

Boas Guinpin,

 

Não, produtos aqui à mão só mesmo o Aqua plus (purificador de água) e o Cycle (suplemento biológico). De que produto falas? Estive a ler umas coisas no foram e alguém dizia que para se baixar o ph se podia pôr 3 gota de vinagre para cada 100L de água... achas que deva fazer isso ou é melhor não estar com invenções caseiras ???

 

A tap de 30-35% que falas é dia sim dia não ou faço-a agora já de repente?

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu se estivesse na tua situação fazia o TPA de 30-35% agora, para baixar os valores mais perigosos que são os da amónia e os do nitrito.Amanhã fazia os testes novamente para ver como estava a situação e conforme os resultados assim se fazia um TPA de menor volume, se os valores estivessem um bocado mais baixos, mas ainda não 0. Por acaso não te esqueceste de nenhum peixe morto dentro do aqua?

É que realmente com esse mês de ciclagem e tendo em conta que ainda por cima adicionaste água do teu aqua anterior e o próprio filtro, é estranho ainda teres esses valores...

 

Testa a tua água da rede também, para ver se te está a agravar o problema, porque às vezes acontece. Os produtos que usei no inicio para estabilizar o meu pH, completam o kit de testes da Nutrafin, mas vendiam-nos convenientemente à parte. Chama-se pHAdjust para aumentares o ph e outro com o mesmo nome mas para baixares o ph. Adiciona o cycle à água do teu aqua após fazeres o TPA. Para baixares o ph, de facto o vinagre não será a melhor solução, porque para alterares o ph de 7,4 para 6,8 terias que adicionar uma quantidade brutal de vinagre.Além disso não é conveniente fazeres variar o ph por dia mais de 0,3 unidades creio. Não tens turfa para adicionares no filtro?Normalmente isso torna as águas mais ácidas.

 

Creio que com a TPA eliminas o problema mais grave neste momento que são os niveis de amónia e nitritos. O ph poderás tratar amanha. Informa-te numa loja de aquariofilia, se têm destes produtos e lembra-te quando os tiveres as alterações de Ph tem de ser graduais, senão os peixes podem morrer devido ao elevado stress fisiológico!

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde 6ª feira que já morreram 3 Guppy´s e 2 Neons Tetra e 2 Molly balão (Ficam a boiar com a corrente, como se perdessem as forças. Fiquei assustado e fui comprar um Kit de testes. (Nutra Fin). Agora estou com outro problema mais básico, não sei avaliar os resultados dos testes que fiz. Será que me podem dar uma ajudita a tentar perceber que parâmetro é que não está certo, de modo a que consiga parar estas mortes todas.

 

Boas,

 

Só uma pergunta, quante te custou esse kit de testes???

 

cmpts

Hugo

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Na minha opinião também é melhor esperar antes de mexer no pH! A tua prioridade deveriam ser os compostos azotados (principalmente amónia e nitritos, que são os mais tóxicos). Tem atenção a peixes/plantas mortas e à quantidade de alimento que estás a dar (alimento que não for comido vai degradar-se libertando mais desses compostos)! Às vezes são coisas simples, como aspirar após a alimentação, que ajudam a baixar os valores...

 

De qualquer forma a melhor aposta, caso a origem da amónia e nitritos não seja nenhum das anteriores (neste caso teria mesmo de ser o aquário não estar ciclado ou serem provenientes da água da companhia), serão TPAs, como já tinham afirmado os outros utilizadores!

 

Existem ainda outros produtos, como o Ammo-Lock da API, que ajudam a remover amónia e nitritos, convertendo-os em nitratos!

 

Só um aviso, se optares pela utilização de alguns destes produtos. Ao fazeres as TPAs também os estás a remover, por isso pode haver necessidade de reforçar a sua dose!

 

Boa sorte com essa crise!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

so uma coisa para rectificar o ph não convem utilizar produtos quimicos, podes fazer utilizando agua engarrafada (LIDL, mini preço), adição de CO2, utilização de turfa no filtro ou

adição de troncos de madeira.

o principal é rectificares os parametros amonia e nitritos primeiro depois tratas do ph, baixando sempre de uma forma gradual.

 

cump.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Na minha opinião também é melhor esperar antes de mexer no pH! A tua prioridade deveriam ser os compostos azotados (principalmente amónia e nitritos, que são os mais tóxicos). Tem atenção a peixes/plantas mortas e à quantidade de alimento que estás a dar (alimento que não for comido vai degradar-se libertando mais desses compostos)! Às vezes são coisas simples, como aspirar após a alimentação, que ajudam a baixar os valores...

 

De qualquer forma a melhor aposta, caso a origem da amónia e nitritos não seja nenhum das anteriores (neste caso teria mesmo de ser o aquário não estar ciclado ou serem provenientes da água da companhia), serão TPAs, como já tinham afirmado os outros utilizadores!

 

Existem ainda outros produtos, como o Ammo-Lock da API, que ajudam a remover amónia e nitritos, convertendo-os em nitratos!

 

Só um aviso, se optares pela utilização de alguns destes produtos. Ao fazeres as TPAs também os estás a remover, por isso pode haver necessidade de reforçar a sua dose!

 

Boa sorte com essa crise!

 

 

Boas zpoliveira,

 

Depois do teu comentário fiquei sem saber o que fazer. :(

O que achas que devo fazer?

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só uma pergunta, quante te custou esse kit de testes???

 

cmpts

Hugo

 

 

Boas Hugo,

 

Custou 31€ e qualquer coisa.

 

Cumps.

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde 6ª feira que já morreram 3 Guppy´s e 2 Neons Tetra e 2 Molly balão (Ficam a boiar com a corrente, como se perdessem as forças. Fiquei assustado e fui comprar um Kit de testes. (Nutra Fin). Agora estou com outro problema mais básico, não sei avaliar os resultados dos testes que fiz. Será que me podem dar uma ajudita a tentar perceber que parâmetro é que não está certo, de modo a que consiga parar estas mortes todas.

Setup do Aqua:

Tamanho de aquário : 240 L

Iluminação : Arcadia 2 x 38W

Filtragem :

  • Rena Xp2 (1050 L/h externo)
  • Fluval 104 (380 L/h externo)

Rochas e Areão

 

Fauna:

Comedor de Algas Chinês - 1

Corydora Albino - 1

Guppy - 3 machos e 4 fêmeas

Molly Balão - 1

Neons Negros - 6

Neons Tetra - 6

Zebra - 1

Nariz de bêbado - 2

Flora:

Anubia nana - 2

Lágrimas de bebé - 1

Resultado dos testes efectuados:

pH - 7,6

Nitritos (NO2) - 0,5

Amoníaco (NH3) - 0,6

Dureza Geral (GH) - 120mg/L

Dureza Carbonatada (KH) - 50mg/L

Para além da análise se poderem sugerir possíveis causas para o sucedido agradeço imenso.

 

Cumps.

 

 

Bom.... acabei agora de fazer uma Tpa de +/- 30%.

Vou esperar até amanha de manha e depois faço novamente os testes.

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.