Moonlight - A Favor Ou Contra?


Recommended Posts

Boas pessoal, Estou a a pensar fazer uma moonlight para o meu aqua de 120cm.

Sera que posso vale a pena meter moonlight? ja estive a ler em alguns postes e dizem que podem prejudicar os peixes?

Tenho dois tipos de leds, uma de 3mm com 5000mcd de intencidade luminosa e outra de 5mm com 6000mcs de intencidade luminosa.

O que me aconcelham? as de 3mm ou de 5mm?

 

E sera que devo por moonlight?

cumprimentos

Sandro Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mulato! Se queres dar um toque realista mete uma mas fraquinha.As moon-light são o que o nome indica,recriam a luz da lua. Os peixes de certeza que gostam,não faz mal nenhum pelo contrário. Para ainda seres mais realista,em algumas noites desliga a moonlight,para parecer que a lua está na fase de Lua Nova,e ficar tudo escuro sem luar!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas zogli, entao é melhor optar pelas leds menores que emitem menos luz.

Sim gastas menos luz e se for muito forte também perturba os peixes.Uma luz branca suave é o ideal! Consegues pôr umas fotos só com a moon-light ligada?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sim, isso e' bem pensado. Também tenho os neons daqueles usados no modding de PC, prontos para ligar na calha.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim gastas menos luz e se for muito forte também perturba os peixes.Uma luz branca suave é o ideal! Consegues pôr umas fotos só com a moon-light ligada?

 

Ainda nao tenho montada, por isso abri este topico, quero saber que leds comprar, se as de 3mm ou as de 5mm e a cor. Azul ou branca.

Tenho possibilidades de arranjar um pacote de muitas leds a um preço porreiro.

Zogli que achas? Azul ou branca?

as leds que falo sao tipo estas

http://www.andrew.cmu.edu/user/tlauwers/leds.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aproveito este tópico para deixar a questão. Sei que a temperatura de cor da luz do Sol anda à volta dos 6500K. E da luz da Lua?

 

Cumps

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aproveito este tópico para deixar a questão. Sei que a temperatura de cor da luz do Sol anda à volta dos 6500K. E da luz da Lua?

 

Cumps

 

Só espero que estejas a fazer uma dupla piada...

 

1 - Porque o sol tem TODOS os espectros...

 

2 - Porque a lua não tem luz, só a reflecte...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda nao tenho montada, por isso abri este topico, quero saber que leds comprar, se as de 3mm ou as de 5mm e a cor. Azul ou branca.

Tenho possibilidades de arranjar um pacote de muitas leds a um preço porreiro.

Zogli que achas? Azul ou branca?

as leds que falo sao tipo estas

http://www.andrew.cmu.edu/user/tlauwers/leds.jpg

Sim é exactamente isso,fica porreiro.O luar sendo o reflexo do Sol na superficie da Lua,também tem um espectro branco,porém com uma intensidade muitissimo inferior.O aqua deve ficar escuro,apenas com os contornos da decoração definidos a branco.Podes colocar a que mais gostares de ver,azul também deve deixar um ar giro no aqua.Faz um teste arranja um led azul e outro branco.Depois diz coisas,vê qual fica melhor!

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! eu no meu aqua tenho um moonlight de neons azuis a funcionar e gosto mt! para os peixes parece-me que é indiferente mas assim sempre posso apreciar a vida dos meus peixes de uma outra forma,com cardinais entao faz um efeito espectacular! quanto aos led's penso que n tem mal nenhum utilizares as de maior potencia , depois podes facilmente controlar isso ao teu gosto utilizando um transformador com potência regulavel ;)

deixo aqui uma foto do meu

 

abraço

 

DSC00622.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DSC00622.jpg

 

O efeito nos cardinas é lindooo

Vou encomendar o pacote de leds.

Alguem me sabe dizer depois no tipo de leds que quero como faço a ligaçao electrica? Basta ligar um transformador as leds? Nao é preciso mais nada?

O que eu realmente queria era aplicar as leds num daqueles candeeiros de jardim que têm um painel solar e um acomulador. ninguem tem por ai um candeeiro desses de jardim que esteje arrumado?

Editado por mulato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só espero que estejas a fazer uma dupla piada...

 

1 - Porque o sol tem TODOS os espectros...

 

2 - Porque a lua não tem luz, só a reflecte...

 

Boas

 

Antes de mais não era piada, se achaste graça não se perdeu tudo :wink: Pelo que fui apreendendo pensei que a temperatura de cor da luz emitida pelo sol em pleno dia rondava os 6500K. Não sabia que emitia todos os espectros simultâneamente... isso é possivel? Quanto à segunda questão, de facto a luz da Lua é reflectida mas não tem temperatura de cor por causa disso?

 

Peço desculpa se a questão não faz sentido... ;)

 

Cumps

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais não era piada, se achaste graça não se perdeu tudo :D Pelo que fui apreendendo pensei que a temperatura de cor da luz emitida pelo sol em pleno dia rondava os 6500K. Não sabia que emitia todos os espectros simultâneamente... isso é possivel? Quanto à segunda questão, de facto a luz da Lua é reflectida mas não tem temperatura de cor por causa disso?

 

Peço desculpa se a questão não faz sentido... :D

 

Cumps

 

 

Primeiro que tudo bigsmile::D: :grin: ::D:

 

 

Agora...

 

O Sol "transmite" todo o espectro de luz visivel e alguma da invisivel. Por isso quando a luz passa num prisma (ou nas gotas da chuva) formam-se muitas corzinhas! Na Natureza é um arco iris. É a decomposição da luz solar, desde o violeta ao amarelo ou vermelho.

 

A luz da lua tem, igualmente e porque não é a dela mas sim uma reflexão, todos os espectros da luz solar. Imagina: Se apontares uma lampada com 6400K a um espelho mas simplesmente olhares para o espelho, não estás a ver a luz do espelho, mas sim da lampada. O espelho é a lua. Não ligues ao espectro do exemplo porque não há lampadas que emitam todo o espectro. Foi um suponhamos.

 

Espero ter ajudado.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro que tudo :( :D :arrow: :arrow:

Agora...

 

O Sol "transmite" todo o espectro de luz visivel e alguma da invisivel. Por isso quando a luz passa num prisma (ou nas gotas da chuva) formam-se muitas corzinhas! Na Natureza é um arco iris. É a decomposição da luz solar, desde o violeta ao amarelo ou vermelho.

 

A luz da lua tem, igualmente e porque não é a dela mas sim uma reflexão, todos os espectros da luz solar. Imagina: Se apontares uma lampada com 6400K a um espelho mas simplesmente olhares para o espelho, não estás a ver a luz do espelho, mas sim da lampada. O espelho é a lua. Não ligues ao espectro do exemplo porque não há lampadas que emitam todo o espectro. Foi um suponhamos.

 

Espero ter ajudado.

 

 

Bem isto funcionada assim, mas se pensarmos melhor vemos que falta aí ainda um dado que faz com que o espectro reflectido pela Lua não seja o mesmo que o Sol.

Por exemplo se a luz incidir sobre o objecto vermelho, o que é reflectido para nós, é o espectro que forma a luz vermelha.

Assim o espectro da luz reflectida pela Lua, é a que a Lua deixar (agora saber qual é é que é mais dificil :arrow:), mas nunca é o mesmo que o sol visto que a Lua não é um espelho (onde a luz é relectida na totalidade).

Penso que será assim.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! eu no meu aqua tenho um moonlight de neons azuis a funcionar e gosto mt! para os peixes parece-me que é indiferente mas assim sempre posso apreciar a vida dos meus peixes de uma outra forma,com cardinais entao faz um efeito espectacular! quanto aos led's penso que n tem mal nenhum utilizares as de maior potencia , depois podes facilmente controlar isso ao teu gosto utilizando um transformador com potência regulavel :(

deixo aqui uma foto do meu

 

abraço

 

DSC00622.jpg

 

Ora boas , onde compraste a lampada???

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem isto funcionada assim, mas se pensarmos melhor vemos que falta aí ainda um dado que faz com que o espectro reflectido pela Lua não seja o mesmo que o Sol.

Por exemplo se a luz incidir sobre o objecto vermelho, o que é reflectido para nós, é o espectro que forma a luz vermelha.

Assim o espectro da luz reflectida pela Lua, é a que a Lua deixar (agora saber qual é é que é mais dificil :arrow:), mas nunca é o mesmo que o sol visto que a Lua não é um espelho (onde a luz é relectida na totalidade).

Penso que será assim.

Cumps

 

Em relação à primeira questão completamente esclarecido :( Quanto à segunda, descobri numa pesquisa que a temperatura de cor do luar anda pelos 4100K. De resto deixo aqui a fonte, um interessante artigo da Wikipedia sobre temperatura de cor.

De qualquer forma obrigado pelos esclarecimentos a todos :D

 

Cumps

Editado por antmarques

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem isto funcionada assim, mas se pensarmos melhor vemos que falta aí ainda um dado que faz com que o espectro reflectido pela Lua não seja o mesmo que o Sol.

Por exemplo se a luz incidir sobre o objecto vermelho, o que é reflectido para nós, é o espectro que forma a luz vermelha.

Assim o espectro da luz reflectida pela Lua, é a que a Lua deixar (agora saber qual é é que é mais dificil :P), mas nunca é o mesmo que o sol visto que a Lua não é um espelho (onde a luz é relectida na totalidade).

Penso que será assim.

Cumps

Exactamente,a cor da superficie lunar influencia uma pequena parte na luz que é refletida.Se por ex. a superficie da lua fosse totalmente composta por...rubis, veriamos um tom avermelhado a ser refletido. :(

Já agora,o sol ao meio-dia tem 5800K. E o olho humano apenas consegue destinguir uma pequena parte de todo o espectro electromagnetico.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente,a cor da superficie lunar influencia uma pequena parte na luz que é refletida.Se por ex. a superficie da lua fosse totalmente composta por...rubis, veriamos um tom avermelhado a ser refletido. :D

Já agora,o sol ao meio-dia tem 5800K. E o olho humano apenas consegue destinguir uma pequena parte de todo o espectro electromagnetico.

É quase isso Zogli,na verdade são 5900K o que corresponde a 5627ºC de temp. na superficie,já no centro da estrela as temperaturas podem chegar a 20 milhões de graus Kelvin. :arrow:

Com efeito o elevado nr. de fotões que o Sol emite possuem comprimentos de onda que variam entre os 0.3 micrometros e os 3 micrometros e o olho humano só consegue detectar o que está entre os 0.4 e os 0.7,é a esta porção que se chama de luz visivel. :arrow:

O facto do céu ser azul,apenas tem a ver a reacção entre os fotões e mistura de gases presentes na atmosfera e a forma como os nossos olhos intrepretam e vêem essa reacção,com outro tipo de atmosfera ou com um tipo diferente de olhos o céu podia ser perfeitamente visto como sendo verde,vermelho,amarelo etc. :arrow:

A titulo de curiosidade,o Sol emite num segundo uma potencia de 4x10(elevado a 23) KW,pra terem uma ideia,a totalidade de energia produzida em todo o mundo no mesmo tempo é cerca de :arrow: ...200 biliões de vezes menor!!! :arrow:::D:

Mas tanbem não é de admirar,afinal o "bicho" só tem um diametro de 1.400.000km e uma massa 300.000 vezes superior á da terra...coisa pouca. :arrow:

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

william, tens luz a mais....os cardinais durante o periodo nocturno "dormem" e perdem cor... os teus nao estão a conseguir "dormir" mexem-se na fotografia e teem os azuis muito brilhantes...quando "dormem" perdem quase todo o azul.

 

Alguem me sabe dizer depois no tipo de leds que quero como faço a ligaçao electrica? Basta ligar um transformador as leds? Nao é preciso mais nada?
é...dependendo dos leds e do transformador pode ser uma coisa simples ou mais complexa.
Antes de mais não era piada, se achaste graça não se perdeu tudo icon_wink.gif Pelo que fui apreendendo pensei que a temperatura de cor da luz emitida pelo sol em pleno dia rondava os 6500K. Não sabia que emitia todos os espectros simultâneamente... isso é possivel? Quanto à segunda questão, de facto a luz da Lua é reflectida mas não tem temperatura de cor por causa disso?

 

todo o espectro não... mas quase todo o espectro electromagnetico sim. Existem as linhas de frauhoffer que são comprimentos de onda absorvidos por elementos presentes na atmosfera exterior do sol.

 

quanto á temperatura de cor...não é um identificador exacto do espectro, ja que a mesma temperatura de cor pode ser obtida com diferentes espectros.

 

a temperatura de cor é uma medida retirada do espectro do corpo negro.

 

 

O corpo negro é um objecto teorico que absorv e toda a radiação que nele incide, ex:

 

animation.gif

 

portanto como consegue absorver toda a radiação que nele incide tambem consegue emitir em todos os comprimentos de onda, ou seja...emite um espectro completo.

 

Imaginem agora que começam a aquecer esse corpo negro, ele começa a emitir radiação de acordo com a sua temperatura e a sua cor visivel vai mudando á medida que a temperatura aumenta. Isto é a escala de temperatura de cor.

 

Uma lampada incandescente é quase um corpo negro ja que emite radiação de acordo com a distribuição de corpo negro (emite montes de infra-vermelhos e por isso é que aquecem tanto).

 

No entanto uma lampada fluorescente já não. Numa lampada fluorescente são os pigmentos fluorescentes que estão no exterior que convertem luz ultra-violeta gerada no interior para luz visivel e portanto a distribuição é completamente diferente de um corpo negro. Por isso a temperatura de cor é decidida comparando com a temperatura de cor mais proxima de um corpo negro apesar de os espectros serem diferentes.

 

ex:

 

lampada incandescente é mais ou menos assim, que como podem ver é totalmente diferente do de uma fluorescente: (retirado de um artigo citado em cima)

 

 

SPD.png

 

na parte da incandescente apenas o espectro visivel é mostrado...depois ainda temos muito mais, ja que este é apenas um bocadinho...o total será parecido com uma destas curvas dependendo do tipo de filamento,:

 

Image21b.gif

(curvas teoricas de corpos negros a diferentes temperaturas)

 

por emitirem tantos infra-vermelhos é que são pouco eficientes a dar luz.

 

conclusão, duas lampadas de espectros totalmente diferentes podem ter a mesma temperatura de cor.

 

Quanto á temperatura de cor do sol, cá em baixo...varia com a hora do dia, varia com as nuvens ...e varia muito já que as particulas e gases na atmosfera fazem com que a luz que chega aos nossos olhos seja diferente da que é observada fora da atmosfera. experimentem olhar para o sol ao meio dia e antes de se por...o tamanho da atmosfera entre ele e os nossos olhos é diferente...logo o sol parece ter cor diferente. (depois há a fisica por trás disto mas não vamos elaborar sobre ela).

 

 

É quase isso Zogli,na verdade são 5900K o que corresponde a 5627ºC de temp. na superficie,já no centro da estrela as temperaturas podem chegar a 20 milhões de graus Kelvin.

 

errado, a temperatura da atmosfera exterior do sol influencia, tal como a sua temperatura interior...mas essas são mais ou menos constantes tirando +- umas centenas de graus para o exterior e +- uns milhares para o interior dependendo de onde é teorizada. mas o que muda mais é mesmo a nossa atmosfera, essa é que muda a temperatura de cor da luz (para cima ou para baixo) da luz solar que nós vemos.os 5800-5900 são fora da nossa atmosfera. No mesmo dia á mesma hora...nos trópicos e no polo norte a luz tem uma cor diferente...porque o tamanho da atmosfera varia entre o polo norte e os tropicos e por isso a luz que se vê tambem varia.

 

podem ver aqui um grafico a mostrar o espectro fora da atmosfera, e ao nivel do mar num dia sem nuvens, e a comparação com um corpo negro.

 

 

e se a atmosfera desempenha um papel importante a cortar a luz...a agua desempenha um papel ainda mais importante...por isso esqueçam os 5900K e os 4100K quando fizerem calculos para uma moonlight...não tem nada a ver...depende muito mais da profundidade que querem representar do que com os 5900-6500,etc.

 

como não teem grandes dados...o melhor mesmo é uma luz que não incomode os peixes, o azul, ao qual eles são menos sensiveis, e fraquinha...mesmo fraquinha, ou então nao a deixem ligada toda a noite.

 

para terem uma comparação....imaginem que teem a vossa luz de 6500K por cima do vosso aquario...e que um dia teem agua verde, se experimentassem meter a cabeça dentro do aquario e olhar para cima...de certeza que não viam uma luz branca ::D:

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Just_me tem toda a razão, mas num outro ponto há coisas que são mais questão de gosto do que de Física:

 

..por isso esqueçam os 5900K e os 4100K quando fizerem calculos para uma moonlight...não tem nada a ver...depende muito mais da profundidade que querem representar do que com os 5900-6500,etc.

 

Se querem ser realistas e representar o luar à profundidade real da água do vosso aquário (uns 30 ou 40 ou 50 cm), então os 4100K ou um pouco menos são mesmo o adequado. Isso do azul não passa de estética, e corresponde ao luar a uns bons metros de profundidade. Por outro lado, se querem mesmo representar o luar a uns metros de profundidade, no vosso aquário de 30 cm, então ponham um moonligh azul.

 

Em qualquer dos casos, a conclusão é que qualquer temperatura de cor abvaixo dos 4100K serve, porque vai representar uma profundidade diferente da coluna de água. Isso quer dizer que o mais importante é que tem que ser de intensidade tão baixa que os peixes nem dêm por ela (excepto os nocturnos). Por ex., o William tem um moonlight hiper-potente que não deixa os peixes repousarem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

errado, a temperatura da atmosfera exterior do sol influencia, tal como a sua temperatura interior...mas essas são mais ou menos constantes tirando +- umas centenas de graus para o exterior e +- uns milhares para o interior dependendo de onde é teorizada. mas o que muda mais é mesmo a nossa atmosfera, essa é que muda a temperatura de cor da luz (para cima ou para baixo) da luz solar que nós vemos.os 5800-5900 são fora da nossa atmosfera. No mesmo dia á mesma hora...nos trópicos e no polo norte a luz tem uma cor diferente...porque o tamanho da atmosfera varia entre o polo norte e os tropicos e por isso a luz que se vê tambem varia.

O que é que está errado Just? :arrow:

É obvio que as temp. que indiquei são valores medios da estrela e na estrela e não da superficie terrestre,que podem ter e têm oscilações e no caso dos Kelvins,sem duvida é um factor influenciado pela atmosfera que realmente não é toda por igual em todo o planeta,alias alem do tamanho da atmosfera,temos que ter em conta a curvatura da terra e portanto o angulo com que os raios solares atingem a superficie terrestre,esse factor alem de condicionar o valor da intensidade radiante num determinado sitio,por arrasto é muito provavel que tanbem ajude ás tais diferenças de espectro solar entre pontos distintos do globo.

Quanto ao resto concordo com tudo o que dizes. ::D:

A mim parece-me que isto dos Kelvins começa a ser uma mania,apesar de ser importante,tende a colocar em 2º plano um valor que provavelmente é muito mais importante para a boa escolha de iluminação para aquarios e exponencialmente mais se fôr o caso de plantados,que é o fluxo luminoso das lâmpadas em Lumens,de que é que interessa ter uma lâmpada com determinado espectro de cor (K) se depois tem um fraquissimo rendimento luminoso?...Concordas Just?

Quanto ás moolight,não tenho nada contra,mas parece-me que é mais uma "mariquice" que outra coisa,senão vejamos,imaginem uma area tão vasta como a floresta Amazonica,é licito afirmar que todas as noites e em todos os seus locais haverá luz de luar?é obvio que não.Haverá por certo noites do mais escuro breu e nem por isso os peixes têm problemas,por isso mesmo a existir moolight no aqua,será natural estar ligada todas as noites?pois...se calhar não.

Actualmente estou em fase de escolher uma calha para o meu proximo aqua,um dos modelos de que gosto por acaso até tem moonlights,mas sinceramente se não tivesse,não éra por isso que comprava a calha ou deixava de a comprar. :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é que está errado Just? :blink:

 

não estava errada, apenas a T inicial emitida pelo sol não é o factor mais importante para a T recebida pelos peixes; agora aquela conversa da T nos polos etc é verdade mas irrelevante, pelo que sei não hé peixes tropicais nos polos. Mas é relevante para o resto, ou seja, a condição da atmosfera (por ex. um incêndio florestal) vai fazer com que a T tenha grandes flutuações.

 

Luís, o que tu disseste de errado foi só "fotões que o Sol emite possuem comprimentos de onda que variam entre os 0.3 micrometros e os 3 micrometros", e nem é errado, é incompleto, porque o sol também emite menos e mais do que isso. Pode é ser de intensidade baixa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

william, tens luz a mais....os cardinais durante o periodo nocturno "dormem" e perdem cor... os teus nao estão a conseguir "dormir" mexem-se na fotografia e teem os azuis muito brilhantes...quando "dormem" perdem quase todo o azul.

 

 

Oi! , esta foto foi tirada mal o moonlight acendeu e tb aumentei um pouco a potencia no trnsformador para se ver melhor na fotografia :blink: so tenho o moolingh ligado por 2h depois de as luzes se apagarem , depois é escuridao total para dormirem todos descansados :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por ex., o William tem um moonlight hiper-potente que não deixa os peixes repousarem.

 

como ja tinha respondido ao Just apenas aumentei um pouco a potencia do moonlight para se ver melhor na foto e tb passado 2h desliga-se , n fica ligado a noite toda

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O facto do céu ser azul,apenas tem a ver a reacção entre os fotões e mistura de gases presentes na atmosfera e a forma como os nossos olhos intrepretam e vêem essa reacção,com outro tipo de atmosfera ou com um tipo diferente de olhos o céu podia ser perfeitamente visto como sendo verde,vermelho,amarelo etc. :blink:

 

 

Neste ponto não estou de acordo, o céu é azul e nuvens brancas, nada de misturar outras côres. Biba o Fê Quê Pê.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.