Uv 15 Watts - Versão 6.2


Recommended Posts

Pois quando eu disse "uma acção muito curta", queria dizer mesmo um "raio de acção muito curto", pois tinha a ideia que a luz teria um maior alcance.

 

So para acrescentar que com uma explicação tão detalhada so não consegue fazer quem for mesmo atadinho das unhas.

Editado por PDI

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 176
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

2ª Parte - Como fazer a entrada e saída de água

 

 

 

 

filtrouv6.2005.jpg

 

Do mesmo modo utilizado na 1ª Parte, encontrar o meio do taco...

 

 

 

 

filtrouv6.2006.jpg

 

...e fazer um pequeno furo que irá servir de guia.

 

 

 

 

filtrouv6.2019.jpg

 

Com a ajuda de uma broca escalonada, ou uma do diâmetro pretendido fazer o buraco.

 

 

 

 

filtrouv6.2020.jpg

 

Vantagem da broca escalonada: é o mesmo que 6 brocas, de 2 a 12 mm em passos de 2.

 

 

 

 

filtrouv6.2021.jpg

 

Porta mangueira para entrada e saída de água. Podem escolher-se direitos ou curvos! O que der mais jeito.

 

 

 

 

filtrouv6.2022.jpg

 

Porta mangueira e as duas porcas que fazem a fixação.

 

 

 

 

filtrouv6.2023.jpg

 

Enrosca-se a porca maior como está na foto.

 

 

 

 

filtrouv6.2024.jpg

 

Colocar um fio de cola do mesmo modo que se fez nos bucins.

 

 

 

 

filtrouv6.2025.jpg

 

Encaixar o porta mangueiras no buraco do taco, até que o excesso de cola apareça no rebordo da porca.

 

 

 

 

filtrouv6.2026.jpg

 

Enroscar a porca mais pequena pelo interior do taco com a ajuda de um alicate ou chave de tubos. Apertar firmemente.

 

 

 

 

filtrouv6.2027.jpg

 

Aspecto final da entrada e saída de água, acompanhado dos "apoios" para as lâmpadas.

 

 

 

 

Amanhã segue novo capítulo. Como construir o "invólucro".

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois quando eu disse "uma acção muito curta", queria dizer mesmo um "raio de acção muito curto", pois tinha a ideia que a luz teria um maior alcance.

 

So para acrescentar que com uma explicação tão detalhada so não consegue fazer quem for mesmo atadinho das unhas.

 

 

A falar é que a gente se entende e a língua "portueira é muito traiçoesa". Os fóruns servem mesmo para isto: troca de ideias e colocação de dúvidas.

Acredito que no fim da explicação, muitos se irão "aventurar" a fazer um filtro deste tipo, e acho bem! Se assim não fosse, não valia a pena estar gastar o meu teclado e explicar tim tim por tim como se faz. A todos aqueles que se querem aventurar na construção do filtro, não hesitem em colocar alguma dúvida que tenham! No que estiver ao meu alcance, podem contar comigo.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como já disse, ou melhor escrevi, o intuito deste tópico é por o pessoal a trabalhar :twisted: .

Este tipo de material compra-se me vários sítios. Tacos por exemplo em casas de material de construção. Bucins em lojas de material eléctrico. Os portas mangueiras em lojas especializada em sistema de rega. Acredito que para alguns dos que acompanham este tópico, não fazem a mínima ideia onde adquirir estas peças, nem por onde começar. Tenho a vantagem que desde os meus 10 anos já andava a "inventar"! Quando necessito de alguma peça "esquisita" já sei onde há à venda.

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lindo :wacko: O DIY claro

 

Uma dúvida que cola branca é essa que utilizaste?

 

Na 2ª parte, em que colocas o porta mangueira, utilizaste mais 2 tacos pvc? ou seja 2 na primeira parte e mais dois na 2ª parte?

 

Já vi esta última, numa fotografia.

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

. . . . .

Colocar um fio de cola do mesmo modo que se fez nos bucins.

. . . . .

 

Encaixar o porta mangueiras no buraco do taco, até que o excesso de cola apareça no rebordo da porca.

. . . . . .

 

Cumps.

 

Boas!

 

Como prometido, estou a acompanhar. . . :P

 

A cola a que te referes é alguma cola especial ou pode ser por exemplo Silicone de aquário?

 

Cumps.

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora coloco aqui outra questão que já foi debatida, mas como cada caso é um caso...

 

Qual a powerhead que usas para os teus filtros, pois o bom funcionamento do mesmo depende em muito do caudal de água.

 

Abraços,

Rui Oliveira

Cumprimentos,

Rui Pedro Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Uma dúvida que cola branca é essa que utilizaste?

Amanhã meto a marca e foto da cola. É o que chamam "Prego liquido".

 

 

 

 

A cola a que te referes é alguma cola especial ou pode ser por exemplo Silicone de aquário?

Silicone de aquário já experimentei e dei-me mal... no PVC e Hidronil, não "pega" lá muito bem...

 

 

 

 

Qual a powerhead que usas para os teus filtros, pois o bom funcionamento do mesmo depende em muito do caudal de água.

De momento tenho-os em série com o filtro externo... sei que não é a melhor solução, mas vai ser modificada. Uma pequena bomba de elevação serve. Amanhã ou depois coloco uma foto das que vou utilizar.

 

 

 

 

Cumps

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

3ª Parte - "Caixa" para a lâmpada - montagem

 

 

 

 

filtrouv6.2028.jpg

Tê de hidronil, 50mm, ( são necessários dois ).

 

 

 

 

filtrouv6.2029.jpg

Um dos Tês, a cola utilizada e um dos suportes da lâmpada.

 

 

 

 

filtrouv6.2030.jpg

Colocar cola no interior do Tê e no exterior do Taco.

 

 

 

 

filtrouv6.2031.jpg

Unir as duas peças firmente.

 

 

 

 

filtrouv6.2032.jpg

Os dois suportes da lâmpada já colados nos respectivos Tês.

 

 

 

 

filtrouv6.2033.jpg

Da mesma forma que se colam os suportes das lâmpadas, colam-se também a entrada/saída de água.

Na frente dos Tês, 20 cm de tubo PVC de 50mm que unirão os dois Tês.

 

 

 

 

filtrouv6.2034.jpg

Também da mesma forma que se colaram as quatro peças anteriores, cola-se o tubo de PVC a unir os dois Tês.

Alinhar a saída/entrada de água uma com a outra, de modo a ficarem certas.

 

 

 

 

filtrouv6.2035.jpgfiltrouv6.2036.jpgfiltrouv6.2037.jpg

Várias variantes da colocação da entrada/saída de água.

 

 

 

 

Próximo capítulo, ( so daqui a dois dias...) : Parte eléctrica.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Devido a um "problema técnico", ( máquinas fotográficas e areia não combinam muito bem... ), aqui vai o desenvolvimento prometido. Mas antes ... :

 

- Em relação à cola, cá fica uma foto da mesma:

 

cola.jpg

 

 

 

4ª Parte - Parte eléctrica, introdução

 

 

 

filtrouv6.2038.jpg

Lâmpada económica de 15 Watts de onde vai ser retirado o balastro.

 

 

 

 

filtrouv6.2039.jpg

Com a ajuda de uma chave de fendas, abrir a parte plástica. Em alguns casos é necessário utilizar uma pequena serra.

 

 

 

 

filtrouv6.2040.jpg

Balastro já "à mostra". É visível as ligações à corrente e à lâmpada.

 

 

 

 

filtrouv6.2041.jpg

Antes de separar a lâmpada do balastro, anotar em que terminais estão ligadas cada ponta da lâmpada.

 

 

 

 

filtrouv6.2042.jpg

Pequena caixa de plástico que irá albergar o balastro.

 

 

 

 

filtrouv6.2043.jpg

Primeiro ensaio da posição do balastro dentro da caixa.

 

 

 

 

filtrouv6.2044.jpg

Com ferro de soldar, estanham-se as pontas do cabo que irão ligar ao balastro.

 

 

 

 

filtrouv6.2045.jpg

Duas pontas de fio já estanhado.

 

 

 

 

filtrouv6.2046.jpg

Colocação das pontas de fio nos furos previamente feitos na caixa de plástico.

Os fios das pontas ligarão à lâmpada e o do meio será a entrada de corrente.

 

 

 

 

filtrouv6.2047.jpg

No balastro, retiram-se os fios que anteriormente ligavam à lâmpada.

 

 

 

 

filtrouv6.2048.jpg

Novamente com o ferro de soldar, soldam-se os fios que irão ligar à lâmpada.

Ligam-se do mesmo modo que estavam ligadas as lâmpadas! Daí ter referido anteriormente que seria necessário anotar as ligações.

 

 

 

 

filtrouv6.2049.jpg

Por fim soldam-se as pontas de fio que vão alimentar o balastro.

 

 

 

 

filtrouv6.2050.jpg

É aconselhável colocar braçadeiras que prendam os fios, de modo a "não serem" puxados para fora da caixa.

 

 

 

 

filtrouv6.2051.jpg

Caixa com a parte eléctrica já concluída. Mais tarde irá ser colocada no filtro e os fios cortados à medida.

 

 

 

ATENÇÃO: Esta parte do filtro, embora não apresente perigo ao ser feita, deverá ser feita ou supervisionada por alguém que perceba de electricidade, assim como esteja à vontade para manusear um ferro de soldar/estanhar. Quando mal utilizado, pode causar queimaduras graves.

 

 

 

Dentro de dias segue a 5ª parte do projecto. Entretanto "vou virar-me" para outro "vício"! Gastar gasolina, pneus e combater o stress! Com um pouco de sorte ainda desfaço um dos carros. Se quiserem aparecer, estou nas traseiras do meu prédio :D .

 

Ah! Os carros são estes! não é preciso carta de condução!!

 

etc.jpg

 

 

Cumps e até ao próximo capítulo.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já está a bufar e de que maneira! Gastei-lhe os pneus até ao tutano!

 

A parte eléctrica, ao contrário do que parece, é bastante simples!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A parte eléctrica, ao contrário do que parece, é bastante simples!

 

sim !muito simples só quando não se rebeta com 2 balastros em pouco mais de meia hora...lol

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas David!

 

Continuo atento . . . :) mas tenho algumas questões. . .

 

- A escolha da lampada de 15W que retiras-te o balastro, deve ser de acordo com a potência da lampada UV-C, ou seja de 15 W também, ou o mais apróximado, correcto?

 

- Nunca abrí uma lampada económica, e se calhar se abrir tenho a resposta da seguinte pergunda, mas ainda assim . . .

Em todas as fotos dá a entender que iremos encontar apenas uma placa com o circuito eléctrico, onde temos de soldar os fios, no entanto nesta foto:

filtrouv6.2041.jpg

Dá a entender que são duas placas.

Na realidade quantas são?

 

- Vê-se claramente que temos de soldar 6 fios, 2 de alimentação (fase+neutro), e os outros 4 para ligar as pontas da lâmpada. Existe alguma ordem para ligar os "bornes" da lâmpada?

 

Muito Obrigado

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tomando a liberdade de responder ao topico do meu amigo Davis ex Davs

 

- A escolha da lampada de 15W que retiras-te o balastro, deve ser de acordo com a potência da lampada UV-C, ou seja de 15 W também, ou o mais apróximado, correcto?

Sim

- Nunca abrí uma lampada económica, e se calhar se abrir tenho a resposta da seguinte pergunda, mas ainda assim . . .

Em todas as fotos dá a entender que iremos encontar apenas uma placa com o circuito eléctrico, onde temos de soldar os fios, no entanto nesta foto:

filtrouv6.2041.jpg

Dá a entender que são duas placas.

Na realidade quantas são?

Vêm só um balastro electrónico

- Vê-se claramente que temos de soldar 6 fios, 2 de alimentação (fase+neutro), e os outros 4 para ligar as pontas da lâmpada. Existe alguma ordem para ligar os "bornes" da lâmpada?

Aqui têm que ser o mestre a responder,eu estive na a montar dois filtros ,mas a parte eléctrica é para mim muita mais dificil da construção do filtro.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

sim !muito simples só quando não se rebeta com 2 balastros em pouco mais de meia hora...lol

Pois... era domingo de manhã e ainda não devia ter acordado ::D:

 

 

 

 

- A escolha da lampada de 15W que retiras-te o balastro, deve ser de acordo com a potência da lampada UV-C, ou seja de 15 W também, ou o mais apróximado, correcto?

Nem mais! Como costumo utilizar lâmpadas de 15 Watts, utilizo balastros de 15 Watts também. Se forem lâmpadas de 36 Watts, deve-se utilizar balastro de 36 watts, e assim por diante.

 

 

 

 

- Nunca abrí uma lampada económica, e se calhar se abrir tenho a resposta da seguinte pergunda, mas ainda assim . . .

Em todas as fotos dá a entender que iremos encontar apenas uma placa com o circuito eléctrico, onde temos de soldar os fios, no entanto nesta foto:

filtrouv6.2041.jpg

Dá a entender que são duas placas.

Na realidade quantas são?

Foi "erro" meu ter colocado dois balastros na mesma foto, mas assim pude mostrar a frente e a traseira em simultâneo. Cada lâmpada económica traz apenas um balastro.

 

 

 

 

- Vê-se claramente que temos de soldar 6 fios, 2 de alimentação (fase+neutro), e os outros 4 para ligar as pontas da lâmpada. Existe alguma ordem para ligar os "bornes" da lâmpada?

Ordem propriamente dita não! Apenas temos de ligar os dois do lado direito a uma ponta da lâmpada e os dois da esquerda à outra ponta. Nas pontas da lâmpada tanto faz ser num lado como do outro.

 

Como se pode ver no esquema abaixo:

 

lampafluor.jpg

 

Não há contacto físico entre as duas pontas da lâmpada. Em cada ponta existe um filamento que, quando estão os dois em carga, excitam o pó que a lâmpada contém, o que lhe dá a luminosidade. Daí não termos de nos preocupar com a "correcta posição" dos fios nas pontas da lâmpada.

 

 

 

 

Tomando a liberdade de responder ao topico do meu amigo Davis ex Davs

Estás à vontade em responder por mim, desde que não me "ofereças" para trabalhar ::D:

 

 

 

 

Aqui têm que ser o mestre a responder,eu estive na a montar dois filtros ,mas a parte eléctrica é para mim muita mais dificil da construção do filtro.

"Mestre"? Já me chamaram muita coisa, mas "Mestre" nunca! Isso é bom ou mau? Come-se? É salgado? Dá para trocar por peixes e plantas?

Tanto a parte do "plástico" como a parte eléctrica é difícil. Mais difícil para uns que para outros... Ninguém nasce ensinado, mas todos podemos aprender.

 

 

Brevemente coloco o resto da montagem. Agora vou dormir! Um dos meus desportos favoritos que já não pratico há algum tempo...

Já ando a ver tudo a desfocado louco.gif.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela minha parte o mais difícil está mesmo a ser encontrar Hidronil. :?:?

 

Já procurei na Iberopa, Leroy Merlin, Mestre Maco e nada.

 

Por acaso ninguém sabe onde, na zona de Sintra/Cacém se pode encontrar o dito cujo. Não me estava a apetecer fazer isto em PVC, que realmente fica inestetico. Se não for nesta zona, pelo menos entre Benfica e Sintra. :|

 

Cumps,

Rui Oliveira

Cumprimentos,

Rui Pedro Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenta numa casa que venda piscinas e acessórios para as mesmas! Eles têm de certeza.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Continuando...

 

 

 

5ª Parte - Parte eléctrica, conclusão

 

 

 

 

filtrouv6.2052.jpg

Com a ajuda de uma braçadeira de serrilha, prendemos a caixa eléctrica à caixa da lâmpada.

 

 

 

 

filtrouv6.2053.jpg

Cortam-se os fios dos extremos com folga suficiente para fazer as ligações aos terminais da lâmpada.

 

 

 

 

filtrouv6.2054.jpg

Esta é a folga que se deve dar. Mais metro menos quilómetro!

 

 

 

 

filtrouv6.2055.jpg

Descarna-se os fios e mais uma vez estanha-se as pontas. Ao fazer isto, dá-se mais resistência às ligações.

 

 

 

 

filtrouv6.2056.jpg

Aconselho a colocação de um pouco de manga termo retráctil na zona onde acaba a cobertura exterior do fio. Com a ajuda de um isqueiro, ou secador de cabelo, a manga, ao ser aquecida, encolhe.

 

 

 

 

filtrouv6.2057.jpg

Colocam-se dados de junção, que depois irão fazer a ligação aos terminais da lâmpada.

 

 

 

 

filtrouv6.2058.jpg

Os terminais já ligados a uma lâmpada. Neste caso uma normal, não é UV!

 

 

 

 

filtrouv6.2059.jpg

Teste à parte eléctrica. Embora seja uma lâmpada de 18 Watts, também acende, mas com menos intensidade.

 

 

 

 

filtrouv6.2060.jpg

Parte eléctrica concluída. Guarda-se até que chegue a altura de ser colocado no filtro definitivamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6ª Parte - Colocação da lâmpada

 

 

 

 

filtrouv6.2061.jpg

Retiram-se as porcas dos bucins, assim como a borracha de vedação.

 

 

 

 

filtrouv6.2062.jpg

Numa das pontas, e só numa, coloca-se a borracha de vedação até abranger a zona do vidro da lâmpada.

 

 

 

 

filtrouv6.2063.jpg

Enfia-se a lâmpada por um dos lados, até que a borracha de vedação bata no fundo do bucin.

 

 

 

 

filtrouv6.2064.jpg

Enrosca-se a porca, de modo a que faça pressão na borracha de vedação. Este processo é um pouco delicado! Pouco aperto e pode haver fugas de água, muito aperto e a lâmpada pode partir-se.

 

 

 

 

filtrouv6.2065.jpg

No extremo oposto temos a lâmpada "solta". Temos de colocar a 2ª borracha de vedação.

 

 

 

 

filtrouv6.2066.jpg

Borracha já colocada. Com a ajuda de uma chave de fendas vai-se empurrando até bater no fundo do bucin.

 

 

 

 

filtrouv6.2067.jpg

Coloca-se a porca do bucin neste lado do filtro, do mesmo modo que se fez no lado oposto.

 

 

 

 

 

filtrouv6.2068.jpg

Lâmpada já colocada dentro da "caixa"! Nesta altura da montagem faz-se o teste de estanquicidade de todo o conjunto. Este teste vai garantir que não irá haver água espalhada no chão. Há muitos modos de fazer o teste. Colocar o filtro dentro de água, tapar uma das saídas/entradas de água e soprar pela outra! Se houver bolhas de ar dentro da água há fuga.

 

 

 

 

filtrouv6.2069.jpg

Este é o processo que utilizo. Acessórios de jardinagem ligados ao filtro por meio de um pouco de tubo, que por sua vez ligam à torneira de água. Na outra ponta ligado a uma electroválvula. Com este ligada, portanto aberta, abre-se a torneira até que saia todo o ar de dentro do filtro. Depois de sair um pouco de água, desligo a electroválvula e fico com a pressão da rede dentro do filtro. Não sei ao certo qual o valor desta pressão, mas é muito mais elevada que qualquer bomba que se vá utilizar, aquando do funcionamento no aquário. ( Mais um manómetro que tenho de comprar, porque estou com curiosidade em saber qual a pressão da rede e da bomba de retorno que vou utilizar ). Adiante... Já com a pressão no filtro, verifico cuidadosamente se há fuga em alguma colagem e nas porcas dos bucins. Algumas vezes já me aconteceu ter fuga nas porcas! Basta apertar mais um pouco e está o caso resolvido. Agora quando é na colagem dos tacos o no tubo central aos tês de hidronil só há uma solução! Fazer outro! Depois de colado, não há modo de os descolar, isto em danificar as peças... De vez em quando, ( sempre que me lembro ), ligo a electroválvula para libertar um pouco de água e perder pressão no filtro. Volto a desligar para ganhar pressão. Se não houver fuga nenhumas, deixo ficar em carga durante uma manhã ou tarde, desde que esteja em casa, não vá aquilo rebentar!

Obs: O filtro que está na foto do teste de estanquicidade não é o mesmo que fui mostrando ao longo deste tópico. Esse ainda está por acabar, mas como me tinha esquecido de fazer o teste de estanquicidade a um anterior, aproveitei enquanto tirava as fotos para ir testando o que já estava quase feito.

 

 

Brevemente chegamos à conclusão do filtro.

 

 

 

Cumps.

 

 

P.S. - Alguém tem um servidor para vender? Estou a ficar sem espaço para colocar as fotografias. louco.gif

Editado por David Cabete

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Muitos quilómetros tem esta bancada! Está quase na fase final, falta pouco.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

podias colocar a referencia da lampada completa?

Philips TUV 15w. Podes ver aqui, nesta empresa.

 

 

 

 

Acho que me vou aventurar a fazer mas vou comprar o balastro porque nao tenho jeito nenhum nem percebo nada de electrecidade.

Foi com esse propósito que iniciei este tópico. Ajudar o pessoal a construir o seu próprio filtro UV. Qualquer dúvida é só apitar.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais