Uv 15 Watts - Versão 6.2


Recommended Posts

Boas

 

Já tinha desconfiado que não tinhas um horário de trabalho dito "normal". Há poucos Membros a essas horas, por aqui no Fórum.

 

Estando depois dele só actuará sobre aquilo que passar através do mesmo, nomeada & mormente algumas bactérias nitrificantes que possam eventualmente soltar-se para a coluna de água.

Correndo o risco de estar a ser confuso na explicação que dou, peço que façam um pequeno esforço de visualização da montagem que refiro... (Sou um kito casmurro, é genético. Costela transmontana)

Compreendi a explicação sem problemas, e não foi foi preciso muito esforço para perceber o que querias dizer. PPor esse prisma, tanto faz estar à entrada como à saída. Senão vejamos! O "ideal" será o filtro UV trabalhar com uma bomba própria, de baixo débito. Assim sendo, a água em que o UV actua, nem é água antes do filtro externo, nem depois do filtro externo. É apenas água do aquário, e funciona de igual modo.

 

 

Não tenho medo de uma lâmpada T8 UV. Só se vive uma vez e há que encarar os desafios de frente.

Quantos de nós já tentaram cortar uma T8???

Ora aí está uma filosofia de vida, que todos devíamos seguir!

Sinceramente nunca tentei cortar um T8, mas nada como experimentar!

 

 

Além disso já pratiquei imenso com T8 vulgares e não me parece que o vidro de quartzo de uma germicida seja mais difícil de trabalhar do que o (esse sim vulgar) vidro de uma T8 normal.

Os vidros de quartzo de uma germicida são notoriamente mais espessos que as lâmpadas T5! Mais difícil de cortar, mas menos "quebradiço".

Uma T8 vulgar, não germicida, se não me engano, tem o mesmo tipo de vidro que uma UV! ( Posso estar a dizer uma grande asneira, e se assim for, podem dar-me na cabeça ). Se assim for, uma qualquer T8, avariada ou não, serve para o efeito. Basta retirar os topos metálicos e limpar o interior, sacando fora aquele pó branco. Atenção aos mais distrai´dos, que esse pó branco não é para snifar! Aquilo é meio tóxico :lol: .

 

 

Diz-me então, por favor, onde devo postar essas questões.

Dúvidas e afins devem ser colocadas no sub fórum "EQUIPAMENTOS, TÉCNICAS E MANUTENÇÃO", ou em "DIY (Faça Você Mesmo)", caso já tenhas algo já feito.

 

 

 

Pagamento aceite :twisted: .

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 176
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

 

Os vidros de quartzo de uma germicida são notoriamente mais espessos que as lâmpadas T5! Mais difícil de cortar, mas menos "quebradiço".

Uma T8 vulgar, não germicida, se não me engano, tem o mesmo tipo de vidro que uma UV! ( Posso estar a dizer uma grande asneira, e se assim for, podem dar-me na cabeça ). Se assim for, uma qualquer T8, avariada ou não, serve para o efeito. Basta retirar os topos metálicos e limpar o interior, sacando fora aquele pó branco. Atenção aos mais distrai´dos, que esse pó branco não é para snifar! Aquilo é meio tóxico :) .

 

 

Não devem ser iguais, mais, não podem ser iguais porque o vidro inibe os raios UV.

 

Por saberem disto é que os fabricantes de mangas de quartzo se uniram para especular nos preços... cabecadura

 

Mas eu conto poder defraudar os intentos deles. Cambada de xupistas....

 

 

Estive a fazer uma experiência hoje com uma T8 usada e uns Bucins, e ficou assim. (Que achas?)

 

Se conseguisse uma T8 mas UV acho que não seria nada de muito mais dificil...

 

 

Tenho uma serie de duvidas e ideias a germinar.

 

Vou dar uma saltada à tal secção para ver como corre.

 

 

Obrigado. Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A ideia posta em prática já é outra coisa! Uma ideia que me ocorreu agora: Sendo o tubo da T8 apenas para protecção, e é o que faz a vedação do filtro, não há necessidade de o apertar tanto, como se de uma lâmpada normal se tratasse. Pode levar um pequeno fio de cola/silicone, para ajudar a vedar.

De momento não me ocorre mais nada! Deve ser do "adiantado da hora" cabecadura ... vou dormir!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Não foi muito dificil de conseguir cortar o tubo.

 

...Sendo o tubo da T8 apenas para protecção, e é o que faz a vedação do filtro, não há necessidade de o apertar tanto, como se de uma lâmpada normal se tratasse. Pode levar um pequeno fio de cola/silicone, para ajudar a vedar...

Sim, pode, mas não creio que haja necessidade de tal. Se estás com medo de não poder apertar convenientemente o vidro, fica descansado que não há perigo.

Agora reconheço que colocar um cordão de Silicone (mesmo dos dois lados) da borracha que fica apertada pelo Bucin só vai aumentar o factor segurança do projecto.

 

 

P.S. Quando me referi à 'mariquice' da lâmpada piloto estava a referir-me a isto -

...posso colocar dentro dessa mesma caixa uma lâmpada piloto, de modo a saber se a lâmpada do filtro está a ser alimentada ou não, assim como um interruptor de corte geral, ( mas isso já são "mariquices" ). Como é visível na foto...
- pois mencionaste-a no inicio do post e nunca mais voltaste ao tema.

Se me explicasses por alto o funcionamento dessa lâmpada ficava-te muito grato, pois tenho para mim que é ela quem garante que a UV ainda trabalha (tenho um bocado de receio de ter qualquer tipo de radiação exposta pelo filtro, mesmo a que sai pelos topos dos Bucins) e assim dava um ar ainda mais profissional à coisa.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A "mariquice" da lâmpada piloto, como realmente referi no início do tópico, nunca a cheguei a colocar, já que os meus filtros estão colocados em locais não acessíveis aos mais curiosos, leia-se o piolho cá de casa. Mas podes ver por estas fotos, como será a coisa:

 

piloto1b.jpg

 

piloto1b.jpg

 

piloto2b.jpg

 

Peço desde já desculpas ao autor do projecto, o Membro CostaAzul, por utilizar as fotos sem que lhe tivesse pedido autorização. Podem ver o tópico onde estão inseridas essas fotos aqui. É sem dúvida um passo a passo muito bem conseguido, e melhor demonstrado.

Basta seguir os dois exemplo, o meu e do CostaAzul e ficas com um filtro à "Pró" :| .

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pensei que te referias a um led que há nos filtros UV à venda, que está na tal da caixa de projecto e que quando aceso indica que a lâmpada ainda trabalha.

Realmente assim as ligações ficam muitíssimo mais facilitadas... :wink:

 

"Aquariofilia.Net - Nem os Chineses conseguem fazer melhor..." :wink:

 

 

No que toca a filtros UV estamos conversados.

 

Agora vamos começar a guerra... Estou a pensar em colocar um filtro de fundo...

Vou começar um tópico acerca disso, achas que aqui é o sitio indicado, ou devo ir para os Equipamentos Técnicas e Manutenção?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
Boas

 

 

Peço desde já desculpas ao autor do projecto, o Membro CostaAzul, por utilizar as fotos sem que lhe tivesse pedido autorização.

 

Cumps.

 

 

...estás desculpado

 

Boas

 

A "mariquice" da lâmpada piloto, ...

Cumps.

 

 

...agora chamares mariquices aos meus led's .. :evil: ...quando te apanhar vais ver ! chainsaw loolloo eheh.

 

Realmente para um UV de um aquario é uma mariquice e trabalho a mais, não ha necessidade, eu só tive necessidade de fazer aquilo porque fiz um para um lago e tive que isolar bem as ligações da lampada por causa da chuva e deixei de poder ver o reflexo azul na estremidade da lampada.

...podem ir seguindo ai os concelhos do mestre que ele e bom professor e até se ageita :wink:

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas David!

 

Três duvidas...

 

Qual é a desvantagem de meter um tubo tipo de acrílico a dividir a lâmpada da água?

 

Pode se meter o sistema independente do filtro? Ou seja, a ideia era usar uma bomba de baixo caudal para a agua passar mais tempo a ser bombardeada pela luz!

 

Mais ou menos qual a relação Watt de luz litro de agua?... se existe tal coisa...

 

Parabéns por mais um DIY genial!

 

Abraço

Editado por soloam
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Boas David!

 

Três duvidas...

 

Qual é a desvantagem de meter um tubo tipo de acrílico a dividir a lâmpada da água?

O acrílico não é permeável aos raios ultravioletas.

 

 

 

Pode se meter o sistema independente do filtro? Ou seja, a ideia era usar uma bomba de baixo caudal para a agua passar mais tempo a ser bombardeada pela luz!

Esse é mesmo o sistema ideal, para optimizar o UV. Só tem um senão! São mais dois tubos dentro do aquário! Um de entrada, outro de saída.

 

 

 

Mais ou menos qual a relação Watt de luz litro de agua?... se existe tal coisa...

 

Parabéns por mais um DIY genial!

 

Abraço

 

Podes ver aqui, neste documento. Para ser perfeccionsta, basta saber matemática :thumbup3: .

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem acho que vou mesmo me aventurar neste DIY :transport027:... como se costuma dizer, feito por nós tem mais valor, alem de com o preço que dizes que te ficou tudo, +/-46 euros... não se encontra filtros UV com esta potencia de lâmpada! Só tenho uma duvida David, tenho um aqua pequeno, mas esta em fase de ser trocado por outro, qual é a desvantagem de usar uma lâmpada tão potente num aquario de pouca litragem (30 Litros)? Para alem do preço da lâmpada! Para fazer fazia já a pensar no futuro, e em eventuais upgrades de aquários!!

 

Outra:

A lâmpada de onde tiras-te o balastro era de quantos 15W, Tem que ser igual ou superior à da UV certo?

 

Obrigado por este DIY genial

Abraço

Editado por soloam
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

Parece mal dizer isto, mas esta resposta/pergunta passou-me ao lado...

 

 

Bem acho que vou mesmo me aventurar neste DIY :naughty:... como se costuma dizer, feito por nós tem mais valor, alem de com o preço que dizes que te ficou tudo, +/-46 euros... não se encontra filtros UV com esta potencia de lâmpada!

Esse preço é no máximo dos máximos! Podes encontrar algumas peças mais barato ainda.

 

 

 

 

 

Só tenho uma duvida David, tenho um aqua pequeno, mas esta em fase de ser trocado por outro, qual é a desvantagem de usar uma lâmpada tão potente num aquario de pouca litragem (30 Litros)? Para alem do preço da lâmpada! Para fazer fazia já a pensar no futuro, e em eventuais upgrades de aquários!!

Apenas terás de ter a lâmpada acesa menos tempo. Vias vendo a evolução das coisas e fazes os devidos ajustes.

 

 

 

 

 

Outra:

A lâmpada de onde tiras-te o balastro era de quantos 15W, Tem que ser igual ou superior à da UV certo?

Afinal havia outra :naughty: ...

O balastro deve ser o mais aproximado possível da lâmpada. Menos potência a lâmpada não tem o seu rendimento eficaz, maior potência obriga a lâmpada a "trabalhar" em esforço, diminuindo o seu tempo de vida.

 

 

 

 

 

Obrigado por este DIY genial

Abraço

Sempre às ordens, desde que me deixem.

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em 1º lugar , és um artista!!parabens, mas por menos dinheiro mandei vir um de Hong KongUV e com lampada de 24w!

Em 1º lugar, obrigado pelo elogio ;) . Não duvido que tenha sido mais barato, como disseste no referido post, e ainda bem, mais poupas-te! Também podia ter mandado vir um para mim, já que antes de começar a fazer os meus, vasculhei na net, à procura. Mas quanto a mim, tem o senão. O prazer de ser eu a construí-lo, passando por todas as fases, desde o projecto em si, a aquisição das peças, a montagem, e finalmente ver aquilo a funcionar como pretendido. O que interessa é que cumpra a função para o qual foi feito/comprado.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

David, parabéns pelo filtro! Uma duvida, essa cola que usas-te (que mostras-te aqui) não corre riscos de contaminar a agua? Sempre ouvi falar em silicone próprio para aquários, não se aplica aqui? Posso usar qualquer tipo de cola? Tenho aqui uma cola em casa que diz que é "Cola Pregos" sabes o que é? Serve? Foi usada para fixar rodapés as paredes.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tens que ver se essa tal "Cola Pregos", ou "prego Invisível" como alguns lhe chamam, tem produtos nocivos! Na embalagem deve ter uma símbolo para o efeito.

Algo deste tipo:

perigoso_ambiente.jpg

 

Mesmo assim, se não tiver, deves procurar a "Ficha de Segurança" do produto. Devia estar sempre disponível ao comprador, mas por vezes tem de se pagar bem paga para a ter. Todos os produtos Certificados, e utilizados por empresas Certificadas, ou vêm com o produto ou são pedidos à parte.

De qualquer modo tenta procurar na Net por "Fichas de Segurança" e o nome do produto e/ou referência.

 

Fichas de Dados de Segurança

 

Para permitir que os utilizadores tomem as medidas necessárias para a protecção do ambiente, assim como da saúde e da segurança nos locais de trabalho, todo e qualquer fabricante, importador ou distribuidor, aquando da primeira entrega de uma substância perigosa ou mesmo antes, deve enviar ao destinatário uma ficha de dados de segurança, contendo as informações necessárias à protecção do homem e do ambiente.

 

Esta ficha é obrigatoriamente distribuída aos utilizadores profissionais aquando da primeira distribuição, bem como todas as suas revisões.

 

As regras técnicas relativas à elaboração, distribuição, conteúdo e formato das fichas de segurança constam da Portaria n.º 732-A/96, na sua actual redacção.

 

 

A referida Portaria encontra-se em fase de alteração, por forma a ser ajustada ao já vigente Regulamento REACH.

 

O Guia a utilizar para efeitos de elaboração das fichas de dados de segurança deverá ser o constante do Anexo II do Regulamento n.º 1907/2006, de 18 de Dezembro (REACH).

 

 

Informações a constar na ficha de dados de segurança:

 

 

* Identificação da substância/preparação e da sociedade/empresa;

* Identificação dos perigos;

* Composição/informação sobre os componentes

* Primeiros socorros;

* Medidas de combate a incêndios;

* Medidas a tomar em caso de fugas acidentais;

* Manuseamento e armazenagem;

* Controlo da exposição/protecção individual;

* Propriedades físico-químicas;

* Estabilidade e reactividade;

* Informação toxicológica;

* Informação ecológica;

* Informações relativas à eliminação;

* Informações relativas ao transporte;

* Informações sobre regulamentação;

* Outras informações.

( In: Agência Portuguesa do Ambiente )

 

 

Exemplo de Ficha de Segurança

 

 

A cola que utilizo não é nociva para o meio ambiente. Tenho a Ficha de Segurança na firma onde trabalho. É daquelas que se pagam bem pagas...

 

Acho que está respondida tua questão.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
  • 1 mês depois...

Boas

 

Tens que ver se essa tal "Cola Pregos", ou "prego Invisível" como alguns lhe chamam, tem produtos nocivos! Na embalagem deve ter uma símbolo para o efeito.

Algo deste tipo:

perigoso_ambiente.jpg

 

Mesmo assim, se não tiver, deves procurar a "Ficha de Segurança" do produto. Devia estar sempre disponível ao comprador, mas por vezes tem de se pagar bem paga para a ter. Todos os produtos Certificados, e utilizados por empresas Certificadas, ou vêm com o produto ou são pedidos à parte.

De qualquer modo tenta procurar na Net por "Fichas de Segurança" e o nome do produto e/ou referência.

 

 

( In: Agência Portuguesa do Ambiente )

 

 

Exemplo de Ficha de Segurança

 

 

A cola que utilizo não é nociva para o meio ambiente. Tenho a Ficha de Segurança na firma onde trabalho. É daquelas que se pagam bem pagas...

 

Acho que está respondida tua questão.

 

 

 

Cumps.

Boas ,

Excelente projecto , vou meter as mãos a obra para tentar fazer um desses . Mas tenho algumas duvidas se puderes perder alguns minutos da tua vida para me responder agradecia .

1º a cola de pvc que usas para colar os acesorios não liberta nada quimico ?(Eu vez por outra uso e fico com uma 'moca' com o cheiro),

2º- se em vez de usar t's usa-se y achas que fica melhor ou apenas diferente ?

3º-tenho um aqua de 300 lt mas vou usar o uv só esporadicamente achas que com uma lampada de 7w faria algum efeito ou seria melhor mesmo uma de 15 w?

Já começo a ser chato mas ai vão mais duas perguntas

4º-Qual a marca do silicone ou cola que usas ? não é colivede pois não ?

5º-Não consigo arranjar as curvas e aquelas porcas plasticas pretas para a entrada da mangueira achas que me podes enviar ?

Já esta tudo , vou experimentar fazer tambem este sistema para por o termostato fora do aqua .

Obrigado desde já .

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desde já os agradecimentos da gerência pelo elogio :naughty: .

 

Respondendo às questões colocadas:

  1. A cola que utilizo não é nociva para o meio ambiente, logo é aconselhável para ambientes aquáticos.
  2. Se usares os y's em vez dos t's o efeito é o mesmo. Esteticamente fica diferente.
  3. aconselho sempre a utilização de uma lâmpada de 17 Watts. São mais fáceis de encontrar e a diferença de preço compensa em termos de tempo de funcionamento. Como é mais potente, não precisas de tanto tempo ligada.
  4. A marca não me recordo agora, mas não é definitivamente colivede! Basta procurar numa casa, ou grande superfície, um silicone não nocivo ao meio ambiente e que seja adequado para pvc.
  5. As curvas a que te referes são as entrada e saída de água? Porcas tenho ainda algumas no meu "armazém" assim como os curvos de entrada e saída de água. Se precisares avisa.

Nunca cheguei a fazer esse sistema para o aquecimento, mas se fizeres, aconselho-te a utilizar tubo de PVC de maior diâmetro que o que utilizei no filtro UV.

 

 

Qualquer coisa dispõe.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta semana que vem vou procurar as curvas em mais um sitio ou dois aqui que podem ter se não tiverem vou te pedir para enviar .

Só mais uma coisa que achas desta lampada

http://viewitem.eim.ebay.pt/15W-15-WATT-POND-FILTER-UVUVC-BULBTUBELIGHTLAMP-T8/160636000838/item

Ao todo são 10 euros achas que compensam ? Ou sera melhor comprar da philips ou osram ?

Obrigada pela grande ajuda

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sobre as peças, se depois precisares avisa,

 

Quanto à lâmpada, pessoalmente prefiro uma que seja de marca. Já me deu mau com uma lâmpada UV sem marca. Durou só dois meses.

 

 

 

 

Cunps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ,

Ando com MAIS UMA duvida . Tenho medo que ao meter o filtro uv forçe muito o motor ou perca caudal no filtro . Por isso ando com uma ideia de meter 2 t´s de 5"8 e dois passadores para assim quando usar o filtro uv abro os passadores e assim passa pelo filtro se não fechos e passa directo .

2 inconvenientes que eu proprio encontrei :

1º se tiver muito tempo sem uzar a agua que fica no filtro fica estagnada,

2º não a maneira de arranjar passadores de plastico (ainda nem as curvas encontrei).

Que achas ? Como pelo que estou a ver tens doutoramento em diy a ver se tens uma luz sobre o assunto.

abraço

TIAGO ALVES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não perdes caudal no filtro, ou se perderes é um par de litros. Assim já não tens os dois inconvenientes :naughty: ...

 

As curvas, entradas e saída de água, procura numa casa que venda artigos de rega! Leva uma foto e pede uma coisa parecida. As porcas plásticas pretas, é que vai ser mais difícil, digo eu! Qualquer uma dessas coisas tenho na garagem, se precisares, avisa.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia David

 

eu vou montar um filtro identico ao teu e estou com uma ideia um "pouco" louca que não sei se será possivel e gostaria de saber a tua opinão

 

o que eu estava a pensar era utilizar o corpo principal do filtro para criar um reactor de co2 ou seja:

 

o espaço que fica da lampada ás paredes do tubo enchia de biobolas e criava uma entrada para o co2 numa das pontas do filtro

 

mas será que:

 

as biobolas não vão acabar por partir a lampada?

será que o ultravioleta não altera o co2?

a eficiencia do filtro uv vai ser muito menor certo?

 

o que achas?

 

cumps

luis sabino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Respondendo às perguntas:

 

as biobolas não vão acabar por partir a lampada?

Quase de certeza que sim, já que vão andar "à solta".

 

 

será que o ultravioleta não altera o co2?

Boa pergunta! Julgo que não, mas não tenho a certeza.

 

 

a eficiencia do filtro uv vai ser muito menor certo?

Sim, vai ser menor, porque as biobolas ficam entre a lâmpada e a parede interior do filtro. O espaço é muito maior.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais