Uv 15 Watts - Versão 6.2


Recommended Posts

O que me despertou a atenção foi uma espécie de “goma” parte dela já cristalizada que apareceu junto das uniões de silicone, essa subtancia estranha tinha um gosto tambem ele estranho, deixa a boca aspra e pareceu-me acido não sei bem, para mim era igual como quando subtituimos umas pilhas que rebentaram e inadvertidamente colocamos as mãos na boca. Mas o que estava por dentro não aparentava ter qualquer paladar, talvez pela quantidade de agua que por ali passa.

Por baixo de cada “pedra” que se encontra lo aluminio existe um buraco comforme se pode ver na foto.

Não percebo nada de quimica mas para alem de todos os produtos “normais” por vezes uso uma colher de sopa de sal por cada 50 litros de agua, não sei se isto pode ter alguma influência.

 

dsc07709vn3.jpg

 

Boas, o que me perece a mim que tens aí é um simples, grande caso de corrosão, acho que mais cedo ou mais tarde, esses cristais, como tu dizes, vão abrir buraco.

São apenas a corrosão do metal que é fundido, juntamente com o Alumínio, porque este quando é puro é maleável, acho, como disseram anteriormente deves esperar uma resposta dos "quimicos" aqui do fórum.

 

Digo isto porque o mesmo se passou na bomba de água da maquina com que trabalho, mas só se viu depois da tampa, que é de alumínio, já estar a perder água, atraves de um buraco, quando a tirei, ela estava cheia desses mesmos "cristas" e prestes a abrir mais buracos, portanto não deve de ter sido pelo sal que adicionas-te.

Aconselho-te a pôr de parte esse filtro, pelo sim, pelo não, não vas depois ter um dissabor.

 

Espero que tenha ajudado alguam coisa.

Cumps.

Editado por rchoças
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 176
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Sim de parte ele já está, apenas queria perceber o que tinha despultado aquela corrosão, se reparares nas fotos, eu sem grande esforço abri prepositadamente um buraco de um lado ao outro.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como estou prestes a seguir as tuas dicas e construir um destes filtros, continuo com uma duvida, caso a lampada não acenda, porque se fundiu ou o balastro avariou, como sabes ? vais verificando regularmente ou consegues perceber atravez dos bucins que deixam passar algum tom azulado ?

Dá para ver o tom azulado nos bucins. Assim sei se está a funcionar ou não.

 

 

 

 

Sim de parte ele já está, apenas queria perceber o que tinha despultado aquela corrosão, se reparares nas fotos, eu sem grande esforço abri prepositadamente um buraco de um lado ao outro.

Por via das dúvidas, próximo fim de semana desmonto o meu e verifico se também tem os mesmos cristais. Tiro fotos para mostrar.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

Tenho um aquario de 270L brutos e gostaria de saber se uma lampada de 15watts como a tua chega para um aquario desta capacidade e tambem que tipo de bomba devo utilizar pois se não me engano convem que a agua passe mais devagar para poder estar mais tempo em contacto com a luz, penso eu!

O aquario ainda é recente e tenciono fazer um plantado com discus!

Não quero começar a "obra", chegar ao fim e não funcionar por isso estou aqui a perguntar ao "Paizinho dos uv´s DIY" como se faz!!!

 

Obrigado por este excelente tópico!! Está mesmo muito bom!

Mais tarde vou criar um tópico para mostrar como fazer tpa´s automaticas! Vou tentar descriminar o maximo póssivel o meu trabalho, para como tu poder ajudar o maximo de pessoas possiveis!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho um aquario de 270L brutos e gostaria de saber se uma lampada de 15watts como a tua chega para um aquario desta capacidade e tambem que tipo de bomba devo utilizar pois se não me engano convem que a agua passe mais devagar para poder estar mais tempo em contacto com a luz, penso eu!

Uma lâmpada de 15 Watts chega sim senhor. Bomba deve ser entre 100 a 300 litros hora, precisamente para a água "circular" o mais devagar possível.

 

 

 

O aquario ainda é recente e tenciono fazer um plantado com discus!

Não quero começar a "obra", chegar ao fim e não funcionar por isso estou aqui a perguntar ao "Paizinho dos uv´s DIY" como se faz!!!

Para utilização com discus, convém ter o maior tempo possível o UV ligado, ( isto segundo alguns Discumaníacos ). Para um plantado o tempo não pode ser assim tão prolongado. Há que encontrar um meio termo.

"Paizinho dos uv´s DIY"?!? Querem que a piolha cá de casa tem irmãos e não sabe! help

 

 

Obrigado por este excelente tópico!! Está mesmo muito bom!

Mais tarde vou criar um tópico para mostrar como fazer tpa´s automaticas! Vou tentar descriminar o maximo póssivel o meu trabalho, para como tu poder ajudar o maximo de pessoas possiveis!

O espírito do Diy acima de tudo. Coloca lá esse teu projecto que o pessoal quer ver as "coisas" a funcionar na prática!

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

 

Era mesmo isso que eu queria saber!!! Mais uma vez muito obrigado!

Eu ainda não acabei a minha "obra" mas já tenho um "projecto" e algumas partes prontas!!

vou criar hoje mesmo esse tópico!!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O Sr. David, se não se importa faz-me um filtro destes :)Lifestraw Hehehe

 

Abraço

Paulo Silva

 

Aquilo não é para "chupar"?!? O que tu queres sei eu!! :P

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Era mesmo isso que eu queria saber!!! Mais uma vez muito obrigado!

Eu ainda não acabei a minha "obra" mas já tenho um "projecto" e algumas partes prontas!!

vou criar hoje mesmo esse tópico!!

 

Venha de lá esse tópico! A gente quer é fotos! Muitas fotos! :P

 

 

Cumps.

Editado por David Cabete
Afinal já lá está o tópico! Ando com o sono atrsado...

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Venha de lá esse tópico! A gente quer é fotos! Muitas fotos! surprised

Cumps.

 

Boas

 

Vamos lá ver se consigo fazer uma coisa decente e barata!

Já agora qunado tiver uma dúvidas já sei com quem falar!!! hehehe

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo em conta o sucedido com o meu filtro UV (perfil de aluminio 8cm x8 cm), resolvi fazer outro identico mas com um perfil em pvc (11cm x 5cm).

O perfil usado é tubo de exaustão de fumos e 150cm de perfil custou 7€ (AKI), apenas deixo aqui esta nota pois é sempre mais uma opção para quem por vezes não consegue arranjar o material desejado.

 

dsc07724gu3.jpg

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece realmente muito interessante. Mas diz-me uma coisa! Como retiras a lâmpada. quando for preciso substituir?

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa era a minha duvida quando construi o primeiro, mas afinal foi facil. Recortei o silicone que veda a lampeda com um xisato e facilmente retirei a lampeda, se bem que para próxima quero uma lampeda mais potente, e como ainda sobrou perfil faço um novo.

Dei preferencia a um filtro quadrado ou rectangular par poder colar o arrancador e o balastro num dos topos, e escolhi um perfil maior que os usuais tubos de pvc porque eu acho que tendo o filtro uma maior capacidade, a nesma quantidade de agua vai demorar mais tempo até sair do mesmo, logo o tratamento torna-se mais eficaz ou então permite-nos ter um filtro ligeiramente mais forte, penso eu de que...

 

Abraço

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Essa era a minha duvida quando construi o primeiro, mas afinal foi facil. Recortei o silicone que veda a lampeda com um xisato e facilmente retirei a lampeda, se bem que para próxima quero uma lampeda mais potente, e como ainda sobrou perfil faço um novo.

Dei preferencia a um filtro quadrado ou rectangular par poder colar o arrancador e o balastro num dos topos, e escolhi um perfil maior que os usuais tubos de pvc porque eu acho que tendo o filtro uma maior capacidade, a nesma quantidade de agua vai demorar mais tempo até sair do mesmo, logo o tratamento torna-se mais eficaz ou então permite-nos ter um filtro ligeiramente mais forte, penso eu de que...

 

Abraço

 

Parece que resulta, essa maneira de retirar a lâmpada.

Quanto a estar mais água dentro do filtro, isso é que já não é bem assim. O comprimento de onda dos raios UV é muito curto. Assim, quanto menor o espaço que a luz tem de percorrer, melhor será o seu efeito. Sendo assim, o espaço entre a lâmpada e o invólucro exterior, deve ser reduzido ao mínimo, de modo a que os raios ultravioleta sejam o mais eficazes possíveis.

Não quero dizer com isto que esse filtro não vá funcionar, ou que um como o meu seja melhor!

Tens aí um óptimo trabalho.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Parece que resulta, essa maneira de retirar a lâmpada.

Quanto a estar mais água dentro do filtro, isso é que já não é bem assim. O comprimento de onda dos raios UV é muito curto. Assim, quanto menor o espaço que a luz tem de percorrer, melhor será o seu efeito. Sendo assim, o espaço entre a lâmpada e o invólucro exterior, deve ser reduzido ao mínimo, de modo a que os raios ultravioleta sejam o mais eficazes possíveis.

Não quero dizer com isto que esse filtro não vá funcionar, ou que um como o meu seja melhor!

Tens aí um óptimo trabalho.

Cumps.

 

Quanto ao comprimento de onda da uv eu não sabia, mas como este vai ficar com a mesma capacidade que o anterior penso que vai funcionar.

Tu que tens os dois tipos é que podes dizer se notas alguma diferença entre os dois.

 

Abraço

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Desculpa o atraso na resposta, mas passou-me ao lado este tópico :smile2: . Tenho os dois tipos, por enquanto, mas a distância que vai da lâmpada à parede exterior do filtro, o de alumínio, é muito pequena. Apenas há 3 cm, mais coisa menos coisa. Na versão 6.2, a distância é bem menor. Estão a funcionar de igual modo, embora em aquários totalmente distintos, cumprindo a sua função sem nada a apontar.

Apenas referi as medidas do teu, porque me pareceu muito alto! De qualquer modo vai funcionar de certeza, se calhar tens é de colocar mais tempo de exposição aos raio ultravioleta! Só testando.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

David, o comprimento de onda é independente da penetração num dado material. Assim não é por terem um comprimento de onda curto que penetram mais ou menos na agua. O que importa é o factor de atenuação para um determinado meio.

 

exemplo:

 

penetração do vemelho para o azul na agua vai aumentando do vermelho para o azul, seguindo o raciocinio do comprimento de onda...o uv devia penetrar umas centenas de metros, o que nao acontece.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vamos sempre aprendendo. Pensava que era de outra forma! Mas afinal é para isso que aqui estamos, para trocar ideias.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outro exemplo são por exemplo as micro-ondas em certos comprimentos de onda. São muito absorvidas pela agua, e é assim que funciona o micro-ondas. no entanto não são absorvidas por outros materiais mais opacos por exemplo ao visivel: porcelanas, etc...

 

outro exemplo é por exemplo o UV e o vidro. O vidro deixa passar muito bem a luz visivel e é extremamente opaco aos UV's, e é por isso que não se usam mangas de vidro a proteger UV's.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, quero fazer outro filtro, desta vez baseado na ultima versão do David, mas está a ser muito difícil arranjar os T em hidronil bem como as tampas de pvc, já fui a uma casa de ferragens que vende de tudo um pouco, ao aki e a uma outra loja que só vende material de canalização e ainda não consegui.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a procura nos inamovíveis e não encontro lá nenhum para filtros uv, também não encontrei nenhum teu (David), penso que é unânime que tens apresentado alguns projectos excepcionais. Será modéstia?

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Boas, quero fazer outro filtro, desta vez baseado na ultima versão do David, mas está a ser muito difícil arranjar os T em hidronil bem como as tampas de pvc, já fui a uma casa de ferragens que vende de tudo um pouco, ao aki e a uma outra loja que só vende material de canalização e ainda não consegui.

Mais um adepto dos DIY's :rolleyes: .

 

Os tês de Hidronil, encontram-se "facilmente" em casas de material de piscinas. Já as tampas, ou tacos, é mais difícil... é uma medida pouco usada. Se quiseres, e se assim o entenderes, posso enviar-te os dois tês de Hidronil, assim como os tampos de PVC, por furar, ou já furados. Tenho material desse de reserva.

 

 

 

 

Estive a procura nos inamovíveis e não encontro lá nenhum para filtros uv, também não encontrei nenhum teu (David), penso que é unânime que tens apresentado alguns projectos excepcionais. Será modéstia?

Não sou a melhor pessoa para considerar os "meus" DIY's de excepcionais, poderia ser considerado um comentário, ou "classificação", parcial. Além de serem "meus", como sou moderador desta secção, ( por obra e graça do Sr. Fausto Vicente :evil: ) , não serei a pessoa mais indicada para "rotular" os "meus" DIY's de excelentes ou movê-los para a secção dos "Inamovíveis". Se a Administração, e em particular os membros em geral assim o entenderem, será movido, assim como outros muito bons projectos que por aqui andam.

 

 

Cumps e bons DIY's.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Mais um adepto dos DIY's :rolleyes: .

 

Os tês de Hidronil, encontram-se "facilmente" em casas de material de piscinas. Já as tampas, ou tacos, é mais difícil... é uma medida pouco usada. Se quiseres, e se assim o entenderes, posso enviar-te os dois tês de Hidronil, assim como os tampos de PVC, por furar, ou já furados. Cumps e bons DIY's.

 

Isso era óptimo, envia-me uma mp com o teu nib e respectivos valores (dois T mais as três tampas + portes) que eu faço a transferência.

 

Não sou a melhor pessoa para considerar os "meus" DIY's de excepcionais, poderia ser considerado um comentário, ou "classificação", parcial. Além de serem "meus", como sou moderador desta secção, ( por obra e graça do Sr. Fausto Vicente :evil: ) , não serei a pessoa mais indicada para "rotular" os "meus" DIY's de excelentes ou movê-los para a secção dos "Inamovíveis". Se a Administração, e em particular os membros em geral assim o entenderem, será movido, assim como outros muito bons projectos que por aqui andam.

 

Já calculava que era esse o motivo pelo qual isso acontecia, mas como ficas-te com o moderador deste sub-forum penso que o resto da equipa se tenha afastado um pouco desse tipo de tarefas, deixo aqui a sugestão para que seja feita uma analise por parte da moderação ou administração relativamente aos diy´s do David, pois relativamente aos outros penso que o mesmo não acontece.

 

Abraço e obrigado.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Gostaria só de alertar para uma coisinha e assim poupar muito trabalho de esfregona.

A luz UVC "gasta" o PVC.

Moi-même também tinha um filtro desses em Hidronil, acho que é assim que se chama (pvc de colar), com uma lampada de 36W, a trabalhar 24h por dia.

Aparentemente tudo funcionava 5 estrelas.

Passado talvez 1 a 2 anos comecei a notar que, de noite, se conseguia vislumbrar alguma luminosidade através do PVC.

Apertei-o ligeiramente e parecia "pastilha elástica".....mole.

Passados 2 ou 3 dias começam-me a aparecer uns pinguitos no chão do peixanário, não liguei.

Volvidos outros 2 ou 3 dias mais pinguitos que me fizeram procurar a rotura.

Qual Sherlock Holmes lá descobri um "poro" por onde o gajo "espichava" àgua, por sorte era na parte superior e despejava para dentro da sump.

Livrei-me assim de levar umas "peras" da minha psicologa.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João, já tínhamos falado sobre isso mas o custo total de um filtro destes ronda os 30€ já com lâmpada, sem lâmpada cerca de 15€, isso permite-nos dar ao luxo de trocar de filtro cada vez que trocamos de lâmpada, se um filtro destes durar em média 2 anos já é muito bom. Mas a tua chamada de atenção é bastante importante pois temos de andar sempre atentos para não ter um dissabor maior.

Não sei se reparaste, conforme já foi relatado neste mesmo tópico, que eu tinha um feito em perfil de alumínio e que ficou totalmente corroído.

Penso que o problema que te aconteceu deve ter sido apenas no tubo de pvc, se voltar a acontecer a alguém é uma questão de pensarmos num material mais resistente, quem sabe tubo de inox.

 

Abraço

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais