Fungos Em Lago


Recommended Posts

Olá!

Tenho um laguinho com 1m X 1,5m X 0,5m no jardim. Inicialmente era apenas para ter um nenúfar e outras plantas, mas como começaram a aparecer larvas de mosquito, decidi colocar peixinhos.

Há um mês atrás, meti 4 peixinhos vermelhos que pareciam dar-se às mil maravilhas. Anteontem reparei que estavam com fungos. Um já morreu e retirei os outros, coloquei-os num aquário e estou a tratá-los.

O meu medo é que os esporos dos fungos tenham contaminado o lago e que quando eu voltar a colocar lá os peixinhos, eles fiquem de novo infectados.

Encontrei na net a alusão a colocar sal-marinho na água, mas tenho medo que estrague as plantas. Alguém pode ajudar-me?

Fátima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Tenho um laguinho com 1m X 1,5m X 0,5m no jardim. Inicialmente era apenas para ter um nenúfar e outras plantas, mas como começaram a aparecer larvas de mosquito, decidi colocar peixinhos.

Há um mês atrás, meti 4 peixinhos vermelhos que pareciam dar-se às mil maravilhas. Anteontem reparei que estavam com fungos. Um já morreu e retirei os outros, coloquei-os num aquário e estou a tratá-los.

O meu medo é que os esporos dos fungos tenham contaminado o lago e que quando eu voltar a colocar lá os peixinhos, eles fiquem de novo infectados.

Encontrei na net a alusão a colocar sal-marinho na água, mas tenho medo que estrague as plantas. Alguém pode ajudar-me?

Fátima

 

Olá,

 

Penso que a solução mais fácil e barata será trocar a água, visto o lago não ser muito grande, e de seguida lava-lo com lixivia. O laguinho tem algum filtro ou bomba?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Penso que a solução mais fácil e barata será trocar a água, visto o lago não ser muito grande, e de seguida lava-lo com lixivia. O laguinho tem algum filtro ou bomba?

Obrigada pela resposta. O lago não tem filtro ou bomba, nem dá para ter. Semanalmente retiro de lá alguns regadores de água para regar o jardim e volto a preencher com água limpa.

Já mudei completamente a água, mas não lavei com lixívia. E mesmo lavando com lixívia não há sempre a possibilidade de voltar a ser reinfestado com fungos?

Não sei se o facto de apanhar sol o dia todo tem alguma coisa a ver com os fungos, uma vez que a água deve aquecer ligeiramente durante o dia. De qualquer modo, já coloquei umas plantas altas a sudeste para proteger um pouco mais do sol directo.

E não dá para adicionar periodicamente ao lago o medicamento antifúngico?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta. O lago não tem filtro ou bomba, nem dá para ter. Semanalmente retiro de lá alguns regadores de água para regar o jardim e volto a preencher com água limpa.

Já mudei completamente a água, mas não lavei com lixívia. E mesmo lavando com lixívia não há sempre a possibilidade de voltar a ser reinfestado com fungos?

Não sei se o facto de apanhar sol o dia todo tem alguma coisa a ver com os fungos, uma vez que a água deve aquecer ligeiramente durante o dia. De qualquer modo, já coloquei umas plantas altas a sudeste para proteger um pouco mais do sol directo.

E não dá para adicionar periodicamente ao lago o medicamento antifúngico?

 

Olá Fátima,

 

A lixivia é um excelente desinfectante, pois mata todos os "microbichinhos". É preciso ter o cuidado de passar abundantemente com água, para retirar todos os vestígios de lixívia no final da limpeza.

Ora bem, podes comprar um repuxo solar, para fazer circular a água e evita que pelo menos durante o dia os insectos pousem na água.

A água verde e fungos fazem parte da vida do "mini ecossistema" de um lago. no teu caso, não é fácil de controlar porque as dimensões do lago são muito reduzidas, não tens filtragem, e com o sol a temperatura da água sobe fomentando a actividade das bactérias.

Existem alguns produtos químicos para atenuar o crescimento de algas e fungos, e filtragem UV.

As plantas são muito impostantes para manter o equilibrio biológico. Papyrus, Juncus, Erva Pinheirinha, Jacintos, Lentilha de Água, Nenúfares..etc

Não podes redimensionar o teu laguinho? Não te equeças que os peixes crescem :Fade-color

Podes enviar uma imagem do laguinho?

 

cmpts :B-fly:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Tenho um laguinho com 1m X 1,5m X 0,5m no jardim. Inicialmente era apenas para ter um nenúfar e outras plantas, mas como começaram a aparecer larvas de mosquito, decidi colocar peixinhos.

Há um mês atrás, meti 4 peixinhos vermelhos que pareciam dar-se às mil maravilhas. Anteontem reparei que estavam com fungos. Um já morreu e retirei os outros, coloquei-os num aquário e estou a tratá-los.

O meu medo é que os esporos dos fungos tenham contaminado o lago e que quando eu voltar a colocar lá os peixinhos, eles fiquem de novo infectados.

Encontrei na net a alusão a colocar sal-marinho na água, mas tenho medo que estrague as plantas. Alguém pode ajudar-me?

Fátima

 

Olá,

 

Tambem já me aconteceu no meu 1º lago, que era mais ou menos do tamanho do teu lago e ainda não tinha bomba nem filtro.

Num lago da dimensão do teu devia ter bomba e filtro.

 

O que eu fiz foi o que se faz nos aquarios, retiras a água, esfregas com sal, voltas a encher e colocas um pouco de flôr de sal na água.

Existe um producto muito bom para lagos da Tetra para prevenir doenças.

 

Cump.

MJV

Editado por mvalente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

o meu lago ainda é mais pekeno k o da fatimarocha e nao tem filtro para ja so tem uma bomba de ar para remecher um pouco a agua enquanto nao tem filtro...

so tem uns jacintos de agua e uma erva pinheirinha..

e nele tenho 4 kinguinos e 2 tartarugas.. e ainda nao tive problemas e tenho a agua limpa so se nota o lodo no fundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

o meu lago ainda é mais pekeno k o da fatimarocha e nao tem filtro para ja so tem uma bomba de ar para remecher um pouco a agua enquanto nao tem filtro...

so tem uns jacintos de agua e uma erva pinheirinha..

e nele tenho 4 kinguinos e 2 tartarugas.. e ainda nao tive problemas e tenho a agua limpa so se nota o lodo no fundo...

 

 

...pode ter acontecido os peixes estarem contaminados antes de serem colocados no lago. Certo! surprised

A relação tamanho/eficacia tambem depende da idade e tamanho dos habitantes :shock:

Não tiveste, problemas, ainda bem, mas estás a comparar lagos com caracteristicas diferentes.

 

Cump.

MJV

Editado por mvalente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas o unico problema que tive for por burridade minha pois um dia olhei para o lago e achei que tinha mt lodo e entao resolvi tirar a agua toda e lipar e depois por agua limpa e no final pos logo os peixes na agua limpa... :wacko::evil:::D:;)

no dia a seguir estavam quase todos mortos....

mas ainda nao sabia nada destas coisas dos ciclos nem nada disso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus peixinhos, mesmo com o tratamento, acabaram morrendo todos.

Já reorganizei o laguinho, colocando mais sombra. Meti-lhe também mais plantas para fazerem sombra e consumirem os nutrientes da água.

Só faltam os peixinhos e vou ver se os compro hoje.

Aí vão as fotos:

dsc00084kz0.jpg

dsc00092lz4.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas o unico problema que tive for por burridade minha pois um dia olhei para o lago e achei que tinha mt lodo e entao resolvi tirar a agua toda e lipar e depois por agua limpa e no final pos logo os peixes na agua limpa... :):)bangbang

no dia a seguir estavam quase todos mortos....

mas ainda nao sabia nada destas coisas dos ciclos nem nada disso...

 

 

Não precisas de te martelar tanto :) não és o único.

 

Infelizmente a maioria das pessoas pensa que o lodo é lixo, cheira a esgoto e tratam de eliminar, mas não, o lodo é muito benéfico para um lago porque contem bacterias beneficas que ajudam no esquilibrio biologico.

 

Eu por exemplo aprendi que não ter bomba para circular a agua é um erro. Principalmente num lago com peixes.

 

Um abraço

MJV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois nesse lago nao da para por mts peixes talvez uns 3 kinguinos....

se estiver a dizer asneiras digam...

existem peixes mais pequenos que se possam por em lagos nao ha???

esses vasos é que ficam ai a ocupar espaço de mais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom...tens nesse lago 750 litros... :) Está muito giro e tem a agua cristalina! ;)

 

Devias tirar os vasos...fica artificial...depois podes por uns seis kinguios e umas (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] ou tactinis/neon chines...

 

Carpas koi nem penses em por ai...crescem ate um metro e em lagos menores que 2000/3000 litros é complicado...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

A quarentena é uma boa dica, nunca se sabe as doenças k estamos a introduzir com peixes ou plantas novos.

Também tenho um lago dessas dimensoes (1,5*1,5m), mas com uma bomba e um filtro artezanal, e algumas plantas (pinheirinha de água, lentilhas, etc), lá vou mantendo o lago mais ou menos. Tenho o lago com peixes de rio: 3 escalos (S. pyrenaicus), 3 bogas portuguesas (Chondrostoma lusitanicum) e 2 pimpoes. Queria ver se conseguia reproduzir estes peixes, principalmente as bogas portuguesas para com os juvenis repovoar algumas pequenas ribeiras da zona que as deixaram de ter depois da seca extrema de 2005. Infelizmente o lago nao é maior, mas pelo menos em termos de equilibrio biologico está a funcionar.

 

Ps: Tenho tb 2 tartarugas de face vermelha que tinham vivido cerca de 10 anos em espaços super confinados e agora têm um quintal para passear e um lago para nadar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

A minha sorte não continua muita.

Coloquei 6 peixes vermelhos no laguinho. Ao fim duma semana comecei a dar por falta de alguns, Reparei que estavam mortos no fundo e outros pareciam estar em vias disso.

não tinham fungos e a aparência era normal, apenas não se movimentavam muito e ficavam parados perto do fundo. Acabaram por morrer.

Julguei que tinha perdido todos e achei por bem desistir de pôr peixes no lago.

Há cerca de 2 semanas descobri que tenho um sobrevivente.

Não o vi antes, porque como o lago já tem muita vegetação, ele esconde-se facilmente.

Hoje reparei que está com manchas negras na ponta superior da barbatana caudal e nos lados da barriga (que não tinha há 2 semanas)

Mas parece-me estar bem e continua muito rápido a esconder-se debaixo das folhas.

Será que está doente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
A minha sorte não continua muita.

Coloquei 6 peixes vermelhos no laguinho. Ao fim duma semana comecei a dar por falta de alguns, Reparei que estavam mortos no fundo e outros pareciam estar em vias disso.

não tinham fungos e a aparência era normal, apenas não se movimentavam muito e ficavam parados perto do fundo. Acabaram por morrer.

Julguei que tinha perdido todos e achei por bem desistir de pôr peixes no lago.

Há cerca de 2 semanas descobri que tenho um sobrevivente.

Não o vi antes, porque como o lago já tem muita vegetação, ele esconde-se facilmente.

Hoje reparei que está com manchas negras na ponta superior da barbatana caudal e nos lados da barriga (que não tinha há 2 semanas)

Mas parece-me estar bem e continua muito rápido a esconder-se debaixo das folhas.

Será que está doente?

 

O sobrevivente continua aparentemente de boa saúde, embora as manchas pretas estejam cada vez maiores. Julgo que vai acabar por mudar de cor.

E cresceu. Dá para notar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
O sobrevivente continua aparentemente de boa saúde, embora as manchas pretas estejam cada vez maiores. Julgo que vai acabar por mudar de cor.

E cresceu. Dá para notar.

 

Olá,

 

É normal os Kinguios mudarem de cor quando crescem, pode ser o caso.

A peixinha que vez no meu avatar era branco e vermelho chamava-lhe o narizinho porque tinha o nariz vermelho. :P

 

Agora é toda branquinha e já me deu muitas alegrias (bebés) só que agora devido ao comportamento chamo-lhe "Aspirador" :crazyeyes:

 

Tenta por mais pq eles não gostam de estar sozinhos, mas não te essqueças da quarentena. Mas coloca na primavera.

 

Cumprimentos

MJV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sobrevivente continua aparentemente de boa saúde, embora as manchas pretas estejam cada vez maiores. Julgo que vai acabar por mudar de cor.

E cresceu. Dá para notar.

 

Olá,

 

É normal os Kinguios mudarem de cor quando crescem, pode ser o caso.

A peixinha que vez no meu avatar era branco e vermelho chamava-lhe o narizinho porque tinha o nariz vermelho. :P

 

Agora é toda branquinha e já me deu muitas alegrias (bebés) só que agora devido ao comportamento chamo-lhe "Aspirador" :crazyeyes:

 

Tenta por mais pq eles não gostam de estar sozinhos, mas não te essqueças da quarentena. Mas coloca na primavera.

 

Cumprimentos

MJV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela tua resposta, mvalente.

É concerteza isso. Ele (ou ela) continua bem, mas está voltando a ser vermelho.

É pena só poder juntar-lhe uns amiguinhos na Primavera. Até lá ele vai sentir-se sózinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela tua resposta, mvalente.

É concerteza isso. Ele (ou ela) continua bem, mas está voltando a ser vermelho.

É pena só poder juntar-lhe uns amiguinhos na Primavera. Até lá ele vai sentir-se sózinho.

 

Que temperatura está a água?

Ele nesta altura fica meio a hibernar e se possivél escondido.

Ele não está com tenhdencia para se esconder e ficar imovél?

 

Cump.

MJV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que temperatura está a água?

Ele nesta altura fica meio a hibernar e se possivél escondido.

Ele não está com tenhdencia para se esconder e ficar imovél?

 

Cump.

MJV

 

Não sei a temperatura da água, mas como vivo a uma certa altitude as temperaturas mínimas do ar andam à volta de 12, 13ºC e máximas de 20, 21ºC.

Mas realmente está muito menos activo que há um mês atrás. Quando afasto com cuidado as plantas e o vejo, ele esconde-se muito rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Não sei a temperatura da água, mas como vivo a uma certa altitude as temperaturas mínimas do ar andam à volta de 12, 13ºC e máximas de 20, 21ºC.

Mas realmente está muito menos activo que há um mês atrás. Quando afasto com cuidado as plantas e o vejo, ele esconde-se muito rapidamente.

 

É um comportamento normalissimo. O meus fazem o mesmo.

Na primavera oferece-lhe um companho(a)

 

Mas não te esqueças da quarentena.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei a temperatura da água, mas como vivo a uma certa altitude as temperaturas mínimas do ar andam à volta de 12, 13ºC e máximas de 20, 21ºC.

Mas realmente está muito menos activo que há um mês atrás. Quando afasto com cuidado as plantas e o vejo, ele esconde-se muito rapidamente.

 

É um comportamento normalissimo. O meus fazem o mesmo.

Na primavera oferece-lhe um companho(a)

 

Mas não te esqueças da quarentena.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei a temperatura da água, mas como vivo a uma certa altitude as temperaturas mínimas do ar andam à volta de 12, 13ºC e máximas de 20, 21ºC.
Fatima, acompanhei os seus posts e vou dar minha opinião, ok?

Se os peixes que estiveres colocando for kinguios, eles são muito sujões e necessitam de uma boa filtração da água, o que parece que você não tem no lago, pois tens somente plantas para filtração.

Esse é um peixe de água fria. Os comuns, suportam temperaturas àté´ abaixo de 0º e chegam até hibernar. Isso não quer dizer que suportem grande variação de temperatura em espaço pequeno de tempo e com pouca profundidade que é o caso do seu lago.

Perder os peixes logo após coloca-los no lago caracteriza mudanças bruscas nos parâmetros da água. Altos indíces de amonia, nitrito, nitrato, etc. além do que muitos peixes em tanque não ciclado provoca stress nos peixes e os levando até a morte.

 

Mas realmente está muito menos activo que há um mês atrás. Quando afasto com cuidado as plantas e o vejo, ele esconde-se muito rapidamente.
Não sendo motivado pela baixa temperatura é sinal de stress proveniente da cndição da água

 

Essas são minhas opiniões pessoais, ok?

 

Ps. Seu laguinho é lindo. Até copiei a foto para mostra-la a outros simpatizantes do hobby.

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais