Posição De Difusor De Co2 No Aquário.


paulosaints

Recommended Posts

Olá! Existe alguma disposição ideal de um difusor de co2 no aquário em relação aos restantes equipamentos, pelo menos aqueles que possam afectar a difusão do co2, por exemplo a boca de entrada de agua e a "flauta" de dispersão de agua do filtro externo.

No meu caso tenho um 2217 para um aqua de 1m (180L)...

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O difusor deve estar do lado oposto á saida de água do filtro...para haver uma total circulação do gás.

Por exemplo, se tens a água a entrar no aquario do lado direito,coloca o difusor do lado esquerdo do aquario.

Abraço

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O difusor deve estar debaixo da corrente gerada no aquario para que as bolhas fiquem o máximo de tempo em contacto com a água.

Assim o co2 não só é mais dissolvido, como chega ás plantas mais directamente.

Portanto, debaixo da entrada de água no aqua, ou de uma bomba circulatoria, como é o meu caso.

Faz com que as bolhas circulem com a corrente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O difusor deve estar debaixo da corrente gerada no aquario para que as bolhas fiquem o máximo de tempo em contacto com a água.

Assim o co2 não só é mais dissolvido, como chega ás plantas mais directamente.

Portanto, debaixo da entrada de água no aqua, ou de uma bomba circulatoria, como é o meu caso.

Faz com que as bolhas circulem com a corrente.

Eu tenho o meu msmo ao lado da entrada para o filtro de decantação! Assim, as bolhas que saem são sugadas e misturadas melhor com a agua! Depois saem na corrente de saida, espelhando-se pelo aqua!

  • Gosto 1

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o meu msmo ao lado da entrada para o filtro de decantação! Assim, as bolhas que saem são sugadas e misturadas melhor com a agua! Depois saem na corrente de saida, espelhando-se pelo aqua!

 

Boas Sergio,pelo que ja li pelo forum, asbacterias que estao dentro do filtro respiram O2, se estas a meter CO2 para dentro da agua que vai para o filtro nao sera prejudicial para s bacterias?

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sergio,pelo que ja li pelo forum, asbacterias que estao dentro do filtro respiram O2, se estas a meter CO2 para dentro da agua que vai para o filtro nao sera prejudicial para s bacterias?

cumps

Exactamente,as bacterias nitrificantes no filtro são aerobicas,ou seja respiram O2,por isso não me parece nada benefico estar a fazer entrar CO2 lá pra dentro. :roll:

Há quem faça uns "gingarelhos" malucos,com difusores externos montados na mangueira de saida do filtro,mas é á saida e nunca á entrada.

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O difusor deve estar debaixo da corrente gerada no aquario para que as bolhas fiquem o máximo de tempo em contacto com a água.

Assim o co2 não só é mais dissolvido, como chega ás plantas mais directamente.

Portanto, debaixo da entrada de água no aqua, ou de uma bomba circulatoria, como é o meu caso.

Faz com que as bolhas circulem com a corrente.

Não concordo...Já li aqui no forúm que o posicionamento que referi acima é o correcto e o que tem maior taxa de aproveitamento...

Mas gostos são gostos...

 

PS: basta olhares para aquarios da ADA (por exemplo) e veres onde é que o mestre põe o difusor :roll:.

 

Abraço

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

flow.jpg

 

Esta é a forma mais correcta de posicionar o difusor, haverá alguns aspectos a ter em conta, principalmente a qualidade do difusor, se as bolhas forem grandes sobem mais rápido e não são transportadas pela corrente, o caudal gerado pelo filtro e o próprio tamanho do aquário influenciam também a diluição do co2.

 

Debaixo da saída do filtro não me parece, a corrente puxa ainda mais rápido as bolhas para cima.

 

A entrar no filtro, para além do já referido de não ser nada benéfico para a colónia de bactérias, também prejudica o próprio filtro uma vez que pode originar bolsas de ar dentro deste e assim provocar cavitação.

  • Votar + 1

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho colocado como na foto, só que o difusor está junto ao substracto. E acontece que a coluna de bolhas quando chega a meio do percurso são desviados para os lados pelo "out flow" do filtro. Ou seja, acabo por ter as bolhas espalhadas pelo aquário, o que pessoalmente não acho muita graça... mas deve ser a melhor difusão.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também quem utilize um reactor colocado na saída do filtro externo. Há alguns DYI para isso.

Parece-me ser uma boa solução também na medida em que o CO2 é misturado mesmo antes de entrar no aqua, e não interfere com a colónia de bactérias do filtro porque está na saída.

 

cumps,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

flow.jpg

 

Esta é a forma mais correcta de posicionar o difusor, haverá alguns aspectos a ter em conta, principalmente a qualidade do difusor, se as bolhas forem grandes sobem mais rápido e não são transportadas pela corrente, o caudal gerado pelo filtro e o próprio tamanho do aquário influenciam também a diluição do co2.

 

Debaixo da saída do filtro não me parece, a corrente puxa ainda mais rápido as bolhas para cima.

 

A entrar no filtro, para além do já referido de não ser nada benéfico para a colónia de bactérias, também prejudica o próprio filtro uma vez que pode originar bolsas de ar dentro deste e assim provocar cavitação.

Nem mais :morning: .

Agora,eu ponho assim,quem quiser ponha por baixo da saida da agua...

Abraço

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente,as bacterias nitrificantes no filtro são aerobicas,ou seja respiram O2,por isso não me parece nada benefico estar a fazer entrar CO2 lá pra dentro. :tongue:

Há quem faça uns "gingarelhos" malucos,com difusores externos montados na mangueira de saida do filtro,mas é á saida e nunca á entrada.

POis nunca me tinha lembrado de tal situação! Agora tambem ja esta! E em 6 meses de montagem, tudo esta bem!

Para a proxima logo se vê!

Obrigado pela informação!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por isto é que eu sou um iniciante...

Nunca me tinha lembrado deste tipo de corrente. No meu aqua a corrente não se faz na vertical como no exemplo acima. Faz-se na horizontal. Até porque a quantidade de plantas a chegar á superficie não deixa esta corrente se instalar. Então o que fiz foi obrigar as bolhas a circularem o máximo de tempo na corrente antes de chegar á superficie, que é o objectivo final.

Mas nem todos os aquarios são sequer identicos, quanto mais iguais.

Peço desculpa a todos os utilizadores se os induzi em erro.

Lição aprendida.

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...
Olá!

 

flow.jpg

 

Esta é a forma mais correcta de posicionar o difusor, haverá alguns aspectos a ter em conta, principalmente a qualidade do difusor, se as bolhas forem grandes sobem mais rápido e não são transportadas pela corrente, o caudal gerado pelo filtro e o próprio tamanho do aquário influenciam também a diluição do co2.

 

Debaixo da saída do filtro não me parece, a corrente puxa ainda mais rápido as bolhas para cima.

 

A entrar no filtro, para além do já referido de não ser nada benéfico para a colónia de bactérias, também prejudica o próprio filtro uma vez que pode originar bolsas de ar dentro deste e assim provocar cavitação.

 

Tenho um aquário com 150*50*60 cm onde está de um lado um Eheim 2217 (1000 l/h) e do outro lado um JBL Profi500 (700) l/h. Neste caso qual será o ponto mais vantajoso para colocar o difusor de co2?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso o difusor do mesmo lado que a saida de água do filtro , no inicio estava do lado oposto e noto grande diferença no crescimento das plantas porque isto permite que o fluxo de água mantenha o CO2 mais tempo dentro de água e demore mais tempo a chegar à superficie..mas ate posso estar errado.

Editado por Pedrokas88

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 6 anos depois...
On 07/09/2007 at 19:57, Pedro Sacadura disse:

O difusor deve estar do lado oposto á saida de água do filtro...para haver uma total circulação do gás.

Por exemplo, se tens a água a entrar no aquario do lado direito,coloca o difusor do lado esquerdo do aquario.

Abraço

Olá qual a ordem da instalação , válvula de contenção ou válvula antiretorno, conta bolhas

?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 hours ago, Joyce Cristina Pires said:

Olá qual a ordem da instalação , válvula de contenção ou válvula antiretorno, conta bolhas

?

Tudo o que contenha líquidos deve ficar depois da válvula antiretorno. 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais