Ajuda Para Manter O Meu Aquario


starfighter

Recommended Posts

Boa noite a todos,

Sou novo aqui no forum e tenho algumas dúvidas, que espero que me consigam tirar! :D

Em primeiro lugar, já tenho o meu aqua À quase três anos, mas nunca consegui manter a agua estável e recentemente fiz uma lavagem completa, tirando toda a agua e os peixes que sobraram para outro aquario.

Neste momento tenho a agua em bom estado, segundo os testes que fiz numa loja aqui perto de mim.

O aquario tem:

- 90*40*50

- um filtro Eheim 2213

- Uma Powerhead 301 para o filtro de fundo

- Bomba de O2

 

As minhas duvidas:

1- Em relação à PowerHead... Quando comprei o aqua disseram-me que só o filtro não chegava exterior não chegava, mas li aqui que já não se usam filtros de fundo. Devo manter este filtro? Não é importante rodar a agua que está no fundo?

 

2- De quanto em quanto tempo devo fazer os testes de PH, amónia e nitritos?

 

3- Caso os niveis anteriores se mantenham estáveis nos sucessivos testes, basta-me fazer a TPA semanalmente, retirando cerca de 10% de agua, como li noutro tópico aqui no forum?

 

4- Que outros conselhos me podem dar para manter os meus peixes contentes? :D (Ah, esqueci-me de referir que aspiro regularmente o areão)

 

5- Neste momento tenho apenas plantas artificiais, uma vez que todas as que tinha anteriormente morreram e deixaram a agua bastante degradada... Que plantas resistentes me aconselham?

 

Obrigado desde já por todas as respostas! :D

Editado por starfighter
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

olha primeiro tira esse filtro de fundo isso não se usa acumula muita carga biologica debaixo do areão.

plantas podes colocar as que o membro anterior disse, com plantas artificiais tas sujeito aos picos de nitratos.

se introduzires plantas vais ter de ponderar a introdução de co2.

 

cump.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas starfighter!

 

Os filtros de fundo deixaram de se usar há algum tempo, porque demoram muito tempo a amadurecer e entretanto foram substituídos por filtros mais eficientes como é o caso dos fitros exteriores ou mesmo os interiores, mas que tem um compartimento para adicionares os famosos anéis de cerâmica e o algodão. De qualquer das formas, parece-me que com um filtro exterior desses, não é necessário teres um filtro de fundo. Vê qual é o volume de débito do filtro Eheim que tens para ver se se adapta ao volume do teu aqua.

 

Não deverias ter limpo o teu aqua, pois apesar de não o teres conseguido estabilizar, provavelmente com esse tempo já devereias ter uma boa colónia de bactérias, que precisava apenas de uma ajudinha para atingires o equilibrio. De qualquer das formas nas fases iniciais é preciso controlares bem os picos de amónia, porque é o produto resultante da urina dos peixes e da decomposição de material orgânico. Devido à sua elevada toxicidade, é normalmente aconselhado a iniciar o ciclo de estabilização sem peixes.

 

O que se costuma fazer é adicionar um produto para acelerar a colonização de bactérias no filtro, como é o caso do Cycle da Nutrafin (a título de exemplo), durante esse tempo também adicionas um pouco de comida para "alimentares" as bactérias. Da decomposição da amónia resultam os nitritos, que também são tóxicos embora menos que a amónia. O último passo do ciclo é a passagem de nitritos a nitratos, o produto menos tóxico de todos, que num aqua estabilizado e com plantas é rápidamente assimilado por estas, como sendo um dos elementos essencias ao seu crescimento. Para o ciclo se completar leva cerca de um mês, embora existam pessoas que dizem que leva menos tempo com a adição dos tais produtos que aceleram a maturação do filtro. No entanto resume-se tudo a ires testando a qualidade da água, no ínicio para amónia e nitritos e numa fase mais tardia, quando já tiveres atingido a estabilidade, controlares os nitratos. Para o fazeres é aconselhável comprares testes específicos vendidos em lojas de animais. Estas análises num período inicial e principalmente no caso de já lá teres peixes, devem ser realizadas diariamente para te certificares que os níveis de amónia e nitritos não se tornam perigosos, quando isto acontecer deves mudar cerca de 20-25% da água do aqua. À medida que os níveis destes produtos estabilizam até serem praticamente zero, poderás passar a controlar apenas os nitratos. A partir daí, poderás fazer mudas de água semanais de cerca de 10% da água, ou mesmo de 15 em 15 dias se tiveres um aquário fortemente plantado, visto que as plantas "purificam" a água absorvendo os nitratos. Daí ser aconselhável manteres muitas plantas no teu aqua, não só por uma questão de saúde e de qualidade da água, mas por também constituirem de abrigo a muitos dos peixinhos que puderás ter.

 

Quanto às espécies de plantas que podes introduzir, pode ser como já foi dito as Anúbias, musgo de Java, feto de Java, Ceratophyllum demersum, que sendo plantas resistentes e de rápido crescimento no caso da última ajudam a estabilizar o aqua. Mas se tiveres dúvidas na aquisição das plantas vai a este site www.tropica.com e lá puderás introduzir os parâmetros que pretendes ter no teu aqua (temp, ph, dureza da água, etc) e fazer a pesquisa a partir daí das plantas que mais se adequam às tuas necessidades e condições. As plantas tem apenas um pequeno senão, no caso de não teres iluminação, terás que arranjar porque plantas sem luz adequada, não funcionam ;)

 

Espero ter ajudado.

 

Cumpts!

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já muito obrigado pelas respostas, foram todas excelentes. Penso que o meu aqua já está ciclado, os dois ultimos testes deram 0 de amonia e nitritos muito perto de zero, estando os nitratos com um valor aceitavel (Que baixaram com a TPA):

Tenho mais uma dúvida, pelo menos para ja ;), e não consigo encontrar resposta especifica no "procura"...

Li que é preciso ter cuidado a limpar o filtro, para não destruir a colonia de bactérias lá existente. A pergunta que faço é simples, que cuidados devo ter? Não limpar todas as camadas filtrantes que tenho ao mesmo tempo para não matar tudo o que lá está?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então pelos vistos o teu aqua já tem o ciclo completo! Porreiro :tongue:

 

Os cuidados que deves ter quando limpas o filtro é não lavares com água da torneira, os anéis de cerâmica que é o local onde as colónias de bactérias se instalam. Se estiverem realmente sujos, mas é mesmo muito muito sujos é que os lavas com água do aquário, nada de água da torneira senão arruinas a tua colónia. Eu só mesmo muito raramente passo os anéis de cerâmica por água porque por vezes a sujidade, não é sujidade mas sim centenas de milhões de bactérias. A primeira esponja da fase de filtração, creio que é uma esponja azul mais dura (pelo menos no meu é assim e também é da eheim), podes lavar com água corrente se quiseres. A esponja branca fininha também podes lavar da mesma forma. Resumindo a única coisa que NÃO LAVAS COM ÁGUA DA TORNEIRA são os anéis de cerâmica.

 

Cumpts!

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só quero dizer que as bactérias se instalam em todo o lado e não "nos anéis". Nos aneis será agrande parte, mas pelo areão, plantas, água, esponjas, tubos, et caetera, tudo mas tudo forma bactérias.

 

Pelo menos é o que eu acho... :drinking:

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.