Corys A Morrer


gneves

Recommended Posts

Estou passado, os últimos peixes que tenho adquirido numa loja de Coimbra, morrem todos no dia seguinte.

Primeiro foi um ancistrus, com cerca de 3 cm, durou uma noite no aquario, agora 7 corys.

Só me sobram 3 e uma está por pouco.

Nitritos não são relevantes, ph 6,5.

O que acham?

Posso também adiantar que não tocam na comida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se o aquário está ciclado, então há várias outras possibilidades, uma delas é essa loja ter uma doença generalizada, outra é ter parâmetros de água muito diferentes das tua; neste último caso, deverias fazer uma adaptação lenta, não apenas da temperatura, mas da água: primeiro deixas a T equalizar, depois vais metendo de 5 em 5 minutos uma chávena de café de água do aquário no saco da loja... quando estiver meio por meio, despejas umn bocadinho e depois recomeças... isto demora cerca de uma hora até finalmente meteres os peixes no aquário. Com iso evitas choques de pH ou osmóticos, os peixes têm tempo de se habituarem a uma água diferente! Para teres a certeza se vale a pena podes sempre medir os parâmetros da água do saco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se o aquário está ciclado, então há várias outras possibilidades, uma delas é essa loja ter uma doença generalizada, outra é ter parâmetros de água muito diferentes das tua; neste último caso, deverias fazer uma adaptação lenta, não apenas da temperatura, mas da água: primeiro deixas a T equalizar, depois vais metendo de 5 em 5 minutos uma chávena de café de água do aquário no saco da loja... quando estiver meio por meio, despejas umn bocadinho e depois recomeças... isto demora cerca de uma hora até finalmente meteres os peixes no aquário. Com iso evitas choques de pH ou osmóticos, os peixes têm tempo de se habituarem a uma água diferente! Para teres a certeza se vale a pena podes sempre medir os parâmetros da água do saco.

 

O aqua está mais que ciclado, existe de facto uma ligeira diferença de temperatura entre a água da loja e do meu aqua. Tenho a 29º contra 25º (segundo o que me disseram), mas fiz a adaptação durante alguns minutos.

Para mim o grande problema é que as corys não ligam nenhuma à comida, inclusive com a luz apagada larguei umas pastilhas de spirulina e pouco comeram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou passado, os últimos peixes que tenho adquirido numa loja de Coimbra, morrem todos no dia seguinte.

Primeiro foi um ancistrus, com cerca de 3 cm, durou uma noite no aquario, agora 7 corys.

Só me sobram 3 e uma está por pouco.

Nitritos não são relevantes, ph 6,5.

O que acham?

Posso também adiantar que não tocam na comida.

 

só por curiosidade... em que loja compraste os peixes? aposto que sei qual foi mas espero 1º pela tua resposta :shock:

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

 

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na loja do forum.

Está aberta até mais tarde.

 

pois... em cheio... :D essa loja já teve melhores dias... comprei lá um betta e durou 1 dia... e digo isto não por ter acontecido comigo e contigo mas com outras pessoas também... tenta ir à loja de sta. clara ou até mesmo a que fica ao lado da estação que são uma opção bem melhor!

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

 

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois... em cheio... :D essa loja já teve melhores dias... comprei lá um betta e durou 1 dia... e digo isto não por ter acontecido comigo e contigo mas com outras pessoas também... tenta ir à loja de sta. clara ou até mesmo a que fica ao lado da estação que são uma opção bem melhor!

 

Ao lado da estação, não.

Não sei como anda agora, mas já me quiseram vender uma sinodontis, alegando que era uma cory.

Na de Santa Clara não tenho hábito de lá passar, costumo ir é à da rua de Saragoça que pertence ao mesmo dono. Mas os preços são pouco convidativos.

A vantagem da loja do forum são as reservas e encomendas.

Isso dá jeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao lado da estação, não.

Não sei como anda agora, mas já me quiseram vender uma sinodontis, alegando que era uma cory.

Na de Santa Clara não tenho hábito de lá passar, costumo ir é à da rua de Saragoça que pertence ao mesmo dono. Mas os preços são pouco convidativos.

A vantagem da loja do forum são as reservas e encomendas.

Isso dá jeito.

 

apenas referi-me a estas duas lojas porque em termos de apresentação passam de longe a do forum... os aquas lá estão sempre muito sujos e em tratamentos...

a da estação tem esse defeito, vendem mas não sabem o que estão a vender... por isso convém saber mais do que eles!!! :D

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

 

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todo o staff que está no forum pertence à antiga loja do Vale das Flores junto à Makro, comprei lá muitos peixes e nunca me dei mal. Para além disso os preços são mais acessíveis que noutras lojas. O meu aqua tem 200l e quando vou comprar neons ou cardinais, não compro 10, tento comprar 30, o que multiplicado por 1,5 ou 2€, dói um bocado.

 

Em relação a terem aquas em quarentena, não acho má política, se não estão bons é melhor não os venderem. Mas terem-nos sujos, não se compreende.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Ulisses,

 

As 7 corys morreram todas no mesmo dia, ou foram morrendo? São de que tamanho? são de que especie?

 

Repara que a esmagadora maioria das especies prefere temperaturas entre os 22º e os 24º. Uma aclimatização repentina a 29º, pode ser fatal. Se forem pequenas, essa aclimatização deveria levar horas...

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua está mais que ciclado, existe de facto uma ligeira diferença de temperatura entre a água da loja e do meu aqua. Tenho a 29º contra 25º (segundo o que me disseram), mas fiz a adaptação durante alguns minutos.

Para mim o grande problema é que as corys não ligam nenhuma à comida, inclusive com a luz apagada larguei umas pastilhas de spirulina e pouco comeram.

 

alguns minutos?!

 

olha que a aclimatização aos parâmetros da água é tão importante como a aclimatização à temperatura, caso sejam muito diferentes!... mesmo que demores horas a aclimatizar a temperatura, se depois pões os peixes da água da loja directamente para a água do aquário, por ex. se o pH tiver uma diferença superior a 0.2, peixes menos resistentes (ou seja: os que vieram da loja, que andam há pelo menos uma semana em bolandas) facilmente morrem.

 

Olha, em conclusão, os teus peixes morrem porque não te dás ao trabalho de fazer as coisas bem feitas. Não te queixes é das lojas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Ulisses,

 

As 7 corys morreram todas no mesmo dia, ou foram morrendo? São de que tamanho? são de que especie?

 

Repara que a esmagadora maioria das especies prefere temperaturas entre os 22º e os 24º. Uma aclimatização repentina a 29º, pode ser fatal. Se forem pequenas, essa aclimatização deveria levar horas...

 

Cmprts,

Luis.Dias

 

Caro Luis Dias,

 

Não morreram as 7.

3 não passaram da noite, uma outra na manhã estava moribunda e tambem já foi, sobram 3, é uma anaeus e 2 pandas.

As pandas e as anaeus são as maiores, mas uma das anaeus tambem foi das primeiras a morrer.

A água está a 28º ao contrario dos 29 que referi anteriormente, temperatura essa muito dificil de baixar, pois tenho o aquario no sotão, embora tenha algumas corys a essa temperatura.

Gostava de saber a razão, porque as que ainda resistem, não comem.

Não consigo prever grande futuro para os bichos.

 

 

alguns minutos?!

 

olha que a aclimatização aos parâmetros da água é tão importante como a aclimatização à temperatura, caso sejam muito diferentes!... mesmo que demores horas a aclimatizar a temperatura, se depois pões os peixes da água da loja directamente para a água do aquário, por ex. se o pH tiver uma diferença superior a 0.2, peixes menos resistentes (ou seja: os que vieram da loja, que andam há pelo menos uma semana em bolandas) facilmente morrem.

 

Olha, em conclusão, os teus peixes morrem porque não te dás ao trabalho de fazer as coisas bem feitas. Não te queixes é das lojas!

 

Não sou um expert em aquariofilia, mas tenho uns anos disto, e tal nunca me aconteceu. O tempo que se demora a ambientar os peixes às condições da água, depende do tempo que a pessoa tem disponível para o fazer. Talvez então seja melhor me dedicar à pesca.

Há lojas e lojas.

 

 

Viva,

 

Se mal pergunto ... a loja do forum e a loja de Stª Clara, não são a mesma ?

 

Não.

A do forum abriu aquando a abertura do forum e a de Santa Clara é uma loja bastante antiga, no topo de Santa Clara.

 

Cumprimentos a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que situação estranha, uma das corys panda (das 3 sobreviventes), aparenta estar paralisada nas barbatanas peitorais, a infeliz perde o equilíbrio e nada em espiral.

Já alguém viu isto a acontecer?

É triste ver o peixe daquela forma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que situação estranha, uma das corys panda (das 3 sobreviventes), aparenta estar paralisada nas barbatanas peitorais, a infeliz perde o equilíbrio e nada em espiral.

Já alguém viu isto a acontecer?

Sim, já vi acontecer.

Infelizmente já não deve durar muito mais. Nesta fase já nem deve estar a comer... mesmo assim podes tentar isola-la num pequeno aquario de 20 ou 30 litros e por-lhe agua mole e pH6.0 e colocar gotas de eSHa Optima. Mudando a agua de manha e à noite e repondo o eSHa na mesma proporção.

 

As panda, estão no top 5 das corydoras mais sensiveis à qualidade do meio onde vivem. Pessoalmente, sempre tive dificuldade em ter pandas em plantados... já em aquarios 'bare', nunca tive problemas.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis Dias,

 

Já a isolei, vou tentar o tratamento.

Ela nunca comeu desde que chegou ao aqua.

Dá-me pena vê-la assim.

Obrigado.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

tenho a ideia de as corys serem bastante resistenmtes, alias quando quero começar o ciclo de um aqua costumo colocar corys, até hoje nunca tive problemas com esta especie, raramente tenho baixas.

 

quanto ao tempo de climatização contudo acho FUNDAMENTAL não apenas uns minutos ainda para mais com uma discrepancia de quase 4graus, é muito..e nao, nao precisas de te dedicar a pesca bigsmile basta que por exemplo chegues a casa, coloques o saco no aqua e nem que seja no dia seguinte a coloques no aqua (o ideal é como ja foi dito que coloques de 30 em 30 min uma chavena d agua do teu aqua dentro do saco..) é preferivel do que perderes assim a pobre corydora que morre sem ter culpa da tua falta de tempo ::D:

 

De qualquer maneira acho que deves testar os parametros da agua da loja, e da tua..a temperatura é de longe o unico parametro a ter em conta!

 

Boa sorte e não desistas! ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

tenho a ideia de as corys serem bastante resistenmtes, alias quando quero começar o ciclo de um aqua costumo colocar corys, até hoje nunca tive problemas com esta especie, raramente tenho baixas.

 

quanto ao tempo de climatização contudo acho FUNDAMENTAL não apenas uns minutos ainda para mais com uma discrepancia de quase 4graus, é muito..e nao, nao precisas de te dedicar a pesca bigsmile basta que por exemplo chegues a casa, coloques o saco no aqua e nem que seja no dia seguinte a coloques no aqua (o ideal é como ja foi dito que coloques de 30 em 30 min uma chavena d agua do teu aqua dentro do saco..) é preferivel do que perderes assim a pobre corydora que morre sem ter culpa da tua falta de tempo ::D:

 

De qualquer maneira acho que deves testar os parametros da agua da loja, e da tua..a temperatura é de longe o unico parametro a ter em conta!

 

Boa sorte e não desistas! ::D:

 

Muito dificilmente consigo baixar a temperatura, como já referi anteriormente, o aquario está no sotão, já cheguei a ter a água a 33º.

Este verão chego a ligar o ar-condicionado para arrefecer o ambiente, mas quando lá estou, não o posso deixar ligado só para os peixes.

Mas as corys residentes estão de boa saúde, estas que introduzi agora é que estão a dar problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Ao lado da estação, não.

Não sei como anda agora, mas já me quiseram vender uma sinodontis, alegando que era uma cory.

Na de Santa Clara não tenho hábito de lá passar, costumo ir é à da rua de Saragoça que pertence ao mesmo dono. Mas os preços são pouco convidativos.

A vantagem da loja do forum são as reservas e encomendas.

Isso dá jeito.

 

 

Peço desculpa intrometer-me na vossa conversa mas quando vim para Coimbra e montei aquario ca comecei a comprar no Forum e todo o aquario morreu ( e nao foi por ser novo nisto). Voltei a montar o aquario passado uns tempos e ai comprei tudo na Sta. Clara e Saragoça e ainda tenho os mesmos peixes passados dois anos. Ja trabalhei numa loja de animais, sempre comprei peixes numa das melhores que ja vi ate hoje ( Ruymar) e nunca vi nada como no forum

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais