É possivel montar um mini-reef no aqua de 80l ??


Visitante

Recommended Posts

Então é natural que se colocar HQI muitas destas incrustações vão à vida...
Sim é!

 

Contudo "pressinto" no teu texto uma dúvida que não deveria existir do género: "Bem, então se caha é melhor não colocar HQI!!!"

 

Esquece isso! Essa dúvida não se coloca. Não te preocupes com a coralina, coloca HQI! :?:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que me deu um "peso na consciência", ou "sentimento de culpa", ou lá o que lhe queiram chamar...

É que verifiquei que grande parte, para não dizer praticamente toda, a rocha que comprei e possuo (por sinal com uma porosidade espectacular), ao contrário do que tenho visto em muitos locais foi criada essencialmente por algas calcárias mais do que por corais. daí esta minha "preocupação" :?::?: com elas, é quase como se me parecesse uma injustiça acabar com elas depois do magnifico trabalho que elas fizeram ao longo de tempo, mas o que tem que ser tem muita força...

Mas já compreendi as vantagens das HQI. :?:

Pic_3442_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião é que talvez a regressão da coralina não seja motivada directamente pelas HQI, mas pelo facto do aquário possuir alguns fosfatos e orgânicos. No momento em que instalamos HQI, ou seja, forte iluminação, ocorre um crescimento de algas indesejáveis que embora não sejam facilmente visíveis a olho nu, são o suficiente para competir com a coralina e, nesta batalha, a coralina acaba por perder...

Conheço aquários com forte iluminação (HQI) e com muita coralina. É claro que nestes aquários não existem quaisquer vestígios de microalgas.

Mas é um facto que, dadas as condições ideais, a coralina também se desenvolve muito bem com uma iluminação mais fraca, como por exemplo, exclusivamente de actínicas.

Abraços

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais