Fosfatos


William

Recommended Posts

Oi William,

 

Dá uma vista de olhos nesta página! http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_dosage_calc.htm

 

Tem lá toda a informação! Se precisares de mais ajuda avisa!

 

Ab

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais à calculadora do chuck's calculator

 

e calculas de acordo com a capacidade, em litros, do teu aquário, para, por exemplo, 500 ml de agua destilada, obteres 0,1 ppm (mg/l) de fosfatos. Estou a dizer 0,1 ppm porque geralmente fertiliza-se com poucos fosfatos e dai ser fácil de manusear com esta medida.

 

Depois é fertilizar conforme as tuas necessidades.

 

Mas isto tudo já escrito e rescrito aqui no fórum, era só usar o search e procurar :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho aqui em casa meios quilos de Fosfatos, Nitratos e Potássio em pó. Há umas semanas já tinha dado uma olhada nessas páginas e calculadoras e fiquei a perceber o mesmo... hehe

 

Não haverá um artigo online tipo "Plant Fertilizing for Dummies"? :D

 

Abraços,

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ok, aproveitando o tópico, precisava de uma ajudinha... :D

 

Hoje medi os Fosfatos PO4 com um teste da JBL.

 

Resultados:

 

Água Aquário: pH = [7.0, 7.1]; Nitratos NO3 = 10mg/l; kH = [4, 6]ºd; Fosfatos PO4 = [2, 3]mg/l(ppm).

 

Água Torneira: Dureza kH = 5ºd; Fosfatos PO4 = [0.25, 0.50]mg/l(ppm)

 

(nota: [2, 3] pretendo dizer entre 2 e 3 mg/l)

 

Tenho fertilizantes em pó de Potássio, Fosfatos e Nitratos.

 

Algumas dicas?

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho aqui em casa meios quilos de Fosfatos, Nitratos e Potássio em pó. Há umas semanas já tinha dado uma olhada nessas páginas e calculadoras e fiquei a perceber o mesmo... hehe

 

Não haverá um artigo online tipo "Plant Fertilizing for Dummies"? :)

 

Abraços,

 

 

Desculpa lá mas esta calculadora já é for dummies. é a que eu uso!

 

Pensando potássio em KCl. Pensando que tens um aqua de 200 litros, pensando que queres fazer uma solução de 1 litro, para ficares com uma solução de 0,5 ppm's, preenches os campos e vês que te dá 191 gramas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

As quantidades acho que já estou a pescar mais ou menos. Só estou é ainda confuso sobre os Compostos...

 

Nitratos em KNO3

Potássio em KNO3

Fosfato em KH2PO4

Potássio em KCl

Potássio em K2SO4

Magnesio em MgSO4+7H2O

 

e as percentagens...

 

:P

 

por exemplo, KNO3 - Nitrato de Potássio, K:

 

Potássio: 38.7%

 

NO3 - Nitrato: 61.3%

 

tenho de juntar essas percentagens dos dois componentes na mistura? :P

 

 

Ontem fiz uns testes à agua...

 

Água Aquário: pH = [7.0, 7.1]; Nitratos NO3 = 10mg/l; kH = [4, 6]ºd; Fosfatos PO4 = [2, 3]mg/l(ppm).

 

Água Torneira: Dureza kH = 5ºd; Fosfatos PO4 = [0.25, 0.50]mg/l(ppm)

 

 

Abraço

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

As quantidades acho que já estou a pescar mais ou menos. Só estou é ainda confuso sobre os Compostos...

 

Nitratos em KNO3

Potássio em KNO3

Fosfato em KH2PO4

Potássio em KCl

Potássio em K2SO4

Magnesio em MgSO4+7H2O

 

e as percentagens...

 

Abraço

 

 

Não ligues as outras cenas de baixo. Que pó tens? kCl (cloreto de potássio) escolhes esse. Metes o volume do aqua e vais acrescentando gramas do pó até dar +/- 0,5 ppm.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei exactamente o tipo do Potássio, arranjei os pós há cerca de meio ano e só agora vou começar a aplicá-los. Mas estive a ver na página da calculadora e entre os vários tipos parece não haver grande diferença de valores, por isso será relativamente pacífico.

 

Obrigado pela dica ::D:

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei exactamente o tipo do Potássio, arranjei os pós há cerca de meio ano e só agora vou começar a aplicá-los. Mas estive a ver na página da calculadora e entre os vários tipos parece não haver grande diferença de valores, por isso será relativamente pacífico.

 

Obrigado pela dica :)

 

Não é assim tão pacífico... lembra-te que se fizeres uma solução de KNO3, estás também a adicionar nitratos!!! Tens de ter isso em consideração.

Penso que a solução com KCl é melhor para fertilizar com potássio.

 

cumps,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lembra-te que se fizeres uma solução de KNO3, estás também a adicionar nitratos!!! Tens de ter isso em consideração.

Penso que a solução com KCl é melhor para fertilizar com potássio.

 

nem mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O KNO3 é mais utilizado para a fertilização com nitratos. O que se costuma utilizar normalmente é o KNO3 para adicionar nitratos e o KCL para adicionar potássio. Quanto ao sulfato de potássio, penso que já li por aí qualquer coisa. Não sei se é este que por vezes pode ser utilizado em vez do cloreto de potássio.

 

Resumindo e concluindo, acho que tens aí o necessário para fertilizar com potássio, fosfatos e nitratos, contudo é melhor esperares por mais respostas.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim Zlatan... o sulfato de potássio (K2SO4) também pode ser usado para fertilizar com potássio os nossos aquários plantados.

Dependendo das concentrações de sulfatos e cloretos na água da nossa torneira, a sua introdução até pode ser melhor que o cloreto de potássio (KCl). Se bem que devido às concentrações típicas de SO4(2-) e Cl(-) das águas da torneira, esse caso raramente se verifica.

 

O KCl é mais utilizado, porquê? Porque é mais barato e tem uma solubilidade maior que o sulfato de potássio. Ou seja, o átomo de potássio sai mais barato se usares KCl, e podes utilizar soluções mais concentradas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, segundo a calculadora, para preparar uma solução de Potássio com 500g de K2SO4, 500ml de água destilada, para um volume de 200 litros do aquário, obtém-se 2.245 ppm por cada ml.

 

Uma vez que os valores medidos de...

 

Nitratos (NO3) = 10mg/l

Fosfatos (PO4) = 2 a 3mg/l(ppm)

 

fertilizo com aproximadamente 14 ml da solução para obter uma concentração de 30 ppm de Potássio

 

e entretanto faço umas TPAs para corrigir o excesso de Fosfatos para os valores mais aceitáveis (entre 0.5 a 1.0 ppm)

 

correcto?

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, segundo a calculadora, para preparar uma solução de Potássio com 500g de K2SO4, 500ml de água destilada, para um volume de 200 litros do aquário, obtém-se 2.245 ppm por cada ml.

 

Uma vez que os valores medidos de...

 

Nitratos (NO3) = 10mg/l

Fosfatos (PO4) = 2 a 3mg/l(ppm)

 

fertilizo com aproximadamente 14 ml da solução para obter uma concentração de 30 ppm de Potássio

 

e entretanto faço umas TPAs para corrigir o excesso de Fosfatos para os valores mais aceitáveis (entre 0.5 a 1.0 ppm)

 

correcto?

 

 

Não consegues dissolver 500gr em 500ml de água, penso eu de que....

Atira lá isso para os 0,5ppm e já vais com sorte :)

 

cumps,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, segundo a calculadora, para preparar uma solução de Potássio com 500g de K2SO4, 500ml de água destilada, para um volume de 200 litros do aquário, obtém-se 2.245 ppm por cada ml.

Nem KCl consegues dissolver nessa razão de massa/litro de água.

 

K2SO4, em água destilada ranhosa, deves conseguir dissolver aí umas 50~60 gramas em 500 ml. E já vais com sorte...

 

Uma vez que os valores medidos de...

 

Nitratos (NO3) = 10mg/l

Fosfatos (PO4) = 2 a 3mg/l(ppm)

 

fertilizo com aproximadamente 14 ml da solução para obter uma concentração de 30 ppm de Potássio

 

e entretanto faço umas TPAs para corrigir o excesso de Fosfatos para os valores mais aceitáveis (entre 0.5 a 1.0 ppm)

 

correcto?

Não é entretanto... é o mais rápido possível. Não sei que luz é que tu tens, mas essa concentração de PO4, não deve ser muito boa para um aquário plantado.

 

Já agora, vê lá se a água que usas para as TPA's não tem PO4...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais