Esconder Termostato....


Recommended Posts

Olá a todos...eu estou prestes a iniciar a montagem de um novo aquário e necessito uma informação sobre os termostatos vulgares(aqueles de vidro) que desconheço:

Posso enterrar o meu termostato no areão para o esconder?Pode ser uma pergunta um pouco parva (é o mais certo lol)...

Obrigado...

Ps: se não eh possível como fazem vocês para os esconder..

Ps:2 eu pesquisei primeiro no forum mas nao encontrei nada... ;)

Camuflagemcopy.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obviamente não podes enterrar o termostato no areão, se não como é que aquecias a água? Podes sempre escondê-lo com plantas.

Boas não percebo o porque de ser tão óbvio visto que existem aquecedores tubulares que se colocam debaixo do areão....

Editado por André Guerra
Camuflagemcopy.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que percebi perguntaste-me acerca dos termostatos para aquecer a água ("vulgares, de vidro")e também sei que existem aquecedores para o substrato, sim.

Boas... eu acho que nao me percebeste... o que eu quis dizer foi: se é possível colocar os aquecedores de vidro como se colocam os outros debaixo do substrato. E pelo que me disses-te eu percebi que não mas a grande pergunta é: Porquê?

Camuflagemcopy.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porquê?

Eu sou pouco entendido na materia mas acho que os termostatos de substrato servem para aquecer este ultimo e favorecer as trocas entre a planta e o substrato!

Os termostatos de vidro, normais, não devem ser enterrado no areao pois a sua finalidade é aquecer a aqua e como no interior do substrato não existe grande circulação de agua esta nunca iria atingir valores suficientemente altos para os teus peixinhos!

Uma opinião e já vi algo num topico sobre fotos, escondes o termostato com plantas altas e densas, caso contrario e só para fotografar o aqua, retiras o dito cujo e ... Assunto resolvido!

Abraço!

E espero ter sido correcto nas mimnhas afirmações e te ter ilucidado o suficiente!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos...eu estou prestes a iniciar a montagem de um novo aquário e necessito uma informação sobre os termostatos vulgares(aqueles de vidro) que desconheço:

Posso enterrar o meu termostato no areão para o esconder?Pode ser uma pergunta um pouco parva (é o mais certo lol)...

Obrigado...

Ps: se não eh possível como fazem vocês para os esconder..

Ps:2 eu pesquisei primeiro no forum mas nao encontrei nada... :(

não não deves, os aquecedores tubulares não se destinam a aquecer a agua mas sim o substrato e nem sequer te dão para as temperaturas que queres..são realmente de baixa intensidade calorica.

nao encontraste nada porque ninguem enterra os termostatos no substrato...agora se tiveres um termostato q te permita estar completamente submerso (os Jagger por exemplo) podes perfeitamente passar o fio na esquina do aqua e deitar o termostato rente ao areão e depois disfarça-lo com o layout.

pedras, troncos, plantas, qualquer dessas coisas serve. ainda a melhor maneira é quando se usa sump e tem espaço para eles ou dentro das colunas de admissão de agua para as sumps... mas claro q nem todos os aquas teem sump. a sugestão do Kromo é boa...a Hydor tem aquecedores inline que evitam estarem no aqua, colocam-se na mangueira do filtro....num sentido ou noutro é secundario.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... eu acho que nao me percebeste... o que eu quis dizer foi: se é possível colocar os aquecedores de vidro como se colocam os outros debaixo do substrato. E pelo que me disses-te eu percebi que não mas a grande pergunta é: Porquê?

Também porque os termostatos normais devem estar na vertical.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também porque os termostatos normais devem estar na vertical.

 

Na vertical porque???

 

Essa é umas das "regras" que eu não compreendo.

 

Se o termostato pode ser completamente submergivel, logo se colocarmos o termostacto na horizontal (o mais fundo possivel), a agua quente sobe e a agua fria esta na parte mais funda do aquario, é essa agua que se "deve" aquecer.

 

Isto é o que eu acho, não quer dizer que esteja certa, dai a minha pergunta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na vertical porque???

 

Essa é umas das "regras" que eu não compreendo.

 

Se o termostato pode ser completamente submergivel, logo se colocarmos o termostacto na horizontal (o mais fundo possivel), a agua quente sobe e a agua fria esta na parte mais funda do aquario, é essa agua que se "deve" aquecer.

 

Isto é o que eu acho, não quer dizer que esteja certa, dai a minha pergunta.

 

 

Regra geral os aquecedores tem um termostato de lâmina. Lâmina essa que "deve" estar na vertical. e porventura ficar na horizontal e com a lâmina que sobe ao desligar ficar por cima da fixa, só desliga mais tarde, devido ao peso. Isto reflecte-se em 1 ou 2 graus apenas. Se forem dos aquecedores electrónicos, esse problema não se põe! A temperatura é "controlada" por um componente electrónico (NTC).

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Alguem aqui usa os termostatos da HYDOR? Parece-me ser uma solução excellente! Mais dois furos no fundo do aqua para entrada e saída do filtro e só o CO2 é que fica a vista!

 

Olá

Falas dos esternos ETH?

Eu tenho um a funcionar e só consigo dizer bem :(

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, aproveitando o tópico...

 

Onde posso comprar um termostato externo?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Falas dos esternos ETH?

Eu tenho um a funcionar e só consigo dizer bem :(

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

 

 

Boas, sim, era esse mesmo de que falava! Aínda bem que funciona bem! Existe alguma desvantagem para esse genero de termostatos? Porque é que são tão pouco difundidos? Já agora são caros? vendem-se por cá? Diminuem a força do caudal do filtro?

 

Acho que chega de perguntas :D

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quero comprar um HYDOR ETH 300W.

 

A ideia é colocá-lo em série com o UV, com uma bomba de +- 250 Litros/Hora. Acham que dá?

 

Onde o posso comprar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Onde posso comprar um termostato externo?

 

Penso que existem algumas lojas por aí a vender isso mas o meu comprei na alemanha ja não me recordo é da loja porque foram muitas as compras que fiz nessa altura para o aquário.

 

Existe alguma desvantagem para esse genero de termostatos?

Eu até agora só vi vantagens :)

 

Porque é que são tão pouco difundidos?

Porque secalhar a marca não é muito conhecida.

 

Já agora são caros?

30 a 50 eur.

 

Diminuem a força do caudal do filtro?

Não!

 

A ideia é colocá-lo em série com o UV, com uma bomba de +- 250 Litros/Hora. Acham que dá?

Dar, dá mas vais ter o filtro UV ligado 24h?

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Dar, dá mas vais ter o filtro UV ligado 24h?

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

 

 

Não, o UV liga ou desliga a lampada... a àgua é que vai passar sempre

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

boas,

aproveitando o topico e para não criar um novo o que voçes acham da serie de filtros eheim que tem termostato incluido? parece porreio!

 

http://www.eheim.de/eheim/inhalte/index.js...tail_27555_ehen

 

sempre é menos uma coisa dentro do aqua, agora sera fiavel? alguem tem?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Diminuem a força do caudal do filtro?

 

Não!

Pelo contrário... qualquer coisa, mesmo que seja um tubo cilíndrico de secção igual, diminui o caudal de um filtro. Sempre... mesmo estando extremamente limpo.

Agora essa perda de caudal, ao início, pode não ser visível (em grande escala), mas que ela existe, existe. E com a sujidade, obviamente vai sendo cada vez maior.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Não!

Pelo contrário... qualquer coisa, mesmo que seja um tubo cilíndrico de secção igual, diminui o caudal de um filtro. Sempre... mesmo estando extremamente limpo.

Agora essa perda de caudal, ao início, pode não ser visível (em grande escala), mas que ela existe, existe. E com a sujidade, obviamente vai sendo cada vez maior.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Olá Luís

Sim, pensando assim até as próprias mangueiras o reduzem, quando disse Não e volto a dizer, Não irá ser uma perda considerável, quanto á sujidade, se for notória a perda de caudal basta uma limpeza (mangueiras e filtro) tudo volta á normalidade!

 

boas,

aproveitando o topico e para não criar um novo o que voçes acham da serie de filtros eheim que tem termostato incluido? parece porreio!

 

http://www.eheim.de/eheim/inhalte/index.js...tail_27555_ehen

 

sempre é menos uma coisa dentro do aqua, agora sera fiavel? alguem tem?

 

 

Olá chain, quando comprei o termóstato externo a minha ideia inicial seria o filtro com aquecimento uma vez que assim não precisava do termóstato mas segundo relatos em outros fóruns o aquecimento dentro do filtro não é bom porque faz aumentar a temperatura dentro do próprio prejudicando as culturas de bactérias existentes. Verdade ou não, não quis de todo arriscar e optei por um termóstato externo!

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Editado por luismoniz
Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.