Manutenção Do Aquário


JoseMouras

Recommended Posts

Boas,

Sou recém-chegado a este fórum, já li o tópico O inicio na Aquarifilia, e esclareci algumas das minhas dúvidas.

Espero a vossa ajuda nas restantes.

Então é assim, iniciei-me à cerca de 4 anos com um pequeno aquário de 30 L, que iria servir de decoração viva da minha sala, mas as coisas correram mal e os peixes morreram.

O aquário tem as dimensões A(30)xL(50)xP(25) o que dá uma capacidade de 30 L.

Aconselharam-me utilizar o filtro biológico de placa, um filtro interno com capacidade de filtragem de 100 L/h e uma bomba de ar para trabalhar em conjunto com a placa do filtro biológico.

Montei então a placa biológica (perfurada) no fundo do aquário, coloquei o areão por cima (4 cm), coloquei o filtro interno com carvão activo e esponja para filtragem e a bomba externa de ar tem um tubo pequeno de borracha que entra dentro dum tubo maior localizado numa das pontas da placa do filtro biológico que vem até ao cimo do aquário, e que termina com uma pedra difusora no fim do aquário, fazendo o enriquecimento de O2.

Até aqui, tudo bem. Depois de encher com água, passada uma semana e com todo o equipamento a trabalhar comprei os dois primeiros habitantes, dois peixes vermelhos, a vida deles durou 6 meses, mas a minha vida foi um inferno, mudanças constantes de água, limpeza quase dia sim dia não do filtro interno, isto só para 6 meses de vida dos peixes, resolvi fazer uma pausa, passados mais uns meses voltei ao ataque com o mesmo equipamento e os mesmo tipos de peixes, e a história repetiu-se, desisti.

Disse que não voltaria mais a ter peixes, mas os meus filhotes tanto insistiram que recentemente voltei a activar o aquário, o equipamento é o mesmo, apenas comprei um filtro interno de maior capacidade (380 L/h), mas o resultado foi o mesmo, os peixes voltaram a morrer.

Será o tipo de filtro biológico que eu tenho que já não se usa ? Pelo que li parece-me que já ninguém o utiliza.

A minha exposição já vai muito longa, mas tinha de fazer a minha apresentação.

Gostaria de saber a vossa opinião sobre a melhor maneira de manter este aquário, bem sei que é pequeno, mas face ao espaço disponível, encaixa na perfeição no móvel da sala, e a minha "Maria" não fica tão zangada.

Gosto da vida marinha e queria sentir a beleza dos peixes, mas não sei se vou conseguir.

 

Tamanho do aquário: A(30)xL(50)P(25)

Iluminação: Lampada fluorescente (aqua-Glo) 14 W

Filtragem: 380L/h interno (Magic Jet Filter 380)

Bomba de Ar: Tetratec A80

Filtro Biológico: Placa de fundo perfurada com tubo de ar até ao topo do aquário.

Substrato: Areão grosso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola no meu ver acho que a placa furada ja nao faz ai nada.

os peixes de agua fria sujam muito a agua e alem diso crescem que se farta.

se fose eu nese aquario metia um trio de guppys ou uns neons de agua quente pois nao crescem muito e nao sujam tamto a agua e uma equipe de limpeza.

da uma vista de olhos aqui no meu de 60Cx 30Lx 30A

ja la teve muitas especies de peixe agora e maternidade de ampularias e casa de um pleco

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola no meu ver acho que a placa furada ja nao faz ai nada.

os peixes de agua fria sujam muito a agua e alem diso crescem que se farta.

se fose eu nese aquario metia um trio de guppys ou uns neons de agua quente pois nao crescem muito e nao sujam tamto a agua e uma equipe de limpeza.

da uma vista de olhos aqui no meu de 60Cx 30Lx 30A

ja la teve muitas especies de peixe agora e maternidade de ampularias e casa de um pleco

 

 

Boas,

Também já pensei nisso, mudar para água quente.

Pois a famosa placa está colada com silicone às paredes do fundo do aquário, estou a pensar tapar o buraco na placa por onde sai o tubo e a bomba de ar fica a bombar O2 directamente para o aquário pela pedra difusora.

Mas esta placa não é o tão falado filtro biológico, ou o areão faz o mesmo trabalho ?

Já agora, diz-me uma coisa, este tipo de aquário obriga a frequentes TPA's ?

E os peixes de água quente têm de ter plantas e rochas, são mais exigentes neste aspecto ?

Os de água fria, com o areão ficam contentes, ou é sempre necessário ter uma planta ou uma rocha para os peixes se esconderem ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JoseMouras! Das outras vezes que não tiveste sucesso ciclaste o aquário primeiro? Deve-se colocar primeiro um só habitante para este começar a colonizar o filtro com as bactérias que iniciarão o ciclo do azoto.De certeza que a carga de dejectos era muita e os peixes não aguentaram.E como disse o Toyota a placa de fundo é melhor retirar e deixar o filtro fazer o trabalho. A limpeza do filtro deve ser com água do proprio aquário senão o cloro mata as bactérias todas e o ciclo terá de recomeçar de novo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JoseMouras! Das outras vezes que não tiveste sucesso ciclaste o aquário primeiro? Deve-se colocar primeiro um só habitante para este começar a colonizar o filtro com as bactérias que iniciarão o ciclo do azoto.De certeza que a carga de dejectos era muita e os peixes não aguentaram.E como disse o Toyota a placa de fundo é melhor retirar e deixar o filtro fazer o trabalho. A limpeza do filtro deve ser com água do proprio aquário senão o cloro mata as bactérias todas e o ciclo terá de recomeçar de novo.E 30L para peixes de água fria é muito escasso.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JoseMouras! Das outras vezes que não tiveste sucesso ciclaste o aquário primeiro? Deve-se colocar primeiro um só habitante para este começar a colonizar o filtro com as bactérias que iniciarão o ciclo do azoto.De certeza que a carga de dejectos era muita e os peixes não aguentaram.E como disse o Toyota a placa de fundo é melhor retirar e deixar o filtro fazer o trabalho. A limpeza do filtro deve ser com água do proprio aquário senão o cloro mata as bactérias todas e o ciclo terá de recomeçar de novo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há peixes de água quente que são menos exigentes. Antes procura saber qual é o PH da água da torneira, depois ou arranjas os que são compativeis ou tentas preparar a água para os peixes que queres. Mas nada de pensar em peixes médio ou grande porte. Como já te disseram peixes como os Guppys ou semelhantes a esse tamanho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como quase toda a gente no principio cometeste muitos erros juntos...2 peixes vermelhos em 30L..quando cada um devia no minimo ter 60L. filtro de placa, outro enorme erro, principalmente com peixes q sujam ao nivel dos peixes vermelhos, e depois accionado pela bomba de ar..absolutamente ineficaz, no minimo uma powerhead com alguma força e mesmo assim nunca aconselhavel. e depois o maior erro que eu detecto nas tuas palavras, o aquario servir de decoração viva da sala.....o aquariofilismo requer paciencia e muita dedicação....não é possivel encarar um aqua como se fosse um enfeite ou mais uma peça decorativa...mudanças de agua teem que ser constantes ou pelo menos a cada 3 dias até o filtro estabilizar, depois semanalmente no maximo porque 30L é muito instavel, limpeza dos filtros deveriam ser no caso de internos na media de 2xmês, depois ainda tens os testes q são essenciais fazer regularmente mesmo q tudo pareça bem, PH, amonia e nitritos seriam os mais basicos e essenciais.

os peixes devem ser encarados como animais de companhia que temos que gostar para assumir a responsabilidade de os ter e nao os ter se não sentimos essa responsabilidade. como é a pedido da familia tenta que alguem se dedique mais a eles para poderem estar sempre bem tratados... poe pouca comida... e principalmente estuda aqui no forum o que é o ciclo do azoto para teres o aqua nas melhores condições possiveis para receber peixes...e tenta realmente passar para agua quente. em 30 litros talvez uns 5/6 neons e 2 ottos se consigam adaptar bem.

se te decidires a continuar então volta sempre aqui q o pessoal gosta de ajudar

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Concordo mais ou menos com o que te disseram todos os foristas, no entanto não te aconselho a pores neons.

O meu conselho ponderado é o seguinte: corta com cuidado esse filtro já que está colado e compra um termostato pequeno para poderes meter aí dentro uns guppyes. São engraçados (eu não tenho) e reproduzem com facilidade e são fáceis de cuidar (tens é que ver bem os fórums por causa da água dos gajos).

Ou então vai ver a secção de killies que esse pessoal tambem tem umas coisas giras.

 

Paixes de água fria nesse aqua esquece... crescem muito a não ser que arranjes gambuzias que são pequeas mas até nem as acho bonitas

 

Não metas neosns que não te vais aguentar com os arâmetros de inicio. Mete qualquer coisa simples e inicia asim eu aconselho os guppyes

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Todos têm razão, já fiz uma análise aos meus actos e depois de ler as vossas dicas e alguns tópicos aqui no fórum chego a essa mesma conclusão.

Quando comecei desconhecia todo o processo, ciclo, etc...etc..., foi, meter água da torneira e zás dois peixes vermelhos.

A informação que tinha adquirido foi muito escassa. Filtros, filtro biológico, dar pouca comida e pouco mais.

Passados uns largos meses, tentei novamente, mas o fracasso continuou.

Felizmente que inventaram a internet e o vosso site é cinco estrelas.

Pois é Peninha, de momento não tenho espaço para aquirir um aqua maior, vou realmente investir neste, termostato, retirar a placa do fundo (já fiz asneira ao retirá-la, como estava colada danifiquei o vedante do aqua e agora perde água, vou vedar novamente as juntas do aqua), o n3O acertou, ele bem me avisou, "cuidado meu" ...

Em relação ao tipo de peixes vou seguir o vosso conselho, vou para peixes pequenos, gosto dos guppyes, depois de ter o aqua todo reinstalado, areão novo, nada de placas de fundo, apenas o filtro interno, fazer o ciclo do azoto, e depois volto a aparecer por aqui.

Já agora tenho mais umas dúvidas, a bomba de ar é necessária para oxigenar o aqua ?

Estou a pensar comprar um tubo difusor para ligar à bomba, faz o efeito de borbulhas e alimenta o aqua de O2.

Em relação às TPA's, devemos ter uns garrafões com água envelhecida para as trocas, certo ?

Vou comprar os testes, pH, amónia e nitritos.

Vou voltar ao vosso convivio em breve, até lá, cuidem bem dos vossos.

 

JoseMouras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres podes adicionar a bomba de ar para oxigenar, ou se não como vais pôr o filtro interno basta colocares a saída desse filtro um pouco acima do nível de água ou então há filtros que trazem uma entrada de ar onde basta fixar um tubo de bomba de ar e assim o filtro mesmo que fique submergido ele suga o ar exterior para dentro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres podes adicionar a bomba de ar para oxigenar, ou se não como vais pôr o filtro interno basta colocares a saída desse filtro um pouco acima do nível de água ou então há filtros que trazem uma entrada de ar onde basta fixar um tubo de bomba de ar e assim o filtro mesmo que fique submergido ele suga o ar exterior para dentro.

 

 

Boas,

O filtro interno que eu tenho filtra a água que depois cai, tipo cascata.

Tem um tubo com 5 furos, acima do nível da água, produzindo o efeito de cascata e filtra 380L/h.

Como tenho a bomba de ar, além de fornecer mais O2, faz aquele efeito das borbulhas.

Agora, o aqua está no estaleiro, deitei fora o areão antigo, vou ter de vedar com silicone as juntas, deixar passar uns dias e depois de comprar o termostato iniciar o ciclo do azoto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Só falta dizer mais uma coisa, como tens 14 w de luz para 30 litros de agua, dá perfeitamente para manter algumas plantas, alem de ficar bem esteticamente, oxigenam a agua e purificam-na, resumindo os peixes agradecem

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Só falta dizer mais uma coisa, como tens 14 w de luz para 30 litros de agua, dá perfeitamente para manter algumas plantas, alem de ficar bem esteticamente, oxigenam a agua e purificam-na, resumindo os peixes agradecem

cumps

 

 

Mentira e verdade.

 

É verdade a 2ª parte, as plantas fazem bem, mas a 1ª parte é engano. SÓ dá para teres plantas MUITO simples. A necessidade de luz em aquarios pequenos á muito mais intensa. Em aquários grandes diminui.

 

Eu no pequeno e com 25 W para 20 litros só tenho anubias. Nem limnophila se deu.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Só falta dizer mais uma coisa, como tens 14 w de luz para 30 litros de agua, dá perfeitamente para manter algumas plantas, alem de ficar bem esteticamente, oxigenam a agua e purificam-na, resumindo os peixes agradecem

cumps

 

 

Mentira e verdade.

 

É verdade a 2ª parte, as plantas fazem bem, mas a 1ª parte é engano. SÓ dá para teres plantas MUITO simples. A necessidade de luz em aquarios pequenos á muito mais intensa. Em aquários grandes diminui.

 

Eu no pequeno e com 25 W para 20 litros só tenho anubias. Nem limnophila se deu.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aqui um bom site para ler. Boa aquariofilia!

http://faq.thekrib.com/pt/index.html

 

 

Obrigado, Zogli, já li um pouco, praticamente fornece toda a informação para iniciados.

Depois é só trocar experiências aqui no fórum e curtir os peixes.

Um bom começo na aquariofilia é um passo para nunca a abandonar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Só falta dizer mais uma coisa, como tens 14 w de luz para 30 litros de agua, dá perfeitamente para manter algumas plantas, alem de ficar bem esteticamente, oxigenam a agua e purificam-na, resumindo os peixes agradecem

cumps

 

 

Mas tenho uma dúvida, o areão é grosso, será que as plantas conseguem fixar-se, ou terei de arranjar areia fina só para o sítio onde coloco as plantas para elas fixarem as raízes ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mentira e verdade.

 

É verdade a 2ª parte, as plantas fazem bem, mas a 1ª parte é engano. SÓ dá para teres plantas MUITO simples. A necessidade de luz em aquarios pequenos á muito mais intensa. Em aquários grandes diminui.

 

Eu no pequeno e com 25 W para 20 litros só tenho anubias. Nem limnophila se deu.

 

 

Que tipo de plantas posso ter, para o caso de só ter guppyes ?

Eles gostam de esconderijos, ou bastam as plantas ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tenho uma dúvida, o areão é grosso, será que as plantas conseguem fixar-se, ou terei de arranjar areia fina só para o sítio onde coloco as plantas para elas fixarem as raízes ?

Areia fina não é um bom substrato,é preferivel areão de rio,mas não aquele muito grosso.O melhor substrato é aquele que é poroso para as raizes se agarrarem e que não é fino demais para a oxigenação poder ocorrer entre outras coisas. Akadama penso que será uma optima escolha.

Com Guppys podes ter as plantas que quiseres,tens é de escolher que tipo de plantado queres,se um plantado com plantas exigentes em termos de nutrientes e muita luz,e ai tens de adicionar CO2 e um substrato fertil também ajuda, ou então optas por plantas menos exigentes em que 0,5W/L ou menos é suficiente,e o substrato pode ser inerte e nem precisas de C02. Eu com Guppys tenho também Red Cherry's e esse aqua é um 'low-tech'.Tem 30L e 20W e tenho Criptocorynes,Anubia nana,Hidrocotyle e muito musgo de Java,bom para os alevins de Guppy e Red's pequenos se esconderem. Fertilizo com pastilhas para o areão e não tem C02.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Areia fina não é um bom substrato,é preferivel areão de rio,mas não aquele muito grosso.O melhor substrato é aquele que é poroso para as raizes se agarrarem e que não é fino demais para a oxigenação poder ocorrer entre outras coisas. Akadama penso que será uma optima escolha.

Com Guppys podes ter as plantas que quiseres,tens é de escolher que tipo de plantado queres,se um plantado com plantas exigentes em termos de nutrientes e muita luz,e ai tens de adicionar CO2 e um substrato fertil também ajuda, ou então optas por plantas menos exigentes em que 0,5W/L ou menos é suficiente,e o substrato pode ser inerte e nem precisas de C02. Eu com Guppys tenho também Red Cherry's e esse aqua é um 'low-tech'.Tem 30L e 20W e tenho Criptocorynes,Anubia nana,Hidrocotyle e muito musgo de Java,bom para os alevins de Guppy e Red's pequenos se esconderem. Fertilizo com pastilhas para o areão e não tem C02.

 

 

Acho que vou para plantas menos exigentes, tenho 14W de luz, também não posso povoar muito o aqua, senão nem os peixes vejo, para 50cm de largura 30 de altura e 25 de profundidade, não me posso esticar muito, umas duas plantas e peixes muito pequenos, mas que não se reproduzam muito senão começam a saltar cá para fora.

Pelo que me dizes os Guppys dão-se bem com os Red Cherry´s.

Neste momento tenho o aqua seco, vou instalar tudo de novo, equipamento, areão, plantas, ciclar durante um mês, comprar uns dois guppys para ajudar no ciclo e depois logo se vê como está a funcionar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já te disseram quase tudo, com a pouca luz que tens, em termos de plantas podes colocar anubias e pouco mais.

 

Se vieres para os lados de Lisboa (Alvalade) ou para os lados de Algés, posso te oferecer uns quantos guppys.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com os Guppys ainda te safas bem, mas cuidado que eles se reproduzem com facilidade, vais ter de controlar a taxa de natalidade nesse aqua.

Quanto as plantas talvez o melhor seja a Anubia nana que é super resistente e não cresce muito em altura e mais um bocado de musgo como já foi referido assim tambem não precisas de preocupar com as fertilizações frequentes embora necessária conforme as suas carências.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já te disseram quase tudo, com a pouca luz que tens, em termos de plantas podes colocar anubias e pouco mais.

 

Se vieres para os lados de Lisboa (Alvalade) ou para os lados de Algés, posso te oferecer uns quantos guppys.

 

 

Já tenho todos os "ingredientes", só falta arrancar.

Por acaso trabalho em Lisboa na zona de Alvalade, quando tiver o aqua a funcionar, e se mantiveres de pé a oferta, vou aceitar com todo o prazer. Obrigado.

Depois contacto-te

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com os Guppys ainda te safas bem, mas cuidado que eles se reproduzem com facilidade, vais ter de controlar a taxa de natalidade nesse aqua.

Quanto as plantas talvez o melhor seja a Anubia nana que é super resistente e não cresce muito em altura e mais um bocado de musgo como já foi referido assim tambem não precisas de preocupar com as fertilizações frequentes embora necessária conforme as suas carências.

 

 

Quando tiver o aqua a funcionar, coloco umas fotos, mas vai demorar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.