Fenómenos Estranhos


Pink_Cat

Recommended Posts

tenho um aqua a um mês, mas já aconteceram fenómenos estranhos:

 

1- um tetra desapareceu e nunca mais foi visto, remexi areão, vi no filtro e nada, e sendo de um dia para o outro mesmo que fosse comido não se viam vestígios?

 

2- uma fêmea guppy grávida das muito activas, começou por nadar cada vez mais devagar, até que parou, deixou-se cair no fundo, ficou imóvel e... morreu.

 

3- 2 das ampulárias fugiram do aqua e foram encontradas no chão, devo cobrir as zonas abertas do aqua para isto não voltar a acontecer?

 

4- outra fêmea guppy grávida, num dia começou a respirar mais rápido, a barriga deixou de estar cheia, já fez 2 semanas e nada de alevins (apesar de terem muitos esconderijos e no aqua só se encontrarem espécies pequenas). além disso, 2 dias depois voltou a ficar barriguda e no dia seguinte, nem sinais dela.

 

ph= 7.2

 

nitritos ou nitratos (nem sei bem) numa escala de azul claro (+limpo) e rosa choque (+ sujo), acusou o azul claro, digo assim porque me fazem os testes grátis numa loja e não sei bem a escala, ainda sou nova nestas andanças.

 

TPA's semanais de 40%.

 

alimentação todos os dias, excepto quarta.

 

Por favor, ajudem-me se souberem causas e soluções para estas situações

 

Obrigado

Editado por Pink_Cat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pink tudo bem?

o que tens mais no aqua?

as tps que fazer a agua vem de onde? fazes tratamento a agua?

diz o setup do aqua.

(ja agora a iluminaçao ta a funcionar bem? as plantas crescem bem?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 Caes

2 guppies (femea e macho os sobreviventes)

1 zebra

3 neons de risca negra

2 neons rosa

2 corys

5 ampulárias

2 cardinais

1 neon do mesmo padrão dos cardinais

 

 

que é que tenho de dizer no setup (diz-me as ceninhas todas sff)?

 

quanto à iluminação, está óptima, as plantas (apesar de poucas) agradecem, deixaram de estar amarelas.

 

fico à espera do musgo e dos reds :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pink_Cat.

 

Tudo o que te aconteceu, peixes mortos, ampularias a "fugir" do aquario, deve-se algum parametro que nao esta bem.

Tu falas em testes nas lojas, pede a pessoa para te escrever os valores para ficares com um registro.

 

Só um aparte, tu tens neon rosas não é? Será estes?

fish_profiles_erythrozonus.jpg

 

Assim que os neon rosa virem os reds, iram ataca-los e se poderem comem-os.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- um tetra desapareceu e nunca mais foi visto, remexi areão, vi no filtro e nada, e sendo de um dia para o outro mesmo que fosse comido não se viam vestígios?

 

2- uma fêmea guppy grávida das muito activas, começou por nadar cada vez mais devagar, até que parou, deixou-se cair no fundo, ficou imóvel e... morreu.

 

3- 2 das ampulárias fugiram do aqua e foram encontradas no chão, devo cobrir as zonas abertas do aqua para isto não voltar a acontecer?

 

4- outra fêmea guppy grávida, num dia começou a respirar mais rápido, a barriga deixou de estar cheia, já fez 2 semanas e nada de alevins (apesar de terem muitos esconderijos e no aqua só se encontrarem espécies pequenas). além disso, 2 dias depois voltou a ficar barriguda e no dia seguinte, nem sinais dela.

 

ph= 7.2

 

nitritos ou nitratos (nem sei bem) numa escala de azul claro (+limpo) e rosa choque (+ sujo), acusou o azul claro, digo assim porque me fazem os testes grátis numa loja e não sei bem a escala, ainda sou nova nestas andanças.

 

TPA's semanais de 40%.

 

alimentação todos os dias, excepto quarta.

 

Por favor, ajudem-me se souberem causas e soluções para estas situações

 

Obrigado

 

1- Epa isso é estranho e acontece. Se soubesses as partidas que os meus botias me pregam..ui.

talvez um dia o encontres. A mim aconteceu isso com uma espada femea.

2- Isso pode ter sido da gravides. eu tinha uma que estava gravida, ficou com uma das crias presas e morreu..

3-isso é ctg.se achares melhor.

4-pode ter acontecido o mesmo que a outra ou esta escondida, ve bem atras do filtro, todos os cantos.

 

Devias saber melhor a amonia.isso é k realmente é importante.

Quanto ao setup, diz o tamanho do aqua,iluminaçao, fertelizaçao,etc.

pelo que me lembro tens um aqua de 40litros certo?

fazes taps de 40%, acho que isso é muito num aqua tao pequeno.

nao me dissest de onde sai a agua que usas na TPA.

sai directa da torneira?

 

quanto aos reds, epa ainda tao pequeninos, mas ja sao ainda tao la. e parece que vi uma femea cheinha de ovos :P

e o musgo, so mesmo na loja.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Picos de amónia...é o que tu andas a ter.

 

O melhor a fazer é TPA. Compra os testes de nitratos e amonia, pois agora vais precisar de controlar esses valores.

 

Também tens aí uma caldeirada de peixes que não devias ter , pesquisa pelas condições necessárias aos teus peixes AQUI OU AQUI, ou noutro link que queiras:)

 

O setup que normalmente se deve dizer é:

 

Data de montagem:

Dimensões:

Volume:

Iluminação:

Substracto Tipo/Quantidade:

Aquecimento/Refrigeração:

Peixes:

Plantas:

Manutenção:

Parâmetros:

pH:

Nitratos:

Nitritos:

Amónia:

Ferro:

etc...

Decorações:

Observações:

 

aqui há informações não essenciais, mas fica aqui a deixa, pois ao que parece desde 18/07/2007 ninguém do fórum montou aquários, será?... :Pfichas pessoais

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Pink, se o teu aquario é de 40 L entao o primeiro problema é q tens peixes a mais, mas muito mais, do que seria saudavel.só os 2 CAES são metade da carga biologica possivel desse aqua.por isso vais ter sempre grandes picos de amonia e nitritos, q sao mortais.em 40 L e com essa carga biologica nao vais nunca conseguir estabilizar a agua. ou arranjas um aqua de 100L ou despede-te de uns quantos peixes...por exemplo os Caes deviam ser Ottos.reduzias assim 16 cm de peixe.

em relação a Reds esquece, essa amonia nao os deixa nem passar uma noite vivos nesse aqua.

e se num mes de aquariofilia tens esses peixes todos é porque nao ciclaste em condiçoes.

queres um conselho? reduz drasticamente os peixes, pára um pouco para dar tempo a ciclar bem e repensa bem a fauna.

como te disse o Nelson, estão aí peixes q precisam de condiçoes completamente opostas, por isso vais ter q escolher o q queres,nao se pode ter tudo.nao escolhas os peixes apenas pelo facto de serem bonitos.informa-te antes de os comprares, estamos aqui para isso.pergunta o q quiseres.

Editado por Peninha

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a água vem directamente da torneira.

 

já sabia que tinha muitos peixes e sei que os neons tem condições opostas à dos guppies.

 

o aqua não é só meu e não está na minha casa, mas vejo-o diariamente e ajudo na manutenção, assim que souber essas informações todas digo.

 

 

"e se num mes de aquariofilia tens esses peixes todos é porque nao ciclaste em condiçoes." (Peninha)

desculpa mas ñ percebi o sentido da afirmação, se os peixes estão vivos não quer dizer que o aqua está estável?

 

 

o mulato já sabia, porque já lhe tinha contado a história do aqua, inicialmente era para ter só guppies. mas cada vez que vamos a loja em vez de um, voltamos com 5 (exagerando), o senhor da loja de começo deu-nos peixes para vermos como reagiam ao aqua, ele disse-nos que fazia os testes, porque por agora era desperdício de dinheiro, por isso fazemos uma vez por semana com ele. vemos o ph e o que indica se a água está limpinha ou não.

 

 

já agora, comprando os testes, quantas vezes por semana os faço?

 

porque é que só uma espécie de neons come os red?

 

obrigada pelos conselhos :)

 

P.S. o aqua está montado desde 5/07/08

Editado por Pink_Cat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a água vem directamente da torneira.

 

já sabia que tinha muitos peixes e sei que os neons tem condições opostas à dos guppies.

Agua directamente da torneira sem repousar?? Uiiii, tadinho dos peixes. ja imaginaste a quantidade de cloro e metais pesados eles estao a apanhar???

tem cuidado com isso. a agua tem de repousar pelo menos 1 dia.

eu faço testes todas as semanas porque todas as semanas mudo faço TAP.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação ás tpas é relativo pois meto directamente da torneira para um garrafão,meto um pouco de anti-cloro e passado 5 minutos meto no aqua.

Nunca tive problemas

Quanto á suspeita da morte dos peixes parece excesso de amónia ou nitritos.Toma atenção á temperatura tambem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas depois de colocar a água, ponho um produto para estabilizar/neutralizar a água.

 

ai...parece que sou fiz asneiras :P

 

quanto à temperatura mantem-se nos 25º-26º.

 

no pack de testes quais os mais importantes que o devem constituir?

 

é que há aqueles que testam tudo, outros são mais pquenos...qual o ideal?

Editado por Pink_Cat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a água vem directamente da torneira.

 

já sabia que tinha muitos peixes e sei que os neons tem condições opostas à dos guppies.

 

o aqua não é só meu e não está na minha casa, mas vejo-o diariamente e ajudo na manutenção, assim que souber essas informações todas digo.

"e se num mes de aquariofilia tens esses peixes todos é porque nao ciclaste em condiçoes." (Peninha)

desculpa mas ñ percebi o sentido da afirmação, se os peixes estão vivos não quer dizer que o aqua está estável?

o mulato já sabia, porque já lhe tinha contado a história do aqua, inicialmente era para ter só guppies. mas cada vez que vamos a loja em vez de um, voltamos com 5 (exagerando), o senhor da loja de começo deu-nos peixes para vermos como reagiam ao aqua, ele disse-nos que fazia os testes, porque por agora era desperdício de dinheiro, por isso fazemos uma vez por semana com ele. vemos o ph e o que indica se a água está limpinha ou não.

já agora, comprando os testes, quantas vezes por semana os faço?

 

porque é que só uma espécie de neons come os red?

 

obrigada pelos conselhos :P

 

P.S. o aqua está montado desde 5/07/08

 

como disseste q tinhas o aqua a 1 mes e tens esses peixes todos lá dentro nao pode ter ciclado bem...senão ainda estavas a introduzir peixes agora e nao terias já o aqua sobrepovoado. o ciclo a ser bem feito no minimo demora 1 mes..a 2 meses para se completar.

 

o facto de os peixes estarem vivos nao quer dizer q o aqua esteja estavel, até porque 40L dificilmente se poderão considerar estaveis alguma vez. mas o facto de estarem a morrer peixes devia indicar-te q realmente o aqua nao está de maneira nenhuma estavel.

 

os teste q tens q ter basicamente e para inicio são: PH , amonia Nh3/Nh4, nitritos No2, depois nitratos e fosfatos já são para uma fase a seguir....

ele está a medir-te só o PH mas o q mata é a amonia e os nitritos...acredita, para eles nao estarem a sofrer o melhor é levares alguns de volta ao sr da loja, principalmente os Caes q crescem imenso .

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem acho que sao muitos peixes para um aquario com 1 mes apenas e um tamanho desses!!!!

Devias ter começado com 3 peixitos mais resistentes para ver se tava tudo OK e depois de semana a semana adicionares +/- 2 peixitos de cada vez!!!

 

Penso eu de que...

 

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

relativamente ás TPA, é já um assunto em muito discutido no fórum, tanto relativamente a se por agua directa da torneira, como á sua quantidade. Muitos são os que defendem que não faz mal algum a água directa da torneira outros o contrário. Na minha opinião não é o cloro que está na torneira (desde que não seja daqueles dias que a água esta branquinha branquinha), que vai matar a maioria das especies, pois passado algumas horas da agitação provocada pela filtração da agua, o cloro foi-se...mas são opiniões. (o Luis Fortunato - sorry Luis estar a referir-te sem autorização - que é uma pessoa que aqui no fórum digamos que sabe o que diz :), chega a fazer de 75% directa da torneira, e acho que nem por isso ele passa a vida a gastar as economias a comprar peixes)

 

Relativamente aos testes, não confies em ir fazer os testes ás lojas, faz tu mesmo os testes. a regularidade deles agora deve ser bastante ou seja, eu aconselho-te a fazer uma tpa de 50% e no dia a seguir medir os valores de nitratos, se eles estiverem abaixo do 40, deixar passar um dia e testar, quando eles atingirem mais que 40, mais uma TPA. Vais fazendo isto até teres os nitratos durante uma semana abaixo dos 20ppm (mg/l), podes ir entretanto testando amónia, no entanto, esta será muito variável, e sem estabilizar nitratos, ela vai andar sempre ao de cima. Nitritos, não testo no inicio..

 

A ideia básica é esta, nitritos transforma-se em nitratos e nitratos transformam-se em amónia (esta sim bastante tóxica para os peixe).

 

A ideia é conseguirmos estancar os nitratos, ou seja que estes sejam em numero que consigam ser consumidos pela nossa flora e fauna. se conseguirmos isto temos o nosso aquário no bom caminho.

 

Ter muitos peixes como tu tens o que é que provoca, excesso de nitritos > o que provoca excesso de nitratos, e por consequinte...amonia...ciclo lixado de interromper, mas quanto a mim possível, com alguma insistência e paciência.

 

Acho que á excepção de terem muitos peixes inda não cometeste assim tantas asneiras..

 

Eu já tive um aquários de 30lts / 40 lts e agora tenho de 54lts e consigo os ter estavel, com algum trabalho e dedicação, mas consigo, tenho a certeza que também vais conseguir.

 

Um abraço e boa sorte

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Possivelmente houve um dia em que foram colocados vários peixes e terá havido um pico de amónia/nitritos, especialmente criticos nessa fase de estabilização.

 

Em relação à quantidade de peixes, apesar de provavelmente excederem o ideal recomendado (1 litro por cm de peixe), penso que não tens excesso de população significativo. Os CAEs crescem para 12cm mas demora um meio anito ou mais, nessa altura já poderás ter evoluído para um aqua maior.

 

A minha sugestão seria fazer trocas de água de uns 10 a 20%, mais regulares tipo de 3 em 3 dias, durante uma semana, e depois voltar à normalidade.

 

E quando quiseres meter peixes novos poderias trocar por alguns dos residentes, assim o nível de população não variaria muito.

 

Boa sorte

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia básica é esta, nitritos transforma-se em nitratos e nitratos transformam-se em amónia (esta sim bastante tóxica para os peixe).

E consequentemente num aqua ciclado,um tipo de bactérias transformam a Amónia(dejectos dos peixes e restos de comida,altamente tóxica) em Nitritos (tóxicos também) e outras bactérias transformam os Nitritos em Nitratos (estes menos tóxicos e consumiveis pelas plantas). É este o ciclo que no futuro queres que aconteça no teu aqua,sendo que a Amónia e os Nitritos devem estar a 0ppm e os Nitratos num aqua plantado a 5ppm +-.Não reparei se tinhas plantas no aqua mas elas ajudam bastante,arranja algumas de fácil manutenção para começar.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia básica é esta, nitritos transforma-se em nitratos e nitratos transformam-se em amónia (esta sim bastante tóxica para os peixe).

 

A ideia é conseguirmos estancar os nitratos, ou seja que estes sejam em numero que consigam ser consumidos pela nossa flora e fauna. se conseguirmos isto temos o nosso aquário no bom caminho.

 

 

A ideia básica e correcta é esta: amónia ---> nitritos ---> nitratos. Os nitratos são aproveitados pelas plantas ou retirado o excesso com TPA's. Em relação à agua da torneira, quem tem plantados normalmente não coloca anticloro porque as plantas tambem o consomem.

 

Em relação ao aqua em questão, ter mais que dois peixes médios ou um cardume de 6/8 da mesma espécie e mais nada, fará com que este sofra de picos de amónia. TPA's mais frequentes e de dimensão de 15/20% e em principio deixam de haver problemas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia básica é esta, nitritos transforma-se em nitratos e nitratos transformam-se em amónia (esta sim bastante tóxica para os peixe).

 

A ideia é conseguirmos estancar os nitratos, ou seja que estes sejam em numero que consigam ser consumidos pela nossa flora e fauna. se conseguirmos isto temos o nosso aquário no bom caminho.

 

 

A ideia básica e correcta é esta: amónia ---> nitritos ---> nitratos. Os nitratos são aproveitados pelas plantas ou retirado o excesso com TPA's. Em relação à agua da torneira, quem tem plantados normalmente não coloca anticloro porque as plantas tambem o consomem.

 

Em relação ao aqua em questão, ter mais que dois peixes médios ou um cardume de 6/8 da mesma espécie e mais nada, fará com que este sofra de picos de amónia. TPA's mais frequentes e de dimensão de 15/20% e em principio deixam de haver problemas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia básica e correcta é esta: amónia ---> nitritos ---> nitratos.

 

yeap, tens razão, e para não haver mais equívocos e quem leu isto poder ler um pouco mais sobre o ciclo, acho que é interessante por aqui este link

 

ciclo do azoto

 

obrigado Ricardo pela correcção.

 

Um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.