Controlar O Ph


Ana Pereira

Recommended Posts

Fiz uma TPA no meu aqua e verifiquei os niveis basicos (amonia, nitritos, nitratos, PH, dureza) e vi que o PH tnha descido de 6,8 para um nivel certamente abaixo ou rente a 6, pois o teste nem dava bem para ver......

 

Testei a água da companhia e verifiquei que ela tinha valores idênticos, ou seja, foi ela que me alterou o valor da água. Como estou a implementar um sistema de CO2 caseiro tenho andado avigiar os parâmetros assíduamente e verifiquei que a água é muito macia. Ao ser muito macia altera facilmente o PH..........

 

Que posso fazer para endurecer a água???? (Tenho areão de rio, troncos e plantas)

 

Como posso controlar o PH sem ser a adicionar PH+ como agora tive que fazer.....!!!!?????

 

Volto a fazer uma pergunta muito simples e muito estúpida........... (Por favor, respondam-me no formato "eu faço-te um desenho"!!!!!!!!!!)

Como plantar sem levantar a planta que está mesmo ao lado!!!!????? Como é areão, de cada vez que planto uma poda, levanto umas 2 ou 3 plantas.... A pinça é muito larga e também faz com que as plantas do lado levantem.....

 

Muito obrigada

Ana Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz uma TPA no meu aqua e verifiquei os niveis basicos (amonia, nitritos, nitratos, PH, dureza) e vi que o PH tnha descido de 6,8 para um nivel certamente abaixo ou rente a 6, pois o teste nem dava bem para ver......

 

Testei a água da companhia e verifiquei que ela tinha valores idênticos, ou seja, foi ela que me alterou o valor da água. Como estou a implementar um sistema de CO2 caseiro tenho andado avigiar os parâmetros assíduamente e verifiquei que a água é muito macia. Ao ser muito macia altera facilmente o PH..........

 

Que posso fazer para endurecer a água???? (Tenho areão de rio, troncos e plantas)

 

Como posso controlar o PH sem ser a adicionar PH+ como agora tive que fazer.....!!!!?????

 

Volto a fazer uma pergunta muito simples e muito estúpida........... (Por favor, respondam-me no formato "eu faço-te um desenho"!!!!!!!!!!)

Como plantar sem levantar a planta que está mesmo ao lado!!!!????? Como é areão, de cada vez que planto uma poda, levanto umas 2 ou 3 plantas.... A pinça é muito larga e também faz com que as plantas do lado levantem.....

 

Muito obrigada

Ana Pereira

 

Tenta colocar conchas no filtro ,como são calcárias vão te subir o ph e endurecer a agua.

 

Quanto a plantação isso é mais dificil mas com um bocado de paciencia :idea: consegues ou então não :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta colocar conchas no filtro ,como são calcárias vão te subir o ph e endurecer a agua.

 

Quanto a plantação isso é mais dificil mas com um bocado de paciencia :crazyeyes: consegues ou então não :D

Eu tinha conchas e tirei-as pq me dissream que tornavam a água mole.........

 

Eu tinho o aqua plantado (embora de uma forma muito simples)e as plantas não morreram , só que de cada vez que quero plantar uma nova, lá estou eu a contas com as vizinhas do lado. Queria plantar vários pés da mesma espécie juntinhos para ficar tipo floresta e não me parece que vá conseguir.......se calhar o grão do areão tb é um bocadito grosso......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou na mesma situação , ph = 5-5.5 , infusao de co2 , e ciclo parado porque o kh = 0 e as bacterias nao funcionam.

Nem com o jbl ph+ com dosagens diarias aquilo passa a 5.5

 

a minha ultima esperança vai ser arranjar umas rochas calcarias, senao tenho de arranjar uns peixes que sejam compativeis com este ph.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha conchas e tirei-as pq me dissream que tornavam a água mole.........

 

olá Ana,

ou se enganaram ou leste mal...mas as conchas fazem exatamente o contrario, endurecem a agua.por isso só se usam nos salgados ou nos doces de ciclideos africanos que gostam de grandes durezas. agora talvez não te aconselhe as conchas porque elas realmente endurecem bastante a agua e podem faze-lo muito rapidamente...mas talvez um pequeno pedaço de rocha calcarea daquela branca e esburacada q a malta dos africanos usa... se a agua da torneira anda a sair demasiado macia então podes retirar a turfa do filtro, tambem ajuda a manter o PH mais estavel..e se os troncos nao tiverem plantas agarradas tb os podes tirar, enquanto essas condições se mantiverem.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alem disso podes usar (com bastante cuidado) bicarbonato de sodio..desfazes uma pequena quantidade em agua do aqua e misturas na agua da tpa e vais juntando a pouco e pouco e controlando . ainda outra hipotese é usares um buffer de PH7. eu uso o da Seachem Neutral Buffer Ph7 quando é preciso.

atenção se usares o bicarbonato de sodio, é extremamente eficaz e por isso tens q ter cuidado e usar pequenas quantidades de cada vez para nao fazeres disparar o PH demasiadamente rapido...nunca subas mais que 0,5 num só dia.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo na minha e o meu conselho é sempre o mesmo:

 

Deixem-se de tretas e comprem peixes para o pH que sai da vossa torneira! Se sai macia, compra ciclideos americanos e outros afins.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo na minha e o meu conselho é sempre o mesmo:

 

Deixem-se de tretas e comprem peixes para o pH que sai da vossa torneira! Se sai macia, compra ciclideos americanos e outros afins.

 

Pois, tudo seria assim simples se a água da torneira fosse constante......

Acontece que esta nunca tinha sido ácida nem tão macia!!!!!!!!!!!

 

 

Obrigada na mesma, Ricardo!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Relativamente ás plantações, o truque que uso é juntar dois ou três pés da mesma plantinha com uma linha(*) ou fio de pesca, assim é mais fácil as plantas não se desplantarem.

 

* é a melhor opção, pois passado uns tempos a linha parte-se e fica só lá a raiz já desenvolvida

 

 

um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo na minha e o meu conselho é sempre o mesmo:

 

Deixem-se de tretas e comprem peixes para o pH que sai da vossa torneira! Se sai macia, compra ciclideos americanos e outros afins.

 

com essa garra toda o que fazias se a torneira te passasse de 7,5 para 5,5 ? ias às ventas ao director dos SMAS? mas que remedio tinhas tu senão acertar a agua.... a Ana tinha o aqua em condiçoes até a agua ter baixado 2 pontos na torneira.

na região do Porto pelos vistos anda a acontecer bastante este tipo de situaçoes.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo na minha e o meu conselho é sempre o mesmo:

 

Deixem-se de tretas e comprem peixes para o pH que sai da vossa torneira! Se sai macia, compra ciclideos americanos e outros afins.

Então e o que fazemos nós caro vizinho,com uma agua da rede maluca com um PH que anda na casa dos 7.5/8,mas(pasme-se)com uma dureza media/baixa(pra não falar em nitratos e fosfatos...)??ficamos impedidos de ter ciclideos americanos?vai tudo pra guppies,platys e mollys ou desanda tudo para os Africanos??

Não me parece. ::D:

A minha solução foi começar a usar 80% de agua de osmose,juntamente com o CO2...PH 6.2,KH 2 e pronto,cá estão ciclideos,caracideos e Corydoras Amazonicos e exelente forma. :wink:

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é está aí um valente problema com essas variações à saída da torneira, mas para subir o PH continuo a dizer, umas rochas calcáreas iguais às que agora pegou moda porem na beira de algumas estradas, pões várias e medes os parametros na próxima TPA, verificas como sai a água da torneira e é só retirares algumas pedras ou deixares ficar, é chato mas não vejo outra solução, falando do caso da Ana. Isso é um perigo para os nossos meninos.

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com essa garra toda o que fazias se a torneira te passasse de 7,5 para 5,5 ? ias às ventas ao director dos SMAS? mas que remedio tinhas tu senão acertar a agua.... a Ana tinha o aqua em condiçoes até a agua ter baixado 2 pontos na torneira.

na região do Porto pelos vistos anda a acontecer bastante este tipo de situaçoes.

 

 

Aqui não acontece. É sempre nos 7,5 ou 8. Se ia ás fuças do sirector do SMAS ou não, não sei. Mas que reclamava era certo!

 

Então e o que fazemos nós caro vizinho,com uma agua da rede maluca com um PH que anda na casa dos 7.5/8,mas(pasme-se)com uma dureza media/baixa(pra não falar em nitratos e fosfatos...)??ficamos impedidos de ter ciclideos americanos?vai tudo pra guppies,platys e mollys ou desanda tudo para os Africanos??

Não me parece. :D

A minha solução foi começar a usar 80% de agua de osmose,juntamente com o CO2...PH 6.2,KH 2 e pronto,cá estão ciclideos,caracideos e Corydoras Amazonicos e exelente forma. :P

 

Foi isso que eu fiz. Como não gosto de peixes com formas sem ser de peixe, tenho platys e mollies. E ciclideos africanos.

 

 

Eu não falo só, faço mesmo. Eu não digo só: "Eu fazia assim!"

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com essa garra toda o que fazias se a torneira te passasse de 7,5 para 5,5 ? ias às ventas ao director dos SMAS? mas que remedio tinhas tu senão acertar a agua.... a Ana tinha o aqua em condiçoes até a agua ter baixado 2 pontos na torneira.

na região do Porto pelos vistos anda a acontecer bastante este tipo de situaçoes.

 

 

Aqui não acontece. É sempre nos 7,5 ou 8. Se ia ás fuças do sirector do SMAS ou não, não sei. Mas que reclamava era certo!

 

Então e o que fazemos nós caro vizinho,com uma agua da rede maluca com um PH que anda na casa dos 7.5/8,mas(pasme-se)com uma dureza media/baixa(pra não falar em nitratos e fosfatos...)??ficamos impedidos de ter ciclideos americanos?vai tudo pra guppies,platys e mollys ou desanda tudo para os Africanos??

Não me parece. :D

A minha solução foi começar a usar 80% de agua de osmose,juntamente com o CO2...PH 6.2,KH 2 e pronto,cá estão ciclideos,caracideos e Corydoras Amazonicos e exelente forma. :P

 

Foi isso que eu fiz. Como não gosto de peixes com formas sem ser de peixe, tenho platys e mollies. E ciclideos africanos.

 

 

Eu não falo só, faço mesmo. Eu não digo só: "Eu fazia assim!"

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui não acontece. É sempre nos 7,5 ou 8. Se ia ás fuças do sirector do SMAS ou não, não sei. Mas que reclamava era certo!

Foi isso que eu fiz. Como não gosto de peixes com formas sem ser de peixe, tenho platys e mollies. E ciclideos africanos.

mas isso é sorte tua Ricardo...repara que a Ana estava a proceder bem e tudo estava a correr bem até ao momento em que da torneira sai agua a menos 2 pontos de PH e com muito menos dureza...a razão para tanta diferença tem q estar nas fontes de origem, mas quando isso acontece não é nessa altura q as pessoas se vão por a escolher os peixes que vão ter...porque já lá os teem. agora há que a ajudar a resolver da melhor maneira. e já não é a primeira pessoa que se queixa de alterações desta grandeza na agua da rede.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.