Musica Alta Incomoda Os Nossos Meninos?


Tiaago

Recommended Posts

Ola pessoal!!

 

Tou a mudar de casa e onde estou o aquario está num quarto sem mais nada, mas na nova casa o aquario vai ficar na sala junto de tudo o que se espera ter numa sala...

Gosto muito der ouvir musica um pouco alto e ver um filme tambem num nivel sonoro alto... o som não prejudica os nossos peixes? se sim, quais as frequencias que os incomodam mais? as baixas vindas do Subwoffer ou as frequencias medias/ altas??

 

Agradecia a quem tem experiencia sobre o assunto me indique, então se há ou não problema de ter o som alto junto do aquario...

 

Obrigado desde já,

 

Tiago

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu já fiz esta pergunta aqui há uns meses atrás, e as respostas dividiam-se, entre o sim e o não. Na água os sons propagam-se muito melhor; várias pessoas, inclusive eu, notam os peixes excitados com música alta (no meu caso, trance, techno, e metal, tudo com batidas rápidas, ritmadas, e muitos baixos). Mas imensa gente toca regularmente música alto onde tem aquários e os peixes parecem estar no geral bem.

 

ou seja, parece-me que com certeza que gera algum stress, mas que não parece ter consequências!

 

Agora venha quem realmente souber do assunto, em vez de apenas "eu acho que"!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me lógico que eles ouvem a música pois todos sabemos que o som são vibrações e que se propagam no ar a uma certa velocidade. Pessoalmente também por vezes ouço musica mais alta e tenho o cuidado de olhar para o aquário, o que se passa é que quando a vibração (música) é emitida pelas colunas propaga-se no ar e nos ouvimo-la e quando chega ao aquário refracta pelo vidro e em seguida do vidro refracta para a agua e isto é um ''de certeza''. Agora se os peixes têm ouvidos e a ouvem... isso já não sei! Mas reparem quando estamos numa pescina a nadar debaixo de água e alguém mergulha em bomba a gritar BANZAIIIIIII (nem é preciso gritar para ouvirmos) nós ouvimos a cair na água e o Banzai!

 

Mas que HEAVY METAL daquele hiper heavyweight até a mim me incomoda um pouco quanto mais aos nossos meninos!

 

Como o colega anterioir disse, o som pode provocar stress sim mas não me parece que tenha efeitos secundários,

 

 

Contudo...

 

NÃO EXAGEREM! xD :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

É assim fazer mal faz tambem depende do tipo de alto que falas porque ha ouvir musica alta e a o alto tipo sentir a musica eh eh mas acho que pode ir até a uma questão de habito e desde que não metas as colunas mesmo ao lado do aquario acho que não vais ter problemas

 

por acaso até tinha um oscar que gostava de ouvir musica e ver televisão :?

 

1 abraço

Rodolfo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o problema é que os satelites traseiros iriam ficar perto do aquario... mas também os satelites traseiros , que estão junto do aqua, não tocam musica... são apenas para efeitos quando se esta a ver um filme... os frontais, onde pretendo ouvir musica estão a uns 4 metros de distancia e de qualquer modo, o alto que estou a falar não é para estremecer a casa, já que não tenho que ter em conta apenas o aqurio, mas também os vizinhos que podem não achar piada a eu ter a musica muito alta... :?

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ouço música alto e os meus peixes ficam um bocado apáticos,mas passado para aí meia hora ficam normais...acho que é ums questão de hábito...

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho o meu aquário na garagem.

 

Isto é uma certeza, quando me distraio e bato com uma porta do carro com mais força, os peixes têm uma reacção instantânea de movimento e ficam assustadiços durante alguns momentos)

 

(Agora a brincar) Quanto ao Heavy-Metal o mais que te pode acontecer é qualquer dia teres os peixes todos gadelhudos e com piercings no nariz :( . Mas não é garantido que tal aconteça porque eu gosto de Heavy e nem por isso sou gadelhudo e também não tenho piercings.

 

E agora a sério outra vez, se a música ou outro som qualquer, for muito alto e com muita frequência é certo e sabido que afecta qualquer espécie animal (incluindo os peixes). bang

 

Isto independentemente do estilo de música.

 

Quanto às frequências, os baixos (subwoofer) dizem os entendidos que são as frequências mais lesivas à audição quando de forma continuada, e quando me refiro à forma continuada é todos uns dias ouvir a música alta, os baixos não são tão agressivos e como tal não damos por eles, mas vão deixando mazelas algumas irreversíveis.

 

Os agudos e médios nos picos :wink: , por exemplo um feed-back, mas aí e por ser muito agressivo, normalmente a exposição é muito rápida, pois corremos a baixar o volume, aqui manda a intensidade e tempo de exposição.

 

E agora já estou preocupado com os teus peixes e também com os teus ouvidos.

 

Eu também adoro ouvir música alta, e ver filmes com o som tão alto que estremece tudo, mas tem o seu preço.

 

No caso dos teus peixes vão sentir muito os baixos do subwoofer independentemente do sítio onde esteja o aquário e o subwoofer, os baixos propagam-se mesmo através das paredes (para minha sorte e dos meus vizinhos que assim tenho que ter juízo e não abusar), e vão sentir mas numa escala menor os picos dos satélites.

 

Tudo o que possa dizer a partir daqui já é aqueles “eu julgo que”.

 

Espero ter ajudado, no entanto esta é a minha opinião pessoal e minha experiência.

 

Os concertos de heavy andavam a deixar-me preocupado, então li um pouco mais sobre o assunto e fui ao médico fazer exames e falar com ele.

 

Resultado, não deixei de ir aos concertos, mas agora já sei o mal que podem fazer aos ouvidos, e tento proteger-me o melhor que posso, para continuar a ir e ouvir (Nota: tenho 42 anos e já fui a muitos muitos concertos, o corpinho ressente-se).

 

Não te esqueças que a água é um excelente condutor dos sons (vibrações) e mesmos que os peixes não aprendam a letra do Master of Puppets dos Metallica, vão sentir todas as vibrações que forem geradas nos espaços circundantes. Por isso convém não abusar, os teus peixinhos agradecem, os vizinhos, os familiares e os teus ouvidos também.

Com os melhores cumprimentos

 

João Pedro Bento

 

A minha peixeirada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto menops ruido houver no aqua melhor se vão sentir os peixes.Podem ficar stressados com barulhos estranhos.Até filtros internos que façam muito barulho é de evitar,encostem o ouvido ao aqua e ouçam.Filtros exteriores é o ideal também por isso. Agora música se for constantemente e alta claro que stressa os peixes...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer tipo de vibração seja ele vinda de música alta, televisão ou funcionamento de filtros, se for continuada causa stress debilitante aos peixes. Não nos vamos esquecer que na água o som propaga-se muito melhor do que no ar e se esse factor de instabilidade se mantiver por muito tempo, mais tarde ou mais cedo os peixes vão ficar mais fragilizados na sua saúde. Todos nós sabemos que o stress crónico é prejudicial para a nossa saúde e o mesmo se aplica aos peixes, porque as alterações fisiológicas que se dão são semelhantes às nossas, por exemplo, o aumento do ritmo cardíaco e na frequência respiratória. Os peixes não têm propriamente ouvidos como os nossos, mas são muito mais sensíveis a alterações de pressões do que nós, porque possuem uns órgãos especiais na superfície da pele ao longo da sua espinha dorsal, que detecta essas alterações. Um som é uma vibração, e uma vibração são alterações consecutivas de pressões no ar à nossa volta. É desta forma que ele se propaga. Na minha opinião, o "som" em si não fará mal aos peixes se não for exageradamente alto e se estes não estiverem sujeitos a esses sons todos os dias!

Também não nos devemos esquecer que as vibrações produzidas pelos sons altos fazem estremecer o que está à volta e se o aqua estiver muito perto da fonte, corre-se o risco de abalar a própria estrutura do aquário, o que não é lá muito conviniente se se tiver litros e litros de água no seu interior a fazer pressão ::D:

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Ola a todos. Eu tenho 4 aquas na minha garagem. A minha garagem é o meu spot onde tenho musica e por vezes o pessoal se junta. Por vezes meto a musica bem alto e com um sistema de som potente e nunca notei nada de estranho. Aqui a tempos comprei uma guitarra e quando tava a tocar dei com os oscares deitados no fundo! Mas nos outros aquas parecia tudo bem, ate os discos andavam calmamente de um lado para o outro. Agora nunca mais toquei la, mas tambem nao tenho onde tocar. O que acham?

Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos. Eu tenho 4 aquas na minha garagem. A minha garagem é o meu spot onde tenho musica e por vezes o pessoal se junta. Por vezes meto a musica bem alto e com um sistema de som potente e nunca notei nada de estranho. Aqui a tempos comprei uma guitarra e quando tava a tocar dei com os oscares deitados no fundo! Mas nos outros aquas parecia tudo bem, ate os discos andavam calmamente de um lado para o outro. Agora nunca mais toquei la, mas tambem nao tenho onde tocar. O que acham?

Abraco

 

 

Acho que tocas mal e que os discus são surdos :)

Eheheheh, just kiding 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.