My Amazonic Dream


antmarques

Recommended Posts

Boas a todos bang

 

Venho aqui apresentar o meu mais recente projecto, desta feita um amazónico que intitulei de "My Amazonic Dream". Ao longo dos ultimos meses tenho vindo a preparar e a montar este aquário de forma pensada e morosa (talvez até de mais :angel: ), num processo que pode ser visto AQUI.

 

Perto da sua fase final, tendo neste momento cerca de 3 semanas de ciclagem, deixo aqui o resultado:

 

DSCF3765-2.jpg

 

Fica aqui o setup actual passivel de alterações:

 

Montagem: 08/2007

 

Dimensão: 150x40x50

 

Volume: 300 brutos - 260L efectivos

 

Iluminação: Calha Dymax 98W (2 - 12000K (21W+14W) + 2 - 6500K (39W+24W))

 

Filtragem: Fluval 404 (1300L/h de caudal e 8,5L de capacidade) incluindo turfa em grão para além das cerâmicas

 

Aquecimento: Juwel 300W

 

Substracto: Sera Floredepot (+/- 7kg) / 30 kg de areão preto com granulometria de 3/4 mm

 

Fauna:

9 Neons (Paracheirodon innesi)

3 Ancistrus (Um deles nascido cá em casa :) )

5 Machadinhas (Gasteropelecus sternicla)

3 Apisto Cacatua (Apistogramas cacatuoides)

4 Escalares (Pterophyllum scalare)

4 Otos (Otocinclus affinis)

 

Flora:

4 Cabomba aquatica

Nymphaea lótus (de férias :) )

1 Echinodorus Amazonicus

várias Echinodorus Tenellus

Várias (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] Stratiotes

Várias Lemna Minor

 

Fertilização: Adição de fertilizante geral semanalmente / adição bisemanal de potássio (5ppm) e ferro (1ppm)

 

Decoração: Troncos e folhas secas

 

Manutenção: TPA´s semanais de cerca de 50L de água / sinfonagem semanal / limpeza mensal do filtro

 

Parâmetros:

pH - entre 6,5 e 7

Dureza (GH) - 7

Dureza Temporária (KH) - 5

Nitritos (NO2) - < 0,3mg/L

Nitratos (NO3) - 12,5 mg/L

Amónia - 0

Temperatura: 26º

 

Aproveito para deixar aqui igualmente um video do aquario, usando a nova funcionalidade de integração de vídeos do youtube que desde já felicito :)

 

<object width="425" height="350"><param name="movie" value="

name="wmode" value="transparent"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></embed></object>

 

Digam de vossa justiça :)

Editado por antmarques

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu por acaso acho que a simplicidade não fica mal! Quando essa Echinodorus crescer e fizer um tapete vai ficar muito bom.

Nota-se que foi bem planeado, está muito natural.

Tenho a certeza que os escalares vão dar mais vida ao aquário com o seu porte elegante.

Vai postanto actualizações.

 

Cumps,

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Artur, já te o disseram algumas vezes aqui no Fórum:

 

Escrever com todas as letras maíusculas é sinónimo que se está a gritar, por isso, e tal como está nas Regras do Fórum, agradecemos que evites fazer isso.

 

Obrigado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Artur, já te o disseram algumas vezes aqui no Fórum:

 

Escrever com todas as letras maíusculas é sinónimo que se está a gritar, por isso, e tal como está nas Regras do Fórum, agradecemos que evites fazer isso.

 

Obrigado.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

ok

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

#OFF-TOPIC#

 

Olá outra vez.

 

Espero que o escrever em minúsculas mas com um tamanho de letra não seja em tom provocatório nem desafiador... mas pronto.

 

Estás com sorte que eu estou de bom humor.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

#OFF-TOPIC#

 

Olá outra vez.

 

Espero que o escrever em minúsculas mas com um tamanho de letra não seja em tom provocatório nem desafiador... mas pronto.

 

Estás com sorte que eu estou de bom humor.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

axo q isso ñ é uma discussao para colocar aqui mas sim numa mp

Editado por ARTURBIKES
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este sim e um biótopo amazónico puro , esta a 100% como sabes os amazónicos não requerem muita vegetação , e nao ha tapetes de ricia ou outros e assim que devera estar puro e simples .

continua esta espectacular ainda mais com esse tronco brutal.

abraços

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, tenho acompanhado esta montagem desde a fase inicial, ainda quando o deste a conhecer nouto tópico noutro tópico. Parabens pela construção deste projecto de uma forma muito bem preparada e estudada, parabens pela forma detalhada como deste a conhecer a esta comunidade e parabens pelo resultado, tá muito bom, original e como já foi aqui dito esse tronco é "espectacular" (demasiado grande em minha opinião, mas ñ deixa de ser espectacular).

Tenho simplesmente uma curiosidade e desculpem a minha ignorância, como pensas manter a água com essa turvez?!

 

Parabens uma vez mais e espero ver actualizações ;)

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos :-D

 

Antes de mais obrigado pelos comentários e elogios. A par com a satisfação pelo resultado final, os comentários positivos e sugestões de melhoramento de uma comunidade por quem tenho grande consideração são mais um factor que me faz dar como bem empregue o tempo que passei em pesquisas e a determinar exactamente o que queria fazer e a melhor maneira de o conseguir, com algumas falhas pelo meio como é claro.

 

Bom, e de facto o objectivo era fazer algo simples e ao estilo "purista" do amazónico. Nesse sentido acho que consegui o que pretendia. Há quem goste com mais plantas outros com menos, enfim gostos são gostos e todas as opiniões são sinceramente bem vindas. Para o que planeei acho que a vegetação está bem assim. O unico aumento que prevejo será a nível de (P i s t i a) [b][color=&quot;#FF0000&quot;] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url=&quot;http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6&quot;]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] statiotes como flutuantes e talvez um pouco mais de tenellus para a parte frontal.

 

Também prevejo que com mais fauna (machadinhas, cacatuoides e escalares) o aqua vai ganhar mais vida e outro "colorido".

 

Wilchespires: A ideia do tópico da montagem era mesmo essa. A de tentar de uma forma mais ou menos detalhada elaborar um "ponto de partida" para os que se interessam e pretendem saber mais como montar um amazonico. É uma maneira de partilhar e retribuir o que se vai aprendendo por aqui :) (A esta hora está-me a dar para o sentimento :)

Quanto ao tronco não digo que a questão do tamanho não me tenha passado pela cabeça, mas para o que queria não tinha muitas alternativas. Acho que acabou por ficar bem.

Quanto à água "cor de chá", na realidade não tenho que fazer nada para a manter. Os troncos e folhas secas tingem a água através da libertação de ácidos taninos (penso que é assim que se escreve) que também contribuem para baixar o pH e "amaciar" a água. Para além disso, também tenho turfa no filtro, que tem basicamente as mesmas funções contribuindo para estabilizar o pH num nível ligeiramente ácido.

 

Obrigado mais uma vez e espero mais comentários :)

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos :)

 

Antes de mais obrigado pelos comentários e elogios. A par com a satisfação pelo resultado final, os comentários positivos e sugestões de melhoramento de uma comunidade por quem tenho grande consideração são mais um factor que me faz dar como bem empregue o tempo que passei em pesquisas e a determinar exactamente o que queria fazer e a melhor maneira de o conseguir, com algumas falhas pelo meio como é claro.

 

Bom, e de facto o objectivo era fazer algo simples e ao estilo "purista" do amazónico. Nesse sentido acho que consegui o que pretendia. Há quem goste com mais plantas outros com menos, enfim gostos são gostos e todas as opiniões são sinceramente bem vindas. Para o que planeei acho que a vegetação está bem assim. O unico aumento que prevejo será a nível de (P i s t i a) [b][color=&quot;#FF0000&quot;] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url=&quot;http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6&quot;]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] statiotes como flutuantes e talvez um pouco mais de tenellus para a parte frontal.

 

Também prevejo que com mais fauna (machadinhas, cacatuoides e escalares) o aqua vai ganhar mais vida e outro "colorido".

 

Wilchespires: A ideia do tópico da montagem era mesmo essa. A de tentar de uma forma mais ou menos detalhada elaborar um "ponto de partida" para os que se interessam e pretendem saber mais como montar um amazonico. É uma maneira de partilhar e retribuir o que se vai aprendendo por aqui :) (A esta hora está-me a dar para o sentimento :)

Quanto ao tronco não digo que a questão do tamanho não me tenha passado pela cabeça, mas para o que queria não tinha muitas alternativas. Acho que acabou por ficar bem.

Quanto à água "cor de chá", na realidade não tenho que fazer nada para a manter. Os troncos e folhas secas tingem a água através da libertação de ácidos taninos (penso que é assim que se escreve) que também contribuem para baixar o pH e "amaciar" a água. Para além disso, também tenho turfa no filtro, que tem basicamente as mesmas funções contribuindo para estabilizar o pH num nível ligeiramente ácido.

 

Obrigado mais uma vez e espero mais comentários :)

 

 

Boas um amazonico quere-se sem muitas plantas , mais troncos a vegetaçao no amazonas e densa mas so nas margens,eu posso me gabar de mergulhar o ano passado em plena amazonas ,Manaus , visto que o meu pai comprou la casa , vi desde discus ao vivo e oscars com 40 cms ou mais, altuns etc etc e digo-te tens uma copia perfeita do que pretendes um amazonico.

uma braço

Editado por nunomart

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais uma vez:)

 

nunomart: de facto alguém que já andou por aqueles lados dizer que o meu aqua está fiel ao biótopo é um grande elogio. Obrigado. ;) Por outro lado, que inveja :) Desde que comecei a investigar e pesquisar sobre aquela zona e o seu meio, a Amazónia transformou-se num destino de sonho para mim. Pode ser que um dia o concretize...

 

joaoalvaro: Antes de mais obrigado. Quanto às folhas, usei folhas de sobreiro bem secas. Também poderás usar folhas do género quercus como carvalho ou azinheira, apesar de que acho que as de sobreiro serão o ideal. Quanto a tratamentos passei-as por água bem quente algumas vezes (não as fervi para não matar todos os microorganismos que poderão ser benéficos) e deixei-as em água até afundar.

 

Podes ter mais info no tópico sobre a montagem deste aquário que tem link disponível lá em cima no primeiro post, ou então também AQUI

 

Abraços

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas a todos

 

Cá estou eu com a prometida actualização. Neste momento o aquário está como o idealizei inicialmente, com a fauna e flora completa. Entretanto tive alguns contratempos como parasitas intestinais nos escalares (tratamento com flagyl felizmente funcionou) e duas ampulárias morreram help De resto tudo está dentro do esperado. Já agora deixo um conselho quanto à aplicação de folhas secas... se não quiserem estar todas as semanas a sinfonar o fundo, é melhor esquecer. Deixam muito lixo por estarem em decomposição, apesar de ficarem muito bem esteticamente.

 

Bem ficam aqui umas fotos actuais:

 

DSCF3818-2.jpg

 

DSCF3826-2.jpg

 

DSCF3829-2.jpg

 

e já agora de dois dos habitantes. Tentei apanhar as machadinhas mas não param quietas e os apistogramas também é complicado. A máquina também não ajuda :)

 

DSCF3821-2.jpg

 

DSCF3848-2.jpg

 

Fica também o videozito

 

 

Também aproveitei para actualizar o setup lá em cima.

 

Abraços

Editado por antmarques

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Gosto bastante deste aquario. Acho que se deve aproximar muito do que na realidade existe.

 

Em relação ao problema das folhas secas, será que não é possivel envernizar as ditas com um verniz mate que não seja prejudicial aos peixes? Assim "congelariamos" o envelhecimento das referidas folhas...

 

Abraço e parabéns!

 

NMP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao problema das folhas secas, será que não é possivel envernizar as ditas com um verniz mate que não seja prejudicial aos peixes? Assim "congelariamos" o envelhecimento das referidas folhas...

 

Para manter as folhas intactas, terá que se baixar o ph a um nivel que mate grande parte das bacterias que tomam parte no processo de decomposição. No fundo é manteres um ambiente estéril. As bactérias sao sensiveis ao ph, pelo menos essas. Digo isto de acordo com o que li numa edição da bioaquaria onde o aquario em questão era feito a base de um leito de folhas.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para manter as folhas intactas, terá que se baixar o ph a um nivel que mate grande parte das bacterias que tomam parte no processo de decomposição. No fundo é manteres um ambiente estéril. As bactérias sao sensiveis ao ph, pelo menos essas. Digo isto de acordo com o que li numa edição da bioaquaria onde o aquario em questão era feito a base de um leito de folhas.

Paulo

 

 

Boas a todos

 

Obrigado pelos elogios :?

 

Joe2: De facto é um pouco assim:)

 

Quanto às folhas, em relação a verniz não sei mas há quem as pincele com silicone de forma a melhorar a sua resistência. O problema é mesmo pincelar duas ou três centenas de pequenas folhas :D

 

Paulo também li esse artigo muito interessante de facto. A questão é que prefiro ter um pH em torno dos 6,5, mais equilibrado para os peixes que tenho, do que mais ácido do que isso só para as folhas durarem mais tempo. Quando for caso disso, substituem-se :D

 

Abraços

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aqua ficou espetacular... nunca pesei que o tronco fica-se assim tao bem num aqua...

esta lindo e um exelente replica dum amazonico...

 

ve-se logo quem te arranjou o tronco... ;)

 

 

vai actualizando as fotos do aqua

 

cumps

luis pinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.