Possível Cruzamento De Molly E Platty?


zx-9r

Recommended Posts

é possível cruzar mollys com platys. Até é bem provável. Acontce muitas vezes :D

 

como sabes? as tuas mollies já cruzaram com platys? o que é que te leva a afirmar isso?

 

 

 

 

 

O mais impressionante é que neste tipo de tópicos nunca se chega a conclusão nenhuma no final :);) ;) uns dizem uma coisa e outros dizem outra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é sábado e não tenho nada melhor para fazer vou ver se consigo explicar melhor as coisas, porque se uns dizem uma coisa e outros dizem outra se não se arranjarem argumentos convincentes nunca mais saimos daqui

 

Em primeiro lugar é conveniente compreenderem o que é que é uma espécie

 

Em Biologia, denomina-se espécie (do latim Specie) a cada um dos grupos em que se dividem os géneros, e que são compostos de indivíduos que, para além dos caracteres genéricos, têm em comum outros caracteres pelos quais se assemelham entre si e se distinguem dos das demais espécies. Desde o ponto de vista estritamente sistemático ou da taxonomia, é a hierarquia compreendida entre o género (ou o subgénero, se existir) e a variedade (ou, seja caso, a subespécie).

 

Grupamento de indivíduos com profundas semelhanças recíprocas (estrutural e funcional), os quais mostram ainda acentuadas similaridades bioquímicas; idêntico cariótipo (equipamento cromossomial das células diplóides) e capacidade de reprodução entre si, originando novos descendentes férteis e com o mesmo quadro geral de caracteres.

 

Indivíduos de espécies diferentes não se cruzam por falta de condições anatômicas ou por desinteresse sexual. Quando se cruzam não geram descendentes porque seus cromossomos não formam pares. E, quando geram, esses descendentes são estéreis.

 

Criadores e sitiantes sabem que a mula (exemplar fêmea) e o mú ou macho (exemplar macho) são híbridos estéreis que apresentam grande força e resistência, mús e mulas são bestas. São o produto do acasalamento do burro (Equus asinus) (2n = 62 cromossomos) com a égua (Equus cabalus)(2n = 64 cromossomos). Outro exemplo de individuos originados pelo cruzamento entre espécies diferentes é o ligre, cujos machos são estéreis mas as fêmeas são férteis, produzido pelo cruzamento entre um leão e uma tigreza.

 

As mulas têm 2n = 63 cromossomos, porque são resultantes da união de espermatozóide com n = 31 cromossomos e óvulo com n = 32 cromossomos.

 

Considerando os eventos da meiose I para a produção de gametas, o mú e a mula são estéreis. Os cromossomos são de duas espécies diferentes e, portanto, não ocorre pareamento dos chamados cromossomos homólogos, impossibilitando a meiose e a gametogênese. Por conseguinte não existe a espécie "mula" porque mús e mulas são estéreis e não se reproduzem e por não se reproduzirem não se enquadram na definição de espécie

 

Espécie é o conjunto de indivíduos semelhantes de uma ou de diversas raças que cruzam entre sí e produzem descendentes férteis.[

 

Fonte:wikipedia

 

 

Até aqui já percebemos que indivíduos de espécies diferentes não se cruzam ou quando isso acontece (raramente) originam hibridos...

 

então vamos lá ver as espécies de que estamos a falar

molly/molinésia

Espécie: Poecilia latipinna

Género: Poecilia (espécies diferentes mas do mesmo género apresentam ainda muitas semelhanças, temos por exemplo o burro e o cavalo que são do mesmo género, Equus e que mesmo sendo de espécies diferentes se cruzam originando hibridos)

 

 

Platy

Espécie: Xiphophorus maculatus

Género: Xiphophorus

 

 

Mesmo perante estes dados podiam continuar a afirmar que platys e mollies se reproduzem tal como o burro e a mula....

Agora vamos ter mais atenção em relação aos géneros... Poecilia latipinna e Xiphophorus maculatus são de géneros diferentes. Estamos a falar de espécies diferentes de géneros diferentes, não têm assim tantas semelhanças como julgam porque nem ao mesmo género pertencem, não podemos pensar que duas espécies diferentes se podem cruzar só porque têm barbatanas, nadam comem ou se reproduzem de igual maneira.

Se repararem o burro e o cavalo embrora se cruzem e originem hibridos são do mesmo género, o mesmo acontece também com o leão e o tigre que também são do mesmo género

 

O que eu quero dizer com isto é que embora anatomicamente pareçam semelhantes estas duas espécies são muito diferentes, seria mais provável um guppy se cruzar com uma molly (que até parecem ter mais diferenças mas que pertencem ao mesmo género) do que uma molly com um platy

 

 

 

Desculpem lá o testamento mas este tópico assim não andava nem desandava

 

Também compreendo que defendam outras posições, mas não digam que eles se cruzam só por se cruzarem, apresentem argumentos plausiveis, tal como eu o fiz (julgo eu :-D ) para defender o vosso ponto de vista

Editado por marta_silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas caros colegas e em especial para a Marta. Muitos parabens pela resposta, tinhas tudo muito bem explicado.

Não fiquei a entender muito bem o inicio da questao, mas tentando ajudar, posso dizer que tenho femeas gupppy com 7cm. Tudo de pende de como criamos os animais.

Ao longo dos anos com viviparos só ouvi falar de cruzamentos de plartys com espadas e de mais nenhum.

Pic_13486_7.jpg

Cumps

Os meus aquas:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72639

Editado por Tomkat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para a Marta

 

sei que explicaste isso tudo muito bem, mas como falaste no geral(no quote), vou te deixar aqui um exemplo de uma ave que é o cruzamento de varias especies de dois generos, podes ver aqui

 

eu sei que vais voltar a ir buscar argumentos contra, mas eu tambem nao sou cientista nenhum para explicar nada do que se passa.....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Não entrando na discussão da possibilidade ou probabilidade de cruzamento de Mollies com Plattys; apraz-me fazer uma constatação.

 

É bom ver pessoas com conhecimento e com capacidade de pesquisa e absorção de informação a partilhar os conhecimentos neste fórum.

É especialmente bom quando vemos pessoas mais jovens e tão conhecedoras.

 

Outras pessoas há que não fazem senão mandar postas sem conhecimento de causa e sem procurar apoiar as suas posições com factos ou fundamentos.

 

Dá gosto ler este fórum por ser povoado por tantos users "Sub 18" com profundos conhecimentos de aquariofilia e a capacidade de se expressarem da forma mais correcta... (antes fossem todos assim)

 

Mais especificamente, parabéns à Marta; não sendo as palavras dela, não lhe retiro o mérito..

E já agora, todas as regras têm excepções.. :D

 

Desculpem o meu testamento em Off Topic.

 

Cumprimentos:

Pedro Vouga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Antes de mais há que ter em atenção que em viviparos é bastante complicado.

 

1º Nem sempre vocês sabem o que compram

2º Mesmo que saibam a espécie exacta que estão a adquirir, esta provavelmente não é de raça apurada ou de forma selvagem

3º Muitos poecilideos que se compram nem sequer se conseguem reproduzir (Ex.: Guppys com véu suficientemente grande para tapar o gonopódio

 

Fui ver o meu manual de reprodução de peixes de aquário e encontrei la algumas coisas interessantes.

 

As mólis-pretas podem ser cruzadas com as velíferas e com outros tipos de molinésias. Tudo do género Poecilia.

 

Espadas e platis podem cruzar-se entre si.

 

Muitos espadas e platis não servem para criação. Ex: O acasalamento de um plati vermelho com um espada selvagem macho resultam espadas pretos.

 

Fonte: SCHEURMANN, I., Aquariensische Cuchten. Grafe und Unzer Erlag GmbH, Munchen. 1999

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para a Marta

 

sei que explicaste isso tudo muito bem, mas como falaste no geral(no quote), vou te deixar aqui um exemplo de uma ave que é o cruzamento de varias especies de dois generos, podes ver aqui

 

eu sei que vais voltar a ir buscar argumentos contra, mas eu tambem nao sou cientista nenhum para explicar nada do que se passa.....

 

ok, mas mesmo isso sendo verdade tenho a certeza que não é nada comum, até porque não me deves conseguir arranjar muitos mais exemplos desse género. portanto, embora não seja dona da verdade, presumi que platys e mollies não se reproduzem (talvez pelas minimas probabilidades disso acontecer), julgo que os argumentos têm alguma lógica, mas se existem espécies de diferentes géneros que se cruzam ou não, não sei. pelo menos não tinha conhecimento até agora. Aquilo que disse foi baseado apenas naquilo que li, naquilo que estudei e estudo nas aulas de biologia e também na minha pequena experiencia em aquariofilia

 

acontece sim.

 

acontece sim? essa é uma resposta um bocadinho vaga...

acontece o quê e porquê?

Editado por marta_silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Antes de mais há que ter em atenção que em viviparos é bastante complicado.

 

1º Nem sempre vocês sabem o que compram

2º Mesmo que saibam a espécie exacta que estão a adquirir, esta provavelmente não é de raça apurada ou de forma selvagem

3º Muitos poecilideos que se compram nem sequer se conseguem reproduzir (Ex.: Guppys com véu suficientemente grande para tapar o gonopódio

 

Fui ver o meu manual de reprodução de peixes de aquário e encontrei la algumas coisas interessantes.

 

As mólis-pretas podem ser cruzadas com as velíferas e com outros tipos de molinésias. Tudo do género Poecilia.

 

Espadas e platis podem cruzar-se entre si.

 

Muitos espadas e platis não servem para criação. Ex: O acasalamento de um plati vermelho com um espada selvagem macho resultam espadas pretos.

 

jose

quanto ao facto do guppy de cauda em veu nao reproduzir pelo facto do seu comprimento, tens razao, mas nao pelo o macho em si mas sim por causa da cauda.

cumps

 

Fonte: SCHEURMANN, I., Aquariensische Cuchten. Grafe und Unzer Erlag GmbH, Munchen. 1999

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, mas mesmo isso sendo verdade tenho a certeza que não é nada comum, até porque não me deves conseguir arranjar muitos mais exemplos desse género. portanto, embora não seja dona da verdade, presumi que platys e mollies não se reproduzem (talvez pelas minimas probabilidades disso acontecer), julgo que os argumentos têm alguma lógica, mas se existem espécies de diferentes géneros que se cruzam ou não, não sei. pelo menos não tinha conhecimento até agora. Aquilo que disse foi baseado apenas naquilo que li, naquilo que estudei e estudo nas aulas de biologia e também na minha pequena experiencia em aquariofilia

 

boas, eu nunca disse que tu eras dona da razao, nem que nao tens razao nem que os argumentos nao sao validos(que o sao e bastante), mas ha que ter em conta que pra todas as regras existem exepçoes, ate porque e volto a frizar a grande maioria dos ciclideos do lago malawi se cruzam entre si e a grande maioria desses cruzamentos sao ferteis.... mais umas boas dezenas de exemplos que te dou....

 

 

ja agora, eu nao meti aquilo a vermelho com o teu nome para te afrontar ou criar nenhum desentendimento ou discussao, foi sim pois achei extremamente possitiva a tua recolha de informaçao, e como iria responder da mesma forma queria mesmo que visses....peace and love :)

Editado por _pinguim_

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, eu nunca disse que tu eras dona da razao, nem que nao tens razao nem que os argumentos nao sao validos(que o sao e bastante), mas ha que ter em conta que pra todas as regras existem exepçoes, ate porque e volto a frizar a grande maioria dos ciclideos do lago malawi se cruzam entre si e a grande maioria desses cruzamentos sao ferteis.... mais umas boas dezenas de exemplos que te dou....

 

 

ja agora, eu nao meti aquilo a vermelho com o teu nome para te afrontar ou criar nenhum desentendimento ou discussao, foi sim pois achei extremamente possitiva a tua recolha de informaçao, e como iria responder da mesma forma queria mesmo que visses....peace and love :)

 

ok, eu não percebo nada de ciclideos africanos mas esses do lago malawi que se cruzam são do mesmo género não é? eu estava-me a referir a cruzamentos de peixes de géneros diferentes. isso dos ciclideos do lago Malawi se cruzarem e originarem hibridos é muito frequente não é? mas repara, essas espécies já vivem juntas e isoladas num lago durante mesmo muito tempo, é mais provável que tenham características genéticas mais parecidas e que assim seja mais fácil se cruzarem. mas são de géneros diferentes não é? é que eu não sei mesmo, de vez em quando lá leio umas coisitas sobre ciclideos africanos mas nada de mais :) (nunca me interessei muito por eles)

eu sei que existem excepções, mas não são assim tantas se considerarares o número de espécies existentes no nosso planeta

ah, e tá descansado que não me afrontaste :) (se dei essa ideia na resposta que te dei desculpa, mas o dia não me estava a correr lá muito bem :) )

Editado por marta_silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, eu não percebo nada de ciclideos africanos mas esses do lago malawi que se cruzam são do mesmo género não é? eu estava-me a referir a cruzamentos de peixes de géneros diferentes. isso dos ciclideos do lago Malawi se cruzarem e originarem hibridos é muito frequente não é? mas repara, essas espécies já vivem juntas e isoladas num lago durante mesmo muito tempo, é mais provável que tenham características genéticas mais parecidas e que assim seja mais fácil se cruzarem. mas são de géneros diferentes não é? é que eu não sei mesmo, de vez em quando lá leio umas coisitas sobre ciclideos africanos mas nada de mais cabecadura (nunca me interessei muito por eles)

eu sei que existem excepções, mas não são assim tantas se considerarares o número de espécies existentes no nosso planeta

ah, e tá descansado que não me afrontaste cabecadura (se dei essa ideia na resposta que te dei desculpa, mas o dia não me estava a correr lá muito bem cabecadura )

 

 

nao, mesmo de generos diferentes +e bem frequente ate com peixes que no lago jamais se se esbarravam pois vivem em zonas opostas, mas quando postos num aquario, cruzan-se estou mesmo a falar de generos diferentes

 

ah, e nao deste a entender que te tinhas sentido afrantada, eu é que tava com medo de ter dado a entender isso a ti

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

 

ñ se cruzam animais de famílias diferentes... cruzam-se é de espécies diferentes o q dão por sua vez os híbridos...

 

 

Cumps

Editado por BrunoFerreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ñ se cruzam animais de famílias diferentes... cruzam-se é de géneros diferentes o q dão por sua vez os híbridos...

 

géneros? olha que cruzararem-se de géneros diferentes não é nada comum, podes ter a certeza... não queres antes dizer de espécies diferentes?

já agora, desculpa lá tar a corrigir-te mas mollies e platys são da mesma família :) podes é dizer que são de géneros diferentes, porque de famílias diferentes não são...

deves estar a fazer alguma confusão com as palavras espécie, género e familia. familia é mais abrangente do que o género ( o género corresponde á primeira palavra da espécie). o género apesar de ser mais abrangente do que a espécie é uma categoria taxonómica inferior á familia

Editado por marta_silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tens razão... ñ tens de pedir desculpa... lol... quando erro gosto q me corrijam...

 

Molly

 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Actinopterygii

Ordem: Cyprinodontiformes

Família: Poeciliidae

 

Platy

 

Kingdom: Animalia

Phylum: Chordata

Class: Actinopterygii

Order: Cyprinodontiformes

Family: Poeciliidae

Genus: Xiphophorus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tens razão... ñ tens de pedir desculpa... lol... quando erro gosto q me corrijam...

 

Molly

 

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Actinopterygii

Ordem: Cyprinodontiformes

Família: Poeciliidae

 

Platy

 

Kingdom: Animalia

Phylum: Chordata

Class: Actinopterygii

Order: Cyprinodontiformes

Family: Poeciliidae

Genus: Xiphophorus

 

 

nao sei onde fos-te buscar isso, mas isso esta incorreto....

 

entao a molly nao tem nem genero nem especie?

 

e o platy nao tem especie?

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao sei onde fos-te buscar isso, mas isso esta incorreto....

 

entao a molly nao tem nem genero nem especie?

 

e o platy nao tem especie?

 

não está incorrecto (acho eu), está apenas incompleto... faltam algumas taxa, mas a espécie e o género já foram referidos anteriormente, talvez ele optasse por não os colocar ou então não estavam no site.

mas o facto de não estar completo não significa que esteja incorrecto (se as coisas que ali estão estiverem mal, o que eu não sei mesmo, aí já e diferente)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais