Apistogrammas Cacatuoides


Hugo A Silva

Recommended Posts

Boas...

 

tenho no meu aqua de 150 cm um casal de Apistos Cacatuoides ainda juvenis.

Queria por mais alguns mas, apesar de ter andado a ler algumas coisas acerca destes peixinhos, fiquei ainda com algumas duvidas.

 

Pelo que li em alguns sites, estes peixes são moderadamente agressivos entre eles e, geralmente é aconselhada a manutenção de um trio 1M 2F.

 

1 - Qual a reação destes peixes à presença de outros machos? Pode em algum caso ser fatal?

2 - No caso de ser possivel a manutençao de mais do que um macho, alguma relação Macho/Femea que deva respeitar?

2 - Gostei bastante de outro tipo de Apistos... os Borelli... são compativeis com os cacatuoides? problemas de hibridização?

 

grato desde já pela atenção dispensada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O teu aquario tem um metro e meio de frente? Dá o resto das medidas também. E como é a decoração?

 

À priori digo-te que não tens problema nenhum em ter 2 macho e 3 femeas, ou até mais. Mas depende da decoração e companheiros.

 

1,5 é mais que suficiente para dois machos definirem territorios destintos e nem sequer haverá demasiada agressividade. Agora se meteres 2machos em 60 ou 80 cm não dará bom resultado, pela certa!

 

Quanto a outros apistogrammas, normalmente não dá bom resultado. Mas já vi conviverem muito bem. Tenho um amigo que a dada altura tinha 2M+3F de trifasciatum e 1M+1F de borelli em 1,4m (400 e poucos litros). No entanto, para além de ser das pessoas que conheço que mais percebe e conhece de ciclideos anões sul americas, informou-se muito sobre as especies na natureza e tentou repodruzir algo que fosse possivel observar no habitat natural dos ditos peixes.

 

Mas atenção que deves ter sempre um racio de 1.5 a 2 femeas por macho!

 

Mas problema de hibridação creio que não terás a não ser que escolhas especie do mesmo complexo, mas mesmo assim... :blush: Os problemas podem vir de agressividade acrescida.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, e desde já obrigado.

 

o aquário tem 150x50x60... cerca de 400 Lt reais de àgua

 

a fauna neste momento são:

 

6 Discus

8 Tetras Bentosi

10 Neons

10 Neons Negros

3 Apistogramas Cacatuoides Juvenis (1 pareçe-me ser macho e os outros dois Fémeas)

4 Ottos

4 Caridinas Japónicas

1 Ampulária

4 Neritinas

 

tenho algumas plantas... não o considero um plantado dos que se vêm por aí mas, fazem alguns bons esconderijos.

a ideia neste momento é colocar:

 

a) mais 3 cacatuoides (1 Macho + 2 Fémeas)

ou

b) 3 Borellis (1 Macho + 2 Fémeas)

 

isto apenas quando tiver a certeza de que não há problema... por isso, conto convosco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, e desde já obrigado.

 

o aquário tem 150x50x60... cerca de 400 Lt reais de àgua

 

a fauna neste momento são:

 

6 Discus

8 Tetras Bentosi

10 Neons

10 Neons Negros

3 Apistogramas Cacatuoides Juvenis (1 pareçe-me ser macho e os outros dois Fémeas)

4 Ottos

4 Caridinas Japónicas

1 Ampulária

4 Neritinas

 

tenho algumas plantas... não o considero um plantado dos que se vêm por aí mas, fazem alguns bons esconderijos.

a ideia neste momento é colocar:

 

a) mais 3 cacatuoides (1 Macho + 2 Fémeas)

ou

b) 3 Borellis (1 Macho + 2 Fémeas)

 

isto apenas quando tiver a certeza de que não há problema... por isso, conto convosco.

 

Podes colocar mais um trio de cacatuoides que não terás problemas. Borelli acho que não arriscava...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes colocar mais um trio de cacatuoides que não terás problemas. Borelli acho que não arriscava...

 

Cumps

Olá , pelo que sei , até as fêmeas se matam pelo território, por isso , nem outro macho arriscava , o meu matou 3 fêmeas já, só porque não o aceitavam, por isso , imagina entre machos , se eles embirram com o mesmo espaço do aqua , um morre , garantido... mete mais fêmeas , assim olha ele tem um harém pra dar porrada e tens posturas por tudo o lado :crazyeyes: ... um abraço

 

 

 

jose palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe... boa explicação Netmaniac... obrigado desde já a todos.

 

Vou então esqueçer os Borelli... ficam para o aquario da Maria quando o montar :P

mas... sinto-me inclinado de facto para arriscar mais um trio. Vai ser do estilo... colocá-lo lá dentro e rezar... sei que não é das práticas mais acertadas mas, a unica maneira de saber se o meu macho tolera mais outro é... tentando.

 

Tenho a sorte de na loja me deixarem levar um macho para experimentar que, se não funcionar, eles trocam por uma fémea. Tenho é que o tirar antes de ele ser chacinado ;)

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , pelo que sei , até as fêmeas se matam pelo território, por isso , nem outro macho arriscava , o meu matou 3 fêmeas já, só porque não o aceitavam, por isso , imagina entre machos , se eles embirram com o mesmo espaço do aqua , um morre , garantido... mete mais fêmeas , assim olha ele tem um harém pra dar porrada e tens posturas por tudo o lado :) ... um abraço

jose palma

 

 

Isso foi num aquario de quanto?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais