Dicas De Como Fotografar


CarnivAlmeida

Recommended Posts

Boa tarde pessoal, preciso de umas digas de como fotografar os meus aquarios pois não consigo uma foto nitida que se aproveite ;)

 

Tenho duas maquinas e gostava de saber que resoluções, aberturas, tempos de exposição, todas essas "técnicicidades" me aconselham. Uma é uma hp Photosmart E427 apenas com zoom digital e a outra é uma Canon PowerShot S40 que já é mais poderosa com zoom optimo e digital, pessoal, se alguem sober, tiver tempo para me dar umas "lições", agradecia muito-.

 

Espero na ter errado a area onde postei.

 

Cump

Abraço

Gonçalo Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde pessoal, preciso de umas digas de como fotografar os meus aquarios pois não consigo uma foto nitida que se aproveite :oops:

Olá.

Que aquário é e que luz tem?

Abraço.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, é um aquario normal, plano, tem uma lampada de 15W 12000K e uma Dulux L 36W.

cump

Olá.

O que eu queria saber era o tamanho, para perceber se tem muita ou pouca luz.

Bom, de qualquer modo, aqui fica o pouco que sei sobre fotografia de aquas:

1. O ambiente deve estar completamente escuro;

2. Não deves usar o flash incorporado na câmara;

3. Deves usar tripé.

2. Dependendo da quantidade de luz, podes usar ISO 400.

3. Para ter alguma profundidade de campo, a abertura deve ser pelo menos de 5.

4. Para que a imagem dos peixes não fique desfocada, a velocidade deve ser pelo menos de 1/50

5. Tenta usar uma distância focal à volta dos 50mm.

6. Se a câmara tiver vários pontos de medição, escolhe o central.

Experimenta e depois vai ajustando a combinação ISO/Velocidade/Abertura, em função da quantidade de luz que tenhas no aqua, até obteres os melhores resultados.

Não te esqueças que o pós-processamento digital de imagens ajuda muito a compor a fotografia.

Basicamente, em PS, há que mexer nos Levels, Shadows/Highlights, Brightness/Contrast e USM, preferencialmente por esta ordem.

Tem de experimentar, porque não é fácil de explicar.

Claro que também podes fazer um Crop e um Resize Canvas.

Isto é o que tem dado alguns resultados comigo.

Mas há aqui quem saiba tirar boas fotografias e possa, bem melhor do que eu, ajudar-te.

Um abraço.

PBL

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde pessoal, preciso de umas digas de como fotografar os meus aquarios pois não consigo uma foto nitida que se aproveite :)

 

Tenho duas maquinas e gostava de saber que resoluções, aberturas, tempos de exposição, todas essas "técnicicidades" me aconselham. Uma é uma hp Photosmart E427 apenas com zoom digital e a outra é uma Canon PowerShot S40 que já é mais poderosa com zoom optimo e digital, pessoal, se alguem sober, tiver tempo para me dar umas "lições", agradecia muito-.

 

Espero na ter errado a area onde postei.

 

Cump

 

Presumo que queiras dizer zoom optico. Nesse caso tenta usar somente o optico e desactivar o digital.

E podes fazê-lo mesmo para outros tipos de fotografia pois o zoom digital podes fazer posteriormente no computador.

 

Olá.

O que eu queria saber era o tamanho, para perceber se tem muita ou pouca luz.

Bom, de qualquer modo, aqui fica o pouco que sei sobre fotografia de aquas:

1. O ambiente deve estar completamente escuro;

2. Não deves usar o flash incorporado na câmara;

3. Deves usar tripé.

2. Dependendo da quantidade de luz, podes usar ISO 400.

3. Para ter alguma profundidade de campo, a abertura deve ser pelo menos de 5.

4. Para que a imagem dos peixes não fique desfocada, a velocidade deve ser pelo menos de 1/50

5. Tenta usar uma distância focal à volta dos 50mm.

6. Se a câmara tiver vários pontos de medição, escolhe o central.

Experimenta e depois vai ajustando a combinação ISO/Velocidade/Abertura, em função da quantidade de luz que tenhas no aqua, até obteres os melhores resultados.

Não te esqueças que o pós-processamento digital de imagens ajuda muito a compor a fotografia.

Basicamente, em PS, há que mexer nos Levels, Shadows/Highlights, Brightness/Contrast e USM, preferencialmente por esta ordem.

Tem de experimentar, porque não é fácil de explicar.

Claro que também podes fazer um Crop e um Resize Canvas.

Isto é o que tem dado alguns resultados comigo.

Mas há aqui quem saiba tirar boas fotografias e possa, bem melhor do que eu, ajudar-te.

Um abraço.

PBL

 

Em relação à explicação aqui apresentada acho que é suficiente para fazer umas boas fotos.

Só fazia algumas ressalvas ...

 

- Em relação à velocidade, caso a máquina permita fazer o disparo de flash à segunda cortina (Rear), podes baixar a velocidade até 1/15 sem problema. A não ser que tenhas peixes muito irrequietos.

- Se não der convém garantires a utilização de flash se possivel indirecto para não ficares com uma "flashada" a reflectir no vidro.

- Sem flash, e tendo a máquina no tripé, tenta usar o disparador automático para garantir que não tremes a máquina ao fazer o disparo. Vai tentando reduzir velocidade e aumentar a abertura até achares que fica como pretendes.

 

Boas fotos.

Tronco.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite e desde já muito obrigado a ambos pelas respostas. Ja tentei trabalhar com esses valores e gostei do resultado, ainda tenho muito para aprende e mesmo em relação a maquina ainda estou a fazer experiencias. Agora ainda me falta tratar no computador, ai ainda não mexi, mas vou tentar seguir os concelhos que me deram. Muito obrigado

 

cump

Abraço

Gonçalo Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.