Ferias E Aquas Outra Vez


a_feijao

Recommended Posts

eu que pensava que era facil conjugar a aquariofilia com as ferias, ainda mais quando se fica com gente em casa....

fui uma semana de ferias e eis que a desgraça aconteceu.

 

e eu que pensava que tinha deixado tudo controlado

 

no dia antes de ir de ferias a seguir a uma tpa, fertilizei normalmente e reduzi o co2 e o tempo de iluminação, disse aos meu velho para de vez em quando ir lá por um pouco de comer...

 

passado uma semana volto eu de ferias, e o que encontro eu, um casal de apistos mortos, 9 neons, 1 SAE, e uma botija de 2kg de co2 vazia, plantas com um pouco mau aspecto devido a falta de co2.

 

pergunto ao cota o que se passou, "epa o aqua ficou coberto de plantas(lemna minor), tive ainda a tirar algumas, e os peixes começaram a morrer, deve ter sido de tanta planta a superficie os peixes devem ter ficado sem oxigeneo...."

 

pergunto eu de novo. quem é que mexeu na garrafa de co2?

"eu não toquei em nada disso, a primeira vez que vim ver isso só deitava umas bolhinhas de nada...."

 

tão e não tiveram aqui "putos" em casa?

"não"

 

resumindo ninguem mecheu em nada, e la fiquei eu quase sem peixes, e com 2kg de co2 vazios, e aprocura de sitio para encher a garrafa...

 

 

agora é continuar pra frente e para a proxima esplicar melhor as coisas a quem vai cuidar do aqua.....

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá para mim alguém pensou que o CO2 era oxigénio e abriu a garrafa para sair mais bolhas ;)

Mas é claro que nimguém se vai acusar...

Vê o lado positivo: Vais poder comprar mais peixes e plantas 8)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tive uma situação identica mas a minha foi com a comida... Fui passar férias e encarreguei a minha mãe para lhes dar de comer... Tive uma semana fora, quando cheguei a casa tinha a praia dos ciclideos cheia de comida na qual eu perguntei: - "Mãe porque desta comida em excesso? Eu disse que era a quantidade da cabeça de dois dedos!" Ela: "Eu sei... mas deixei cair o frasco lá dentro! 8)

 

Não há nada melhor do que ser nós a fazer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá para mim alguém pensou que o CO2 era oxigénio e abriu a garrafa para sair mais bolhas

Mas é claro que nimguém se vai acusar...

Vê o lado positivo: Vais poder comprar mais peixes e plantas

 

pois joão foi o que eu tambem pensei.... mas numca vou saber nem preciso o mal já foi feito!

 

o lado positivo era se eu tivesse ao pé de mim lojas com peixes interessantes, por agora vou ficar com o que sobrou, mais tarde logo vejo se vou por mais peixes.

 

mas deixei cair o frasco lá dentro!

:oops:

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois

Pois é pessoal, aquários e outros animais para quem quer ir de férias para fora não dá mesmo.

Lamento informar-vos mas ou vocês conhecem alguém aquariofilista e que vos vai tratar dos peixes, ou então esqueçam.

Não vale a pena, as histórias são tantas e os erros são quase sempre os mesmos, a gente explica, mas as respostas são sempre as mesmas, ah coitadinhos tavam cheios de fome, ah eu não toquei nisso sequer, fiz exactamente o que me disses-te para fazer.e blá....blá...blá....

Não há bela sem senão.

Férias?????

Desliga garrafas de co2, esconde tudo, mas o melhor é 1 colega que perceba da coisa.

Ou então façam como eu, saio, fico pouco tempo fora, os gaijos vão jantar ao restaurante da esquina e quando volto tá tudo na maior.......e sobretudo não peço nada a ninguém.ihihihihihih.....

Fiquem bem.

Isa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Realmente é muito azar.Eu quando vou de férias 1 semana ou menos desligo o co2, reduzo o tempo de luz, faço TPA e os peixes passam fome.Prefiro pois já me aconteceu ficar uma tia de dar comida e o "frasco também cair dentro".Quando cheguei restava um peixe e a agua turva e acastanhada... :D Boa sorte com o próximo projecto...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

os meus peixes não comem quando vou de ferias. è um 2 em 1, não so não ha erros como até "limpa" um bocado o aqua.

 

de resto é ou deixar a quem realmente sabe ou deixar as coisas mesmo sem manutenção.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, eu meti CO2 de electrólise (não dá para aquários muito grandes, vá lá até uns 200 l), liga e desliga sem perguntar nada a ninguém! E deixo comida em pacotinhos individuais selados. E mesmo assim tive problemas, superfície completamente coberta com lemna minor, e tanta evaporação que o retorno de água já estava 5 cm acima da superfície da água... mais uns dias e aquilo desferrava.

 

olha, a família é mais importante que os peixes, e as pessoas não fazem por mal... tem-se mesmo que reduzir a margem de cometerem asneiras grandes de mais.

 

Força!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há um ano atrás tive um problema parecido, mas em menor dimensão. Este ano tive o vizinho em testes dois dias e as duas semanas de férias correram que foi uma maravilha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Então posso dar os parabens aos meus pais que são excepcionais, em 17 dias de férias só me desapareceu um peixinho e mais nada. Até acho que os restantes estavam melhores do que quando eu me fui embora. O aqua estava limpinho de algas as plantas maiores e os bichinhos bem bonitos. Comida controlada (1/3 do que dou normalmente) e de dois em dois dias, e bem explicado que a comida em demasiado mata mais do que a falta dela, uma bela tpa (70%) 2 dias antes de me ir embora e tudo correu bem. Confesso que li bastante aqui no forum sobre este assunto e tentei chegar a um equilibrio entre o que cada um faz e o que os meus aquas precisavam.

 

Um abraço e força aí com os que restaram

 

Henrique

Olho por Olho e o Mundo acabará Cego. (Gandi)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não façam é como eu que ha uns anos pedi ao meu avô pra me vir dar comer aos peixes enquanto estava de ferias, acontece que cheguei a casa e tinho montes de camaroes, daqueles pas tartarugas comerem, dentro do aqua. O meu avô não encontrou a comida dos peixes e para eles não morrerem foi à cozinha e pegou na comida das tartarugas e despejou (literalmente) o conteúdo dentro do aqua. Podia ter sido pior, não morreu nenhum peixe, mas tive que fazer uma grande limpeza ao aqua, seguida de umas valentes tpa's ...

 

A seguir a este espisodio, nnc mais, agr têm alimentador automatico ... xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu cá fui pra fora 3 dias, coloquei alimentadores automaticos nos aquas.

Voltei, 1 semana em casa, fiz limpeza, TPAs, recarreguei a botija de co2 do aqua grande, acertei a quantidade de bolhas.

 

2 dias antes de ir 1 semana para Lisboa, reduzi o CO2, verifiquei alimentadores, nível de água, ventoinhas automáticas, reposição automática no salgado, tudo OK.

 

Como há mais de 1 ano, nada de grave acontecia, não quis incomodar ninguém para vir ver os peixes.

 

Voltei, salgado com algas nos vidros (normal), aqua grande, 36 mortes.

 

Sobrou ampulárias, 3 cardinais, 2 corydoras aeneus, 1 guppy femea, 1 filhote de kibensis e um botia palhaço que ainda não recuperou totalmente.

 

A porcaria do tubo de CO2 ficou com folga mesmo à entrada do difusor e estava a sair Co2 directo para o aqua, nem microbolhas fazia de jeito.

 

16 filhotes de kribensis, 6 escalares (2 deles eram casal a fazer posturas), cardinais, sae, ancistru, pleco, 1 casal de kribensis, corydoras, Melanotaenia boesemani, 1 botia palhaço, 2 camarões, vários caracóis... tantos meses sem doenças nem colocar peixes novos, só a engordar os que já tinha e a deixar crescer para perder tudo graças à porcaria de 1 tubo.

 

Pelo menos as plantas cresceram bastante. Se é que isso serve de consolo. Foi cá um desânimo...

 

Trouxe eu 1 escalar grandito de Lisboa e 2 peixes para o aqua salgado, para ter um desgosto destes ao chegar a casa.

Agora lá anda o escalar, ainda meio parvo a olhar para a casa enorme que tem. Enorme e vazia.............

Link to comment
Partilhar nas redes sociais