Novo Projecto


a_feijao

Recommended Posts

depois de chegar de ferias, e de ver a desgraça em que estava o meu aqua de 60l, decidi desmontar este mais pequeno e voltar a montar com novo layout, para acalmar o stress

 

o aqua tem 50x25x20altura +- 25l brutos

co2 pressurisado

filtro de cascata

iluminação 2x15 t8 6500ºk

 

hardescape e substrato

xistos e akadama especial

 

ao nivel da flora é que eu não tou a ver o que eide fazer, sujetões aceitan-se!

 

 

fica aqui as fotos do começo

 

DSCF6447.jpg

DSCF6446.jpg

DSCF6445.jpg

DSCF6444.jpg

DSCF6441.jpg

DSCF6440.jpg

 

o que acham dos calhaus??

 

flora que tenho disponivel

HC

HM

riccia dwarf

riccia fluitans

lilaeopsis brasiliensis

eleocharis acicularis

blixa japonica

pogotemom helferi

micranthemum umbrosum

musgo x-moss

glosso

anubia petit

bacopa australis

 

o que aconcelham, sem esquecer a altura do aqua que com a akadama fica ainda mais reduzida

Editado por a_feijao

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois de chegar de ferias, e de ver a desgraça em que estava o meu aqua de 60l, decidi desmontar este mais pequeno e voltar a montar com novo layout, para acalmar o stress

 

o aqua tem 50x25x20altura +- 25l brutos

co2 pressurisado

filtro de cascata

iluminação 2x15 t8 6500ºk

 

hardescape e substrato

xistos e akadama especial

 

ao nivel da flora é que eu não tou a ver o que eide fazer, sujetões aceitan-se!

fica aqui as fotos do começo

 

DSCF6447.jpg

DSCF6446.jpg

DSCF6445.jpg

DSCF6444.jpg

DSCF6441.jpg

DSCF6440.jpg

 

o que acham dos calhaus??

 

flora que tenho disponivel

HC

HM

riccia dwarf

riccia fluitans

lilaeopsis brasiliensis

eleocharis acicularis

blixa japonica

pogotemom helferi

micranthemum umbrosum

musgo x-moss

glosso

anubia petit

bacopa australis

 

o que aconcelham, sem esquecer a altura do aqua que com a akadama fica ainda mais reduzida

Boas,

Pois,com essa altura vais ter chatiçes :Fade-color ,estou precisamente a ter esse problema,tem que se andar sempre a podár e é um stress :silly: ,se a ideia éra fazer um aqua pra relaxar...

De qq modo,a ideia que te dava éra pra fazeres um layout á base de algumas rochas no meio do aqua,com um tapete de cuba á frente e talvez uns pés de blyxa a crescer atrás das pedras,ou eventualmente uns pés de Didiplis diandra ao lado e atrás das pedras centrais,algo deste genero em ponto pequeno:

 

gilmanfullsysoriginaldy9.jpg

 

Um abraço. :oops:

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Álvaro, ta fixe sim senhor,a disposição das pedras está boa,mas,nao minha opinião,acho que essa pedra da frente é demasiado grande para...estar á frente!acho que se rodasses todas as pedras ligeiramente para a esquerda (uns 10 ou 20º) dava outro ar,talvez desse mais a noção de profundidade! Mas não sei,se gostas assim deixa assim!é apenas a minha opinião,boa sorte,vai postando!abraço

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres a minha opiniao sincera vou dizer que nao gosto dessa disposiçao de layout.. Porque ?

 

Tens 4 pedras quase todas de tamanho identico em que duas assentam no lado esquerdo do aquario e apontam para a esquerda e as outras duas precisamente o contrario! Penso que essa é a principal razao pela qual as pedras perdem logo o seu protagonismo, falta aquela disposiçao que chame mais a atençao do olhar para um sitio em concreto, e nao uma vista assim tao dispersa!

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pessoalmente acho que o aqua está bom e tem pernas para andar ;) Um pouco como o andré cardoso, também acho que és capaz de ter pedras a mais. Era capaz de retirar a frontal e deixar as outras três, aproveitando a maior que está descaída para a direita como ponto focal. Acho que está num local bom para isso.

Depois era capaz de lhe chegar mais um pouco de akadama de forma a que forma-se uma colina ou encosta.

Em termos de fauna, cobria a frente toda com uma planta de tapete tipo cuba ou glosso. Na parte de trás também cobria tudo talvez com a eleocharis para ficar um relvado porreiro. Por fim talvez pusesse uma ou outra anubia petit junto às rochas para contrastar. Talvez poderasse colocar algum musgo nas rochas, mas não estou certo, talvez fosse verde a mais :rainbowafro:. Depois com um cardume de meia duzia de neons ou algo do género deveria ficar impec.

 

Força nisso :smilecolros:

 

Cumps

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora não queres que te montem o aquario?;) É "giro" é apareceres aqui com o teu aquario...e não esperares que alguém te "monte" o layout...quanto á disposição das pedras,ainda percebo,agora quanto á flora e fauna...isso acho que eras tu que devias de pesquisar um bocado...e veres o que gostas mais!assim ficas com a papinha toda feita....abraço

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

obrigado a todos pepela ajuda.

 

fiz o que disseram tirei a pedra do lado direito, penso que esteija mais armonioso, eu acho....

 

DSCF6452.jpg

 

o que dizem? melhor ou pior? apenas retirei a pedra da direita as restantes estão exatamente como antes.

 

antmarques

Um pouco como o andré cardoso, também acho que és capaz de ter pedras a mais. Era capaz de retirar a frontal e deixar as outras três, aproveitando a maior que está descaída para a direita como ponto focal. Acho que está num local bom para isso.

 

eu esperimentei tirar a frontal mas para ser sincero ficou muito mal e sem profundidade nenhuma....

 

Já agora não queres que te montem o aquario? É "giro" é apareceres aqui com o teu aquario...e não esperares que alguém te "monte" o layout...quanto á disposição das pedras,ainda percebo,agora quanto á flora e fauna...isso acho que eras tu que devias de pesquisar um bocado...e veres o que gostas mais!assim ficas com a papinha toda feita....abraço

 

;) que me montem o aqua não quero gosto de ser eu, mas há quem o faça, qual o problema.

quanto a fauna não pedi opinião, porque em prencipio não vai ter, e se chegar a ter vai ser muito pouca.

quanto a plantas claro que tenho uma ideia do que vou fazer, mas afinal pra que serve o forum?!?? não é para ouvir outras opiniões diferentes???

pesquisar plantas, a lista a cima tem apenas plantas de pequeno porte, que poderiam servir para este aqua.....

 

bem as plantas vou fazer um tapete de HC, talvez um ou outro pé de echinodorus tennelus.

a blixa não vou usar, pois acho que iria ficar desporporcional as pedras, misturar uma tapete de HC com eleocharis tambem tá fora de questão pois ia começar a misturar-se e é "impossivel" evita-lo.

 

bem que eu gostaria de uma moitazita a didiplis tem uma cor muito fixe para constratar com o tapete de HC, mas será que daria para manter porporções entre as pedras e um moita???

a parte de tras do aqua tem uma altura de agua util de uns 9cm banana rock

talvez usando uma lapada de 10000ºk será que a consigo manter tão baixa??

 

opiniões sobre a nova disposição das pedras aceitan-se que o aqua é pra montar hoje!!

 

abraço

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta excelente assim, mas no meu entender acho que ficaria melhor areao preto para fazer um contraste melhor ás rochas... Mas está excelente de qualquer maneira, agora toca a encher isso

 

eu tambem acho que ficou melhor assim, de qualquer forma o aqua já está montado.

quanto ao areão, é para ser formado um tapete de hemianthus "cuba" logo não vai ficar areão a vista

 

algumas fotos da montagem e do aqua pronto

 

algumas das plantas que usei, a glosso não chegou a ser usada.

DSCF6459.jpg

DSCF6462.jpg

aqui ainda estava a agua um pouco turva e ovidro meio sujo

DSCF6474.jpg

DSCF6489.jpg

e o resultado final, agora é dar tempo.

DSCF6484.jpg

 

as fotos é que não estão muito boas, mas é o que se consegue.

 

o aqua ainda só tem iluminação, o filtro talvez o monte hoje, co2 só posso meter lá para 3ª feira.

 

mesmo sem co2 a HC está a fazer um imenso pearling ao ponto de se soltar da akadama e ficar a flutuar, o que é muito estranho ou não, já que a a HC nem sequer está na forma imersa, é normal isto??

 

digam ai as vossas opiniões e criticas tambem

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa plantaçao ui ui.. Faltou-te a paciencia ? :oops:

 

Devias ter plantado grupos mais pequenos de cuba (nao digo pé a pé apesar de ser ainda o melhor), o mais provavel é ficares com esse tapete muito irregular.

 

Lá para tras ? Já te decidiste ?

 

Quanto a esse pearling, o mais certo é ser o oxigenio normal que se solta quando se enche um aquario e como tens molhos tao grandes de "cuba" nao deves ter conseguido enraizar bem a planta, consequencia: esta solta-se facilmente e boia!

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa plantaçao ui ui.. Faltou-te a paciencia ?

 

tens toda a razão, como estáva não ia resultar muito bem, reparei nisso logo que o 1º molho se soltou bigsmile por isso arregacei as mangas #cool

 

e ai esta agora sim não mexo mais

DSCF6505.jpg

a agua ainda está muito turva a foto foi tirada assim que acabei de replantar.

 

Lá para tras ? Já te decidiste ?

lá a tras tem cuba tambem não vou por mais nenhuma planta pelo menos pra já.

 

Quanto a esse pearling, o mais certo é ser o oxigenio normal que se solta quando se enche um aquario e como tens molhos tao grandes de "cuba" nao deves ter conseguido enraizar bem a planta, consequencia: esta solta-se facilmente e boia!

sim é oxigeneo, mas era mesmo pearling, só começou a ganhar as bolhas um tempo depois de eu ter nchido o aqua, e mesmo quando eu fazia soltar algumas bolhas apareciam rapidamente novas bolhas exatamente no mesmo sitio.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim que o tapete fechar vai ficar muito bom.

Mas também sou da opinião que uma plantinha ali no meio das pedras não ficava mal... Não perguntes é qual bigsmile

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim que o tapete fechar vai ficar muito bom.

Mas também sou da opinião que uma plantinha ali no meio das pedras não ficava mal... Não perguntes é qual #cool

 

 

 

Quem sabe uma rotala rotundifolia bigsmile a cor tipica desta planta ficaria muito bem com essas pedras.. ou se nao quiseres destoar muito tambem ficaria bem uma rotala "green", ficaria mais discreto mas completaria o verde da HC cuba !

 

Boa sorte

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim que o tapete fechar vai ficar muito bom.

Mas também sou da opinião que uma plantinha ali no meio das pedras não ficava mal... Não perguntes é qual :morning:

Eu apostava num molho de Pogostemon helferi,ali no meio das pedras centrais,e não punha mais nada,acho que ia ficar um espetaculo,simples e harmonioso :bad-words: .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda não sei bem que planta irei por no meio das pedra, nem sequer se o vou fazer.....

 

pogostemon não tou muito prai virado, axo que se resolver por mais alguma planta, talvez ponha didiplis diandra.

 

fica uma foto do aqua, já um pouco mais limpinho

DSCF6545.jpg

 

ainda não consegui arranjar onde carregar a minha garrafa de co2 tou a ver que ainda tenho de ir coprar um extitor :rainbowafro:

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda não sei bem que planta irei por no meio das pedra, nem sequer se o vou fazer.....

 

pogostemon não tou muito prai virado, axo que se resolver por mais alguma planta, talvez ponha didiplis diandra.

 

fica uma foto do aqua, já um pouco mais limpinho

DSCF6545.jpg

 

ainda não consegui arranjar onde carregar a minha garrafa de co2 tou a ver que ainda tenho de ir coprar um extitor :D

Boas a_feijao,

Ólha eu tanbem tenho Didiplis diandra e gosto muito dela,mas cresce,não acredites onde leres que atinge no maximo 15/20cm pq é treta,tenho aqui pés com mais de 25cm e tu com um aqua tão baixo vais ter que andar constantemente á tesourada a isso o que é chato,pra ti e prá planta,foi por isso que te aconselhei a Pogostemon helferi,pois acho que essa sim tem ai altura suficiente pra se desenvolver em condições e esteticamente acho que ficava muito bem.

De qq modo o aqua é teu e tu é que sabes. ;)

Força nisso e um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pogostemon ou blixa no meio. E não mexe mais. Espera, espera. Tira foto. Já está. Perfeito!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola! Sinceramente acho que está a ficar muito bonito e simples ao mesmo tempo... :wink: Continua a fazer o bom trabalho! Já agora, não pensas em por umas plantinhas nos lados? É só uma opinião... ;) cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda não sei bem que planta irei por no meio das pedra, nem sequer se o vou fazer.....

 

pogostemon não tou muito prai virado, axo que se resolver por mais alguma planta, talvez ponha didiplis diandra.

 

fica uma foto do aqua, já um pouco mais limpinho

DSCF6545.jpg

 

ainda não consegui arranjar onde carregar a minha garrafa de co2 tou a ver que ainda tenho de ir coprar um extitor :wink:

 

isso de ficar muito bom quando crescer essa flora toda

muito bom trabalho

boa aquariofilia

cumprimentos JMG

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta muita fixe (eu acho!!!) Então quando esse tapete começar a proliferar..ui...ui...

Acho também que ficava bem uma plantinha de outra cor, assim para o vermelho (está muito verde).

 

Mas acho que está muito porreiro!!!

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.