Plantas Para Um Aqua 25l


wilchespires

Recommended Posts

Boas, alguém me sabe dizer, além das Anúbias, que plantas de podem usar fixadas a um tronco num Aqua (40*25*30) 25L uteis??

E já agora aproveitando o tópico, será que Vesicularia Cristmas fica bem fixado em pedras de xisto??

 

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Plantas para se fixar a troncos e pedras para alem de anubias tens os fetos (Microsorums ou Bolbitis heudelotii) e os musgos (Vesicularia dubyana etc etc).

 

E já agora aproveitando o tópico, será que Vesicularia Cristmas fica bem fixado em pedras de xisto??

 

Sim, até gosto mais de o ver fixado a rochas que em troncos!

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Plantas para se fixar a troncos e pedras para alem de anubias tens os fetos (Microsorums ou Bolbitis heudelotii) e os musgos (Vesicularia dubyana etc etc).

Sim, até gosto mais de o ver fixado a rochas que em troncos!

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

 

Obrigado pela diga Luis, por acaso tenho um tronco pra por no Aqua que tem uma Anúbia e um feto presos em cada ponta, mas acho que o feto acabará por crescer muito, a outra planta que indicas ñ conheço, mas vou pesquisar. Se és da opinião que o musgo fica bem em rochas, fico satisfeito porque era o que tava a pensar fazer, sem no entanto ter visto nalgum outro Aqua.

 

Abraço e obrigado

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas para se fixar a troncos e pedras para alem de anubias tens os fetos (Microsorums ou Bolbitis heudelotii)

 

Não percebi bem à primeira, como referiste são os 2 fetos :mrgreen: de qualquer forma mesmo os Microsorium (penso que o meu é um M. Pteropus) ñ crescem para além dos 30 cm acho eu...

Abraço

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho uma especie no meu aqua que gosto particularmente Microsorum pteropus 'Windelov'

Windelov.jpg

 

Acredito que sim, axo que até é das que cresce menos.

Já agora peço uma sugestão, a minha ideia era por no Aqua um tronco com anúbias e fetos e preencher o resto do espaço em volta com pedras de xisto revestitas com Vesicularia Crystmas ou riccia, isto sem areão, para facilitar a limpesa do fundo, acham que fica engraçado? Tenho receio é que possa riscar o fundo do Aqua ou até por descuido o vidro partir-se...

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

é sempre arriscado, no máximo podes preencher por baixo com plastico nao tóxico e ficas só um pouco mais seguro.... mas nao recomendo

Sem dúvida um importante aspecto a levar em conta, possivelmente ñ irei avançar com esta opção. Mas já agora ñ recomendas a utilização do plastico ou as pedras em contacto com o vidro?

 

Podes forrar algumas pedras com Cladophora Aegrophila, o musgo verde das bolinhas.Fica fixe.

Pelo que sei esta planta molda-se com facilidade em forma e bolas, inda ñ tinha visto era ser usada revestindo pedras, é capaz de ser uma boa opção também, mas será que em pedras de xisto fará esse efeito? Sabes como é o crescimento dessa planta?

Até ao momento se optar por este "hardscape"(por assim dizer) tou inclinado a usar "riccia", "vesicularia Crystmas" ou esta "Cladophora Aegagropila" (se for facilmente fixavel em pedras), porém as incertezas assentam no facto de ñ saber se consiguirei arranjar pedras de xisto que preencham o mais uniformemente possível o fundo do Aqua e se assim for se a manutenção do fundo será prática...

 

Abraço

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes forrar algumas pedras com Cladophora Aegrophila, o musgo verde das bolinhas.Fica fixe.

 

Boas ,eu já tentei mas não dá ,pelo menos no meu caso ,abri e espelhei por um coco ,mas a Cladophora Aegrophila não agarra.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,eu já tentei mas não dá ,pelo menos no meu caso ,abri e espelhei por um coco ,mas a Cladophora Aegrophila não agarra.

 

Abraço

Eu tenho no meu aqua um monte de pedras forradas com Cladophora,tem de ser uma pedra porosa para ela agarrar.Agarrei na bola e cortei ao meio,com cada metade cortei novamente em fatias finas,numa certa posição para ela não se abrir toda. Depois envolvi-a na pedra e atei com fio de nilon e 'pentei' na direcção do fio para este não se ver.O crescimento é lento mas se mantiveres as pedras sempre no mesmo sitio, a Cladophora irá preencher todos os espaços em volta delas e fica bem fixe. Tenho de arranjar é mais bolas de Cladophora e forrar mais pedras ainda para o efeito ser o que quero.O que ficava mesmo à maneira era um aqua de ciclideos totalmente forrado com esta alga!

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal, keria agradecer-vos as dicas que me têm dado, inda tou indeciso quanto ao "hardscape" (acho que é o termo correcto) a adoptar, o que pretendo é que fique apresentavel, montagem económica e que seja facil de fazer a manutenção, ñ sei se já tinha mencionado, este Aqua é pra tentar fazer reprodução de víuvas e gouramis pérola (sendo estes ultimos os próximos ocupantes), por isso ñ pode ficar muito plantado, apenas o suficiente pra que possa proporcionar refugios aos alevins. Se entretanto ñ for bem sucedido com as desovas entrarei noutra aventura com red's (visto que esta ultima foi desastrosa).

Entretanto deixo aqui uma foto de como está neste momento...

 

IMG_2012.jpg

 

Próximas actualizações colocarei no fórum "Fotos e vídeos" :blush:

 

Abraço

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais