Como Distinguir O Sexo Dos Escalares


escalares

Recommended Posts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não há aqui ninguém que saiba. Podem conseguir distinguir os que têm, mas não conseguem generalizar.

Actualmente só há 2 métodos que dão certezas absolutas para se distinguir o sexo de 2 escalares:

aquando das posturas de ovos ou com análise sanguínea.

Podem inventar que é pelo formato do corpo, da cabeça, cor dos olhos...

 

Eu tenho 6, e apenas sei de entre esses, que tenho um casal. Consigo distinguir o casal dos outros e sei qual dos 2 é a fêmea, porque já assisti a posturas. Agora sei que dos 2, o mais pequeno é a fêmea. Mas tenho mais alguns do mesmo tamanho exactamente iguais, não se distingue sexo.

Os "pendericalhos" dos escalares (o ovopositor da fêmea e o "lança-esperma" dos machos), fora do tempo das posturas, são iguais.

 

E a minha resposta curta e grossa, era uma resposta à adivinha do membro "escalares". É que de certeza que aquilo não era uma pergunta... :P

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podiamos estar aqui a noite toda a discutir teorias, mas vinha um individuo enviava uma foto e lá iam as teorias todas por água abaixo. O que é certinho certinho e quer queiramos ou não A fêmea põe ovos o macho não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não há aqui ninguém que saiba. Podem conseguir distinguir os que têm, mas não conseguem generalizar.

Actualmente só há 2 métodos que dão certezas absolutas para se distinguir o sexo de 2 escalares:

aquando das posturas de ovos ou com análise sanguínea.

Podem inventar que é pelo formato do corpo, da cabeça, cor dos olhos...

 

Eu tenho 6, e apenas sei de entre esses, que tenho um casal. Consigo distinguir o casal dos outros e sei qual dos 2 é a fêmea, porque já assisti a posturas. Agora sei que dos 2, o mais pequeno é a fêmea. Mas tenho mais alguns do mesmo tamanho exactamente iguais, não se distingue sexo.

Os "pendericalhos" dos escalares (o ovopositor da fêmea e o "lança-esperma" dos machos), fora do tempo das posturas, são iguais.

 

E a minha resposta curta e grossa, era uma resposta à adivinha do membro "escalares". É que de certeza que aquilo não era uma pergunta... :)

 

Não discodo do que dizes, mas a minha observação foi apenas porque quando um tópico é colocado, há gente que o consulta para responder, e há gente (como eu) que o consulta para aprender, e aquela resposta curta e grossa não me ensinou nada, já esta segunda foi mais esclarecedora. O que o membro "escalares" quereria saber eu não sei, mas a resposta ao que ele perguntou eu queria saber.

 

Obrigado por esta 2ª resposta.

 

Cumps

 

Sam

barbatana_userbar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zé

 

Vê este topico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=30526 pode te esclarecer as tua duvidas.

 

Abraço

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não há aqui ninguém que saiba. Podem conseguir distinguir os que têm, mas não conseguem generalizar.

Actualmente só há 2 métodos que dão certezas absolutas para se distinguir o sexo de 2 escalares:

aquando das posturas de ovos ou com análise sanguínea.

Podem inventar que é pelo formato do corpo, da cabeça, cor dos olhos...

 

Eu tenho 6, e apenas sei de entre esses, que tenho um casal. Consigo distinguir o casal dos outros e sei qual dos 2 é a fêmea, porque já assisti a posturas. Agora sei que dos 2, o mais pequeno é a fêmea. Mas tenho mais alguns do mesmo tamanho exactamente iguais, não se distingue sexo.

Os "pendericalhos" dos escalares (o ovopositor da fêmea e o "lança-esperma" dos machos), fora do tempo das posturas, são iguais.

 

E a minha resposta curta e grossa, era uma resposta à adivinha do membro "escalares". É que de certeza que aquilo não era uma pergunta... ;)

 

 

 

Meu caro, não é necessário inventar. Está descrito em várias publicações do género realmente a diferença já descrita da cabeça.

Ainda que nesta espécie não se conseguisse determinar dimorfismo sexual poderia-se sempre usar a técnica de "venting" como se faz noutras espécies que funciona duma forma semelhante ao que se faz por exemplo nos pássaros; observa-se directamente os orificios genital e anal no qual o genital das fêmeas é maior e mais redondo que o dos machos e dependendo das espécies poderá mesmo o orificio genital ser maior que o anal; noutros casos a distancia entre ambos os orificios é diferente de machos para fêmeas.

Agora andar a fazer testes sanguíneos aos peixes era giro era...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu já tive varios casais de escalares, e pude constatar que o macho é maior que a femea, e que a cabeça do macho é arredondada e na femea é quase em linha recta. Mas se dizem que é impossivel ver assim quem sou eu para contrariar...

 

Não quer dizer que esteja certo, mas lá que tem sido sempre assim tem...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos , bem todas as observações aos peixes são válidas , essa é a minha conclusão , certezas , bem quem diz que é e depois não é , que as comprove ele mesmo , porque eu só confio depois de os ver a desovar , já apanhei de tudo , cabeça recta , diagonal , com alto de "ciclideos" , com o óperculo reprodutor redondo , afastado do anús , mais estreito, etc,etc,etc. Factos , na desova e com os opérculos reprodutores de ambos , vês quem é quem , a fêmea é enorme e redondo , cilindrico, o do macho é bicudo e divide-se como a lingua de uma cobra , que abre e fertiliza os ovos ao passar aberto , mas quando ele recua é um cilindro em bico(pequeno cone) .Um abraço.

 

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião é que o nome de Peixe anjo acenta-lhes bem e neste topico estão a discutir isso mesmo, o sexo dos Anjos.

 

Eu tenho um casal jovem e realmente a maneira que tive de os distinguir foi ver a femea a depositar os ovos. :D

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

boa noite pessoal! tive aqui a ler e a tentar aprender algo sobre escalares...a minha questão é a seginte:

Vou a uma loja,quero comprar um casal de escalares....tem de ser a sorte?o ideal e comprar uns 5 ou 6 porque assim devo acertar certo?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ..ora nem mais se algum lojista te estiver a escolher um macho e uma femea esta a enganar-te a nao ser que tenha um casal ja separado e com provas dadas.(filhos)

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
boas ..ora nem mais se algum lojista te estiver a escolher um macho e uma femea esta a enganar-te a nao ser que tenha um casal ja separado e com provas dadas.(filhos)

 

boas

efectivamente a melhor resposta deste tópico.((não é elogio))

de qualquer modo,dois acertaram na resposta

distingue-se muito bem os escalares ou acaras,como quizerem chamar.

Cumprimentos Cordiais

Fishlover

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual e a diferença dos escalares femeas dos machos? :)

 

Boa tarde,a mim foi um criador de escalares que me disse como era e até agora não tem falhado. É assim as femeas as "antenas" que tem debaixo do corpo se fizer um circulo ate a cauda é femea,se não fizer o circulo é macho. Ha femeas que tem o circulo mais prenunciado que outras,quando são pequenos é complicado destinguir porque ainda não estão bastanyte desenvolvidos. Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...