Escalar "zebra" + Escalar Dourado = ?


silviag

Recommended Posts

Boas,

 

tenho uma escalar femea zebra e um macho dourado que meteram ovos hoje pela primeira vez. Acho que o macho(dourado) nao os fecundou, mas se os fecunda-se havia algum problema por serem dois escalares diferentes? o que é que podia sair? aberraçoes? mamores?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tenho uma escalar femea zebra e um macho dourado que meteram ovos hoje pela primeira vez. Acho que o macho(dourado) nao os fecundou, mas se os fecunda-se havia algum problema por serem dois escalares diferentes? o que é que podia sair? aberraçoes? mamores?

 

cumprimentos

 

Pelo que sei e li, sim é possivel op cruzamento destas duas especies e não passa nada de mal, quando muito, as cores vão sair um pouco diferentes das dos pais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu diria que tudo corre bem porque não se trata realmente de 2 espécies, é a mesma espécie (escalar) mas variantes diferentes.

Acho eu... :evil:

 

Toda a razão, eu queria dizer duas variantes e não especie, as minhas desculpas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , bem problema não há nenhum , vais ter uma percentagem mais ao pai e outra mais á mãe , alguns podem vir de ascendencias (avós) , e terás uns quantos hibridos , não sendo inférteis porque provavelmente , como aliás a maioria dos escalares que se vendem, tirando os selvagens, têm já muitas variantes.

 

A especie em si tem já muito apuramento de variantes , o que é isto , ora imagina teres 30% Gold nessa postura , era pegar em 10 gold os mais bonitos e puros que saissem e ver se fazia um casal.

 

Começando então o apuramento da tua descendência de Golds, arranjavas alguns de outro criador ou loja , gold e tentavas misturas para não haver problemas consanguineos ao apurares a descendencia , mas isso leva gerações , e para um hobby não tens que te preocupar.

 

Se tiveres mistura deles (hibridos) no sentido da palavra , não sendo inférteis, (também acontece) pode-se fazer o apuramento desse hibrido. E terias uma "nova" variante de escalar :P ... um abraço , e boa sorte.

 

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , bem problema não há nenhum , vais ter uma percentagem mais ao pai e outra mais á mãe , alguns podem vir de ascendencias (avós) , e terás uns quantos hibridos , não sendo inférteis porque provavelmente , como aliás a maioria dos escalares que se vendem, tirando os selvagens, têm já muitas variantes.

 

A especie em si tem já muito apuramento de variantes , o que é isto , ora imagina teres 30% Gold nessa postura , era pegar em 10 gold os mais bonitos e puros que saissem e ver se fazia um casal.

 

Começando então o apuramento da tua descendência de Golds, arranjavas alguns de outro criador ou loja , gold e tentavas misturas para não haver problemas consanguineos ao apurares a descendencia , mas isso leva gerações , e para um hobby não tens que te preocupar.

 

Se tiveres mistura deles (hibridos) no sentido da palavra , não sendo inférteis, (também acontece) pode-se fazer o apuramento desse hibrido. E terias uma "nova" variante de escalar :D ... um abraço , e boa sorte.

Jose Palma

 

 

Neste caso não se chamam hibridos, é mais "rafeiros". Porque a espécie é a mesma... Seja o escalar branco, preto, ás riscas, com manchas, etc é sempre Pterophyllum scalare

E não é o facto de serem de variedades diferentes que vai fazer com que nasçam peixes inferteis.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem reconheço qeu a palavra rafeiro calha melhor nesta situação , mas quanto a serem todos da mesma sub-especie dúvido , até dito por cientistas que ainda hoje discutem esse tema , do que aconteceu em muitos anos anos de cruzamentos alguns catalogados sobre escalares , como o artigo que esclarece isto , e a possibilidade de hibridos é entre especies diferentes.

 

Claro que sair um é fora de contexto, mas tudo é possivel na mãe natureza e sim alguns ficam infertéis , vá se lá saber porquê , de resto para mais dúvidas remeto a este artigo em inglÊs , mas paciência , não existe informação deste tipo em sites portuguese o que me remete a resposta ao tema, Pterophyllum scalare , para este artigo que está muito esclarecedor e explica a origem de variantes, e as diferentes mutações etc,etc.

 

Um hibrido como exemplo para quem tem curiosidade , o achigã , é metade Robalo de mar e Lúcio de rio, uma espécie feita para a pesca desportiva dizem , que eu pesquei tantas vezes e é um hibrido fértil e hoje em dia uma , especie nova , ou um hibrido de sucesso?? rafeiro é o termo correto ou uma mutação de 2 peixes , por isso eu foquei o sentido da palavra e não o real significado. um abraço.

 

Jose Palma

 

os links :

 

http://www.aquaticcommunity.com/cichlid/angelfish2.php

 

http://www.aquaticcommunity.com/fishtaxonomy/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só um aparte...

 

os achigãs (Micropterus spp.) não são hibridos.

 

 

olá , tens razão , eu sempre pensei isso, aliás "venderam-me" essa ideia há 30 anos , mas consultei a web e vi isto :

 

Nome vulgar: ACHIGÃ

Nome científico: Micropterus Salmoides

Família: Centrarchidae

Ordem: Perciformes

 

 

- O Achigã, um dos grandes e combativos predadores de água doce e muito apreciado na alimentação humana, é originário do sul do Canadá e norte dos Estados Unidos da América e foi introduzido na Europa no final do século XIX, sendo hoje uma das principais espécies existentes em quase todos os países e que desperta a paixão de milhões de pescadores em todo o mundo.

Em Portugal, reconhecida a sua existência desde o início do século XX, o Achigã teve uma excelente adaptação e espalhou-se rapidamente por todas as bacias hidrográficas do país, particularmente a sul do Rio Tejo, sendo hoje já considerado um dos predadores que mais tem contribuído para uma clara diminuição de outras pequenas espécies, nomeadamente nas albufeiras.

 

 

obrigado pelo reparo , assim aumentei a minha cultura geral :blush:

 

 

um abraço,

 

 

José Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais