Rochedo Dos Mbunas


Roast

Recommended Posts

ola pessoal!!!

Bem e como a vida não é so plantados pra mudar de ares decidi fazer uma montagem de ciclideos africanos, mais propriamente do lago Malawi, os Mbunas!!!

desde já ele ainda so tem as rochas e areia.. está em fase de secar as colagens com silicone q foram necessarias pra boa segurança, as pedras estavam mto bem acentes mas pra nao haver mesmo duvidas colei as que nao estavam acentes na base que é de esferovite..

 

bom aki vao as fotos da evoluçao da montagem:

 

Primeira tentativa de layout:

 

malawi4.jpg

 

 

Segunda tentativa, apenas com um ligeira alteraçao na pedra esquerda

 

malawi6.jpg

 

Após mtos reparos por parte de colegas de hobby, fui forçado a partir as pedras, deixando de ter 40kg de pedras, em apenas 2 pedras, tendo agora 30 kg nestas todas do layout final:

 

Layout FINAL

 

malawi8.JPG

 

Layout final com areia:

P8040010.JPG

P8040011.JPG

P8040015.JPG

P8040013.JPG

 

ja agora mostrar o aquecedor externo(DIY) que fiz:

 

termo.JPG

 

 

SETUP:

 

Aquario: 100x40x40 8mm (vidromoldura)

Iluminaçao: SUNSUN 3x39w T5 HO - 2x10.000k, 1x20.000k

Filtragem: 1000lts/h , filtro DIY com 15lts de volume

Substracto: Areia da praia de faro ( 30kg )

Decoraçao: Rocha nacional (30kg )

Aquecimento: Termo externo DIY 150w jager

 

 

este irá ser o setup final, neste momento ainda toh a espera do bidon pro filtro e da calha.

espero que tenham gostado do que ja fiz até agora...

se quiserem estejam a vontade pra comentar e ajudar na montagem...

 

abraços

Editado por Roast

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,tá fixe o layout,só nao gosto da areia,acho que tem relevos a mais! por exemplo,abri o teu tópico,vi as fotos desde o principio,e quando vi a que dizia LAYOUT FINAL gostei muito(assim de repente o esferovite pareceume areia dde selica!) depois na foto seguinte,com a areia ,gostei menos...mas gostos são gostos! acho que isso com areia branca (BEM LISINHA) ficava muito mais fixe....mas isso era o que eu fazia se o aquario fosse meu :P ..tens aí um aquario com grande potencial,eu gosto muito.Boa sorte com isso e vai postando :mrgreen:

 

ps:vendo melhor a areia assim também fica bem.apenas a alisava um pouco mais...

Editado por Sacaa

Abraço, P.L.U.R.

Robert Nesta Marley Tribute 1945-1981

"Money can´t buy skills"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,tá fixe o layout,só nao gosto da areia,acho que tem relevos a mais! por exemplo,abri o teu tópico,vi as fotos desde o principio,e quando vi a que dizia LAYOUT FINAL gostei muito(assim de repente o esferovite pareceume areia dde selica!) depois na foto seguinte,com a areia ,gostei menos...mas gostos são gostos! acho que isso com areia branca (BEM LISINHA) ficava muito mais fixe....mas isso era o que eu fazia se o aquario fosse meu :P ..tens aí um aquario com grande potencial,eu gosto muito.Boa sorte com isso e vai postando :mrgreen:

 

ps:vendo melhor a areia assim também fica bem.apenas a alisava um pouco mais...

 

 

Concordo com o Sacaa, alias, nem precisas de fazer nenhum relevo, alisa a areia que os proprios peixes (visto serem ciclideos africanos e terem estes habitos) vao cavar e esburacar essa areia dando lhe eles proprios um relevo natural

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está simples sim senhor, mas tem lá o essencial para os Mbunas. Acho que se irão sentir bem dentro desse aquário. Gostei do aquecedor externo DIY! Testá-te antes para ver se tinha fugas presumo. Parece-me silicone de aquário que utilizas-te para a colagem das peças de PVC... por vezes dá barraca! Um pouco de gordura nas junções e começa a verter...experiência própria. Vai postando a evolução!

 

 

... acho que isso com areia branca (BEM LISINHA) ficava muito mais fixe...

 

ps:vendo melhor a areia assim também fica bem.apenas a alisava um pouco mais...

 

 

Deixa os peixes "tomarem conta da casa" que não há areia que aguente! Anda sempre a mudar de sítio! Hoje há um monte do lado esquerdo, amanhã do lado direito. São peixes com o curso de construção civil!

 

 

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, quando postaste as fotos das duas primeiras hipoteses para layout, deite logo na cabeça, eu e mais uns quantos, e pelos vistos deu resultado, agora tens um aquario lindissimo, natural, simples e bem ao gosto dos meninos Mbunas

nao te preocupes com a disposiçao da areia que nunca te vai cansar do layout, pois nuca vai estar igual, vai haver alturas que vais ver o esferovite e deixar de ver metade das pedras de base

 

parabens e continua esse lindo trabalho

boa sorte

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

desde ja mto obrigado por todos os elogios e dicas que deram...

 

 

Sacaa - os relevos, eu fiz relevos porque este aquario irá ser um biotopo do malawi e espero conseguir em primeiro lugar manter as pedras bem verdes como as do lago e a areia, silica nunca iria por porque nao tem nada a ver com a do malawi, os relevos quiz dar um pouco de "estilo" ao aqua logo inicialmente e tb pra tentar dar profundidade visto as pedras estarem a meio da profundidade do akua por causa da manutençao..

 

Davs- sim o termo foi testado, mas nao foi como tu fazes, pk axo q o que ele vai sofrer de pressao nunca irá ser tantos bar's como os de um compressor.. por enquanto irei deixar assim ate prova de contrario se verter, ja tenho a soluçao so tenho de gastar 3 euros e ta feito.. por enquanto n vale a pena:D

Claro q vou postando a evoluçao:D

 

_pinguim_ - pois é má man, ao inicio ate eu sentia q algo nao estava bem no akua, fui forçado a ir pedir empretado uma picareta e pimbas parti akilo tudo.. por um lado foi bom pois reduzi o peso das pedras em 10kg, coisa q era o mais importante (PESO) tinha medo pk do movel... em relaçao a areia.. foi apenas como dissse ao sacaa, compreendao pois vim do meio dos plantados, pra mim os relevos dao vida ao aquario dao estectica que eu nunca vejo e akua de ciclideos pk todo o mundo mete tudo liso.. pessoalmente nao gosto.. afinal pelos videos que ja vi do malawi, nao existem so partes de areia lisa e pedras amontoadas, existe tambem areia em cima de pedras, e pedras assim meio enterradas e meio fora.. toh a tantar criar o maximo posssivel o malawi.. coisa dificil mas tentar nao custa..

 

abraçao pessoal continuem a apoiar-me e ajudar

cumprimentos

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar já alguem disse isto, mas espero que tenhas colado as rochas com silicone para aquários. é que assim que eles escavarem e retirarem o apoio das pedras...

 

 

KABOOM!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu aqua está muito bonito!! Gostei!

Vai meter uma ou outra planta ou vais deixar como está?

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar já alguem disse isto, mas espero que tenhas colado as rochas com silicone para aquários. é que assim que eles escavarem e retirarem o apoio das pedras...

KABOOM!

 

 

Oi!!!

nao percebo o porque que dizes isso, pk, as pedras estao em contacto com a esferovite por sua vez a esferovite assenta no vidro de baixo...

a areia so foi posta depois...

 

sim as pedras q nao estao em baixo foram coladas com silicone como referi no inicio do post, apenas pra prevenir..

uma coisa tenho a certeza, eles q escavem pk nao conseguem mover as pedras q dao suporte as mais pekenas:D

abraços

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada de plantas, quero um biotopo das zonas sem plantas do malawi...

tb pk quero ter as pedras bem verdes, vamos la ver se consigo:D

 

o pessoal dos plantados tem sempre os seus trukes pra evitar as algas, pra fazer aparecer tb n axo q vai ser dificil:D

e os mbunas vao agradecer e mto:D

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal!!! nyah

bom ja algum tempo que nao actualizo o bixo, mas aki vai, ja com filtro montado, calha nova, e aguinha:D:D

 

Aki a parte do termoestacto externo

P8200002.JPG

Primeiro furo no bidon do filtro externo DIY

P8200003.JPG

Ja como segundo furo(entrada de agua)

P8200007.JPG

Uma foto do interior(saida de agua pro akua)

P8200004.JPG

O sistema todo completo em funcionamento:)

P8210011.JPG

Ontem, a agua um pouco turva pk das ceramicas, iluminaçao=10.000k e 20.000k ligadas

P8210013.JPG

Agora iluminaçao= 10.000k x 2 + 20.000k

P8210014.JPG

 

P8210021.JPG

A calha: vista das lampadas

P8210025.JPG

 

Hoje ja com a agua mais cristalina

P8220002.JPG

 

 

Espero q estejam a acompanhar e a gostar tanto quanto eu!!!

so falta os peixinhos a passear pelos rochedos:D

Desde ja agradeço a rapidez do serviço do Rui alves, e ao Halex pela água ja ciclada :)

abraços :bad-words:

Editado por Roast

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(repost)

 

nao é por nada, mas onde foste arranjar essas rochas calcarias?

preciso umas pra mim icon_smile.gif pro meu tanganyika

tb sou de faro, pelo q se me disseres +- o local.. vou la fazer uma colheita.

 

cumps

Sluiz

Editado por sluiz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Roast, esse aqua esta a ficar um briquinho, so acho que tens luz a mais, pelo menos na minha opiniao.... é que todos dizem...ah e tal o lago Malawi tem a agua muito cristalina, mas esquecem-se que com a profundidade que o lago tem, a luz desvane-se, eu nos meus aquas de lagos africanos, prefiro ter luz fraca, poupa-se no dinheiro e ate os peixes stressam menos e se quizer tirar fotos, ou cuscar qualquer coisa, ligo uma luz mais forte....ATENÇAO, é apenas a minha opiniao, ate porque assim fica melhor esteticamente....ja agora, para que tantos kelvin? nem plantas tens :mrgreen:

 

um abraço e força nisso

 

ps: responde aí ao teu vizinho que ele ta com vontade de ir aos calhaus..... #food

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yo pessoal!!

 

vizinho de faro:D fui a quinta do lago:D foram recolhidas de algumas das zonas q por ha pedras dessas mas eu sei q ha la uma zona onde ha bues montes dessas pedras e nem tens de te arriscar a levar nas orelhas.. eu n sei é de cór a retundo pra onde tens de virar mas mal saiba digo.te eles tem la mm um monte a maneira:D

 

_pinguin_

 

Kelvins é temperatura de luz... as plantas pra já, gostam de temperaturas na ordem dos 4300 ate 8000 no maximo, porem ja mantive um plantado de 20 lts com 10.000k o que se passa é q as plantas nao crescem pra cima e sim na horizontal...

 

eu quero as pedras cheias de algas, por isso talvez a minha loucura pra por tanta luz.. mas tb nao axo nada de mais, pra quem tinha 150w num plantado com balastros ferromagneticos, ou seja 300w no total, 120w verdadeiros n é nd.. e tb pk sao t5 HO :mrgreen: mto boas lampadas...

 

sinceramente vou deixar assim, tb porque gosto do aspectos, e acho mesmo q pelas imagens/videos que vi do malawi, axo q ate ta com uma cor parecida com a do lago

 

abraços

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá muito bom sim senhor...

 

em relação ao alguedo... não te preocupes pois a àgua já tá semeada... não tarda começa a dar florinhas ;)

 

 

o Ciclo não deve demorar muito... quero ver isso com peixinhos para depois vires até aqui para refazermos o meu... o prometido é devido e temos aqui muito trabalho... e umas cervejolas também :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas vizinho:D!!!

epa akele bidon foi caro pah, foi um amigo meu que me arranjou na manutan, mas eles so vendem a empresas, por isso pedi a esse meu amigo:D

ja agora agradecer publicamente, Mario obrigado por todo o apoio neste e nos outros projectos:P

 

cumps

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

yoyo pessoal!!!

hoje chegou um envio especial pra mim, atravez de um amigo meu(obrigado rui), dos habitantes que estriaram o akua, vindo especialmente do luis sousa(muito obrigado luis, foste impecavel:D)

 

os 5 habitantes, Pseudotropheus sp. "Acei" ;)

mal entraram no akua, ficaram todos com cores espectaculares mto azuis e barbatanas amarelas, todos queriam as grutas va la que havia pra todos, neste momento ja tao todos amigos:P

 

vou deixar de conversa e mostrar os meninos, agora ja tao menos azuis mas pra primeiras horas gostei mto dos meninos e das suas cores, ja tive uma bela hora a presenciar o comportamento deles:D é lindo

 

P9040339.JPG

P9040343.JPG

P9040348.JPG

P9040350.JPG

P9040355.JPG

P9040367.JPG

P9040371.JPG

 

espero que gostem, toh agora a tentar arranjar os belos dos saulosi, se houvesse alguem q enviasse por ctt ou rede expresso é q era,...

pra ja é tudo!!

abraços

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, muito fixe o aquário, também estou a pensar montar um Malawi aqui em casa... Quanto às pedras, encontram-se em imensas prais aqui do sul (Albufeira, Lagos, etc.), basta perder um pouco de tempo à procura ou então pegar no fato e mergulhar.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal!

bom aki vai mais uma actualização, agora umas gerais com plantas...

 

passo a explicar a introduçao das plantas.

Ao inicio do ciclo do azoto pensei que ele se completaria rapidamente devido a lã e agua ja de outros akuarios, mas vi que isso nao ajudou em mto. a introduçao de comida ajuda a criar um bom numero de poluiçao dentro do akua, so faltava era as bacterias.. e como eu nao confiei nos fracos de bacterias.. arrisquei mm assim sem o ciclo estar pronto querer por peixes pk sei q iam ajudar...

 

uns dias antes de falar com o luis sobre a entrega coloquei musgo X-mas dentro do akua, uma grande bola... a agua do akua tava mto esbranquisada, mas passado uns dias txarãm txarãm ficou bem limpinha..

eu que queria evitar ao maximo plantas devido ao querer fugir aos plantados.. la fui obrigado a por plantas, pk a amonia iria ser melhor consumida desta forma, enquanto nao houver bacterias suficientes, elas premaneceram dentro do akua, apos isso, logo se verá...:D

toh a gostar do aspecto do akua, simplesmente agradavel a vista, nao me canso de olhar pra ele nem pros meus lindos acei, luis tu cuidadas bem das tuas criaçoes:D, algas castanhas???? ja nem ve-las.. ate ficam com a barriga inchada de tanta alga...:D:P:P

 

pra terminar antes de mostrar as fotos, gostei mto do que o jacinto me disse ontem na net.. em relaçao ao programar, promenorizar, realizar, lutar e conseguir o q se quer desde o inicio, que mta gente imagina e pensa, mas depois nunca aparece nada.... pois é pessoal, dificil nao é... houve alturas e o jacinto sabe disso, que pensei q jogar tudo ao ar... mas parece q tudo ficou melhor... agradeço a ele e ao luis q foram os q mais apoio tem dado, e a todos os outros q por ca passam no topico e dao o vosso apoio, estou sempre disposto a falar sobre os meus antigos akuas e deste tambem:P

aki vai fotos:P

 

P9050025.JPG

P9060031.JPG

P9060032.JPG

P9060033.JPG

 

abraços pessoal, vou tentar n deixar o topico morrer..

P.S: ainda tenho de arranjar um tempinho pra fazer akeles projectos de DIY pro forum..

Editado por Roast

pekena3.JPGpekena%2044.JPGMini%20foto.JPGp%20assinatura.JPG

Carregar nas imagens p/ ir pros Topicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.