O Que Significa?


vewinhah

Recommended Posts

Pessoal, já vi algumas vezes um dos meus botia palhaço e kribensis macho a "mandarem-se" contra o areão.. parece que que se querem coçar ou livrar-se de alguma coisa, ou algo do género!! O que significa essa atitude?? alguma doença?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas.

Poderá ser outro tipo de problema, além do ictio.

Os parasitas exteriores, que normalmente se alojam nos opérculos dos animais, assim como debaixo das escamas (logicamente não é esse o caso das bótias palhaço), são chatos à brava, e os animais reagem com esse movimento. Regra geral, são parasitas da familia dos gyro-qualquer coisa...

Enquanto esse movimento não for repetido demasiadas vezes, não há problema, agora, se vÊs que eles o repetem consecutivamente, o melhor sera fazeres um tratamanto.

 

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bowdown 1º de tudo vem os niveis de ph , amonio temperatura com este calor teres ictio epá vai ser um ictio bem forte devias ja ja começar a or os kimicos minha opiniao 1 testes depois podes tirar algumas comclusoes ..

 

 

manda noticias para poder ajudar mais=)

Fala comigo sem restrições !!!

Speaks with me without restrictions !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bigsmile 1º de tudo vem os niveis de ph , amonio temperatura com este calor teres ictio epá vai ser um ictio bem forte devias ja ja começar a or os kimicos minha opiniao 1 testes depois podes tirar algumas comclusoes ..

manda noticias para poder ajudar mais=)

 

Muito obrigado pela vossa rapida ajuda!

 

Os movimentos não sao muito repetidos.. e ja observeio e não me parece ver ictio.. devem ser os tais parasitas exteriores.. o pH está estavel entre 7.0 e 7,5.. amónia está a zeros.. a temperatura tenho conseguido manter nos 28 / 29 graus..

Se isto continuar vou avançar com um tratamento.. Sera Baktopur serve??

Editado por vewinhah
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela vossa rapida ajuda!

 

Os movimentos não sao muito repetidos.. e ja observeio e não me parece ver ictio.. devem ser os tais parasitas exteriores.. o pH está estavel entre 7.0 e 7,5.. amónia está a zeros.. a temperatura tenho conseguido manter nos 28 / 29 graus..

Se isto continuar vou avançar com um tratamento.. Sera Baktopur serve??

Eu acho que não te deves precipitar! Uma vez por outra os meus peixes também fazem isso,as corys por ex.,mas não é por sistema. Se vires que estão constantemente a roçarem-se nas pedras toma precauções,se for um movimento esporádico não te preocupes,vê se passa,pois introduzir quimicos só com certezas,visto terem os seus contras.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, também não gosto nada de pôr quimicos na água.. mas é que também vi agora uma corydora e uma kribensis fêmea com barbatanas rasgadas.. e os peixes que tenho são todos pacíficos.. se não houve lutas, pode ser sinal também de parasitas exteriores??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, também não gosto nada de pôr quimicos na água.. mas é que também vi agora uma corydora e uma kribensis fêmea com barbatanas rasgadas.. e os peixes que tenho são todos pacíficos.. se não houve lutas, pode ser sinal também de parasitas exteriores??

Pode ser apodrecimento das barbatanas devido a fungos. Quanto aos outros sintomas, e vires que os peixes nadam de forma irregular associado a rasparem-se nas pedras então será melhor tratares...Eu uso Esha 2000,que é de largo espectro,mas só mesmo em último caso.Usei uma vez quando alguns Néons tiveram hidropsia.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser apodrecimento das barbatanas devido a fungos. Quanto aos outros sintomas, e vires que os peixes nadam de forma irregular associado a rasparem-se nas pedras então será melhor tratares...Eu uso Esha 2000,que é de largo espectro,mas só mesmo em último caso.Usei uma vez quando alguns Néons tiveram hidropsia.

 

Olha tive a observar um botia palhaço e fiquei espantada quando vi que ele estava com ictio!! Ainda hoje à tarde não tinha nada.. é o único que está.. acabei agora mesmo de pôr Sera costapur.. também tenho esha 2000, mas axo que é um pouco forte e não se justifica. Espero que também dê para os fungos (se realmente fôr esse o problema das barbatanas da minha coridora e kribensis).

 

Pensava que estava tudo bem com o meu aquário, visto que os teste estão todos normais! Não percebo porque é que apareceu assim ictio de repente! Enfim.. Muito obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha tive a observar um botia palhaço e fiquei espantada quando vi que ele estava com ictio!! Ainda hoje à tarde não tinha nada.. é o único que está.. acabei agora mesmo de pôr Sera costapur.. também tenho esha 2000, mas axo que é um pouco forte e não se justifica. Espero que também dê para os fungos (se realmente fôr esse o problema das barbatanas da minha coridora e kribensis).

 

Pensava que estava tudo bem com o meu aquário, visto que os teste estão todos normais! Não percebo porque é que apareceu assim ictio de repente! Enfim.. Muito obrigado pela ajuda!

 

Ok , boas a todos, pelos vistos o zé garcia tinha razão , mas pela info que deste todos os comentários estão corretos , normalmente o ictio quando se manifesta de forma visivel no corpo dos animais já vai avançado, normalmente usam como os parasitas das guelras os "gyro" qualquer coisa (flukes de nome comum), as guelras para começar o ataque .

Daí as suspeitas , só observando bem o opérculo da guelra do animal se pode ter certeza na fase inicial e nem sempre , algumas versões do ictio são mesmo microscópicas , só se nota quando aglomera no peixe , ou seja já é grave.

 

Agora resta aumentar a temperatura a 30º minimo , dependendo da fauna que tens , e tratamento anti ictio , e repetir a dose como devem recomendar na bula do tratamento que usares , entre tratamentos usa ultravioletas para matar os parasitas que se tentaram reproduzir e sobreviveram para não teres um regresso da doença , daí o segundo tratamento ser quase obrigatório nem que seja de prevenção a novo surto.um abraço.

 

 

p.s. e uma doença de cada vez , por prioridades , os fungos são sempre consequência de outros males , bacterias , doenças que expoem a pele do peixe a ataques(parasitas externos) de bacterias e ou lutas que abrem feridas no corpo , ai entra o fungo ... é o mal menor ;)

 

 

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok , boas a todos, pelos vistos o zé garcia tinha razão , mas pela info que deste todos os comentários estão corretos , normalmente o ictio quando se manifesta de forma visivel no corpo dos animais já vai avançado, normalmente usam como os parasitas das guelras os "gyro" qualquer coisa (flukes de nome comum), as guelras para começar o ataque .

Daí as suspeitas , só observando bem o opérculo da guelra do animal se pode ter certeza na fase inicial e nem sempre , algumas versões do ictio são mesmo microscópicas , só se nota quando aglomera no peixe , ou seja já é grave.

 

Agora resta aumentar a temperatura a 30º minimo , dependendo da fauna que tens , e tratamento anti ictio , e repetir a dose como devem recomendar na bula do tratamento que usares , entre tratamentos usa ultravioletas para matar os parasitas que se tentaram reproduzir e sobreviveram para não teres um regresso da doença , daí o segundo tratamento ser quase obrigatório nem que seja de prevenção a novo surto.um abraço.

p.s. e uma doença de cada vez , por prioridades , os fungos são sempre consequência de outros males , bacterias , doenças que expoem a pele do peixe a ataques(parasitas externos) de bacterias e ou lutas que abrem feridas no corpo , ai entra o fungo ... é o mal menor nyah

Jose Palma

 

Comprei um Esterilizador UV para o meu filtro! Mas segundo sei, também tem contradições.. os UV também ajudam no combate às doenças assim como à sua prevenção??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei um Esterilizador UV para o meu filtro! Mas segundo sei, também tem contradições.. os UV também ajudam no combate às doenças assim como à sua prevenção??

 

Olá de novo, basta seguires as bulas nos tratamentos, quase todos recomendam desligar durante o tratamento, mas após tratamento e no teu caso, entre tratamentos, de parasitas , mata ovos , parasitas , esporos de algas e bacterias que em vez de estarem onde devem ,(substrato e Filtro) andam a passear na água causando doenças se os peixes estiverem mais susceptiveis a apanhar, infecções de bacterias (uma pequena ferida é suficiente) , pois o ultravioleta previne esses surtos e muito eficazmente.

 

Agora vamos ás contra indicações e eu falo por experiência , dizem que os peixes ficam mais susceptiveis a doenças quando saem debaixo da "aurea" de um Ultravioleta , mentira , claro que ficam susceptiveis, se estavam numa água quase sem bacterias nocivas e vão para um aqua com bacterias em excesso, normal de adoecerem logo.Não pela falta de UV , nem pelas resistências do animal, mas simplesmente que o aqua não está em condições.

 

Por experiência , os meus peixes nunca adoeceram por estar fora do aquário que tem UV após sairem de lá normalmente por motivos diferentes de estarem doentes. Não desminto nem comprovo mas pela minha experiência , peixes saudáveis não adoecem por estar tempo em águas tratadas com UV e depois vão para águas sem UV , as resistências do animal são as mesmas, no entanto existem bacterias que ele pode nem as ter "visto" á frente na vida #food.

 

Ora se nunca esteve doente nem em confronto com elas , mas se tiver saudável não fica doente , cria as devidas resistências, até pode apresentar algum sintoma. Eu normalmente dou um timming para o peixe combater e resisitir , a não ser que não seja saudável , logo desaparece alguma infecção sem ter a nossa ajuda com medicamentos, muitas vezes deve-se deixar a natureza seguir o seu curso, e apenas ir observando o peixe , ele até pode combater a doença,mas de resto tem casos devido a contaminação dos restantes deve-se atacar logo.

 

 

um abraço

 

 

 

jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais