Hemichromis Sp. "bijagós" Com Crias


Recommended Posts

Os pormenores não são muitos, basicamente tenho pelo menos 500 peixinhos a nadar num aquário de 90 litros... daqui a algum tempo a qualidade da água vai ser um problema.

 

Tens aqui a imagem de um dos papás, que media apenas 1 cm quando foi capturado em Bijagós há 3 anos, em Maio de 2004:

aaf.jpg

 

Esta população já se encontra divulgada pela Europa. Se fizeres uma pesquisa no google por hemichromis bijagos já encontras alguns dos aquariofilistas e cientistas que a estão a manter e a estudar.

Esta foto é da primeira reprodução em cativeiro (conseguida por Delfim Machado) e foi publicada na revista americana "Cichlid News":

 

aeg.jpg

 

Podes ver uma descrição da expedição onde estes peixes foram colectados em http://fmbij2004.xpto.org/p1.php?p=1

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
  • 1 mês depois...

boas

gostava que me explicasses uma coisa

pk k os teus joias são bijagos???

eu tb tenho joias sempre lhes chamei bimmaculatus e gostava de saber essa diferença.

Cumpriemntos

Tiago Sequeira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

gostava que me explicasses uma coisa

pk k os teus joias são bijagos???

eu tb tenho joias sempre lhes chamei bimmaculatus e gostava de saber essa diferença.

Cumpriemntos

Tiago Sequeira

 

Basicamente a diferença reside em populações diferentes. Dentro do género Hemichromis tens por exemplo os lifalili, os guttatus, etc. Os Joias de Bijagós pertencem ao grupo dos Guttatus (embora esta questão ainda seja um pouco controversa). Os Bijagós são oriundos do Arquipélago dos Bijagós, na Guiné Bissau.

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estes peixes tem este nome pelo facto de terem sido capturados no arquipélago dos bijagós, aquando uma expedição em 2004.

 

Para quem quiser saber mais um pouco dessa expedição, umas belas fotos do Delfim Machado -> http://galerias.escritacomluz.com/dbcm/fmbij2004

 

Embora pouco divulgado, entre nós temos alguns exploradores :rolleyes: , qual konings...

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais