Limpar O Fundo


Recommended Posts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aqua densamente plantado e estável,o fundo só precisa de ser limpo 1 vez por ano.Devemos sim apanhar as folhas que pudermos à superficie.Tudo o que se deposita no fundo é um bom fertilizante para as plantas,num aquário amadurecido não há perigo de niveis altos de amónia,pois o ciclo completa-se.Um substrato com uma granulametria de 3mm também ajuda.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1x por ano?? Deves ter um nível de Nitratos jeitoso, deves...

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho uma boa equipa de limpeza: 1 Ancistro, 1 LDA25, 2 Botias Palhaço, 2 Corydoras Aeneus, 1 Corydora Ponteado, e 5 Kuhlis.

 

Mas mesmo assim o meu aqua tem alguma sujidade no fundo, na maior parte folhas que nem com os TPA's vêm à superfiície. Não há tipo "aspiradores" a pilhas ou assim? É que já me falaram nisso... mas não encontro em nenhuma loja.

 

Cumprimentos e obrigado pelas respostas biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1x por ano?? Deves ter um nível de Nitratos jeitoso, deves...

Uma coisa não tem nada a ver com a outra.Eu não estava a falar de manutenção ao aquário,podar as plantas,remover as soltas,mortas,etc.Isso faço todas as semanas com as tpa's,logo nem chega a ir para o fundo.Tenho cuidado na alimentação também. Agora limpeza geral ao fundo,se tens um aqua repito: densamente plantado, deves apenas fazer 6 em 6 meses.Eu faço 1x por ano quando faço a manutenção geral.E os meus nitratos estão óptimos simplesmente porque o aqua está maduro e as plantas assimilam aquilo tudo.Tudo o resto vai com as tpa's semanais e enterra-se no areão para alimentar as raizes. Só num aqua que tem 40L é que limpo mais frequentemente.Nos outros não há necessidade.

Percebeste?

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perceber, percebi, mas arriscas-te muito a teres Nitratos num valor absurdamente alto de repente ou picos de amónia que nem te chegas a aperceber.

Já para não falar no aspecto estético, teres zonas no fundo com lama.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perceber, percebi, mas arriscas-te muito a teres Nitratos num valor absurdamente alto de repente ou picos de amónia que nem te chegas a aperceber.

Já para não falar no aspecto estético, teres zonas no fundo com lama.

Lama??? Mas isto é sobre aquários ou pântanos? Tens lama no teu aqua? Eu tenho substrato fertil por baixo e areão de rio por cima...Apenas disse que aspirar o fundo todas as semanas é desnecessário num aqua densamente plantado,pois as poucas folhas mortas que chegam ao fundo (fruto da manutenção semanal) vão servir de fertilizante natural.Os niveis de amónia e nitratos elevados acontecem nos primeiros tempos depois da montagem,é ai que temos de ter mais atenção.Depois,com tpa's semanais tudo volta ao sitio.Naturalmente.Não faças disto um bicho de sete cabeças...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lama sim, olha bem para o lixo castanho fruto de um fundo não aspirado, põe a mão e vê se não é lama.

E as tuas palavras exactas foram:

 

o fundo só precisa de ser limpo 1 vez por ano

 

Dizeres que fazes isso e até resulta contigo, é uma coisa. Outra coisa é dizeres com tanta certeza uma coisa que funciona bem contigo, no teu aqua, com a tua água, com os teus peixes e da maneira como tratas dele.

Quando muito, podes relatar as tuas experiências, nunca afirmar e vender tão depressa algo que se revela funcionar contigo.

 

Tem gente que só abre o filtro externo para o limpar, 1x por ano. Tem gente que nunca o abriu ao fim de 10 anos. Aqui á uns tempos apareceu por aqui um membro que à 5 anos que não fazia uma TPA. Cada caso é um caso. Não se pode é generalizar. O que funciona com uma pessoa, pode significar o desastre, no aqua de outro.

 

E a razão de aparecer tanta gente com problemas por aqui, é que a aquariofilia é um bicho de sete cabeças sim. Se tal não fosse, além de ser uma seca e não se aprender nada de novo, qualquer um tinha aquas à la Amano ou à la FAAO...e tantos outros exemplos, por aqui.

 

Muitas das vezes a razão de tantos problemas em aquas, é quem os tem julgar que aquilo é só encher os 5 vidros de água e atirar peixes lá para dentro...qual ciclo, pH, compatibilidades de espécies, iluminação, fertilizações...

 

E só para que conste, costumo ter lama sim, fruto de excesso de folhas no fundo devido a não aspirar nem retirar as folhas mortas ou soltas durante uma postura dos escalares.

Põe lá tu a mão no meu aqua, a ver se eles não te mordem como fazem comigo...e até vêm comer á minha mão, mas com posturas, nem o sifão posso pôr no aqua. TPAs, ou não as faço enquanto estiverem com os alevins, ou é só chupar a água com a mangueira, e de longe, que os peixes até saltam para me afastar dali!!!! Já para não falar nos kribensis, que esses são o piorio, com posturas. Ou eram, até eu ter entregue a fêmea a uma loja e ter separarado o casal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em aquários densamente plantados, eu limpo o fundo de 6 em 6 meses (Equivoquei-me a dizer 1x por ano,pois o que faço é Junho - Janeiro - Junho). Com isto quero enaltecer a importância das manutenções e tpa's semanais,(até todos os dias,na hora de comer se vir uma folha solta retiro-a). Com a alimentação tenho também o cuidado de virar a saida do filtro 180º, para a superfície não ter corrente e não ir para o fundo,sendo consumida de imediato. O resto, as Corys comem a comida que chega ao fundo(e a delas) e os caracóis comem as plantas em decomposição. Com o tempo detritos vão se acumulando debaixo do areão,detritos esses consumidos e transformados pelas plantas,tal como acontece na Natureza,sendo um óptimo fertilizante natural. Se houver constante água limpa (tpa's de 30% semanais) o aqua manter-se-á livre de amónia e com os nitratos no minimo.Em outros aquários,por ex. com poucas ou nenhumas plantas ou de peixes de água fria principalmente,faço limpeza de fundo 2 em 2 meses.

Amigo eu aqui não quero vender nada,o pouco que sei gosto de partilhar.Quem achar bem faz igual,quem não achar não faz.Somos todos homenzinhos e de pensamento livre. O bicho de 7 cabeças está sabes onde? Na cabeça das pessoas que se iniciam neste hobby sem ler primeiro.Muito.O que já vi que não é o teu caso,e até te saudo por seres adepto de aquas limpos,pois eu também sou.

E a aquariofilia deve ser como a Natureza: Cheia de complexidades,mas tão perfeita que atinja a simplicidade.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pois tambem posso pôr aqui o historial do meu aquário que o tenho montado há 5 nos e aspirações do fundo com mexidas no areão só faço de ano a ano, tenho o aquário com bastantes plantas, faço tpa,s todas as semanas 30% +/- tenho um filtro exterior que é limpo todos os meses neste momento até tenho excesso de peixes e nunca tive problemas de destabilizações de qualquer ordem.

logoah7.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, eu acho q se estão aqui a abordar as coisas de maneira pouco precisa, uma coisa é aspirar por cima as cagadinhas dos peixes q se acumulam,o que se deve fazer sempre q se faz uma Tpa, e outra é aspirar o areão a fundo, removendo aquele lodo/excesso de bacterias/detritos nao consumidos, que isto sim..se estivermos a falar de um plantado só mesmo uma ou duas vezes por ano porque de contrario lá vai o substrato fertil pro cano e só fica mesmo areão. num amazonico em q só posso ter paus e pedras eu faço essa aspiração profunda de cada vez q faço uma tpa de 30/40% de resto faço 5% tpa /dia e aí só dá pra apanhar as cagadelas mais pesadas q a coluna não conseguiu puxar. já por outro lado no plantado aspiro as cagadelas e restos q se acumulam em certos cantos mas não me atrevo a aspirar o areão a fundo pra não estragar o substrato e consequentemente as plantas.

agora por ser esse o motivo do topico, passo a explicar como faço uma coisa e outra... um sifão com tubo estreito permite-me fazer uma aspiração por alto muito forte e q me permite fazer subir qualquer detrito...tenho q ter cuidado com os peixes mais pequenos (ex.ottos) porque se se aproximam demais vão directos pro garrafão ou pior..se for em dia de tpa 30% vão directos pra sanita, e tambem não posso aproximar demais do areão porque vai tambem cano abaixo, mas isto faço em todas as Tpas que são feitas 5% todos os dias e 30% de 15 em 15 dias.

no caso de aspirar a fundo o areão, uso um aspirador de fundo de cano ovalado largo que permite enterrar no areao e chupar aquele lodo castanho sem que o areão vá tambem atras, e isso só faço no não plantado e só quando faço a tpa grande. são duas coisas completamente diferentes e ambas necessarias em cada caso.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.