Hair Algae


Luis saleiro

Recommended Posts

Neste momento estou com um problema com estas algas, que ainda está a crescer, e não queria tomar medidas drásticas, do tipo de deitar plantas fora.

Tenho-as basicamente no christmas moss e no singapore moss, e fazem um novelo tal, que quando as arranco, com uma escova de dentes, arranco também o musgo que tenho plantado nos troncos, e que por sinal estão lindos.

Até me faltam as forças nas pernas quando olho, e penso nisso.

Li que o Florida flag fish (Jordanella Floridae) se alimentava destas algas, e o que eu gostava de saber era se alguém tem, ou já teve este peixe para me ajudar a tomar alguma decisão.

Eles são eficazes comedores deste tipo de algas?

Reparo que esta alga não é a velha filamentosa que quase todos têm, ou já tiveram.

Digo isto porque li que eles são como os SAEs, e que competem com eles.

Eu tenho uma brigada de SAEs, e eles não tocam nesta alga.

E camarões? Há algum que se alimente desta alga? (em complemento da sua alimentação, claro)

 

Pessoal da moderação: Desculpem se este tópico estiver no sitio errado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento estou com um problema com estas algas, que ainda está a crescer, e não queria tomar medidas drásticas, do tipo de deitar plantas fora.

Tenho-as basicamente no christmas moss e no singapore moss, e fazem um novelo tal, que quando as arranco, com uma escova de dentes, arranco também o musgo que tenho plantado nos troncos, e que por sinal estão lindos.

Até me faltam as forças nas pernas quando olho, e penso nisso.

Li que o Florida flag fish (Jordanella Floridae) se alimentava destas algas, e o que eu gostava de saber era se alguém tem, ou já teve este peixe para me ajudar a tomar alguma decisão.

Eles são eficazes comedores deste tipo de algas?

Reparo que esta alga não é a velha filamentosa que quase todos têm, ou já tiveram.

Digo isto porque li que eles são como os SAEs, e que competem com eles.

Eu tenho uma brigada de SAEs, e eles não tocam nesta alga.

E camarões? Há algum que se alimente desta alga? (em complemento da sua alimentação, claro)

 

Pessoal da moderação: Desculpem se este tópico estiver no sitio errado.

Só uma pergunta Luis,injectas CO2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Injecto, de fermentação.

Achas que está relacionado?

Não,desculpa...estava a fazer confusão com a familia das algas pretas,essas sim,costumam desaparecer com a injecção de CO2.

Ólha,eu tanbem ainda sou novato nisto de plantados,por isso não me vou pôr aqui com bitaites malucos nem soluções milagrosas,só te aconselhava a fazer um teste aos fosfatos e nitratos,se os dois valores estiverem altos ao mesmo tempo...

Uma boa ideia(é sempre) são umas boas TPAs durante uns dias.

Já agora(eu sei que é controverso),enquanto não passei a usar agua de osmose,as algas não me davam hipotese,no dia em que fiz testes á agua da rede verifiquei que esta estava uma boa mer...,éra boa ideia veres isso tanbem.

Grande abraço.

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens camarões?

 

Eu tinha disso e assim que meti camarões, em 3 dias foram-se.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há bichos para comer quase todo o tipo de algas. Se não forem umass, são outras e é necessário é achar o par ideal.

 

 

Dito isto, põe fotos. Se for algas castanhas tipo cabelo, SAE's.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém sabe que tipo de alga é esta ?

 

P5170008.JPG

 

Vieram inicialmente num musgo oferecido e que me levaram a retira-lo por não vir tb de saúde.

 

São filamentos enormes e que saem muito bem quando puxados. Parecem uma fibra sintéctica grande e verde !

 

Alguém sabe como acabar com elas ? É que estão sempre a voltar !

 

Será muita luz (estou com 8h diárias), falta de CO2 ( tenho DIY ), micros a mais (tenho Aquasoil Amazónica) ou falta de macros (fertilizo com Po4 e K da HA ) ?

 

A foto não é minha, mas é exactamente isto.

Está por todo o musgo e os SAEs não lhe tocam...

Alguém sabe que camarão come isto? A Jordanella Floridae parece que as come, mas nunca vi este peixe á venda... Se calhar é daquelas raridades no nosso mercado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filamentosas verdes. Eu tinha o musgo que nem se via, mesmo infestado com isso, porque tinha um casal de kribs que não deixavam nenhum camarão em paz.

 

Vendi os kribs, meti camarões, já não tenho dessa alga. Red's chegam para isso. Ajuda retirando à mão esses pedaços como tens na foto.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, vou aproveitar este topico.

Tambem apareceu-me agora este tipo de alga. o que fazer?

Tenho reds, mas nao muito. Acho que estao a desaparecer por causa dos discus. Tenho 4 discus juvenis com 6/7 cm e botias. Eles comem os reds?

cumps

Editado por mulato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, vou aproveitar este topico.

Tambem apareceu-me agora este tipo de algo. o que fazer?

Tenho reds, mas nao muito. Acho que estao a desaparecer por causa dos discus. Tenho 4 discus juvenis com 6/7 cm e botias. Eles comem os reds?

cumps

 

 

Comem, depois de trincar o primeiro.

 

Há pessoal que diz que tem juntos, mas é daquelas situações em que assim que um deles provar, vão-se todos.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho reds.

Tens a certeza que os reds comem esta alga?

E o teu musgo ficou limpo? Não o tiveste que deitar fora? Isso é que era fixe...

Não tens outro tipo de camarão misturado que possa ser o responsável e os reds ficarem com os créditos?

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho reds.

Tens a certeza que os reds comem esta alga?

E o teu musgo ficou limpo? Não o tiveste que deitar fora? Isso é que era fixe...

Não tens outro tipo de camarão misturado que possa ser o responsável e os reds ficarem com os créditos?

 

 

Não. Tenho uma caridina mas quando foi para lá já o musgo estava limpo. Um dia destes meto fotos. tenho uma árvore como a do FAAO...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então achas se achas que os reds chegam, só tenho que por mais uns quantos, não é?

Eu sei que os tenho lá para dentro, mas raramente vejo um. Os Apistos devem-lhes meter medo...

Tens uma arvore como a do FAAO? Sério? Sempre achei a arvore, e a ideia, genial.

Mas o meu musgo está bastante enleado destas algas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então achas se achas que os reds chegam, só tenho que por mais uns quantos, não é?

Eu sei que os tenho lá para dentro, mas raramente vejo um. Os Apistos devem-lhes meter medo...

Tens uma arvore como a do FAAO? Sério? Sempre achei a arvore, e a ideia, genial.

Mas o meu musgo está bastante enleado destas algas...

 

 

Não será EXACTAMENTE igual à do FAAO, porque começando pelo tronco, este é diferente... Mas a ideia foi "copiada" dele, etá lhe disse e ele achou alguma piada.

 

Tambem achei a ideia genial, senao não tentava imitar.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então achas se achas que os reds chegam, só tenho que por mais uns quantos, não é?

Eu sei que os tenho lá para dentro, mas raramente vejo um. Os Apistos devem-lhes meter medo...

 

Ou porque se calhar já os paparam!!! :P

 

Tenho acompanhado o teu post e encontro-me exactamente com o mesmo problema. :puppydogeyes:

Já experimentei TPA diárias e Peixeirada de limpeza lá para dentro, redução do fotoperiodo gradualmente e eu sei lá mais o quê.

Tenho 2 LDA25, dois primos chegados dos LDA que são se não estou em erro os Parotocinclus spilosoma, 5 caridinas que raramente as vejo tb, reds tinha mas foram comidos pelos ramirezis, 5 otos, 1 neritina e penso que é tudo... Bem isto tudo para chegar à conclusão que não vou resolver o meu problema com uma equipa de limpeza, pois no estado avançado que isto se encontra eles passam pelas algas e não lhes ligam nenhuma!!! :)

A solução passa pela real identificação do problema, isto é, um desequilíbrio de nutrientes ou a ausência de alguns... Nos Macros penso que esteja tudo bem encontro-me com NO3-->10mg/L, PO4--> 0.5mg/L e FE-->0 (Já aumentei a dosagem do Tropica Master Grow (7,5ml/dia) não sei se é suficiente mas é como te digo, ainda estou em fase de experimentação e aprendizagem, para além disso faço fertilização com K da ELOS K40--> 2 Esguinchos/Dia (Aqui estou um bocado às aranhas, se alguém me poder ajudar agradecia...que quantidade é libertada por esquincho nyah ) Outra das soluções que tomei foi plantar plantas de crescimento rápido para não deixarem nutrientes de sobra para o algário e faço TPA de 20L/Dia com remoção mecânica das algas... :D

E agora é esperar e ver a evolução das coisas... ;)

 

O meu aquário tem 350L e vou deixar aqui umas fotos do panorama geral

 

P1010263.jpg

 

P1010262.jpg

 

P1010261.jpg

 

P1010260.jpg

 

P1010259.jpg

 

P1010258.jpg

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou porque se calhar já os paparam!!! #food

 

Tenho acompanhado o teu post e encontro-me exactamente com o mesmo problema. :crazyeyes:

Já experimentei TPA diárias e Peixeirada de limpeza lá para dentro, redução do fotoperiodo gradualmente e eu sei lá mais o quê.

Tenho 2 LDA25, dois primos chegados dos LDA que são se não estou em erro os Parotocinclus spilosoma, 5 caridinas que raramente as vejo tb, reds tinha mas foram comidos pelos ramirezis, 5 otos, 1 neritina e penso que é tudo... Bem isto tudo para chegar à conclusão que não vou resolver o meu problema com uma equipa de limpeza, pois no estado avançado que isto se encontra eles passam pelas algas e não lhes ligam nenhuma!!! :?

A solução passa pela real identificação do problema, isto é, um desequilíbrio de nutrientes ou a ausência de alguns... Nos Macros penso que esteja tudo bem encontro-me com NO3-->10mg/L, PO4--> 0.5mg/L e FE-->0 (Já aumentei a dosagem do Tropica Master Grow (7,5ml/dia) não sei se é suficiente mas é como te digo, ainda estou em fase de experimentação e aprendizagem, para além disso faço fertilização com K da ELOS K40--> 2 Esguinchos/Dia (Aqui estou um bocado às aranhas, se alguém me poder ajudar agradecia...que quantidade é libertada por esquincho help ) Outra das soluções que tomei foi plantar plantas de crescimento rápido para não deixarem nutrientes de sobra para o algário e faço TPA de 20L/Dia com remoção mecânica das algas... #food

E agora é esperar e ver a evolução das coisas... ;)

 

O meu aquário tem 350L e vou deixar aqui umas fotos do panorama geral

 

P1010263.jpg

 

P1010262.jpg

 

P1010261.jpg

 

P1010260.jpg

 

P1010259.jpg

 

P1010258.jpg

Boas,

Pra começar digo-te já que os valores que apresentas não são famosos,os Nitratos estão no maximo,os Fosfatos estão no minimo e quem é que te disse que ter o Ferro a zero(0)é bom?? bang Deveria estar entre os 0.25 e 0.7 ppm.

Revê lá isso. :wink:

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FE-->0 (Já aumentei a dosagem do Tropica Master Grow (7,5ml/dia) não sei se é suficiente mas é como te digo, ainda estou em fase de experimentação e aprendizagem

 

Pois falta de ferro sei eu que tem, daí o aumento na dosagem do TMG, vamos lá a ver se lá vou, mas isto tem de ser gradual para me conseguir aperceber das reais necessidades das plantas, pelo menos assim espero :crazyeyes:

 

Quanto aos valores de NO3 e PO4 estarem no máximo e no mínimo, não percebo... o que te leva a dizer isto??? #food

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Olha... eu tive exactamente o mesmo problema. Tinha os nitratos a 80 :crazyeyes:

Actualmente não tenho nem 1 fio de algas verdes.

Solução? Tpas frequentes e muita paciência.

Espero que consigas mas desde já te aviso que não é de um dia para o outro.

Quanto a comprar seres vivos apenas com a função de resolver problemas destes nunca achei que fosse a opção correcta.

Apesar de realmente os camarões comerem algas, os Cae tb, os corydora comerem os restos de comida do fundo, e por aí fora, essa nunca foi nem será a decisão certa. O melhor é criar um equilíbrio estável dos parâmetros do aqua.

Boa sorte.

kaffee.gifsporting.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois falta de ferro sei eu que tem, daí o aumento na dosagem do TMG, vamos lá a ver se lá vou, mas isto tem de ser gradual para me conseguir aperceber das reais necessidades das plantas, pelo menos assim espero :crazyeyes:

 

Quanto aos valores de NO3 e PO4 estarem no máximo e no mínimo, não percebo... o que te leva a dizer isto??? :wink:

Em condições normais devias ter o NO3 entre 5 e 10ppm e o PO4 entre os 0.5 e 1ppm.

Ainda assim,ainda bem que um está alto e outro baixo,se calham a estar os dois altos ao mesmo tempo... #food

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos Macros penso que esteja tudo bem encontro-me com NO3-->10mg/L, PO4--> 0.5mg/L

 

Olá novamente,

 

 

1mg/L = 1 PPM (Pelos menos assim julgo ser)

 

Penso que te estejas a contradizer ao dizer que os meus valores não se encontram dentro dos teus intervalos... O que me deixa no minimo curioso é tentar descubrir o que se passa no meu aquário, para estar a ocorrer esta infestação de algas uma vez que apresento aqueles valores, que me parecem dentro da normalidade??? :P

Editado por indian_joe

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

1mg/L = 1 PPM (Pelos menos assim julgo ser)

 

Penso que te estejas a contradizer ao dizer que os meus valores não se encontram dentro dos teus intervalos... O que me deixa no minimo curioso é tentar descubrir o que se passa no meu aquário, para estar a ocorrer esta infestação de algas uma vez que apresento aqueles valores, que me parecem dentro da normalidade??? :P

Boas Indian,

Eu não tenho qq pretenção a dono da verdade,os valores que coloquei são os desejaveis num plantado,mas tenho a certeza que devem haver muitos plantados de sucesso que apresentem valores bem diferentes.

Nem só de nitratos e fosfatos vive um aqua,o aparecimento dessas algas póde ter haver com um desiquilibrio de outro qq elemento,por ex.,um que muito pouco se fala,os silicatos,a agua da rede aqui nesta zona chega por vezes a ter niveis altissimos e se potenciam uma explosão de algas nos salgados,acredito que nos doces tanbem não sejam nada beneficos.

Posso-te tanbem já dizer que mesmo mantendo niveis de NO3 e PO4 bastante baixos,enquanto não passei a usar agua de osmose(80% o resto da rede)nas TPAs,não me consegui livrar das algas.

Já agora nem de aproposito,ainda á pouco fiz testes e tinha NO3 com 5ppm e o PO4 com 0.5ppm,estão portanto no minimo dos valores que falei,mas está tudo a 100% e tirando as normais greenspot,não há cá mais algas.

Um abraço.

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma pessoal, eu só queria saber se alguém tinha estas algas, e qual a experiência com as jordanella floridae. Se elas pegam, ou não nestas algas, uma vez que os SAEs mandam-mas comer.

Não quero entrar no campo das fertilizações, até porque não estou a faze-las há muito tempo.

Descobri que só com TPAs consigo ter um plantado normal, com um crescimento normal, sem ter que estar a cortar plantas dia sim, dia não.

O que eu pretendia não era uma discussão sobre fertilizações. Já há tantas por onde pesquisar neste fórum... Mas sim informações sobre esta alga que á priori parece a vulgar filamentosa que todos têm, ou já tiveram, mas que não é. Tal como a imagem mostra.

Podem dizer: -Tens que ir á fonte dos problemas, e evitá-los...

Mas eu não acho que seja por aí, porque só as tenho nos musgos, e é só deles que tenho que tenho que erradicar.

Então é nesse sentido que pergunto:

Alguém já as teve?

Como se livraram delas?

Estes peixes ajudam a limpar?

Obrigado pelo vosso interesse pessoal.

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

 

Eu já tive destas algas há cerca de 1 ano quando aumentei a potencia de luz de 80w para 190w ....

 

Na altura experimentei de tudo....

 

Consegui resolver com uma coisa simples: apagão durante 2 dias...

 

Não sei se é correcto mas sei que resultou e nunca mais tive problemas com esta alga e nenhuma das plantas morreu apesar de a maioria ter reduzido o crescimento durante +/- uma semana...

 

cumpts...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Luis Carrilho a minha intenção não foi de modo algum afirmar, que o que estavas a dizer estava incorrecto e que és dono da verdade. Apenas te disse que os valores de NO3 e PO4 se encontravam nos valores que tu próprio nomeaste, nada mais banana rock , aliás acho que os fóruns servem para isto mesmo, debater ideias... cabecadura

Agora disseste-me algo que me deixou curioso, como medes os valores de silicatos de água da rede??? E que preponderância têm no aparecimento de algas???

 

Luis Saleiro é como te disse no meu aquário a equipa de limpeza que enunciei lá em cima não toca nas algas, com muita pena minha, mas pode ser que tenhas mais sorte que eu.... :mrgreen:

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais